PROF. IOLANDA ÉVORA E PROF. JOÃO ESTÊVÃO COORDENAM LIVRO SOBRE TRABALHO, SOCIABILIDADE E GERAÇÃO DE RENDIMENTO NO ESPAÇO LUSÓFONO

noticia

Foi recentemente publicado o livro Trabalho, Sociabilidade e Geração de Rendimento no Espaço Lusófono, da autoria dos investigadores do CEsA Prof. Iolanda Évora e Prof. João Estêvão (ed. Almedina). A obra resulta, parcialmente, de um seminário internacional realizado no CEsA, em 2010, que reuniu investigadores provenientes de vários países do espaço lusófono e que procurou cruzar experiências de terreno e reflexões teóricas sobre diferentes dimensões deste tema. O livro reúne agora essas contribuições em domínios tão diversificados como o trabalho, os processos organizativos, a questão da formalidade e informalidade, o género e, ainda, as diferentes experiências de inserção laboral e de estratégias que visam gerar rendimentos. A obra, que já se encontra disponível nas livrarias, será lançada em breve.

consultar índice e lista de autores

comprar livro

PUBLICAÇÕES DO PROJECTO “NAÇÃO E NARRATIVA PÓS-COLONIAL” JÁ DISPONÍVEIS EM INGLÊS

noticianoticia

 
















Do projecto Nação e Narrativa Pós-Colonial, coordenado pela investigadora do CEsA Prof. Ana Mafalda Leite, resultaram duas obras que reúnem ensaios sobre as narrativas literárias angolas e moçambicanas e entrevistas a autores dos dois países. A versão em inglês dessas publicações foi agora editada pela Peter Lang e encontra-se disponível para aquisição.

ler mais sobre Narrating the Postcolonial Nation

ler mais sobre Speaking the Postcolonial Nation

Relatório sobre os Países Menos Avançados com os olhos postos na Agenda pós-2015

Com o término dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, acordar-se-á numa nova agenda de Desenvolvimento para os próximos 15 anos e a forma como os Países Menos Avançados serão integrados nessa nova agenda tem gerado discussão. É neste contexto que o relatório da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) se debruça sobre o “paradoxo” a que assistimos hoje nos Países Menos Avançados: os 48 países com esta classificação têm registado um crescimento económico sem precedentes desde 2000, porém a maior parte desses países não atingiu a maioria dos ODM. Como integrá-los de forma eficaz na nova agenda?

ler relatório

CONCORD divulga Relatório AidWatch 2014 sobre a situação da APD na UE

O relatório de 2014 da CONCORD – a Confederação Europeia de ONG de Ajuda Humanitária e Desenvolvimento, divulgado este mês, apresenta dados preocupantes, no que diz respeito aos fluxos de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) da União Europeia canalizados para os países parceiros. Portugal continua a tendência de decréscimo, ao mesmo tempo que mantém elevados os níveis de ajuda ligada a interesses económicos e à internacionalização das empresas portuguesas (70% da Ajuda ao Desenvolvimento bilateral).

ler mais







NEWSLETTER CEsA

Para receber notícias sobre as actividades do CEsA na sua caixa de correio virtual, envie-nos os seus dados.

 

Mecanismo: consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis

O CEsA dinamiza um mecanismo de pesquisa de financiamento internacional dirigido especialmente a ONGD portuguesas. O Mecanismo é promovido por quatro fundações portuguesas - Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação Portugal África, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Consulte no blogue do mecanismo as linhas de financiamento actualmente em curso.

 

EVENTOS

Call for Papers
2nd Mediterranean Interdisciplinary Forum on Social Sciences and Humanities

De 26 a 28 de Novembro, organiza-se o 2.º Fórum Mediterrânico Interdisciplinar sobre as Ciências Sociais e Humanidades, em Almeria, Espanha. Até dia 15 de Novembro, está aberto o período de submissão de comunicações para este encontro (197 euros por cada comunicação).

 

ler mais

 

1.ª Conferência de Lisboa

A 3 e 4 de Dezembro de 2014, especialistas nacionais e internacionais debatem em Lisboa o impacto das dinâmicas internacionais, a sustentabilidade e o financiamento do Desenvolvimento, na Fundação Calouste Gulbenkian.

 

ler mais

 

Call for Papers
Afrique des Grands Lacs

L’Afrique des Grands Lacs é uma publicação anual peer reviewed, que reúne um conjunto de artigos sobre a história contemporânea, centrada na região dos Grandes Lagos (Ruanda, Burundi, RD Congo oriental e Uganda). Até 15 de Dezembro, está a aberto o período de submissão de um breve resumo (até duas propostas por autor) para o próximo número da revista, a ser publicado no próximo ano.

 

ler mais