Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA Home

DS LAB | Laboratório em Estudos de Desenvolvimento

Escrever sobre Desenvolvimento e Cooperação Internacional requer reflexão fundamentada sobre os mais variados temas, tais como: Cooperação Sul-Sul, Desigualdade, Inclusão, Direitos Humanos, Governação, Comércio, Finanças, Segurança, Política de Coerência para o Desenvolvimento europeia. Surge assim o DS LAB, uma iniciativa do CEsA (Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina/ISEG-ULisboa) destinada a oferecer aos/às estudantes do MDCI (Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional) tanto o desafio como a oportunidade de participação em projectos liderados por organizações da sociedade civil na área do Desenvolvimento e Cooperação Internacional. Os textos produzidos serão futuramente disponibilizados na revista digital "Mundo Crítico".

_ler+

 

OIM disponibiliza informação mensal sobre os fluxos migratórios para a Europa

(clicar na imagem para aumentar)

A Organização Internacional para as Migrações divulga, no mês de agosto de 2017, novos dados acerca dos fluxos migratórios/refugiados para a Europa. Na primeira metade de 2017, foram registadas mais de 100.000 chegadas à Grécia, Itália, Bulgária, Chipre e Espanha. Isto representa um decréscimo de 58% quando comparado com o mesmo período em 2016, em que se registaram 239.925 chegadas. Este decréscimo foi observado sobretudo na Grécia, porque nos outros países indicados houve, pelo contrário, um incremento do número de chegadas.

_ler+

 

IESE publica o livro “Emprego e Transformação Económica e Social em Moçambique”

O IESE (Instituto de Estudos Sociais e Económicos) publica o livro “Emprego e Transformação Económica e Social em Moçambique”, cujo lançamento oficial está previsto para setembro próximo, em Maputo, Moçambique. Organizado por Carlos Nuno Castel-Branco, director de investigação no IESE, professor no ISEG e nosso membro, juntamente com Carlos Muianga e Rosimina Ali, este livro reúne 13 artigos que resultam da pesquisa realizada por investigadores/as permanentes e associados/as do IESE ao longo da última década. A publicação desta colectânea, que se insere na celebração do 10º aniversário do IESE, visa apoiar e informar o debate nacional sobre a promoção de emprego decente em Moçambique, bem como organizar e documentar as principais publicações do IESE sobre esta temática.

_ler+

 

Publicação organizada pelo GEP/MSESS sobre "Cooperação para o Desenvolvimento" - exemplares disponíveis para distribuição!

O Gabinete de Estratégia de Estratégia e Planeamento do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (GEP/MSESS), em resultado da vontade de de sistematizar reflexões acerca das práticas no âmbito da Cooperação e o Desenvolvimento, designadamente com os países de língua oficial portuguesa, organizou uma publicação à qual intitulou "Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e a Cooperação para o Desenvolvimento". Esta publicação compila, na primeira parte, um conjunto de textos de vários autores convidados que reflectem sobre o tema da Cooperação Portuguesa. A segunda parte do livro expõe o trabalho desenvolvido pela equipa da Cooperação do GEP/MSESS, nos anos mais recentes. Em caso de interesse em adquirir um exemplar gratuitamente, basta contactar o CEsA.

 

"The European Journal of Development Research" (EJDR) - Vol.9, nº3

Saiu o volume de de julho 2017 do The European Journal of Development Research (EJDR). O EJDR é um jornal de cariz multidisciplinar editado pelo European Association of Development Research and Training Institutes (EADI) - uma network europeia no domínio da investigação e formação em Estudos de Desenvolvimento -, focado no alargamento do nosso entendimento acerca dos processos de avanços e recuos do desenvolvimento humano, sejam nas perspectivas política, económica, sociológica ou antropológica.

_ler+

 

19 SET 2017 | A V Conferência Internacional do IESE é subordinada ao tema “Desafios da investigação social e económica em tempos de crise”

Por ocasião do seu 10º aniversário, o IESE - Instituto de Estudos Sociais e Económicos anuncia a realização da sua V Conferência internacional, subordinada ao tema “Desafios da investigação social e económica em tempos de crise” a ter lugar em Maputo, Moçambique, entre 19 e 21 de Setembro de 2017. A conferência inaugural do IESE, realizada a 19 de Setembro de 2007, debruçou-se sobre os desafios da investigação social e económica em Moçambique, do ponto de vista tanto dos desafios teóricos, paradigmáticos e metodológicos para estudar, compreender e responder às dinâmicas e tendências de transformação política, económica e social, como dos desafios da inserção da investigação e do seu papel num contexto político que se adivinhava crescentemente hostil e repressivo. Volvidos dez anos, o mundo assiste a uma crise multidimensional e internacional. Embora global, esta crise tem manifestações e particularidades regionais e nacionais.Nesta edição de 2017, a conferência será palco de debate em torno das seguintes questões: O que nos ensina a nossa investigação? Onde estamos, que questões nos perturbam, o que não conseguimos entender e explicar nem mudar, o que não sabemos? Que contributos temos realizado tanto para as ciências sociais e o conhecimento, como para os debates políticos, económicos e sociais e as lutas sociais? Que desafios temos pela frente, no que diz respeito tanto ao desenvolvimento das ciências sociais como da sua inserção política? Identificar, debater e responder a questões como estas são objectivos desta conferência. O IESE é uma organização moçambicana independente e sem fins lucrativos, que realiza e promove investigação científica interdisciplinar sobre problemáticas do desenvolvimento social e económico em Moçambique e na África Austral.

_fonte da notícia

 

Prémio de Jornalismo da Lusofonia - candidaturas abertas

"O Clube Português de Imprensa (CPI), instituição reconhecida como de utilidade pública, fundado em 1980, e o Jornal Tribuna de Macau (JTM), enquanto jornal de referência em Língua Portuguesa, que se publica em Macau, ininterruptamente, desde 1982, instituem o Prémio de Jornalismo da Lusofonia. Este Prémio de Jornalismo, com periodicidade anual, surge no quadro do desejado aprofundamento de todos os aspectos ligados à Língua Portuguesa, com relevo para a singularidade do posicionamento de Macau no seu papel de Plataforma de ligação entre Macau e os países de Língua Oficial Portuguesa." O período de candidatura decorre até 15 de setembro 2017.

_regulamento

_fonte da notícia

 

Fundação Calouste Gulbenkian divulga estudo sobre o sector das ONGs em Portugal

A solicitação da Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Nacional de Estatística produziu um levantamento específico do sector das ONGs em Portugal, enquanto subconjunto de entidades que compuseram a Conta Satélite da Economia Social, publicada no início de 2017. A Fundação Calouste Gulbenkian, encarregada da gestão do Programa Cidadania Ativa, financiado por recursos da Noruega, Islândia e Liechtenstein e dirigido às ONG (de acordo com a definição adotada pelos EEA Grants) entendeu encomendar um estudo à Universidade Católica Portuguesa em 2014 no sentido não só de clarificar e fundamentar um conceito português de ONG face à realidade portuguesa, tendo em conta aquela referência dos EEA Grants, mas igualmente de realizar um diagnóstico desse universo, identificando os seus pontos fortes e fracos – esse estudo foi publicado pela Fundação em 2015 sob o título “Diagnóstico das ONG em Portugal”. Este trabalho, tal como a Conta Satélite da Economia Social, reporta-se a dados do ano de 2013. As principais conclusões deste levantamento podem ser consultadas aqui.

 

Disponível estudo da OCDE sobre “Interrelations between Public Policies, Migration and Development”

Com o objectivo de conhecer as repercussões da migração no desenvolvimento, a OCDE (o Development Centre) e a Comissão Europeia, conjuntamente com dez países, entre os quais Arménia, Burkina Faso ou Costa Rica, desenvolveu o estudo intitulado “Interrelations between public policies, migration and development”. Como o título sugere, este estudo aborda as relações que se estabelecem entre as políticas públicas, migração e desenvolvimento, especificamente nos dez países parceiros. A publicação encontra-se acessível para leitura online.

_aceder à publicação aqui.

 

14-15 NOV 2017 | Conferência "Angola: os legados do passado, os desafios do presente"

Nos dias 14 e 15 de novembro 2017 decorre a Conferência "Angola: os legados do passado, os desafios do presente", com o objectivo de debater a situação de Angola hoje, volvidos quinze anos sobre o fim da sua longa guerra civil. Como tema de reflexão, Angola permanece desafiante para a história e as ciências sociais, em particular o momento actual de eleições no país e as projecções económicas que ressaltam para o futuro. Com organização pelo Centro de História da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, esta conferência é de cariz multidisciplinar no sentido de abrigar os novos objectos e perspectivas sobre a história política, económica e cultural de Angola, revisitando questões consagradas pela historiografia, e abordar temas e problemáticas relevantes para a Angola do presente.

_ler+

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Novas Regras para a publicação de Working-papers CEsA/CSG

O CEsA aceita para publicação working-papers (WPs) dos seus membros, efectivos e colaboradores, e outros, desde que propostos por membros efectivos e que enquadrem as temáticas da Lusofonia, Economia, Estudos de Desenvolvimento e Cooperação. Em última instância, reserva-se a Direcção à aprovação dos mesmos. Poderão os WPs ser endereçados ao cuidado do CEsA, via secretariado. Para mais informação, consultar o Regulamento (2017) agora disponível.

 

Bolsas/Oportunidades

 

Encontra-se publicado concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para Mestre para o CEsA-CSG/ISEG-ULisboa na área de Economia, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais (PIDDAC) no âmbito do Projeto BGCT2017 CESA/UID/SOC/04521/2013, para apoio no desenvolvimento das suas actividades, quer no âmbito da gestão, quer de investigação específica dos seus membros. O período de candidatura decorre entre 24 de agosto a 6 de setembro de 2017 .

_edital

 

Fundação Hakuho oferece Bolsas de Investigação nas áreas da língua japonesa, do ensino da língua japonesa, da cultura japonesa e da literatura japonesa. As bolsas podem ter a duração de 1 ano ou de 6 meses. O período de candidatura decorre até 31 outubro 2017.

_ler+

 

Calls for papers/Conferências

[Esta secção disponibiliza periodicamente calls for papers e conferências nos domínios do Estudos de Desenvolvimento e Cooperação, Multilateralismo, Estudos Coloniais, pós-Coloniais e Lusofonia, e Estudos sobre África, Ásia e América Latina.]

 

Revista Iberoamérica Social - call for papers

A revista Iberoamérica Social selecciona artigos para a edição Ano 5 Núm. IX: "A fronteira como localização geográfica, epistémica, política e cultural". O período de submissão de propostas decorre até 30 de outubro de 2017.

 

Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX) - call for papers

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa recebe, nos dias 2 e 3 de julho de 2018, o Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX). O período de submissão de propostas decorre até 31 de outubro de 2017.

 

IX Fórum de Migrações /MIGRATIC 2017 - call for papers

De 16 a 20 de outubro de 2017, acontece o IX Fórum de Migrações no UFRJ, Brasil. O período de submissão de propostas decorre até 31 de agosto de 2017.

 

Revista Itinerários: "Literatura Negra no Brasil" - call for papers

A Revista Itinerários anuncia chamada para o número 47/2018: "Literatura Negra no Brasil". O período de submissão decorre até 30 de novembro de 2017.

 

Revista História USP: Dossier "Moçambique: histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos” - call for papers

A Universidade de São Paulo (USP) lança call for papers para a Revista de História, para o dossier temático “Moçambique: histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos”. O período de submissão decorre até 31 de janeiro de 2018.

 

Conferência Internacional "Angola: os legados do passado, os desafios" - call for papers

Em 14 e 15 novembro 2017, o Centro de História da Universidade de Lisboa, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa organizam a conferência "Angola: os legados do passado, os desafios do presente". A call for papers está aberta até 30 setembro 2017.

 

Revista Letrônica: Dossier "Diálogos literários na Lusofonia: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique e outras literaturas lusófonas" - call for papers

Encontra-se aberta chamada de artigos para o dossier temático "Diálogos literários na Lusofonia: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique e outras literaturas lusófonas" a ser publicado na Revista Letrônica (PUC-RGS), em 2018. O período de submissão decorre até 15 setembro 2017.

 

Conferência “Money in Africa – monetary and financial decolonisation in the 20th century” - call for papers

Resultado da organização conjunta com o Banque de France e a EABH - the European Association for Banking and Financial History, a conferência realiza-se em 9 e 10 de outubro, na sede do Banco de Portugal.

 

II Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil

A 2ª edição temática do Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil (CONEAB) é organizada pelo Núcleo de Estudos sobre África e Brasil (NEAB) da Universidade de Pernambuco (UPE), com o tema “culturas híbridas, identidades plurais”. Decorre entre os dias 18 e 21 de setembro de 2017, no campus de Garanhuns (PE). As inscrições estão abertas até 01 de setembro 2017.

 

EADI NORDIC Conference 2017: Globalisation at the Crossroads – Rethinking Inequalities and Boundaries

A conferência EADI NORDIC 2017 decorre de 21 a 23 de Agosto de 2017, em Bergen, Noruega.

 

XII Congresso Alemão de Lusitanistas: secção temática 8 – Call for papers

O projeto de investigação MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-memórias Europeias (ERC Consolidator Grant n.º 648624) organiza a secção temática “Olhares cruzados: pós-memórias do colonialismo português em perspetiva comparada” no XII Congresso Alemão de Lusitanistas, que irá decorrer na Universidade de Mainz (Alemanha), de 13 a 16 de setembro de 2017.

 

 

++ calls/conferências

 

 

Para receber as nossas comunicações, assine a nossa newsletter.

 

-Onde encontrar o  CEsA/where's CEsA?

 

 

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.