Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA Home

Dia de África, 25 MAI 2018 | Seminários sobre a História de África da ULisboa com participação da professora Isabel Castro Henriques

A assinalar o Dia de África, próximo dia 25 de maio, decorre na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa um seminário com a professora Isabel Castro Henriques, nossa investigadora, dedicado ao tema de África, intitulado "A historiografia africana: história, ideologias, interdisciplinaridade". Este seminário pretende traçar o processo de construção da historiografia relativa à África, sublinhando o impacto das situações históricas, das ideologias e da utilização de conceitos e metodologias oriundos de diferentes disciplinas sociais na construção das correntes historiográficas, no período que se estende de meados do século XIX aos anos 1980, período esse em que a escrita da história de África conheceu uma diversidade de interpretações vindas de vários horizontes intelectuais, africanos e não africanos, que podemos considerar como fundadoras e estruturantes de uma historiografia africana contemporânea.

Fonte da notícia

 

24 MAI 2018 | Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento | FIndustrial Policy in Africa. An Exploration of Institutional Dimensions | Howard Stein

Howard Stein, professor do Departamento de Estudos Afroamericanos e Africanos, da Universidade de Michigan, EUA, e também consultor científico externo do CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão do ISEG, Universidade de Lisboa, para a área de Estudos de Desenvolvimento, vem ao ISEG, a 24 de maio de 2018, falar sobre políticas industriais em África. Este Seminário será proferido em inglês. Para assistir, faça a sua inscrição aqui!

 

Bolsa de Criação Jornalística em Desenvolvimento - Edição 2018

(clicar na imagem para aumentar)

Encontra-se a decorrer a Edição 2018 da Bolsa de Criação Jornalística sobre Desenvolvimento para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com temas do Desenvolvimento, temas esses que não são normalmente alvo da atenção mediática. Esta é uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA-ISEG/ULisboa), Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), a Associação Coolpolitics e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20/UCoimbra), com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. As candidaturas estão abertas até 30 de junho de 2018.
_Consulte o regulamento aqui
_Candidatura
_Edições anteriores

"Dizem que é na Europa Unida", Alexandre Abreu (Expresso, 10-05-2018)

Num artigo publicado no Expresso online ontem, na secção de Economia, Alexandre Abreu, nosso investigador, lança algumas dúvidas sobre a orçamentação comunitária. Para o economista do ISEG, o Quadro Financeiro Plurianual para o período 2021-2027 reflecte bem alguns dos principais problemas com que se debate hoje a União Europeia. Problemática que se adensa devido ao facto de o Euro poder estar a produzir mais divergência do que convergência entre os países beneficiários.

_ler o artigo integral aqui
_ler também "Mérito e Escolhas Colectivas" (Expresso, 03-05-2018)

 

4-6 JUL 2019 | 7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans: “In/Visibilidades Negras Contestadas” - Call for panels

A 7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans: “In/Visibilidades Negras Contestadas” a acontecer a 4 e 6 de julho 2019, em Lisboa, tem aberta chamada para a apresentação de propostas para painéis até 15 de agosto 2018. Entre outros/as, integra a comissão científica a professora e nossa investigadora Iolanda Évora. A Rede Afroeuropeus é uma importante plataforma para a produção de conhecimento nas áreas de pesquisa transdisciplinar sobre racismo, culturas negras e identidades na Europa. O título da conferência incorpora as tensões, ambiguidades e paradoxos da Negritude na Europa. Da mesma forma que as histórias, culturas e condições sociais das negras e dos negros são invisibilizadas pelas forças hegemónicas europeias, existe uma hipervisibilidade dos seus estereótipos na cultura popular europeia. A conferência aborda não só estas relações de dominação, e modos de exclusão racial, mas relaciona-se principalmente com as contestações e resistências contínuas que têm sustentado estas in/visibilidades. Foca as histórias e culturas desconsideradas, sob as formas passadas, novas e contínuas de resistência e intervenção afro-europeia, nos âmbitos político, social, cultural e artístico.

_ler+

 

29-30 OUT 2018 | Colóquio internacional "DecliNações: questionando identidades nacionais, género e sexualidade" - Call for papers até 30 de maio 2018

Doris Wieser (CEC, ULisboa, Jessica Falconi (CEsA, ISEG, ULisboa), Luciana Moreira (CES, UCoimbra, Raquel Lima (CES, UCoimbra) e Simone Cavalcante (CEC, ULisboa) organizam na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos dias 29 e 30 de outubro deste ano, o Colóquio Internacional designado "DecliNações: questionando identidades nacionais, género e sexualidade". Este colóquio propõe releituras críticas do nacional, em termos de género. No foco de interesse estarão países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe – mas também as dinâmicas diaspóricas, regionais ou continentais nas quais estes países se inscrevem. Os feminismos, maioritariamente os do sul, constituem abordagens privilegiadas de análise, bem como os estudos queer, as epistemologias do sul ou a perspetiva decolonial. Entre outros, análises complementares de obras literárias, filmes, artes plásticas ou movimentos sociais são bem-vindas. Até 30 de maio é possível enviar propostas de comunicações, que devem ser dirigidas a Doris Wieser ( This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ) e Jessica Falconi ( This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ).

_ler+

 

 

 

 

 

Edição 2018 | Consulte o Programa aqui.

 

Oportunidades/Bolsas

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) anuncia a abertura de candidaturas ao Prémio Fernão Mendes Pinto 2018. O prazo decorre até 31 de julho de 2018.

_ler+

 

Conferências

- Call for papers

 

16th Development Dialogue Social Justice amidst the Convergence of Crises: Repoliticizing Inequalities - Call for papers
O período de submissões decorre até 31 de maio de 2018.

 

Journal of Social and Political Sciences - Call for papers
O período de submissões decorre até 20 de maio de 2018.

 

EADI Roundtable: Colonial legacies and development studies: contesting discourses and narratives


Including Children and Adolescents in Progress for the SDGs: Understanding and Addressing Exclusion among Poor Children - Call for papers
O período de submissões decorre até 1 de junho de 2018.


Congresso Internacional Insularidades e enclaves em situações coloniais e pós-coloniais: trânsitos, conflitos e construções identitárias (séculos XV-XXI) - Call for papers
O período de submissões decorre até 1 de setembro de 2018.

 

ACADEMY Project: African Trans-Regional Cooperation through Academic Mobility Intra-Africa - Call for papers
O período de submissões decorre até 15 de maio de 2018.

 

International Convention of Asia Scholars - Call for papers
O período de submissões decorre até 10 de outubro de 2018.

 

Colóquio Internacional "DecliNações: questionando identidades nacionais, género e sexualidade" - Call for papers
O período de submissões decorre até 30 de maio de 2018.

 

Congresso Internacional Insularidades e enclaves em situações coloniais e pós-coloniais: trânsitos, conflitos e construções identitárias (séculos XV-XXI) - Call for papers
O período de submissões decorre até 1 de setembro de 2018.

 

XXVIII Encontro da AULP - Património Histórico do Espaço Lusófono: Ciência, Arte e Cultura.
A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) vai realizar de 18 a 20 de julho de 2018 o XXVIII Encontro da AULP, no Lubango, tendo como anfitriã a Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Angola. O período de submissões decorre até 20 de maio de 2018.

 

Working-papers CEsA/CSG/ISEG - Call for papers
Aberta em permanência chamada para working-papers CEsA/CSG/ISEG. Consulte o regulamento.

 

4th International Symposium of the Dakar Institute of African Studies | Bridging the Gap: Black Studies Across Social, Geographical, Epistemic, and Linguistic Lines
O Fourth International Symposium of the Dakar Institute, a Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), o West African Research Center (WARC) e a Universidade of the West Indies, organizam o "4th International Symposium of the Dakar Institute of African Studies: Bridging the Gap: Black Studies Across Social, Geographical, Epistemic, and Linguistic Lines", em Dakar, Senegal, nos dias 5-6 de julho de 2018.

 

African Mobilities – Reshaping narratives and Practices of Circulation and Exchange
O Nordic African Institute organiza, a 19-20 de setembro de 2018, na Suécia, a sua conferência bianual com o tema "African Mobilities - Reshaping Narratives and Practices of Circulation and Exchange".

 

ASAUK 2018

A African Studies Association of UK organiza, de 11 a 13 de setembro de 2018, na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, uma conferência com o objectivo de celebrar a diversidade e a interdisciplinaridade dos estudos sobre África e para dinamizar futuras redes entre investigadores/as interessados/as nestes tópicos.

 

Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX)
O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa recebe, nos dias 2 e 3 de julho de 2018, o Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX).

arquivo

 

Siga-nos@

Twitter

Linkedin

Mixcloud

Youtube