LIVRO SOBRE OS KHOJAS ISMAILI RECENTEMENTE LANÇADO EM FRANÇA

noticia

Coordenado por Nicole Khouri e Joana Pereira Leite, o livro “Khojas Ismaili: Du Mozambique colonial à la globalisation” foi lançado recentemente em França pela editora L’Harmattan. A obra, com 426 páginas, analisa o papel dos khoja ismaili no contexto de Moçambique, recuperando elementos da investigação realizada pelas investigadoras Joana Pereira Leite, Nicole Khouri e Maria José Mascarenhas no projecto “A Construção das Identidades Lusófonas: o Caso dos Ismailis de Moçambique (1950-1974)”, reunindo outras contribuições de investigadores portugueses e franceses que têm trabalho publicado nesta área. Para adquirir esta obra, clique aqui.

CESA E DE/ISEG ORGANIZAM SPRING SCHOOL SOBRE AS POTÊNCIAS EMERGENTES NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

noticia

Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) assumem cada vez mais um papel preponderante no sistema das Relações Internacionais, não só pelo seu crescimento económico, em contraciclo com os países ditos desenvolvidos, mas também pela sua consequente influência económica e política no quadro mundial. Esta tendência é o tema central da Spring School que o CEsA e o Departamento de Economia (DE) do ISEG organizam entre 5 e 29 de Maio, com o Prof. Daniel Bach, director do Centro Emilie Durkheim (Univ. Bordéus). As sessões acontecem às segundas e quintas-feiras, entre as 18 e as 20 horas, no Auditório 2 (ed. Quelhas, ISEG).

inscrição

ler mais

Disponível online | Seminário de Política Europeia de Cooperação, com Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD

Disponível online | Global land grabbing & political reactions ‘from below’, com Professor Saturnino Borras

EVENTOS

 

CONFERÊNCIA CEsA 2014: OS ÚLTIMOS 40 ANOS DO “ESPAÇO LUSÓFONO”

Aceda aqui ao site da Conferência Internacional que o CEsA organiza de 29 a 31 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Diploma de Especialização em Cooperação para o Desenvolvimento (DECODE)

O INA organiza mais uma edição do Diploma de Especialização em Cooperação para o Desenvolvimento que assegura aos seus participantes uma visão holista em matéria de Cooperação para o Desenvolvimento, bem como os capacita com instrumentos operacionais destinados à promoção das acções das instituições, organizações não-governamentais, fundações e empresas que intervêm, ou venham a intervir, nas áreas da cooperação internacional.

 

ler mais

 

As Humanidades e o Desenvolvimento de Angola num Mundo Multicultural e Globalizado

A Universidade Agostinho Neto organiza o I Congresso das Humanidades dedicado ao Desenvolvimento de Angola num Mundo Multicultural e Globalizado, entre 11 e 18 de Abril.

 

ler mais

 

Call for Papers
Colóquio Internacional – A política externa “colonial”: factor de (des)equilíbrio permanente?

Até dia 8 de Maio, está aberto o período para submissão de comunicações à conferência internacional “A política externa ‘colonial’ – factor de (des)equilíbrio permanente?”, organizada pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto nos dias 5 e 6 de Junho.

 

ler mais

 

outros eventos