Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA Home

SEMINÁRIOS EM ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO/DEVELOPMENT STUDIES SEMINARS CEsA/CSG/ISEG - Edição 2017

30 MAR, 18h | REGIONAL INEQUALITY AND PREFERENCES FOR MARKET-PROMOTING LAND LAW REFORM IN AFRICAN COUNTRIES | Catherine Boone

A próxima convidada dos DS Seminars é Catherine Boone, professora de Política Comparada na London School of Economics and Political Science, e vem ao ISEG falar dos efeitos das desigualdades espaciais (regionais) nas lutas políticas sobre mercantilização da terra nos países africanos. Reserve na sua agenda o dia 30 de março 2017, pelas 18h.

Mais sobre este seminário e a oradora aqui.

É aberto ao público em geral. Para assistir faça a sua inscrição aqui.

Consultar o Programa completo e os materiais disponíveis dos DS Seminars AQUI.


Defence and Peace Economics homenageia o Professor Carlos Barros

noticia

O CEsA une-se ao jornal Defence and Peace Economics, ao obituário publicado (em 22 março 2017) que presta homenagem ao professor Carlos Barros, nosso membro recentemente falecido, enaltecendo o seu mérito e feitos científicos em diferentes domínios. O professor Carlos Barros publicou mais de 200 artigos em jornais internacionais com factor de impacto, produziu uma extensa literatura sobre vários assuntos relacionados com a dimensão aplicada da sua área de investigação (economia), e foi membro do conselho editorial deste jornal, entre outros.

(clicar na imagem para abrir o URL)

 

Investigador do CEsA, Alberto Oliveira Pinto, distinguido com o Prémio Literário Sagrada Esperança 2016 pela obra inédita Imaginários da História Cultural de Angola

(clicar na imagem para aumentar)

 

Casa cheia com o DS Seminar@ISEG de Carlos Farinha

Carlos Farinha, eminente especialista em políticas e economia do rendimento, desigualdade e pobreza, reteve a nossa atenção hoje, dia 23 março 2017, ao falar sobre desigualdade e pobreza em Portugal. Abordou a questão da crise e os aspectos críticos das políticas sociais e económicas para uma sala que excedeu a sua capacidade (ver galeria de fotos aqui). Aguardámos com a mesma expectativa o próximo DS Seminar, que conta com convidada Catherine Boone da LSE - London School of Economics (ver acima).

 

Carlos Castel-Branco fala de Moçambique e da "maldição vs. bênção dos recursos" à África Monitor (7 março 2017)

 

O tema do  DS Seminar, de 23 de fevereiro 2017, foi pretexto para uma entrevista de Carlos Castel-Branco ao África Monitor. Para o especialista em Economia Política dos Países em Desenvolvimento, a ideia de existir uma "maldição" dos recursos é errônea e fala, em particular, da situação política de Moçambique para explicar que a "maldição" deriva das instituições e não dos recursos naturais.

A entrevista pode lida na íntegra AQUI.

 

Na imprensa em foco as eleições da Coreia do Sul, por Luís Mah

De olho nas eleições da Coreia do Sul e seus impactos na geoestratégia deste país está Luís Mah, investigador do CEsA e professor do ISEG, no artigo de opinião publicado no jornal Público a 18 março 2017. Segundo este especialista em Economia Política Internacional, se as sondagens continuarem tal como estão prevê-se para a Coreia do Sul um volte-face ideológico, na medida em que os sul coreanos indicam vir a escolher para a presidência um candidato progressista, o que dará ensejo à democracia do país. A liderar as sondagens com uma grande vantagem está Moon Jae-in, que promete iniciar diligências de reaproximação à Coreia do Norte. "Se a sua eleição se confirmar, poderemos assistir a uma reconfiguração da actual ordem regional asiática", afirma.

O artigo pode ser lido na íntegra AQUI

 

CEsA/ISEG, 12-13 OUT 2017 | Chamada para participação no Workshop sobre Economia Política da Crise e Reestruturação Económica: História, Dinâmicas, Implicações e Lições

O Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão (CEsA/ISEG) anuncia a chamada de comunicações para um workshop destinado a especialistas e outros analistas interessados/as, sobre o tema genérico “Economia Política da Crise e Reestruturação Económica: História, Dinâmicas, Implicações e Lições”, nos dias 12 e 13 de Outubro de 2017, nas instalações do ISEG. O workshop focará os aspectos da crise, nomeadamente (1) a história e as dinâmicas contemporâneas da crise, semelhanças e diferenças com crises anteriores, e semelhanças e diferenças entre economias periféricas em África, Europa, América Latina e Ásia; (2) implicações sociais, económicas e políticas da crise; (3) opções de abordagem à actual crise, do ponto de vista tanto de políticas nacionais como da coordenação regional e internacional; e, (4) lições para a investigação, história, teoria económica e política pública. Será privilegiada a abordagem em Economia Política, podendo as comunicações ter um enfoque mais generalista ou teórico e/ou ser baseadas em estudos de caso (comparativos ou não), que valorizem a especificidade histórica dos casos em análise. Os resumos das propostas de comunicações deverão ser enviados até ao dia 31 de Maio de 2017. Serão consideradas propostas individuais ou colectivas, bem como propostas de organização de painéis.

Mais informação AQUI [english version here]

 

No Jornal Público: O SOAS na luta pela descolonização do pensamento - e, por cá, o que pensámos sobre isso?

A propósito da recente polémica em torno da campanha do Decolonizing Our Minds Society - grupo ligado à School of Oriental and African Studies (SOAS) - de retirar “autores brancos do currículo” ou abordar as suas teorias numa perspectiva crítica, com vista a incluir mais referências de autores oriundos do Sul Global ou da diáspora, já que “o foco da SOAS é a África e Ásia”, o jornal Público (com texto de Joana Gorjão Henriques) recolheu os pontos de vista de alguns investigadores e activistas em Portugal. Entre os quais, a opinião de Iolanda Évora, investigadora do CEsA/ISEG e professora nesta casa, que cita Franz Fannon, autor de Os condenados da Terra e de Pele Negra, Máscaras Brancas, para evidenciar justamente a necessidade de descolonizar o pensamento na academia portuguesa. Para Iolanda Évora, a dinâmica colonial e as relações de poder estabelecidas vão além da saída efectiva dos territórios ocupados, sendo que “a circulação do conhecimento faz-se, também, e de forma cada vez mais intensa e directa, entre os centros de pesquisa de África com a América do Sul, a Ásia, o Médio Oriente”, afirma. Na sua perspectiva, a acção deste grupo é sintoma de que se começa “a perceber que os sujeitos em África não se reconhecem no conhecimento que é produzido sobre eles, nem nas representações que são veiculadas sobre África através do trabalho académico”.

O artigo pode ser lido na íntegra AQUI.

 

Em destaque | Revista da Plataforma ONGD - Dossier: MIGRAÇÕES, FRONTEIRAS E DESENVOLVIMENTO

A mais recente edição da Revista da Plataforma das ONGD, com coordenação editorial da ACEP (ONGD membro desta Plataforma), é dedicada ao tema migrações, fronteiras e desenvolvimento. Integra contributos vários quer de investigadores/as quer de agentes da sociedade civil para o desenvolvimento que actuam e reflectem de forma crítica sobre o fenómeno migratório e o drama dos refugiados que atravessam o Mediterrâneo. A Revista pode ser lida AQUI.

 

30 MAR 2017 | CICLO DE DEBATES 2017 - PENSAR A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Sessão "Uma abordagem aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável", com presença do investigador do CEsA Carlos Sangreman

“Uma abordagem aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável” é o tema da 2ª sessão do Ciclo de Debates 2017 – Pensar a Administração Pública, promovido pela Direcção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas. São convidados Carlos Sangreman, investigador do CEsA (ISEG/Ulisboa) e professor na Universidade de Aveiro, o embaixador Francisco Seixas da Costa e Guilherme d’Oliveira Martins, administrador executivo da FCG e presidente do Grande Conselho do Centro Nacional de Cultura, para abordarem os objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na relação com o papel da Administração Pública. O evento terá lugar no dia 30 de março 2017, pelas 17h, no Salão Nobre do Ministério das Finanças. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Aceder ao site do evento AQUI

 

 

Bolsas/Oportunidades

 

CESA/PhD - Art. 23, DL57/2016: O CEsA abre concurso para recrutamento de investigador/a doutorado/a para a área científica “Estudos Culturais e Pós-Coloniais do Espaço Lusófono”, pelo prazo de três anos, em regime de contrato de trabalho a termo incerto ao abrigo do Código do Trabalho. O prazo de candidatura decorre até 9 de maio 2017.

Consultar o Edital aqui

 

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) anuncia a abertura de candidaturas ao Prémio Fernão Mendes Pinto 2017. O valor do Prémio é de 8.000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP ao autor/a premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Instituto Camões. As candidaturas decorrem até 31 julho 2017.

_ler +

 

A UNU-WIDER disponibiliza Ph.D Internship na área de Economia do Desenvolvimento. As candidaturas decorrem até 31 março 2017.

_ler +

 

A Fundação Calouste Gulbenkian anuncia concurso para projectos de investigação em estudos avançados em Língua e Cultura Portuguesas. O período de candidaturas decorre de 1 a 30 abril 2017.

_ler +

 

De 1 a 31 de março 2017 decorre o período de candidatura às Bolsas Fulbright para Mestrado e Doutoramento em universidades dos EUA, para o ano lectivo 2018/2019.

_ler +

 

De 1 a 31 de março decorre o Concurso 2017 para Bolsas de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

_ler +

 

Encontra-se aberto o período de candidatura às bolsas de mobilidade Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA), especificamente nas modalidades "Research and Innovation Staff Exchange (RISE)", "COFUND" e "Individual Fellowships". Estas bolsas apoiam investigadores (as) em diferentes estádios da sua carreira, universidades, instituições de investigação, empresas (PME's e indústria) e outros players socio-económicos de todos os países previstos.

_ler +

 

Calls for papers/Conferências

[Esta secção disponibiliza periodicamente calls for papers e conferências nos domínios do Estudos de Desenvolvimento e Cooperação, Multilateralismo, Estudos Coloniais e pós-Coloniais, Lusofonia e Estudos Africanos, Estudos Asiáticos]

 

OCDE | Global Forum on Development

Focado nas parcerias privadas e nos objectivos do desenvolvimento, o Global Forum on Development da OCDE realiza-se a 5 de abril 2017, em Paris.

 

XII Congresso Alemão de Lusitanistas: secção temática 8 – Call for papers

O projeto de investigação MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-memórias Europeias (ERC Consolidator Grant n.º 648624) organiza a secção temática “Olhares cruzados: pós-memórias do colonialismo português em perspetiva comparada” no XII Congresso Alemão de Lusitanistas, que irá decorrer na Universidade de Mainz (Alemanha), de 13 a 16 de setembro de 2017. As propostas/resumos devem ser enviados até 30 de abril para as organizadoras da secção 8: Margarida Calafate Ribeiro (Universidade de Coimbra) e This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it (Universidade de Coimbra).

 

CHINA PERSPECTIVES: "Life satisfiation in China" – Call for papers

China Perspectives Journal está a receber propostas de artigos para o seu próximo volume, dedicado ao tema "Life satisfation in China". O prazo para submissão de candidaturas decorre até 1 abril 2017.

 

EAST ASIAN ECONOMIC REVIEW (EAER) – Call for papers

East Asian Economic Review está a receber propostas de artigos para o seu próximo volume, nas temáticas: comércio e investimento; integração económica; finança internacional; cooperação monetária internacional; cooperação económica bilateral e multilateral em países do leste asiático; e, cooperação económica internacional para a unificação da Coreia.

 

Conférence internationale sur les migrations et le développement

De 29-30 de Junho de 2017 realiza-se a Conférence internationale sur les migrations et le développement,em Cerdi, Clermont-Ferrand.

 

Revista Mulemba - Call for papers

A revista Mulemba selecciona artigos para sua edição 16.1 com o tema "Passados antecipados, futuros empoeirados: os caminhos da ficção de João Paulo Borges Coelho". Chamada para publicação até 31 de Janeiro de 2018.

 

++ calls/conferências

 

 

 

KDL Edição 2016@CEsA/ISEG | assista ao live streaming e consulte aos materiais disponíveis AQUI.

 

RePEc IDEAS - Research Papers in Economics é uma base de dados bibliográfica de abrangência internacional e de acesso aberto que agrega uma vasta colecção de publicações das áreas de Ciências Sociais, Economia e Estudos de Desenvolvimento. Para mais informações sobre submissão de artigos os (as) membros devem contactar o secretariado.

 

 

Para receber a nossa informação, assine a nossa newsletter.

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.