SEMINÁRIOS CEsA/CSG 2016: INCOME INEQUALITY IN HISTORICAL PERSPECTIVE. PORTUGAL (1890-2006)| JORDI GUILERA

_seminário 03 JUN | DESPESA E REDISTRIBUIÇÃO NA SEGURANÇA SOCIAL EM PORTUGAL: ANÁLISE DA REFORMA DE 2007 | DANIEL CAROLO

_ler programa de seminários completo

Development Challenges for Southern Europe in the Euro Zone

Seminário CEsA/CSG - Mestrado DCI/Doutoramento DED

Orador: Ricardo Paes Mamede

Data: 19 de Maio de 2016

 

XIII INTERNATIONAL COLLOQUIUM | Post-2008 Global Dynamics & Structural Changes: Economic, Political and Eco-Societal Transitions

O CEsA, o CSG, a UECE, e o ISEG, em colaboração com a Universidade de Brasília, a World Academy of Art and Science e o World University Consortium, organizaram, em Maio de 2016, o XIII Colóquio Internacional, dedicado às dinâmicas globais e mudanças estruturais verificadas desde o início da recessão económica e financeira de 2008. No final do colóquio foi definida a comissão organizadora e lançadas pistas de reflexão para o próximo, o XIV International Colloquium, que ocorrerá na África do Sul.

_ler +

_apresentações/presentations

[galeria de fotos disponível brevemente]

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG | The Global Crisis and Unconventional Monetary Policy: ECB Versus Fed, de Carolina TUCKWELL & António MENDONÇA

O WP 141, da autoria de Carolina Tuckwell e António Mendonça, apresentado no âmbito do XIII International Colloquium, debruça-se sobre o rescaldo da crise económica e financeira mundial, que rompeu em 2007, o momento em que os principais bancos centrais começaram a implementar as chamadas medidas de política monetária não convencionais. A partir de uma metodologia fundamentalmente qualitativa, o paper compara as medidas não convencionais adoptadas pelo BCE e Fed, avaliando suas características e também os seus impactos sobre a economia.

_ler paper

Conferência COOPERAÇÃO, DIREITOS E DESENVOLVIMENTO: QUE FUTURO?

Ontem, dia 23 de Maio de 2016, realizou-se na sede do PS, no Largo do Rato, Lisboa, no âmbito de uma série de conversas abertas a toda a sociedade civil, pessoas da Cooperação e partidos políticos e independentes sobre temas que marcam a actualidade, a Conferência «Cooperação, Direitos e Desenvolvimento: que futuro?», que foi dinamizada por Fátima Proença (ACEP) e Nelvina Barreto (Movimento das Mulheres Guineenses da Guiné-Bissau) [...]

_ler +

Reunião de trabalho MAIS CIÊNCIA E MENOS BUROCRACIA

O CEsA esteve presente na reunião de trabalho “Mais Ciência Menos Burocracia”, que decorreu dia 9 de Maio, na Universidade de Aveiro, destinada a gestores de ciência, juntamente com membros dos secretariados dos centros que formam o CSG e a Prof. Ana Moutinho do ISEG Research. Estiveram igualmente presentes, entre outros, o presidente da FCT, a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e a vogal da direcção da FCT, Prof. Isabel Ribeiro. A reunião teve como propósito central apresentar medidas no sentido de reformular e actualizar a identificação de estudantes e investigadores, fortalecer a comunidade de gestão de ciência, favorecer o relacionamento dos gestores de ciência das instituições do SCTN com a FCT, e focar um dos pontos que mais tem detido a comunidade científica, a simplificação do processo de gestão dos projectos. Na prática, a FCT procurou recolher sugestões de medidas de simplificação de processos, passar a mensagem de querer transformar o funcionamento e as relações com os investigadores e bolseiros para uma interacção melhor e mais flexível. O CEsA propôs quatro medidas de simplificação de procedimentos relacionadas com o modelo de disponibilização de verbas do projeto estratégico e com as estruturas de apoio à investigação, com as alterações de normas e interpretações de regulamentos que a FCT faz várias vezes num ano, e com a demora na análise de pedidos de validação de despesas. Salientou-se ainda, que era bom ter a direcção da FCT e os técnicos que trabalham diretamente com as UI com a mesma motivação positiva e com as mesmas interpretações dos regulamentos e normas. Houve ainda várias intervenções relacionadas com a carga de tempo em tarefas burocráticas que a obrigatoriedade de seguir as regras de despesas da Função Pública está a obrigar as UI. A reunião terminou com o pedido da FCT para envio de sugestões por escrito.

2ª SEMANA DA INOVAÇÃO DA ULISBOA

A 2ª semana da Inovação da ULisboa, realizada no Salão Nobre da Reitoria, de 2 a 6 de Maio, contou com a participação do Prof. Manuel Laranja, Investigador do CSG e Professor do ISEG. O objectivo do evento foi suscitar o debate público em torno de questões importantes em áreas estratégicas de intervenção da Universidade de Lisboa. Durante essa semana tiveram lugar conferências das "Redes Temáticas Interdisciplinares Empreendedorismos e Transferência de Conhecimento", da ULisboa – Rede AGRO, Rede SAÚDE, Rede MOV, Rede MAR e Rede VALOR. Ao mesmo tempo, foi apresentado um espaço expositivo de investigação, conhecimento, tecnologia e empreendedorismo, onde participaram um leque vasto de empresas, parceiros, institutos de investigação e incubadoras da ULisboa. Nesse contexto, falaram das suas experiências nomes das mais diversas áreas das indústrias criativas, como, por exemplo, Peter McGrory, director do International Design Business Management IDBM (Aalto University School of Arts, Design and Architecture) e Leonel Moura, artista plástico. O que foi demonstrativo da cada vez mais oportuna conciliação de saberes e visões em prol da inovação e do desenvolvimento económico.

_ler +

Edição 2016 | BOLSA DE CRIAÇÃO JORNALÍSTICA

No âmbito do projecto «Aquele Outro Mundo que é o Mundo – o Mundo das Media e o Mundo do Desenvolvimento», realizado pelo Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA-ISEG/ULisboa), Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), a Associação Coolpolitics e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20/UCoimbra), foi criado um concurso anual para a atribuição de Bolsas de Criação Jornalística, com o objectivo de promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento que normalmente não são notícia nos media portugueses. As reportagens devem realizar-se até 10 de Outubro de 2016. O prazo para apresentação de propostas termina a 30 de Junho e os resultados serão conhecidos até 31 de Julho.

[+ info clicar na imagem]


 

FCT | Menos Bolsas de Pós-Doutoramento e mais Bolsas de Doutoramento:

Foi anunciado pela FCT, este mês, o lançamento do concurso de bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento. Segundo a FCT, este concurso deverá conceder 800 bolsas de Doutoramento e 400 bolsas de Pós-Doutoramento. Face ao ano anterior, 2015, estes números representam um aumento de mais 401 bolsas de Doutoramento e a diminuição em 134 bolsas de Pós-Doutoramento. O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) é da opinião que esse investimento na qualificação avançada demonstra um sinal positivo, mas acautela que o desinvestimento na investigação avançada apresenta um sinal negativo, que deve ser minuciosamente monitorizado, visto que, a proposta de redução de 25% das bolsas PD poderá constranger os percursos de concretização dos projectos científicos dos investigadores avançados.

[+ info em FCT]

[+ info em SNESup]

25 de Maio | Comemoração do Dia de África:

Celebra-se, amanhã (25 de Maio de 2016), o Dia de África, que comemora anualmente a fundação, em 1963, da Organização da Unidade Africana (OUA), que passou a denominar-se, a partir de 2002, de União Africana. A fundação da UA marcou a convergência de um conjunto de países africanos que buscam alargar e incentivar a parceria para o Desenvolvimento. Em Portugal, estão agendadas algumas iniciativas culturais e académicas para assinalar a data. Destacámos a da Associação dos Estudantes de São Tomé e Príncipe em Coimbra e Casa de Angola de Coimbra, e a dos Estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa residentes em Portugal, em Lisboa. [...]

_ler +

 

NOVAS PUBLICAÇÕES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está disponível nova edição do CEsA: «Diáspora Cabo-Verdiana: Temas em Debate» (2016), com organização de Iolanda Évora.

 

 

Nova publicação do CEsA: «_in progress. 2.º Seminário sobre Ciências Sociais e Desenvolvimento em África» (2016), com coordenação de Sónia Frias e Iolanda Évora.

[para ler clicar nas imagens]

 

BOLSAS

Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação (BI) para Mestre

Encontra-se aberto, de 25 de Maio a 25 de Junho de 2016, concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de investigação para Mestre com a duração de 34 meses no âmbito do projecto de investigação “Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono”, Refª PTDC/CPC-ELT/4868/2014, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e acolhido institucionalmente pelo CEsA-CSG/ISEG-ULisboa.

_edital

 

CALLS/CONFERÊNCIAS

Submissão de artigos nº 29 - Revista Media e Jornalismo: Media e Colonialismos

O Centro de Investigação em Media e Jornalismo (CIMJ/CIC.Digital) divulga novo prazo (dia 20 de Junho 2016) para submissão de propostas para o nº29 da Revista «Media e Jornalismo», dedicado às questões centradas nas relações entre Media e Colonialismos, nomeadamente, às problemáticas da liberdade de expressão e de imprensa, bem como, às relações entre jornalismo e democracia, que se relacionam com a temática dos colonialismos e pós-colonialismos.

 

Conferência histórias da História… os últimos quarenta anos nos PALOP

Nos dias 15, 16 e 17 de Junho de 2016 decorre, na Sociedade de Geografia de Lisboa, a Conferência “histórias da História…os últimos quarenta anos nos PALOP”, promovida pela Comissão Africana, que abordará as ‘histórias’ desses quarenta anos. Estará presente, entre outros (as), a Prof. Sónia Frias, investigadora do CEsA, com o tema: «Comércio informal no feminino: Maputo em tempos de guerra». Sociedade de Geografia de Lisboa: Rua das Portas de Santo Antão, 100, 1150-269 Lisboa.

 

XXVI Encontro da AULP

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que reúne mais de 150 universidades e instituições de Ensino e Investigação dos países da CPLP e Macau, organiza nos dias 29, 30 de Junho e 1 de Julho de 2016, em Díli, Timor-Leste, o XXVI Encontro subordinado ao tema: «Rotas de Signos: Mobilidade Académica e Globalização no Espaço da CPLP e Macau».

 

2nd CODESRIA/CASB Summer School

O Council for the Development of Social Science Research in Africa e o Centre for African Studies Basel organizam, entre 22 e 27 de Agosto de 2016, em Dakar, a 2nd CODESRIA/CASB Summer School in African Studies and Area Studies in Africa, com o tema «Interdisciplinarity in Area Studies: Basic and Applied Research». Prazo de candidatura termina a 31 de Maio de 2016.

 

IX Conferência Científica UEM

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) realiza, de 27 a 28 de Setembro de 2016, a IX Conferência Científica dedicada ao tema: «Investigação para o Desenvolvimento: Tendências, Desafios e Perspectivas». Prazo de envio de propostas até 30 de Maio de 2016.

 

_arquivo calls/conferências

 

MECANISMO | Consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis

O CEsA dinamiza um mecanismo de pesquisa de financiamento internacional dirigido especialmente a ONGD portuguesas. O «Mecanismo» é promovido por quatro fundações portuguesas: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação Portugal África, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. Consulte as linhas de financiamento actualmente em curso ++

 

NEWSLETTER CEsA

Para receber notícias sobre as actividades do CEsA na sua caixa de correio virtual envie-nos os seus dados.