NOVO CURSO À DISTÂNCIA: INTRODUÇÃO À COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO

O Prof. Carlos Sangreman e a Doutora Raquel Faria, investigadores do CEsA, integram a equipa dinamizadora do primeiro curso à distância de Introdução à Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, promovido pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. Em conjunto com a Prof. Ana Larcher (ISCTE-IUL) e Fátima Proença (ACEP), a equipa irá dinamizar o curso realizado inteiramente online ao longo de três meses (de 48 horas, com 6 ECTs) e validado pelo Conselho Cientifico e Pedagógico da Universidade de Aveiro (UA). A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro, e o reitor da UA, Manuel Assunção, participam nesta iniciativa com breves intervenções iniciais para os alunos. Nos meses seguintes serão promovidos outros dois cursos – Boa Governação e Direitos Humanos, coordenado pelo Prof. Carlos Jalali (UA) e Avaliação e Gestão de Projectos, coordenado pela Prof. Clara Carvalho (ISCTE).

ler mais

CALL FOR PAPER | PROLONGADO PRAZO PARA SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES - 29 DE FEVEREIRO

O CEsA, o CSG, a UECE, e o ISEG, em colaboração com a Universidade de Brasília, a World Academy of Art and Science e o World University Consortium, organizam de 11 a 13 de Maio de 2016 um XIII Colóquio Internacional, dedicado às dinâmicas globais e mudanças estruturais verificadas desde o início da recessão económica e financeira de 2008.

O período de submissão de comunicações foi alargado até 29 de Fevereiro de 2016.

aceder a site

Discussão: Estudos Africanos em Portugal – uma agenda impossível?

Na quinta-feira, dia 11 de Fevereiro, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) promove uma discussão na Fundação Calouste Gulbenkian sobre o papel dos Estudos Africanos na investigação em Portugal, questionando se se trata de uma agenda impossível no panorama nacional. O horário da sessão ainda está em aberto, e será decidido em função dos participantes. O registo na discussão é gratuito e deverá ser enviado para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

ler mais

Plataforma Portuguesa das ONGD dinamiza curso de Comunicação nas Organizações da Sociedade Civil

A Plataforma Portuguesa das ONGD, com o apoio da Escola Superior de Comunicação Social - IPL, irá promover um curso executivo sobre “A «Comunicação» nas Organizações da Sociedade Civil: Conhecimento e Reconhecimento” com coordenação científica de Mafalda Eiró-Gomes (ESCS) e coordenação executiva de César Neto (Plataforma Portuguesa das ONGD). O curso terá início em Fevereiro. Mais disponíveis no site oficial da Plataforma a partir de dia 3 de Fevereiro.

ler mais

El País: A Cooperação Espanhola no mundo

A editoria do El País dedicada a questões de Desenvolvimento – Planeta Futuro – publicou esta semana uma infografia que apresenta seis lugares do planeta onde a Cooperação Espanhola deixou um legado. As histórias de quem beneficiou de projectos da cooperação espanhola na Mauritânia, na Nicarágua ou nas Filipinas demonstram o impacto que a ajuda pública ao desenvolvimento tem na vida real das pessoas.

ler mais

O papel do Banco Mundial na actualidade

Esta semana sugerimos a leitura de um paper divulgado pelo Center for Global Development que analisa o papel do Banco Mundial na conjuntura actual em que cada vez menos países em desenvolvimento precisam do capital da instituição. O papel do Banco Mundial sofreu alterações nos seus 70 anos de vida e diversos analistas defendem que o objectivo central do Banco na actualidade é – e deve ser – reduzir a pobreza extrema.

ler paper

 

SPRING MODULES 2016: TRANSFORMAÇÕES AGRÁRIAS EM ÁFRICA











14 A 16 DE ABRIL / 10-12 HORAS

 

PROF. JOÃO MOSCA / UNIV. POLITÉCNICA DE MOÇAMBIQUE, CEsA E OBSERVATÓRIO DO MEIO RURAL

 

Este conjunto de seminários tem como objectivo apresentar as recentes reconfigurações da divisão internacional da produção alimentar e de comodities, as formas de penetração do capital nos países em desenvolvimento e os processos de resistência/integração dos sistemas de produção locais, em particular dos camponeses, bem como os conflitos políticos e sociais associados. São referidas as mudanças estruturais da economia e da agricultura, assim como o aprofundamento da natureza subdesenvolvida das economias receptoras, os padrões de acumulação e as alianças políticas e económicas subjacentes.

 

ler mais

 

NEWSLETTER CEsA

Para receber notícias sobre as actividades do CEsA na sua caixa de correio virtual, envie-nos os seus dados.

 

Mecanismo: consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis

O CEsA dinamiza um mecanismo de pesquisa de financiamento internacional dirigido especialmente a ONGD portuguesas. O Mecanismo é promovido por quatro fundações portuguesas - Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação Portugal África, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Consulte no blogue do mecanismo as linhas de financiamento actualmente em curso.

 

Development Studies Association Conference

Até 29 de Fevereiro, está aberto o período para submissão de propostas de painéis para a Conferência da Associação de Estudos do Desenvolvimento, que se realiza de 12 a 14 de Setembro, na Universidade de Oxford. Entre 14 de Março e 25 de Abril abre o período de submissão de comunicações.

 

ler mais

 

Emerging Trends within the Roles of Rising Powers and Global Development

A rede Rising Powers Young Researchers Network organiza no dia 1 de Março a conferência Emerging Trends within the Roles of Rising Powers and Global Development, no Institute of Development Studies, Reino Unido.

 

ler mais

 

consultar mais eventos e call for papers