PROF. ANTÓNIO MENDONÇA PARTICIPA NO III ENCONTRO IBÉRICO DE ECONOMISTAS

O Professor António Mendonça participou no passado dia 25 de Junho no III Encontro Ibérico de Economistas, que se realizou em Barcelona (Espanha), organizado pela Ordem dos Economistas portuguesa e a sua congénere espanhola. O investigador e também Presidente do CEsA apresentou uma análise comparativa da evolução das economias portuguesa e espanhola.

ler mais

ISEG ACOLHE CONFERÊNCIA SOBRE DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO, ORGANIZADO PELA ONGD FEC

noticia














No próximo dia 27 de Julho, a FEC – Fé e Cooperação organiza a conferência “Direito à Alimentação: desafios e oportunidades a partir de diferentes geografias”, a partir das 9 horas, no Auditório CGD no ISEG (ed. Quelhas, Rua do Quelhas 6, Lisboa). A relatora especial das Nações Unidas para o Direito à Alimentação, Hilal Elver, é uma das convidadas da sessão, na qual abordará este tema com a comunicação “Direito humano a uma alimentação adequada: Desafios actuais a partir de diferentes pontos de vista na Europa e em África”. O ISEG, através do programa de Development Studies, acolhe e apoia a realização desta conferência.

consultar programa

CEsA E PARCEIROS DO PROJECTO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MEDIA E O DESENVOLVIMENTO DIVULGAM BOLSA DE CRIAÇÃO JORNALÍSTICA

No âmbito do projecto “Aquele outro mundo que é o mundo – o mundo dos media e o mundo do desenvolvimento”, foi recentemente divulgado o primeiro concurso para a atribuição de uma bolsa de criação jornalística, que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento que normalmente não são notícia nos media portugueses.
Podem candidatar-se jornalistas portugueses, em parceria com estudantes ou estagiários dos cursos de Jornalismo e Comunicação. O prazo para entrega de candidaturas termina a 20 de Julho.
Este projecto, desenvolvido pelo CEsA em parceria com a Associação para a Cooperação Entre os Povos, a associação Coolpolitics e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20/UCoimbra), é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Fundação Calouste Gulbenkian.

ler mais (com formulário)

Inquérito aos jornalistas e aos profissionais de organizações para o desenvolvimento

Está em curso um inquérito a jornalistas e a profissionais de organizações para o desenvolvimento, sobre a forma como se vêem mutuamente estes dois grupos de actores. Os dados recolhidos no inquérito integrarão um estudo sobre a relação entre media e desenvolvimento, em preparação no âmbito do projecto “Aquele outro mundo que é o mundo – o mundo dos media e o mundo do desenvolvimento” (para mais informação, leia texto acima).

inquérito aos jornalistas

Inquérito aos membros de organizações para o desenvolvimento

Índice de Pobreza Multidimensional Global analisa 101 países em desenvolvimento

O Índice de Pobreza Multidimensional Global, agora divulgado, cobriu, na sua edição de 2015, 101 países em desenvolvimento, que detêm cerca de 75 por centro da população, ou seja, 5,2 mil milhões de pessoas. Deste universo, cerca de 30 por cento das pessoas (1,6 mil milhões) é identificada como multidimensionalmente pobre. O Índice deste ano revela que 62 % da população mais pobre não vive em Estados em situação de fragilidade

ler mais

China reforma a sua política de Ajuda ao desenvolvimento: que implicações para África?

Esta semana sugerimos a leitura da análise do Brookings Institute à reforma da política de ajuda ao desenvolvimento da China e das suas implicações para o continente africano. De acordo com esta análise, os empréstimos concessionais para a execução de projectos de infraestruturas de larga escala tornaram-se a modalidade com mais peso da ajuda ao desenvolvimento chincesa. De acordo com os autores, as expectativas sobre a reforma chinesa permanecem baixas.

ler mais

noticia

 

NOVO PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO DO CEsA/CSG

noticia

 

Um debate e reflexão informada sobre a complexidade das questões políticas, económicas e sociais mais importantes e contemporâneas que afectam o Médio Oriente e a Ásia Ocidental, na actualidade.

 

ANO EUROPEU DO DESENVOLVIMENTO LANÇADO A 9 DE FEVEREIRO

noticia

 

NEWSLETTER CEsA

Para receber notícias sobre as actividades do CEsA na sua caixa de correio virtual, envie-nos os seus dados.

 

Mecanismo: consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis

O CEsA dinamiza um mecanismo de pesquisa de financiamento internacional dirigido especialmente a ONGD portuguesas. O Mecanismo é promovido por quatro fundações portuguesas - Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação Portugal África, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Consulte no blogue do mecanismo as linhas de financiamento actualmente em curso.

 

Apelo a contribuições para obra em homenagem ao economista José Silva Lopes

noticia

Até 31 de Julho, está aberto o apelo a contribuições para a obra de homenagem ao Professor José Silva Lopes, recentemente falecido. O livro Estudos em Homenagem a José Silva Lopes: Economia Portuguesa, o Presente e o Futuro será publicado até ao final de 2015.

 

ler mais

 

Fernando Henrique Cardoso na Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian convida o antigo presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, para uma conferência sobre os desafios actuais do Brasil. A sessão tem lugar a 9 de Julho, pelas 18h30, no Auditório 2.

 

ler mais

 

consultar mais eventos e call for papers