Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA home

Critical African Studies, Special Issue "Decolonizing the Academy"- Call for Papers

A Critical African Studies está a receber submissões de artigos para o seu número especial "Decolonizing the Academy". Este número especial procura consolidar, amplificar, interrogar e direccionar o discurso intelectual relacionado com a descolonização dos Estudos Africanos numa perspectiva intersectorial. Nos últimos anos, houve uma intensificação dos protestos de estudantes e debates epistemológicos em torno da representação, inclusão e igualdade em instituições universitárias, ensino e investigação. Esses movimentos e momentos políticos reflectem longas contestações sobre como o conhecimento e o poder são definidos, distribuídos e negados através de "academia", particularmente em relação a África. O período de submissão de propostas decorre até 1 de janeiro 2018. A Critical African Studies é um jornal científico publicado pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade de Edimburgo, Escócia, distribuído pela Taylor & Francis e indexado à SCOPUS.

_ler+

 

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG DEZ 2017 | IS THE LOGISTICS SECTOR IN CHINA STILL A CONSTRAINT TO SUPPLYING ITS DOMESTIC MARKET?, de Fernanda ILHÉU & Gonçalo SIMÕES

O WP 162, da autoria de Fernanda ILHÉU & Gonçalo SIMÕES, analisa a nova era do sector da logística do mercado chinês, enquanto um dos vectores mais importantes da competitividade e desenvolvimento da oferta de mercado ao consumidor. A logística é aqui percepcionada como fundamental na actividade das empresas, sendo que a má logística pode conduzir a oportunidades perdidas e a clientes insatisfeitos. O WP pretende responder às seguintes questões: a logística chinesa é ainda um fardo no mercado doméstico chinês? como é que o sector logístico chinês progrediu nos últimos onze anos? a falta de serviços de valor agregado ainda é percebida por empresas estrangeiras como uma restrição à entrada no mercado chinês?

_descarregar o WP aqui.

 

O último número do Cahiers d’Études Africaines homenageia Georges Balandier, sociólogo e especialista em África

O nº 228/2017 do Cahiers d’Études Africaines, agora disponível, homenageia George Balandier, o sociólogo especialista em África e fundador dos Cahiers, falecido em 2016, reconhecido pelos seus pensamentos em prol das dinâmicas perpétuas dos mundos sociais.
O Cahiers d'Études Africaines, fundado em 1960, tem cariz interdisciplinar e centra-se em pesquisas antropológicas e históricas sobre África e sobre sociedades relacionadas com África em todo o mundo.

_ler+

 

 

Reality of Aid Report 2018 | Nova Face da Cooperação e da Ajuda ao Desenvolvimento: as novas direcções e formas de ajuda beneficiarão os pobres?

A ROA – The Reality of Aid (An Independent Review of Poverty Reduction and Development Assistance) está a preparar o relatório de 2018 consagrado à "nova face da Cooperação e da Ajuda ao Desenvolvimento: as novas direcções e formas de ajuda beneficiarão os pobres?, lançando o repto aos países interessados em contribuírem na redacção de um capítulo. O Reality of Aid Report enquadra as novas directrizes dos objectivos do desenvolvimento e pretende investigar o rumo futuro da Cooperação e Ajuda Pública ao Desenvolvimento. O tema de 2018 fará um balanço dos debates e narrativas actuais sobre o papel da APD e examinará como esses debates são traduzidos a nível nacional. O ROA trata-se de um relatório bianual e independente sobre as questões da Cooperação e da Ajuda ao Desenvolvimento produzido por autores/as de ONGs de todo o mundo, cuja pesquisa se baseia na informação disponibilizada pelas agências internacionais, pela academia, pelas organizações comunitárias e pelos governos.

_os relatórios anteriores estão consultáveis aqui.

 

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG DEZ 2017 | FOREMAN OF THE EMPIRE? RE-ANALYSIS OF THE READMISSION AGREEMENT WITH THE EUROPEAN UNION AND THE REPATRIATION IN THE ARCHIPELAGO OF CAPE VERDE, de Odair Barros VARELA & Redy Wilson LIMA

O WP 161, da autoria de Odair Barros VARELA & Redy Wilson LIMA, apresenta, em primeiro lugar, uma visão geral do quadro jurídico e as fraquezas na gestão da imigração em Cabo Verde, analisando de forma particular o acordo de readmissão de Cabo Verde com a União Europeia dentro da parceria especial estabelecida (especificamente a parceria de mobilidade) com essa mesma organização. Por outro lado, analisa as políticas de contenção de migração e a gestão dos repatriados/deportados no arquipélago, focando a sua estreita relação com o fenómeno da readmissão. Este cenário levanta a questão se Cabo Verde está a transformar ou não num "capataz do império", isto é, numa guarda pretoriana numa das fronteiras mais avançadas da Europa.

_descarregar o WP aqui.

 

Quinzena de Direitos "Juntos pelos Direitos"– Edição de 2017

Encontra-se a decorrer a edição de 2017 da Quinzena de Direitos subordinada ao lema “Juntos pelos Direitos”, uma iniciativa promovida pela Casa dos Direitos e ONG associadas, à qual se juntam outras organizações nacionais e internacionais que trabalham questões relacionadas com Direitos Humanos na Guiné-Bissau. A Quinzena decorre desde 1 de dezembro até 15 de dezembro, na Casa dos Direitos, na Guiné-Bissau. A feira do livro começa hoje (4-12-2017), iniciativa à qual o CEsA se associou com a doação de um conjunto de livros seleccionados pelos nossos/as investigadores/as.

_ler+

 

Deconstructing Development Discourse. Buzzwords and Fuzzwords – E-book disponível para download!

Este livro, editado por Andrea Cornwall e Deborah Eade, é um dicionário crítico sobre o discurso do Desenvolvimento. Resulta de um processo de pensar “out of the box” que questiona a validade intemporal dos conceitos e desmistifica o jargão utilizado pelos praticantes e estudantes da área de Estudos de Desenvolvimento. É um recurso útil para os/as que acreditam que a comunicação efectiva e a renovação do discurso são aspectos essenciais para a mudança social positiva.

 

_descarregar a publicação aqui.

 

Legados da Escravatura: um livro de recursos para gestores de sites e itinerários de memória - Disponível para download!

A UNESCO acaba de lançar online o tão aguardado guia "Global Report on Cultural Routes and Itineraries". Uma iniciativa à qual o CEsA se associa através do trabalho científico e curatorial da nossa investigadora Isabel Castro Henriques, responsável, desde 2012, em Portugal, pelo projecto do Comité Português do Projecto UNESCO intitulado “A Rota do Escravo: História e Memória de África”, com o objectivo de estudar a problemática da escravatura africana em Portugal. Este guia é um excelente recurso para gestores de sites e itinerários de memória sobre escravatura e tráfico de escravos. Fornece conteúdos sobre preservação e promoção dessas páginas em todo o mundo, apresentado um conjunto de orientações práticas para o efeito, salvaguardando a sensibilidade que esta memória dolorosa convoca. Através destes itinerários é possível conhecer melhor um legado tantas vezes silenciado.

_descarregar a publicação aqui.

 

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG NOV 2017 | OS ISMAILIS, OS AGA KHAN E PORTUGAL: MAIS DE UM SÉCULO DE HISTÓRIA, de Nicole KHOURI & Joana Pereira LEITE

O WP 160, da autoria de Nicole KHOURI & Joana Pereira LEITE, revisita as origens e trajectórias dos ismailis em Portugal por ocasião da comemoração do sexagésimo aniversário da subida ao Imamato de Aga Khan IV, sua alteza o príncipe Karim al Husseini, chefe espiritual dos Ismailis actualmente dispersos em mais de 25 países, momento celebrado pelos fiéis. Esta publicação vem dar resposta à necessidade de melhor compreendermos a história da comunidade ismaili em Portugal e à sua sub-representação nos media, evocando as relações recentes do seu Imam com o governo português e trazendo à memória quer a história da comunidade ismaili então instalada em Moçambique, quer os laços dos Aga Khan III e IV com o império português nas duas margens do oceano.

_descarregar o WP aqui.

 

 

 

 

Destaques

_Últimos working-papers CEsA/CSG publicados:

 

Nº 162 - ILHÉU, F.; SIMÕES, G., Is the Logistics Sector in China Still a Constraint to Supplying its Domestic Market?, Lisboa 2017

Nº 161 - VARELA, O.; LIMA, R., Foreman of the Empire? Re-analysis of the readmission agreement with the european union and the repatriation in the archipelago of Cape Verde, Lisboa 2017

Nº 160 - KHOURI, N. & PEREIRA LEITE, J., Os Ismailis, os Aga Khan e Portugal: mais de um século de história, Lisboa 2017


_Consulte as novas instruções para a submissão de Working-papers CEsA/CSG: Regulamento (2017)

_Consulte todos os nossos working-papers aqui.

 

 

Bolsas/Oportunidades

Bolsas da Universidade de Lisboa, para alunos, inscritos ou aceites, num dos seus ciclos de doutoramento no ano lectivo 2017-18. O prazo de candidatura decorre de 12 de dezembro a 9 de janeiro de 2018.

_ler+

 

Bolsas Eiffel 2018, de mestrado e doutoramento em Economia e Gestão em França para países emergentes, dirigidas a estudantes com nacionalidade estrangeira. O prazo de candidatura termina a 12 de janeiro de 2018.

_ler+

 

Bolsas anuais da Fundação Oriente. O prazo de candidatura decorre entre 2 e 31 de janeiro de 2018.

_ler+

 

O Centro de Estudos Africanos da SOAS oferece 2 bolsas Ph.D. a nacionais africanos na área de Estudos de Desenvolvimento e Economia. O prazo de candidatura decorre até 31 de março 2018.

_ler+

 

Conferências - calls for papers

_esta secção disponibiliza periodicamente calls for papers nos domínios core de investigação do centro: Estudos de Desenvolvimento e Cooperação, Lusofonia, Estudos Asiáticos, Estudos da América-Latina, Estudos Africanos, Economia Política e Economia do Desenvolvimento:

 

Critical African Studies, Special Issue "Decolonizing the Academy"- Call for Papers

O período de submissão de artigos decorre até 1 de janeiro de 2018.

 

Fórum Internacional sobre Estatísticas da Migração (IFMS-2018)

A OCDE organiza, a 15-16 de janeiro 2018, o Fórum Internacional sobre Estatísticas da Migração. O período de registo encontra-se a decorrer.

 

ASAUK 2018 - Call for papers

A African Studies Association of UK organiza, de 11 a 13 de setembro de 2018, na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, uma conferência com o objectivo de celebrar a diversidade e a interdisciplinaridade dos estudos sobre África e para dinamizar futuras redes entre investigadores/as interessados/as nestes tópicos. Encontra-se aberto período de submissão de propostas para painéis e para comunicações até 16 de fevereiro de 2018.

 

Revista Remate dos Males: Dossier temático "Espaços Transnacionais: narrativas do Oceano Índico" - call for papers

A Remate dos Males tem call aberta para o dossier temático "Espaços Transnacionais: narrativas do Oceano Índico" até 15 de dezembro 2017.

 

Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX) - call for papers

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa recebe, nos dias 2 e 3 de julho de 2018, o Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX).

 

Revista História USP: Dossier "Moçambique: histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos” - call for papers

A Universidade de São Paulo (USP) lança call for papers para a Revista de História, para o dossier temático “Moçambique: histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos”. O período de submissão decorre até 31 de janeiro de 2018.

 

++ calls/conferências

 

Siga-nos!/follow us!

 

Newsletter

Twitter

LinkedIn

Youtube

Mixcloud

 

 

 

Onde encontrar o  CEsA/where's CEsA?

 

 

 

 

 

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.