Seminário CEsA/SOCIUS - Moçambique e o círculo vicioso de deslocamentos forçados - Guerra, calamidades naturais e reassentamentos

noticia

No próximo dia 29 de Outubro, pelas 18 horas, terá lugar no ISEG o seminário “Moçambique e o círculo vicioso de deslocamentos forçados – guerra, calamidades naturais e reassentamentos”, proferido pela Prof. Inês Raimundo, da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). A sessão, integrada no Mestrado em Cooperação e Desenvolvimento Internacional, acontece no Anfiteatro 1 (edifício Quelhas, ISEG), e é especialmente dirigido a alunos do Mestrado e do Doutoramento em Cooperação Internacional.

Recenseamento Geral da População e Habitação em Angola 2014 – resultados preliminares

noticia

O recenseamento geral da população e habitação de Angola, que se realizou entre 16 e 31 de Maio de 2014, é o primeiro desde a independência nacional (o anterior data de 1970). Trata-se portanto de um acontecimento de extrema importância para conhecer a realidade sociodemográfico de Angola. Quatro meses depois do final da recolha, são agora conhecidos os primeiros dados preliminares que nos revelam, por exemplo, que a população residente em Angola em 2014 é de 24,3 milhões de pessoas, com a província de Luanda a registar o número mais elevado de população: cerca de 6,5 milhões de pessoas.

ler publicação

Banco de Portugal publica Evolução das Economias dos PALOP e de Timor-Leste 2013-2014

noticia



















À semelhanças das edições anteriores, o caderno sobre a Evolução das Economias dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste referente a 2013 e 2014 pretende contribuir para um melhor conhecimento sobre a realidade económica desses países. Este documento, da responsabilidade do Banco de Portugal, apresenta não só dados macroeconómicos destas seis economias (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste), como também as respectivas relações económicas e financeiras com Portugal.

ler mais

Relatório de Cooperação para o Desenvolvimento 2014 da OCDE destaca a mobilização de recursos para um Desenvolvimento sustentável

noticia



















O tema de 2014 do Relatório de Cooperação para o Desenvolvimento, publicado pelo Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (CAD/OCDE), é dedicado à mobilização de recursos para o desenvolvimento sustentável. Trata-se da segunda publicação de uma trilogia do CAD/OCDE, sobre a Cooperação para o Desenvolvimento Internacional no Pós-2015. Esta edição oferece uma visão geral das fontes de financiamento disponíveis para os países em Desenvolvimento e propõe uma série de recomendações sobre como mobilizar recursos adicionais.

ler mais

NEWSLETTER CEsA

Consulte a mais recente edição da newsletter do nosso Centro.

Para receber notícias sobre as actividades do CEsA na sua caixa de correio virtual, envie-nos os seus dados.

 

 

Mecanismo: consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis

O CEsA dinamiza um mecanismo de pesquisa de financiamento internacional dirigido especialmente a ONGD portuguesas. O Mecanismo é promovido por quatro fundações portuguesas - Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação Portugal África, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Consulte no blogue do mecanismo as linhas de financiamento actualmente em curso.

 

 

EVENTOS

Colóquio Internacional
25 de Abril 40 Anos de Futuro

O Centro de Estudos Sociais (UCoimbra), em conjunto com o Centro de Documentação 25 de Abril , organiza o colóquio internacio “25 de Abril, 40 anos de futuro”, no próximo dia 15 de Outubro, no Auditório e Sala Keynes, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 

ler mais

 

Call for Papers
2nd Mediterranean Interdisciplinary Forum on Social Sciences and Humanities

De 26 a 28 de Novembro, organiza-se o 2.º Fórum Mediterrânico Interdisciplinar sobre as Ciências Sociais e Humanidades, em Almeria, Espanha. Até dia 15 de Novembro, está aberto o período de submissão de comunicações para este encontro (197 euros por cada comunicação).

 

ler mais

 

Call for Papers
Afrique des Grands Lacs

L’Afrique des Grands Lacs é uma publicação anual peer reviewed, que reúne um conjunto de artigos sobre a história contemporânea, centrada na região dos Grandes Lagos (Ruanda, Burundi, RD Congo oriental e Uganda). Até 15 de Dezembro, está a aberto o período de submissão de um breve resumo (até duas propostas por autor) para o próximo número da revista, a ser publicado no próximo ano.

 

ler mais