Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA Home

O International Development Summer Course começa hoje

É hoje (26 junho 2017), a partir das 15h, a sessão inaugural do curso de verão em Desenvolvimento e Cooperação, promovido e organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a Plataforma Portuguesa das ONGD e o CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina/ISEG-ULisboa. A sessão é aberta, com discurso de boas vindas proferido pelo professor Carlos Sangreman, nosso membro, e com presença dos convidados Christopher Alden, da London School of Economics and Political Science, e Laura Sullivan, da Actionaid International.

Aceder à informação completa do curso aqui.

 

Relatório "The Profiles of the 2017 Development Co-operation" da OCDE calcula a comparticipação da ajuda à Cooperação e ao Desenvolvimento por perfil de países provedores

"Onde é que os países gastam o seu share de ajuda à cooperação e ao desenvolvimento e quanto gastam?" Este relatório da OCDE expõe a mais recente análise realizada acerca desses fluxos. The Profiles of the 2017 Development Co-operation Report pretende contribuir para a transparência da assistência oficial ao desenvolvimento, através da divulgação de estatísticas da OCDE verificadas e comparáveis para todos os membros do "DAC" e 20 outros provedores em meses de colheita dos dados. Por exemplo, em 2016, Portugal forneceu US $ 340 milhões líquidos (dados preliminares), que representaram 0,17% do rendimento nacional bruto (RNB) e um aumento de 8,9% em termos reais a partir de 2015, devido ao aumento das contribuições para o orçamento para o desenvolvimento da UE. O montante da ajuda de Portugal aumentou em 2016 pela primeira vez desde 2011. Portugal pretende vir a cumprir o seu objectivo de apoio ao desenvolvimento após a retoma da economia (OCDE, 2015).

Aceder à publicação aqui.

 

Luis Mah na 2017 EUSAAP Conference, com a comunicação: “EU’s EURO as an international reserve currency: What lessons for China’s Renmimbi?”

A Asia-Pacific Association for EU Studies (EUSA-Asia Pacific) organiza, de 1 a 2 de julho 2017, uma conferência na Aoyama Gakuin University, em Tóquio, Japão. A EUSA é uma associação de foro académico situada na região Ásia-Pacífico, que se dedica aos estudos da União Europeia e Integração Europeia. Visa promover e coordenar os estudos da UE nos domínios relacionados, e cultivar e desenvolver entendimentos mútuos e cooperação amigável na região e com a UE e seus Estados membros. A associação actualmente inclui dez sociedades nacionais e regionais de estudos da UE da China, Hong Kong e Macau, Japão, Coreia, Tailândia, Taiwan, Austrália e Nova Zelândia. Nesta conferência participará Luís Mah, nosso membro e professor do ISEG, que no segundo dia profere a comunicação ““EU’s EURO as an international reserve currency: What lessons for China’s Renmimbi?”. O programa provisório encontra-se disponível aqui.

_ler+

 

26 JUN 2017, 9h30 | Seminário "A Nova Rota da Seda do Século XXI e as Mudanças Geopolíticas que se Perspetivam" - inscrições abertas

O CEsA/ISEG, ChinaLogus (núcleo do Centro de Estudos de Gestão do ISEG/ULisboa) e os Amigos da Nova Rota da Seda organizam, próximo dia 26 de junho 2017, o Seminário “A Nova Rota da Seda do Século XXI e as Mudanças Geopolíticas que se Perspetivam”. O evento tem início às 9h30 no ISEG (Auditório 5, Rua do Quelhas), com sessão de abertura proferida pelo Professor Dr. António Mendonça, Presidente do CEsA. Entre os/as oradores convidados estão António Costa e Silva, Professor do IST – Instituto Superior Técnico e Presidente da Comissão Executiva da Partex, com a comunicação “A Nova Rota da Seda do Século XXI: da Geopolítica à Energia”; Fernanda Ilhéu, Professora no ISEG, membro do CEsA, Coordenadora do ChinaLogus e Presidente dos Amigos na Nova Rota da Seda, com a comunicação “Uma Faixa Uma Rota a Nova Rota da Seda Marítima do Século XXI - O Novo Papel da China na Globalização”; Luís Albergaria, Engenheiro, Ex-quadro superior da BP portuguesa e internacional e da Repsol espanhola e portuguesa, com a comunicação “China uma Nova Matriz Energética”; e Paulo Duarte, investigador do Instituto do Oriente e membro do CEsA, com a comunicação “Geopolítica e Geostratégia da Nova Rota da Seda Chinesa”. No final terá lugar uma mesa redonda moderada pelo Dr. João Franco, Vice-Presidente dos Amigos da Nova Rota da Seda, e participada por todos/as os/as intervenientes do seminário.

A entrada é livre. Para assistir, efectue a sua inscrição aqui.

 

10-11 JUL 2017 | João Estêvão é convidado nas Conferências do Mar 2017: "Crescimento Azul - A Madeira, as Regiões Ultraperiféricas e o Atlântico" - inscrições abertas

O Governo Regional da Madeira, pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, está a promover a Conferência “A MADEIRA, AS REGIÕES ULTRAPERIFÉRICAS E O ATLÂNTICO – CONHECIMENTO E COOPERAÇÃO PARA O CRESCIMENTO AZUL”, nos dias 10 e 11 de julho 2017, no Funchal, o coração da Macaronésia. É convidado, entre outros/as, João Estêvão, Professor e membro do CEsA/CSG/ISEG-ULisboa, que irá proferir no segundo dia, 11 de julho, às 16h30, a comunicação: “Economia dos Pequenos Espaços Insulares: A Macaronésia”.

Para assistir efectue a sua inscrição aqui.

Consulte o programa completo aqui.

 

Berlim, 28-30 JUN 2017 | Global Forum on Migration and Development (GFMD)

O ODI – Shaping Policy for Development, em conjugação com a OIM – Organização Internacional para as Migrações e a OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico organizam, de 28 a 30 de junho, em Berlim, Alemanha, o Global Forum on Migration and Development (GFMD), com o tema "Towards a Global Social Contract on Migration and Development". O tema pretende assinalar o imperativo de abordar e equilibrar os interesses dos/as migrantes e seus países de origem, trânsito e destino no âmbito de uma migração segura, regular e ordenada. Também reflecte diferentes níveis de governança, abordando estratégias nacionais, internacionais e cooperativas e visa desenvolver um entendimento através da inclusão de todas as partes interessadas.

_ler +

 

16ª edição do relatório anual "Perspectives Économiques en Afrique 2017" dedicada ao empreendedorismo e industrialização em África

O relatório anual "Perspectives Économiques en Afrique 2017" é o resultado de um trabalho de colaboração de várias entidades: Banco Africano para o Desenvolvimento, Centro para o Desenvolvimento da OCDE e Nações Unidas para o Desenvolvimento. Na sua 16ª edição, este relatório apresenta um acompanhamento da situação do continente africano e analisa as performances económicas e sociais recentes dos países em África.

Aceder à publicação aqui

 

O Conselho da Europa divulga "Intercultural cities: good practice now online"

O Intercultural cities programme do Conselho da Europa é um programa que apoia as cidades no processo de revisão das suas práticas com vista ao desenvolvimento de modelos interculturais de convivência e gestão da diversidade. Neste enquadramento, acaba de divulgar um conjunto de boas práticas das “Cidades Interculturais”, denominado “Intercultural Cities: good Practice now online”. A lista de boas práticas de “abordagens interculturais” adoptadas por membros da “Intercultural Cities Network” encontra-se disponível para consulta. Dessa lista, constam várias iniciativas desencadeadas pelo município da Amadora.

_ler +

 

15-18 JUN 2017 | Conferência ISA Hong Kong 2017, com participação de Luís Mah, nosso investigador e professor do ISEG

“Como a Ásia influência e/ou altera nossa compreensão das teorias e conceitos de Relações Internacionais? As teorias de RI, que foram desenvolvidas num contexto específico, serão úteis para a compreensão de outros contextos e tempos? Como o crescimento económico da Ásia influenciou conflitos e paz na região e além? Qual é a relação entre crescimento económico e paz?” são algumas das questões que serão reflectidas na próxima Conferência da ISA: “The Pacific Century?”, organizada pela maior Associação de Estudos Internacionais (Universidade de Connecticut), e Faculdade de Ciências Sociais do Departamento de Política e Administração Pública da Universidade de Hong Kong, a realizar-se próximos dias 15-18 deste mês, em Hong Kong, China. A cidade de Hong Kong será assim meeting-point para investigadores/as internacionais, de diferentes geografias e tradições intelectuais, dialogarem sobre a região da Ásia-Pacífico, da sua importância económica e política. Neste contexto, Luís Mah, nosso investigador e professor do ISEG, apresentará uma comunicação intitulada: “The Emergence of a New East Asian Economic Order and its Impact on EU-ASEAN Ties”, no âmbito do painel “Asean and the Regional Economy” (org. Sinem Kocamaz, Ege University, & Jessica C. Liao, North Carolina State University).

Consultar o programa completo aqui

 

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG JUN 2017 | OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS GUINÉ – BISSAU 2014-2016, de Carlos SANGREMAN

O WP 155, da autoria de Carlos SANGREMAN, é resultante do Relatório sobre os Direitos Humanos Económicos e Sociais na Guiné-Bissau, editado em livro pela Liga dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau, pela Associação para a Cooperação entre Povos (ACEP) e pelo Centro de Estudos sobre África, Ásia e do Desenvolvimento (CEsA) com financiamento da União Europeia e da Cooperação Portuguesa. Compila o terceiro e último ano do projecto Observatório dos Direitos, que consistiu na  análise estatística de dados recolhidos, no período de 2014 a 2016, nas regiões de Bissau (com exceção de Bolama/Bijagós), em função dos indicadores: Educação; Saúde; Habitação, água; energia e saneamento; Justiça e Meios de Subsistência.

Aceder ao WP aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

Consulte os materiais disponíveis dos DS Seminars AQUI.

 

Subscreva a playlist "DS Seminars@ISEG 2017" no nosso canal youtube

 

Bolsas/Oportunidades

 

O projecto "Pensando Goa: Uma peculiar biblioteca de língua portuguesa" (USP) anuncia duas bolsas Pós-Doc FAPESP. O prazo de submissão das candidaturas decorre até 25 de julho 2017.

_ler+

 

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) anuncia a abertura de candidaturas ao Prémio Fernão Mendes Pinto 2017. O valor do Prémio é de 8.000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP ao autor/a premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Instituto Camões. As candidaturas decorrem até 31 julho 2017.

_ler +

 

Calls for papers/Conferências

[Esta secção disponibiliza periodicamente calls for papers e conferências nos domínios do Estudos de Desenvolvimento e Cooperação, Multilateralismo, Estudos Coloniais, pós-Coloniais e Lusofonia, e Estudos sobre África, Ásia e América Latina.]

 

Segunda Conferência Internacional da “Oficina de História Moçambique”: “Escravidão, Tráfico de Escravos e a Formação de Moçambique” - Call for papers

A "Oficina de História de Moçambique" organiza nos dias 27 e 28 de outubro 2017 a 2ª Conferência Internacional anual dedicada ao tema "Escravidão, Tráfico de Escravos e Formação de Moçambique". O prazo de submissão de propostas decorre até 1 julho 2017. As manifestações de interesse e eventuais dúvidas/questões podem ser enviadas para This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it .

 

II Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil

A 2ª edição temática do Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil (CONEAB) é organizada pelo Núcleo de Estudos sobre África e Brasil (NEAB) da Universidade de Pernambuco (UPE), com o tema “culturas híbridas, identidades plurais”. Decorre entre os dias 18 e 21 de setembro de 2017, no campus de Garanhuns (PE). As inscrições estão abertas até 01 de setembro 2017.

 

EADI NORDIC Conference 2017: Globalisation at the Crossroads – Rethinking Inequalities and Boundaries

A conferência EADI NORDIC 2017 decorre de 21 a 23 de Agosto de 2017, em Bergen, Noruega.

 

XII Congresso Alemão de Lusitanistas: secção temática 8 – Call for papers

 

O projeto de investigação MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-memórias Europeias (ERC Consolidator Grant n.º 648624) organiza a secção temática “Olhares cruzados: pós-memórias do colonialismo português em perspetiva comparada” no XII Congresso Alemão de Lusitanistas, que irá decorrer na Universidade de Mainz (Alemanha), de 13 a 16 de setembro de 2017.

 

EAST ASIAN ECONOMIC REVIEW (EAER) – Call for papers

East Asian Economic Review está a receber propostas de artigos para o seu próximo volume, nas temáticas: comércio e investimento; integração económica; finança internacional; cooperação monetária internacional; cooperação económica bilateral e multilateral em países do leste asiático; e, cooperação económica internacional para a unificação da Coreia.

 

Revista Mulemba - Call for papers

A revista Mulemba selecciona artigos para sua edição 16.1 com o tema "Passados antecipados, futuros empoeirados: os caminhos da ficção de João Paulo Borges Coelho". Chamada para publicação até 31 de Janeiro de 2018.

 

++ calls/conferências

 

 

 

 

KDL Edição 2016@CEsA/ISEG | assista ao live streaming e consulte aos materiais disponíveis AQUI.

 

 

 

RePEc IDEAS - Research Papers in Economics é uma base de dados bibliográfica de abrangência internacional e de acesso aberto que agrega uma vasta colecção de publicações das áreas de Ciências Sociais, Economia e Estudos de Desenvolvimento. Para mais informações sobre submissão de artigos os (as) membros devem contactar o secretariado.

 

Para receber as nossas comunicações, assine a nossa newsletter.

 

-Onde encontrar o  CEsA/where's CEsA?

 

 

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.