Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA home

Galeria de fotos do Workshop "The Political Economy of the Crisis & Economic Restructuring" CEsA/CSG/ISEG 2017

Na 1ª edição do workshop "The Political Economy of the Crisis & Economic Restructuring: History, Dynamics, Implications & Lessons", passados dias 12 e 13 de outubro 2017, no ISEG, debateu-se a Crise, a Economia Política e o Desenvolvimento, com o objectivo de entender a história e as dinâmicas contemporâneas da crise, semelhanças e diferenças entre economias periféricas em África, Europa, América Latina e Ásia, reflectir sobre as opções de abordagem à actual crise - do ponto de vista tanto das políticas nacionais como da coordenação regional e internacional -, e identificar lições para a investigação: a história, a teoria económica e a política pública. O evento contou com a presença especial de Afredo Saad-Filho da SOAS (London School of Economics), e com cerca de trinta comunicações de investigadores vindos de universidades e centros de investigação de vários países europeus, de África, Ásia e América Latina, que partilharam as suas perspectivas a partir dos casos de estudo dos seus países. Brevemente, serão disponibilizadas as principais conclusões alcançadas.

_visite a galeria de fotos do evento aqui.

 

Notícias Magazine | "Queremos mais democracia, dizem no bairro da Mafalala", pela jornalista Vanessa Rodrigues (14 out. 2017)

A jornalista Vanessa Rodrigues viajou até Mafalala em Maputo - o bairro onde viveram o futebolista Eusébio, o presidente Samora Machel e a poeta Noémia de Sousa -, com a bolsa "Aquele outro mundo que é o mundo" (promovida pela ACEP, Associação Coolpolitics, CEIS20, CEsA/ISEG, e financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian), com o objectivo de reportar, in loco, as ansiedades do povo moçambicano a um ano das eleições autárquicas, num artigo agora publicado pela Notícias Magazine (14 out. 2017) e que pode ser lido na íntegra aqui.

 

A AFD lança a publicação “75 ans au service du Développement – L’Agence Francaise de Développement des origines à nos jours” (2017)

A Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD) disponibiliza em acesso aberto a publicação “75 ans au service du Développement”. Esta publicação marca os 75 anos de existência da AFD, assemblando um vasto conjunto de documentos: testemunhos, debates, fotografias de arquivo e filmes, que documentam a cruzada científica na produção do conhecimento sobre o desenvolvimento. Uma história que é primordial, porque retorna às primeiras formulações da política de desenvolvimento em França após a segunda guerra mundial: a descolonização, os actores e as novas geografias.

_descarregar a publicação, aqui.

 

18 NOV 2017 | Carlos Castel-Branco na Conferência “The New Debt Crisis - Structural adjustment, loans, corruption and profits - the case of Mozambique”, em Basel, Suíça

A 18 de novembro de 2017, realiza-se, em Basel, a conferência em epígrafe. Uma nova crise da dívida se avizinha e ameaça forçar os governos africanos a entregar sua soberania às instituições financeiras internacionais, no sentido de aceitarem programas de ajuste estrutural que impõem reduções nos gastos sociais. Um exemplo disso são os empréstimos de mais de 2 bilhões de dólares concedidos a três empresas moçambicanas pelo Credit Suisse e pelo VTB russo. O objectivo da conferência é pois compreender os mecanismos de endividamento e como este restringe a capacidade de formulação de políticas dos países endividados, aumenta a pobreza e a desigualdade e impede o verdadeiro desenvolvimento. Neste contexto, Carlos Castel-Branco, investigador CEsA/IESE e professor do ISEG, apresenta a comunicação “The impact of the new debt crisis on Mozambique, perspectives for change, risks and opportunities”.

_aceder ao programa do evento aqui.

 

8 NOV 2017 | IIPPE Workshop: "Anglo-Saxon capitalism since the financial crisis" | SOAS Londres

A International Initiative for Promoting Political Economy (IIPPE) anuncia o seu próximo Workshop na SOAS, Londres, com lugar a 8 de novembro de 2017. O foco do Workshop será no capitalismo anglo-saxão desde a crise financeira. Na sessão da manhã (das 10h às 13h), o economista e político australiano Trevor Evans abordará os desenvolvimentos económicos e financeiros nos Estados Unidos. Na sessão da tarde (das 14h às 17h) Simon Mohun, o especialista em política económica inglês, aflorará o desempenho da economia do Reino Unido numa perspectiva histórica. Este workshop é dirigido a estudantes, académicos e activistas com interesse particular em se familiarizar com a relevância da economia política marxista para o mundo contemporâneo. Está sujeito a inscrição prévia (até às 9h30).

_ler+

 

Carlos Castel-Branco no lançamento do livro “Decolonising Intervention International Statebuilding in Mozambique”, de Meera Sabaratnam – Disponível em acesso aberto!

Próximo dia 17 de outubro 2017, Carlos Castel-Branco, nosso membro e professor do ISEG, apresentará o livro “Decolonising Intervention International Statebuilding in Mozambique”, de Meera Sabaratnam, juntamente com Joseph Hanlon (LSE), Branwen Gruffydd Jones (Cardiff University), Rahul Rao (SOAS) e Meera Sabaratnam (SOAS), em Khalili Lecture Theatre, SOAS, Universidade de Londres. O livro desenvolve e aplica abordagens pós-coloniais ao domínio das Relações Internacionais. A versão digital encontra-se publicada em livre acesso e pode ser descarregada aqui.

 

 

Carlos Castel-Branco entrevistado pela RDP África sobre a violência em Moçambique

Passado dia 13 outubro, Carlos Castel-Branco, nosso membro, membro do IESE e professor no ISEG, falou à RDP África sobre a vaga de violência em Moçambique: primeiro, o assassinato do presidente da câmara de Nampula e agora os ataques com o aumento da tensão militar no país. O presidente da câmara de Nampula, Mahamudo Amurane, foi morto a tiro a 4 de out. 2017 por um desconhecido na farmácia que geria no rés-do-chão da sua residência.

_assista ao podcast aqui.

 

Arquivo Municipal de Sines | Exposição sobre presença africana em Portugal: “Os Africanos em Portugal: História e Memória (XV-XXI)" patente até 22 de outubro 2017

O Arquivo Municipal de Sines estendeu até 22 de outubro a exposição “Os Africanos em Portugal: História e Memória (XV–XXI)”. Esta exposição reflecte o Catálogo com o mesmo nome, produzido pela nossa investigadora, curadora e professora Isabel Castro Henriques, que conduziu a partir de 2012, em Portugal, o projecto do Comité Português do Projecto UNESCO intitulado “A Rota do Escravo: História e Memória de África”, com o objectivo de estudar a problemática da escravatura africana em Portugal, centrada nos percursos históricos que foram fixando as mudanças verificadas na(s) identidade(s) nacional(is), e na identificação e salvaguarda de um património histórico e cultural marcado pela presença secular dos africanos no país.

_ler+

 

2-4 NOV 2017 | II Conferência Internacional: Raça, Identidade e Mundialização. Desmentido, Dominações e Transformações. Um diálogo entre a Psicanálise e as Ciências Sociais - call for papers (prazo prolongado)

O Centro de Etnopsicologia Clínica (CEC) do ISPA-Instituto Universitário, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC) promove o II Colóquio Internacional Raça, Identidade, Mundialização, realizado no quadro da Network Europeia “Psychoanalysis and Facts of Society”, em Lisboa, entre os dias 2 a 4 de novembro de 2017. Iniciativa à qual o CEsA se associa. Os organizadores e a comissão científica do encontro -  entre os quais Iolanda Évora, nossa investigadora - pretendem com este Colóquio lançar as pontes e as ligações que levam à criação de narrativas flexíveis adaptadas à fluidez do mundo contemporâneo, para depois estabelecer práticas renovadas da clínica, da ciência e da política, questionando as fronteiras entre disciplinas e culturas. Este é o segundo colóquio de uma série de três, tendo sido o primeiro realizado em Dakar, Senegal, em dezembro de 2014, co-organizado pela Université Cheikh Anta DIOP de Dakar, a Association Internationale Interactions de la Psychanalyse (A2IP) e a Université Denis Diderot, Paris Sorbonne. O prazo para envio de resumos foi prolongado até 20 de outubro 2017.

_aceder website do evento, aqui.

 

 

 

 

 

Destaques

_Projecto Laboratório em Development Studies

 

_Novas Regras para a publicação de Working-papers CEsA/CSG: consultar o Regulamento (2017).

 

Bolsas/Oportunidades

 

Investigador/a pós-doutorado/a em Trabalho Social e Pedagogia Social - Universidade de Ghent, Bélgica. Prazo até 1 de novembro 2017.

_ler+

 

Candidaturas abertas para a ERC Synergy Grant 2018. Prazo até 14 de novembro 2017.

_ler+

 

Fundação Hakuho oferece Bolsas de Investigação nas áreas da língua japonesa, do ensino da língua japonesa, da cultura japonesa e da literatura japonesa. As bolsas podem ter a duração de 1 ano ou de 6 meses. O período de candidatura decorre até 31 outubro 2017.

_ler+

 

Conferências - calls for papers

[Esta secção disponibiliza periodicamente calls for papers e conferências nos domínios do Estudos de Desenvolvimento e Cooperação, Multilateralismo, Estudos Coloniais, pós-Coloniais e Lusofonia, e Estudos sobre África, Ásia e América Latina.]

 

Revista Iberoamérica Social - call for papers

A revista Iberoamérica Social selecciona artigos para a edição Ano 5 Núm. IX: "A fronteira como localização geográfica, epistémica, política e cultural". O período de submissão de propostas decorre até 30 de outubro de 2017.

 

Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX) - call for papers

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa recebe, nos dias 2 e 3 de julho de 2018, o Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX). O período de submissão de propostas decorre até 31 de outubro de 2017.

 

IX Fórum de Migrações /MIGRATIC 2017 - call for papers

De 16 a 20 de outubro de 2017, acontece o IX Fórum de Migrações no UFRJ, Brasil.

 

Revista Itinerários: "Literatura Negra no Brasil" - call for papers

A Revista Itinerários anuncia chamada para o número 47/2018: "Literatura Negra no Brasil". O período de submissão decorre até 30 de novembro de 2017.

 

Revista História USP: Dossier "Moçambique: histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos” - call for papers

A Universidade de São Paulo (USP) lança call for papers para a Revista de História, para o dossier temático “Moçambique: histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos”. O período de submissão decorre até 31 de janeiro de 2018.

 

Conferência Internacional "Angola: os legados do passado, os desafios" - call for papers

Em 14 e 15 novembro 2017, o Centro de História da Universidade de Lisboa, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa organizam a conferência "Angola: os legados do passado, os desafios do presente".

 

++ calls/conferências

 

 

Para receber as nossas comunicações, assine a nossa newsletter.

 

-Onde encontrar o  CEsA/where's CEsA?

 

 

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.