RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2014 CENTRADO NA RESILIÊNCIA E VULNERABILIDADES DO PROGRESSO HUMANO

noticia

O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2014, editado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e divulgado esta semana em Tóquio (Japão), analisa dois conceitos intimamente relacionados e cruciais quando se fala de segurança humana: vulnerabilidade e resiliência. Os factores que vulnerabilizam o progresso humano, bem como a capacidade das pessoas para fazer face a obstáculos (sejam sociais, ambientais, políticos, económicos) é aqui analisado, num contexto de mundo globalizado. No final, encontra-se o Índice de Desenvolvimento Humano, com Portugal a ocupar a 41.ª posição, ex aequo com o Chile.

ler mais

Africa Renewal: as infraestruturas são a chave do progresso

A revista das Nações Unidas deste mês dedica o dossiê principal à questão das infraestruturas, nomeadamente estradas e caminhos-de-ferro, em África, enquanto motor de progresso. A publicação integra ainda um artigo sobre os 20 anos do genocídio no Ruanda e o Tribunal especial da Serra Leoa.

ler mais

Sugestão de leitura: boletim da Fundação Portugal África

O boletim de Maio/Junho de 2014 da Fundação Portugal África – Observatório de África – analisa as eleições gerais na África do Sul e a Cimeira UE-África que decorreu em Bruxelas em Abril passado. Destaque ainda para as eleições gerais na Guiné-Bissau e para as consequências das alterações climáticas para África.

ler mais

EVENTOS

IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos

De 11 a 13 de Setembro, o CES/Coimbra organiza o IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos, sob o tema África Hoje: tempos e espaços de transformação. Diversos investigadores do CEsA irão dinamizar painéis de discussão.

 

ler mais

 

ler sobre a participação do CEsA

 

Call for Paper
Workshop sobre Instituições Políticas e Desenvolvimento Inclusivo

O German Development Institute organiza um workshop sobre instituições políticas e desenvolvimento inclusivo, nos dias 10 e 11 de Novembro, em Berlim (Alemanha). Está aberto o período de submissão de comunicações até ao próximo dia 31 de Agosto.

 

ler sobre a participação do CEsA

 

 

outros eventos