EQUIPA DOS “CLUSTERS DA COOPERAÇÃO PORTUGUESA” REUNIU EM LISBOA PARA DISCUTIR O CONTRIBUTO DO PROJECTO PARA A COOPERAÇÃO PORTUGUESA

noticia noticia

Vários membros da equipa do projecto “O cluster como instrumento teórico e prático da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento portuguesa: o caso de Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Angola” apresentaram alguns dados das suas pesquisas, no passado dia 4 de Julho, na sede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
A sessão contou com a participação de cerca 50 pessoas, desde investigadores, a membros de organizações da sociedade civil portuguesas e diversos técnicos do Camões, I.P.
A sessão de abertura contou com a presença do novo vice-presidente do Camões, I.P., Gonçalo Marques, que referiu o contributo desta investigação para a afirmação e melhor articulação da Cooperação Portuguesa naqueles países.
Os dados recolhidos no âmbito deste projecto, bem como as conclusões deste workshop, serão reunidos em livro a ser lançado no final de Setembro deste ano. Já as gravações e as apresentações do workshop ficarão em breve disponíveis no site do CEsA.

ler programa

ler mais sobre o projecto

Call for Papers
XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro

De 1 a 5 de Fevereiro, a será organizado o XII CONLAB – Congresso Luso-Afro-Brasileiro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Universidade Nova de Lisboa. Os investigadores do CEsA Sónia Frias, Iolanda Évora e João Mosca irão coordenar um grupo de trabalho sobre o impacto das migrações rurais nos contextos de origem, através de as experiências luso-afro-brasileiras. O prazo para submissão de resumos de comunicações termina a 18 de Agosto.

ler mais

BRICS lançam banco de Desenvolvimento próximo dia 16 de Julho

Os BRICS, como é designado o grupo de países emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, vão finalmente lançar um banco conjunto de Desenvolvimento. A apresentação acontecerá no próximo encontro do grupo, nos dias 15 e 16 de Julho, em Fortaleza (Brasil). Ainda não foi revelada a cidade onde ficará sediado o Banco, porém a escolha deverá recair entre Xangai (China) ou Nova Deli (Índia).

ler mais

EVENTOS

Escola de Verão aTerra

A ONGD FEC – Fundação Fé e Cooperação organiza a escola de verão aTerra, no âmbito do projecto homónimo. Através de uma abordagem teórico-prática em regime residencial, propõe-se um tempo e um espaço para analisar estratégias integradas de sustentabilidade rural, em articulação com os desafios globais de desenvolvimento sustentável.

 

ler mais

 

Colóquio Internacional
Epistemologias do Sul

O CES/Coimbra organiza um colóquio internacional dedicado às Epistemologias do Sul, nos dias 10, 11 e 12 de Julho, no âmbito do projeto ALICE – Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas: Definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo.

 

ler mais

IV Feira do Livro de S. Tomé e Príncipe

A Mén Non (Associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe), em parceria com a Associação Cafuka e o ISCTE, organiza a 12 e 13 de Julho, a IV Feira do Livro de São Tomé e Príncipe, no ISCTE/IUL.

 

ler mais

IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos

De 11 a 13 de Setembro, o CES/Coimbra organiza o IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos, sob o tema África Hoje: tempos e espaços de transformação. Diversos investigadores do CEsA irão dinamizar painéis de discussão.

 

ler mais

 

ler sobre a participação do CEsA

 

outros eventos