GUINÉ-BISSAU: 1ª APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS EM BISSAU

noticia

O Observatório dos Direitos, um projecto desenvolvido pela Liga Guineense dos Direitos Humanos em parceria com o CEsA e a ONG portuguesa ACEP, será apresentado a 30 de Setembro – terça-feira – numa sessão pública que contará com a presença dos, promotores do projecto, das antenas regionais e das instituições financiadoras (UE e Camões, IP).
O investigador do CEsA Prof. Carlos Sangreman, que dinamizou o processo de construção da metodologia e dos indicadores de recolha de dados para o Observatório, estará presente na sessão.

consulte o programa da sessão

Conferência doutoral
Angola: construção do território, reinvenção da identidade (1880-1960)

A 3 de Outubro, a Prof. Isabel Castro Henriques, investigadora do CEsA, vai proferir uma conferência doutoral sobre “Angola: construção do território, reinvenção da identidade (1880-1960)”. A conferência terá lugar no Auditório Afonso de Barros (Ala Autónoma do ISCTE-IUL), pelas 19 horas.

Agenda 2063 – visões africanas sobre o futuro de África

A União Africana divulgou este mês o relatório Agenda 2063 – The Africa We Want, que reúne visões africanas para o futuro do continente. O crescimento inclusivo, o desenvolvimento sustentável e o pan-africanismo são algumas das aspirações para a “África que nós queremos”.

ler relatório

Great Insights: dossiê especial sobre Financiamento do Desenvolvimento

A revista deste mês do think tank europeu ECDPM é dedicada ao financiamento do Desenvolvimento, com especial enfoque nas abordagens que vão para além da Ajuda ao Desenvolvimento, nomeadamente a mobilização de recursos internos.

ler publicação

Mecanismo: consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis

O CEsA dinamiza um mecanismo de pesquisa de financiamento internacional dirigido especialmente a ONGD portuguesas. O Mecanismo é promovido por quatro fundações portuguesas - Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação Portugal África, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Consulte no blogue do mecanismo as linhas de financiamento actualmente em curso.

 

 

EVENTOS

 

Fórum da Juventude Europa-Lusofonia

A Associação IUNA, através do Programa + Lusofonia organiza o Primeiro Fórum da Juventude Europa-Lusofonia: Desafios à Cooperação e Desenvolvimento, nos dias 9, 10 e 11 de Outubro no Auditório da Assembleia da República e no IPDJ do Parque das Nações.

 

ler mais

 

O Ano do Fim – O fim do império colonial português: causas, processos, legados

O ICS/ULisboa organiza a conferência internacional “Ano do Fim. O fim do império colonial português: causas, processos, legados” nos dias 15 e 16 de Janeiro de 2015.

 

ler mais