CEsA/CSG ACOLHE INVESTIGADORES FCT – CANDIDATURAS TERMINAM A 31 DE AGOSTO

noticia

O CEsA/CSG – o centro de investigação em Ciências Sociais e Gestão do ISEG aceita candidaturas de investigadores/as doutorados/as que considerem o CSG como instituição de acolhimento no âmbito do Concurso “Investigador FCT 2015”. O período de candidaturas está aberto até ao próximo dia 31 de Agosto.

ler mais sobre esta candidatura

ler mais sobre o Concurso Investigador FCT 2015

NOVO LIVRO FERDI: FINANCIAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TENDO EM CONTA AS VULNERABILIDADES

noticia

Este mês, como sugestão para férias, sugerimos o e-book “Financing Sustainable Development - Addressing Vulnerabilities”, organizado por Patrick Guillaumont e Matthieu Boussichas, da Fondation pour les Etudes et Recherches sur le Développement International (Ferdi). A nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável requer a mobilização e alocação de um enorme volume de recursos públicos e privados. Esta obra analisa a forma como o financiamento pode ajudar a garantir a promoção do desenvolvimento sustentável tendo em conta os factores de vulnerabilidade dos países em desenvolvimento.

ler livro

DIAGNÓSTICO DE GÉNERO EM ANGOLA

noticia

No âmbito do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE II), financiado pela União Europeia com co-financiamento da Cooperação Espanhola, realizou-se um estudo de diagnóstico sobre a situação de género em Angola, com o objectivo de contribuir para a promoção de uma maior igualdade entre homens e mulheres no país. Esta investigação dá também a conhecer o papel da mulher angolana enquanto agente social, económico e chefe de família.

ler estudo

OIM lança site sobre os migrantes mortos e desaparecidos

Até 23 de Julho deste ano, 1951 migrantes perderam a vida no mar Mediterrâneo, mais 472 que na totalidade do ano anterior. A Europa representa assim o destino mais perigoso para os chamados “migrantes irregulares” que atravessam o Mediterrâneo. Em termos globais, mais de 2700 migrantes morreram nos primeiros seis meses de 2015 quando fugiam dos seus lugares de origem. Perante estes números, a Organização Internacional para as Migrações lançou o Missing Migrants Project que utiliza dados estatísticos compilados por governos e outras agências (ONG, media), mas procura ir mais além divulgando disponibilizando também informação às famílias das vítimas.

ler mais sobre o projecto

Última edição do Caderno de Estudos Africanos dedicada aos “Camponeses em Movimento”

O mais recente número da revista Cadernos de Estudos Africanos, intitulada “Camponeses em Movimento. Turbulências entre Dinâmicas Globais, Migrações e Segurança Alimentar”, analisa as dinâmicas globais contemporâneas enfrentadas pelas sociedades africanas, a forma como elas interagem com processos internos de mudança e as respostas destas sociedades a essas pressões. A edição inclui ainda um artigo sobre as migrações e estratégias de desenvolvimento dos pequenos Estados insulares em Desenvolvimento, nomeadamente sobre Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.

ler revista

Portugal na 22.ª posição do Índice de Soft Power

Foi divulgado em Julho um índice inovador que classifica o soft power, ou seja, as estratégias de influência cultural e política dos países na arena das relações internacionais, contrapondo-se ao hard power entendido como a influência militar e económica. O Reino Unido lidera a tabela, seguido da Alemanha e dos EUA. Portugal ocupa a 22.ª posição. Curiosamente, a China ocupa o 30.º lugar da tabela, apesar dos recentes investimentos do governo chinês em projectos de soft power (por exemplo, a expansão da agência noticiosa Xinhua e a aposta em projectos de desenvolvimento). O relatório conclui que os países estão a apostar cada vez mais em abordagens de sorf power, em detrimento de se afirmarem com recurso ao poderio militar ou económico.

ler mais

Aprovada Agenda para a Acção de Adis Abeba sobre Financiamento para o Desenvolvimento

No passado dia 16 de Julho, foi aprovada a nova agenda de Financiamento para o Desenvolvimento – a Agenda para a Acção de Adis Abeba (AAAA), que procura dar novo fôlego aos compromissos assumidos pelos Estados para a mobilização de recursos em prol do Desenvolvimento. Trata-se da primeira de três conferências das Nações Unidas, que se realizam este ano, para discutir o futuro do desenvolvimento global para a próxima década e meia.

ler documento

noticia

 

NOVO PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO DO CEsA/CSG

noticia

 

Um debate e reflexão informada sobre a complexidade das questões políticas, económicas e sociais mais importantes e contemporâneas que afectam o Médio Oriente e a Ásia Ocidental, na actualidade.

 

ANO EUROPEU DO DESENVOLVIMENTO LANÇADO A 9 DE FEVEREIRO

noticia

 

NEWSLETTER CEsA

Para receber notícias sobre as actividades do CEsA na sua caixa de correio virtual, envie-nos os seus dados.

 

Mecanismo: consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis

O CEsA dinamiza um mecanismo de pesquisa de financiamento internacional dirigido especialmente a ONGD portuguesas. O Mecanismo é promovido por quatro fundações portuguesas - Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação Portugal África, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Consulte no blogue do mecanismo as linhas de financiamento actualmente em curso.

 

Bolsas de apoio à investigação para estudantes de doutoramento dos PALOP

De 1 de Julho a 30 de Setembro, está aberto o período para apresentação de candidaturas a bolsas de apoio à investigação destinadas a estudantes de doutoramento dos países africanos de língua portuguesa. Trata-se de uma bolsa

 

ler mais

 

Call for Abstracts
The Futures We Want: Global Sociology and the Struggles for a Better World

Está aberto até 15 de Setembro o período para submissão de resumos ao 3.º Fórum ISA de Sociologia, que se realiza de 10 a 14 de Julho em Viena, Áustria. Os resumos podem ser enviados em inglês, francês e espanhol.

 

ler mais

 

Call for Papers
Conferência sobre os 40 anos de independências

Até 18 de Setembro, está aberto o período para envio de comunicações para a Conferência Quarenta Anos de Independências, organizada pelo CEI/ISCTE, IHC/UNL, CES/UCoimbra e a Fundação Mário Soares. A conferência terá lugar no ISCTE, de 18 a 20 de Novembro.

 

ler mais

 

consultar mais eventos e call for papers