SEMINÁRIOS CEsA/CSG 2016: PHD SEMINAR IN DEVELOPMENT STUDIES | VICENTE AGULONYE & DANIEL ADAYI

 

_SPRING MODULE 05-07 MAI 2016: The Comparative Study of Regionalisms | Daniel Bach

_ler programa de seminários completo

 

O CEsA, o CSG, a UECE, e o ISEG, em colaboração com a Universidade de Brasília, a World Academy of Art and Science e o World University Consortium, organizam de 11 a 13 de Maio de 2016 um XIII Colóquio Internacional, dedicado às dinâmicas globais e mudanças estruturais verificadas desde o início da recessão económica e financeira de 2008. O período de inscrição na Conferência termina a 30 de Abril

_ler +

_inscrição

_pagamento/payment

OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS | RESULTADOS DO 2º ANO DE RECOLHA DE DADOS NA GUINÉ-BISSAU

A 5 de Abril de 2016 foram apresentados numa sessão de trabalho os resultados do segundo ano de recolha de indicadores de Direitos Humanos na Guiné-Bissau, numa iniciativa promovida pelo Observatório dos Direitos (projeto com financiamento da União Europeia e da Cooperação Portuguesa) e conduzida pelo seu coordenador científico e investigador do CEsA/ISEG Prof. Carlos Sangreman e pelo coordenador nacional do projeto Dr. Luis Vaz Martins da Liga Guineense dos Direitos Humanos. O evento contou com a participação de cerca de 40 pessoas oriundas de várias instituições públicas e de organizações da sociedade civil guineense, e de organizações internacionais como a União Europeia e a UNICEF. Segundo o Prof. Carlos Sangreman, neste segundo ano de atividade do Observatório dos Direitos, consolidou-se o método de recolha e controlo da informação, alargaram-se as áreas de intervenção, o que permitiu a inclusão de novos indicadores sobre os meios de subsistência (alimentação) e o saneamento, e tornou a amostra de localidades inquiridas mais significativa estatisticamente.

_ler +

AÇÃO DE FORMAÇÃO: COMUNICAÇÃO E JORNALISMO PARA O DESENVOLVIMENTO | Escola Superior de Educação de Coimbra

A 30 de Abril de 2016 decorre, entre as 9 e as 18 horas, na Escola Superior de Educação de Coimbra, a ação de formação dedicada ao tema «Comunicação e Jornalismo para o Desenvolvimento», que tem como objetivo analisar de forma crítica o que é o “jornalismo e a comunicação para o desenvolvimento”. Esta formação inclui ainda a apresentação das principais conclusões do estudo «O Desenvolvimento nos Media – visões e percepções de jornalistas e profissionais da área do Desenvolvimento», desenvolvido em parceria com o CEsA, CEIS20, ACEP e Coolpolitics, que se debruçou sobre as pontes possíveis entre os agentes das organizações e entidades da área do Desenvolvimento (desde ONGD, serviços públicos, fundações, etc.), e os jornalistas, mais concretamente, sobre as proximidades e as diferenças entre "os mundos" da Comunicação, do Jornalismo e do Desenvolvimento; os desafios que se colocam a uma comunicação das questões do Desenvolvimento; estudo de casos e análise de novas práticas; discussão sobre princípios éticos comuns entre jornalistas e ONGD.

_ler +

 

World Bank Research | Questões sobre a cultura e o desenvolvimento económico:

O Policy Research Talks é um evento mensal que visa divulgar os resultados da investigação do World Bank Research. O evento de Março de 2016 foi dedicado à Behavioral Economy, com destaque para a importância do contexto e da cultura na formação da tomada de decisões. Desse ponto de vista, o progresso do desenvolvimento depende não-somente de incentivos, mas também das mentalidades. A economista Karla Hoff, que co-liderou o 2015 World Development Report on Mind, Society, and Behavior, apresenta as suas descobertas, demonstrando que uma compreensão mais realista das escolhas e dos comportamentos pode contribuir diretamente para um desenvolvimento económico mais eficaz.

_ler +

Observatório da Emigração | Portuguese Emigration Factbook 2015:

O Observatório da Emigração publica o Portuguese Emigration Factbook 2015. Esta edição fornece um foco sobre os dados dos censos entre 2000/01 e 2010/11, respeitantes às características sociodemográficas das populações portuguesas emigrantes nos países de destino da OCDE. Em concreto, disponibiliza dados agregados e comparativos sobre a emigração portuguesa e global, informação detalhada sobre os países de destino, reúne as principais informações relacionadas com as remessas recebidas em Portugal e enviadas de Portugal, sendo uma ótima base de dados para o apoio a trabalhos de licenciatura e teses de mestrado sobre temas relacionados com a temática das migrações.


_ler +

 

CONFÉRENCE CHAIRE JACQUES LECLERCQ | Louvain-la-Neuve, Bruxelas

 

 

 

 

 

 

 

 

A 14 de Abril de 2016 decorre o Seminário Internacional Mobilités Depuis L’archipel du Cap-Vert: aller au-delá de la question migratoire, enquadrado na Conferência Chaire Jacques Leclercq, em Louvain-la-Neuve, Bruxelas. Este seminário inclui no seu painel de oradores a investigadora do CEsA a Prof. Iolanda Évora, com a comunicação intitulada: «L’ambition épistemoloqique. Mobilités, migrations, diaspora, et la construction de nouvelles catégories dans le camps migratoire capverdien».

 

Expresso Weekly Newspaper | Índia, Camboja e Myanmar: os três “tigres” do crescimento nos próximos anos na Ásia

Segundo as previsões do Asian Development Outlook 2016 que o Banco de Desenvolvimento Asiático divulgou no Seminário de 6 de Abril de 2016 no ISEG (Lisboa), o crescimento da Ásia vai continuar abaixo de 6% este ano e no próximo. Estas previsões são inclusivamente inferiores às do World Economic Outlook e do FMI, que apontam para um ligeiro crescimento acima dos 6% em 2016 e 2017 das economias asiáticas emergentes e em desenvolvimento. Para o economista-chefe-adjunto do banco que liderou o Seminário, o chinês Juzhong Zhuang, a Ásia “vai continuar a ser a região do mundo de maior crescimento” e esse aspeto é a questão essencial, sendo que com um crescimento anual superior a 7% estão o Myanmar, a Índia, que é já a nona economia do mundo, e o Camboja.

 

_ler +

 

MECANISMO | Consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis

O CEsA dinamiza um mecanismo de pesquisa de financiamento internacional dirigido especialmente a ONGD portuguesas. O «Mecanismo» é promovido por quatro fundações portuguesas: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação Portugal África, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. Consulte as linhas de financiamento actualmente em curso ++

 

CALLS FOR PAPERS

IX Conferência Científica 2016

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) realiza, de 27 a 28 de Setembro de 2016, a IX Conferência Científica dedicada ao tema: «Investigação para o Desenvolvimento: Tendências, Desafios e Perspectivas». Prazo de envio de propostas até 30 de Maio de 2016.

 

XXVI Encontro da AULP 2016

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que reúne mais de 150 universidades e instituições de Ensino e Investigação dos países da CPLP e Macau, organiza nos dias 29, 30 de Junho e 1 de Julho de 2016, em Díli, Timor-Leste, o XXVI Encontro subordinado ao tema: «Rotas de Signos: Mobilidade Académica e Globalização no Espaço da CPLP e Macau». Prazo de envio de propostas até 20 de Maio de 2016.

 

2nd CODESRIA/CASB Summer School

O Council for the Development of Social Science Research in Africa e o Centre for African Studies Basel organizam, entre 22 e 27 de Agosto de 2016, em Dakar, a 2nd CODESRIA/CASB Summer School in African Studies and Area Studies in Africa, com o tema «Interdisciplinarity in Area Studies: Basic and Applied Research». Prazo de candidatura termina a 31 de Maio de 2016.

 

++ eventos e calls for papers

 

NEWSLETTER CEsA

Para receber notícias sobre as actividades do CEsA na sua caixa de correio virtual envie-nos os seus dados.