28-29 MAR 2017 | Call for papers - International Conference Migrating out of Poverty: From Evidence to Policy

O consórcio “Migrating out of Poverty” organiza nos dias 28 e 29 de Março de 2017 a Conferência Internacional Migrating out of Poverty: From Evidence to Policy, em Londres. “Migrating out of Poverty” (RPC) foi fundado pelo UK’s Department for International Development (DFID) para o período 2010-2017, com objectivo de analisar as relações entre a migração local, a migração interna e a pobreza em seis regiões da Ásia, África e Europa. A chamada para participação termina já próximo dia 30 de Setembro de 2016.

_ler +

 

EADI disponibiliza Base de Dados Bibliográfica em Estudos de Desenvolvimento

O EADI Research Monitor (European Association of Development Research and Training Institutes) disponibiliza uma selecção relevante de 3701 publicações da mais recente investigação desenvolvida em Estudos de Desenvolvimento. Destacámos dessa lista as publicações do CEsA, nomeadamente:

  1. O e-bookObservando Direitos na Guiné-Bissau - Educação, saúde, habitação, água, energia, saneamento, justiça e meios de subsistência” (2016), da autoria de Carlos Sangreman;
  2. O e-bookDiáspora Cabo-Verdiana: Temas em Debate” (2016), com organização de Iolanda Évora;
  3. O working-paper Juventudes Partidárias Portuguesas: Que Visão sobre o Desenvolvimento Global?” (2016), de Inês Santos, Sara Peres Dias e Luís Mah.

Aceder à Base de Dados Bibliográfica aqui.

 

30 AGO - 2 SET 2017 | Call for papers - EAJS2017: 15th International Conference of the European Association for Japanese Studies

Encontra-se aberta chamada para apresentação de propostas para a EAJS2017 - 15th International Conference of the European Association for Japanese Studies, que decorrerá na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, de 30 de Agosto a 2 de Setembro de 2017. A conferência pretende reunir cerca de mil académicos e investigadores (as) da área de Estudos Japoneses, ao longo de três dias e meio de apresentações e eventos sociais.Não há um tema principal, os painéis serão organizados por secções temáticas. As propostas devem ser submetidas em inglês até 30 de Novembro de 2016.

_ler +

 

Lançamento do African Journal of Science, Technology, Innovation and Development (AJSTID)

O CEsA assinala o lançamento oficial do African Journal of Science, Technology, Innovation and Development (AJSTID). O AJSTID é uma publicação científica de cariz multidisciplinar sobre temas de Economia, Inovação e Estudos de Desenvolvimento, acreditada pelo DRI (Directorate of Research and Innovation). AJSTID oferece uma resposta na divulgação da investigação sobre o impacto da ciência, tecnologia e inovação no Desenvolvimento, essencialmente focada nos seguintes objectivos: alcançar o crescimento industrial, bem como alcançar o Desenvolvimento sócio-económico, especialmente em África e em outras economias em Desenvolvimento.

_ler +

 

O Portal "Memórias d’África e d’Oriente" (CEsA e UA) é parceiro do Congresso Internacional “Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial”

O Portal "Memórias d’África e d’Oriente" - projecto desenvolvido pelo Centro de Estudos sobre África, América Latina e Ásia (CEsA) e mantido pela Universidade de Aveiro (UA) -, juntamente com a Biblioteca Nacional de Portugal, o Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-UL) e o Centro de Estudos Comparatistas (CEC-FLUL), integra na qualidade de parceiro a organização do Congresso Internacional “Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial”, a acontecer dias 22 a 25 de Maio de 2017, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no ISCTE (IUL) e na Biblioteca Nacional. O Congresso é promovido pelo Grupo Internacional de Estudos da Imprensa periódica Colonial do Império Português (GIEIPC-IP) e pelo Projecto Internacional “Pensando Goa” e organizado pelo Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM-FCSH-UNL, UAç). E, resulta, segundo os (as) organizadores, da necessidade de reavaliar o lugar da imprensa periódica nas configurações conceptuais e nas dinâmicas de circulação de pessoas, bens, tecnologias, saberes e ideias, e da dimensão transfiguradora e criadora dessa mobilidade e circulação.

_ler +

 

Disponível Relatório da OCDE dedicado aos esforços de alinhamento da promoção da Coerência de Políticas para o Desenvolvimento 2016

Recentemente, foi lançado o Relatório anual da OCDE sobre «Coerência de Políticas para o Desenvolvimento 2016», que inclui um ponto relativo à implementação e promoção desta temática no nosso país. Este relatório é dedicado aos esforços de alinhamento da promoção da Coerência de Políticas para o Desenvolvimento, com os desafios e oportunidades lançados pela Agenda 2030 e a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Portugal estabeleceu já um quadro institucional que reúne as ferramentas políticas e operacionais necessárias para promover a implementação da Agenda 2030, tanto a nível interno como externo, recorrendo sobretudo a estruturas já existentes de coordenação, decisão e acompanhamento. Um processo que conduzirá à atribuição de funções e responsabilidades, com o objectivo de garantir uma implementação consistente e integrada dos ODS no nosso país. A Coerência de Políticas para o Desenvolvimento é matéria crucial para a maximização do contributo Português para a implementação da Agenda 2030, o que implicará uma crescente "cultura de coerência", na procura de uma conformidade cada vez mais eficiente e sistemática entre as questões de desenvolvimento e os processos de tomada de decisão em outras áreas governamentais. É esperado um envolvimento activo por parte da sociedade civil, do sector privado, das universidades e de grupos de interesse, através da criação de mecanismos adequados de consulta, acompanhamento e de troca de informação.

Acesso ao documento completo aqui.

 

Relatório da OCDE “Coopération pour le développement 2016” reflecte sobre os desafios do Desenvolvimento Sustentável e da Cooperação para o Desenvolvimento para o futuro próximo

Encontra-se disponível a publicação da OCDE «Coopération pour le développement 2016», que vem complementar outras já divulgadas pelo CEsA acerca das relações entre Economia e Desenvolvimento Sustentável. A presente publicação surge num contexto de mudança de paradigma e de reflexão sobre a questão do Desenvolvimento, que vem sendo colocada num patamar mais global e interdependente de preocupações. Nesse quadro, o sector privado é equacionado como um poderoso indutor do Desenvolvimento Sustentável, enquanto o sector público é percepcionado como estratégico na administração de políticas que visem a relação com o sector privado e contribuam para práticas económicas eficazes. No entanto, refere o Relatório, para definir os incentivos adequados, é essencial entender os factores favoráveis mas também os constrangimentos que as empresas e investidores enfrentam para o Desenvolvimento Sustentável. O Relatório examina, para o efeito, o cluster de oportunidades e desafios para investir em países em Desenvolvimento, fornecendo orientações sobre conduta empresarial e elencando as dificuldades associadas à mobilização de recursos e extensão do financiamento privado para os ODS (Objectivos do Desenvolvimento Sustentável), além de apresentar exemplos concretos ilustrativos de empresas que se encontram já a promover o Desenvolvimento Sustentável e o crescimento inclusivo em países em Desenvolvimento. Em particular, a parte II do Relatório destaca os perfis e desempenho desse conjunto de prestadores de Cooperação para o Desenvolvimento. Esta publicação oferece-se como um recurso inestimável para quem estuda estes assuntos e para empresas, na medida em que observa estudos de caso eventualmente replicáveis em novos contextos.

Acesso ao documento completo aqui.

 

21-23 AGO 2017 | Call for papers & call for panels/Ad-hoc WGs - EADI NORDIC 2017

O European Association of Development Research and Training Institutes (EADI) em parceria com Norwegian Association of Development Research (NFU) e a Universidade de Bergen (UiB) acolhem, de 21 a 23 de Agosto de 2017, a Conferência EADI NORDIC 2017 subordinada ao tema Rethinking Inequalities and Boundaries, em Bergen, Noruega. Constitui esta  conferência uma oportunidade para os (as) investigadores da área dos Estudos de Desenvolvimento apresentarem propostas nos temas listados, a fim de integrarem as sessões dos Grupos de Trabalho e os Painéis Ad hoc (até 17 de Outubro de 2016) e de responderem à chamada para publicação de artigos (até 16 de Janeiro de 2017).

_ler +

 

DATNAV: novo guia para a navegação digital no tema dos Direitos Humanos

O guia DatNav foi concebido para a navegação e compilação de informação digital em Direitos Humanos.

As plataformas de media exibem diariamente vídeos de violações de direitos, de cenários de degradação ambiental, de relatos de testemunhas, que nos permitem aceder a dados relevantes sobre Direitos Humanos. Quando usados de forma responsável, estes dados podem ajudar os profissionais de Direitos Humanos em situações várias (no tribunal, como forma de documentação, na investigação ou no monitoramento de políticas públicas). O DatNav é, para o efeito, um recurso útil de informação digital sobre os Direitos humanos (incluindo a económica, social e cultural), que resultou da colaboração conjunta entre a Amnistia Internacional, a Benetech e a Engine Room.

Acesso ao documento completo aqui

SEMINÁRIOS Edição 2016 | consulte os materiais disponíveis aqui

KDL Edição 2016@CEsA/ISEG | assista ao live streaming e consulte aos materiais disponíveis aqui

 

O EconPapers é um repositório online que pertence ao RePEc - Research Papers in Economics que é uma base de dados bibliográfica de abrangência internacional que agrega uma vasta colecção de publicações das áreas de Ciências Sociais, Economia e Estudos de Desenvolvimento. Aqui estão consultáveis em acesso aberto os working papers CEsA. Para mais informações sobre submissão de artigos os (as) membros devem contactar o gabinete de comunicação.

 

Calls for papers/Conferências

Esta secção disponibiliza periodicamente calls for papers e conferências que reportam aos domínios da Cooperação, Multilateralismo, Estudos Coloniais e pós-Coloniais, Estudos Africanos, Economia do Desenvolvimento e Estudos de Desenvolvimento.

 

EADI NORDIC 2017

O European Association of Development Research and Training Institutes (EADI) em parceria com Norwegian Association of Development Research (NFU) e a Universidade de Bergen (UiB) acolhem de 21 a 23 de Agosto de 2017 a conferência EADI NORDIC 2017. As chamadas para participação (artigos e painéis) encontra-se aberta.

 

EAJS2017

Decorre a EAJS2017 - 15th International Conference of the European Association for Japanese Studies na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, de 30 de Agosto a 2 de Setembro de 2017. A chamada para participação encontra-se aberta até 30 de Novembro 2016.

 

Cadernos de Estudos Africanos: “Moçambique e os BRICS”

Encontra-se aberta call for papers para o nº temático "Moçambique e os BRICS" da Revista «Cadernos de Estudos Africanos». O prazo para o envio de propostas até 3 de Abril de 2017.

 

V Conferência Internacional do Instituto de Estudos Sociais e Económicos

Encontra-se aberta call for papers para a V Conferência Internacional do IESE (Instituto de Estudos Sociais e Económicos) subordinada ao tema “Desafios da investigação social e económica em tempos de crise”, que terá lugar entre 19 e 21 de Setembro de 2017, em Maputo, Moçambique. Prazo para envio de propostas até 15 de Janeiro de 2017.

 

II Congresso Internacional sobre cultura: Diálogos Brasil-Portugal

A UFBA (Universidade Federal da Bahia) realiza o «II Congresso Internacional sobre Cultura: Diálogos Brasil-Portugal» em 14 e 15 de Novembro próximo, com o objectivo de estimular o debate, a reflexão e a produção científica nos diversos espaços de ensino, pesquisa, extensão e produção cultural nos dois países, evidenciando a importância e actualidade dos debates acerca dos processos de diferenciação cultural no mundo.

 

Social Inclusion and Poverty Eradication International workshop

O ISSC/UiB (Comparative Research Programme on Poverty - CROP) e o Minda de Gunzburg Center for European Studies and the Weatherhead Center for International Affairs, ambos da Universidade de Harvard, Cambridge, USA, organizam a 17 e 18 de Novembro de 2016 o Social Inclusion and Poverty Eradication International workshop, com o objectivo de explorar a exclusão social e de como esta contribui para a pobreza, e ainda de como a inclusão social contribui para minimizá-la e inclusivamente reduzi-la.

 

A New Social Contract for MENA (Middle East and North Africa) Countries: Experiences from Development and Social Policies Conference

O DIE (German Development Institute/Deutsches Institut für Entwicklungspolitik) realiza a 5 e 6 de Dezembro de 2016 a IPR-MENA, a terceira conferência sobre políticas sociais, subordinada ao tema: A New Social Contract for MENA (Middle East and North Africa) Countries: Experiences from Development and Social Policies, em parceria com a Universidade de Bath: IPR (Institute for Policy Research).

 

Conferência Internacional Activismos em África

O Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) promove nos dias 12-13 de Janeiro de 2017, a Conferência «Activismos em África», com o propósito de debater o papel da sociedade civil perante o Estado ou corporações privadas, novos perfis do activismo social em África e as perspectivas de mudança trazidas pelos mesmos. Os resumos devem ser submetidos até 30 de Setembro de 2016.

 

International Development Economics Colloque 2016

O GDRI (Groupe de Recherche International en Économie Internationale du Développement) e a rede IDE (Economie Internationale du Développement), que reúne investigadores e instituições europeias financiadoras, incluindo do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), realizam o seu primeiro colóquio bienal no CERDI (Centre d'Études et de Recherches sur le Développement International) em Clermont-Ferrand, de 3 a 4 de Novembro de 2016. Este colóquio surge num contexto de "renovado interesse na economia do Desenvolvimento, o que justificou a expansão dos programas de investigação, em particular, o campo da economia experimental".

 

Congresso Diu e os Diuenses: Perspectivas Multidisciplinares

A FLUL e ISCTE-IUL convidam para apresentação de propostas de comunicações individuais ou em parceria para o Congresso «Diu e os Diuenses: Perspectivas Multidisciplinares», dias 27 e 28 de Outubro de 2016, que reflictam investigações sobre Diu, o seu território ou a sua população nas mais diversas disciplinas académicas e metodologias.

 

12ª edição da Conferência Internacional da AFD

A 12ª edição da Conferência Internacional da Agence Française de Développement decorre entre 1 e 2 de Dezembro de 2016, em Paris.

 

_arquivo calls/conferências