Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA Home

ODI, 23 JAN 2017 | TRADE & DEVELOPING ECONOMIES: a post-Brexit blueprint", Reino Unido

O ODI – Shaping Policy for Development vai difundir online o evento “Trade and developing economies: a post-Brexit blueprint”, dia 23 de janeiro 2017 (10:00 - 11:30 GMT). O evento pretende debater a situação pós-Brexit e respectivos impactos nas economias em desenvolvimento, nomeadamente com os países africanos. Na sequência do resultado da votação Brexit, as discussões no Reino Unido e na UE centraram-se principalmente nos impactos de um acordo Brexit sobre o comércio, a governação e as relações entre o Reino Unido e a UE. No entanto, o Brexit tem ramificações de grande alcance para o comércio do Reino Unido e da UE em todo o mundo, não menos importante com as economias em desenvolvimento em África. Tanto para o Reino Unido como para a UE, a revisão dos tratados e dos direitos de acesso a países terceiros e blocos comerciais e a renegociação dos termos de adesão à OMC oferecem potencial de novos acordos com a região africana - cujas incertezas envolverão desafios e oportunidades. Este evento, organizado em parceria com o Centre for International Economic Law, Trade & Development, procurará examinar questões relacionadas com o comércio internacional pós-Brexit, reunindo economistas de renome internacional e especialistas em direito comercial para discutir: quais são as opções das políticas do Reino Unido e UE após Brexit? Como é que essas mudanças podem afectar o desenvolvimento das economias africanas e quais são as implicações legais? E como é que os objectivos do desenvolvimento no mundo serão conciliados com a protecção de áreas e sectores negligenciados no Reino unido?

_ler +

 

Instituto Camões | Curso de INTRODUÇÃO À COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO

Está a decorrer o prazo de inscrição no Curso de Introdução à Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (E-learning), com coordenação de Carlos SANGREMAN e tutoria de Raquel FARIA, ambos membros do CEsA. Este curso é organizado pelo Camões – Instituto de Cooperação e da Língua e realizado em colaboração com a UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro. Esta acção formativa vem colmatar a necessidade comprovada de ampliar o conhecimento sobre a temática das relações de cooperação de Portugal com países terceiros, nomeadamente a cooperação bilateral com os PALOP e Timor-Leste, e a cooperação multilateral com a União Europeia e as Instituições Financeiras Internacionais. Entendendo-se que tal conhecimento e noção não pode crescer sem estar perspectivado no quadro de uma evolução do pensamento sobre o Desenvolvimento e da História da Cooperação Internacional, sob pena de não se entender como evoluem as relações entre os parceiros ao longo do tempo e quais as perspectivas futuras dessas relações. Esta e outras formações não pretendem substituir a prática de açcões de cooperação feitas em países parceiros com empenho, reflexão e consciência das razões, valores e processos de cada um individualmente, mas sim ser um complemento precioso. Os (as) interessados (as) neste curso deverão realizar a inscrição até ao final do dia 08 de fevereiro de 2017, impreterivelmente.

_ler +

 

CROP & UNESCO, 6-7 JUL 2017 | WORKSHOP “The Politics of Inclusion” – Call for papers

O CROP - Mobilizing Critical Research for Preventing and Eradication Poverty e o MOST - UNESCO’s Management of Social Transformations Programme organizam o workshop “The Politics of Inclusion”, nos dias 6-7 de Julho 2017, em Paris, França. O foco do workshop será analisar como os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável e os objectivos da inclusão social e económica estão condicionados pela pobreza, pela desigualdade e pelas relações de poder, bem como analisar os tipos de transformação social capazes de mudar essa dinâmica da vulnerabilidade. O debate partirá de dois questionamentos centrais:

    - Qual o potencial de contribuição das Ciências Sociais e Humanas na redução da pobreza e na promoção de justiça social no contexto da Agenda 2030 (especialmente no âmbito da competência da UNESCO)?
    - Que colaboração possível entre as entidades como as Nações Unidas e as plataformas/centros de investigação na formulação das políticas públicas e, em especial, no desenvolvimento de estratégias de longo-prazo anti-pobreza e promoção da inclusão económica e social?

O prazo para o envio de propostas decorre até 31 de Janeiro de 2017.

_ler +

 

MISSING MIGRANTS PROJECT da OIM divulga registo anual do flagelo do fluxo de migrantes/refugiados na Europa

Missing Migrants Project, da OIM, reporta a entrada na Europa de 358,403 migrantes e refugiados (as) em 2016, vindos por mar, sobretudo da Grécia e Itália. As mortes no Mediterrâneo ascendem agora às 4,913, o que faz uma média aproximada de 14 homens, mulheres e crianças por dia. Todavia, a OIM acredita que, mais mortes ocorreram no mar sem que tivessem sido reportadas neste ano, tanto no Mediterrâneo como noutros locais, e particularmente no Norte de África e Espanha, onde a recolha da informação foi realizada de forma pouco consistente. Há incidentes ocorridos em Itália que ainda não foram devidamente investigados. Flavio Di Giacomo, o porta-voz da OIM Roma, declara que “estas tragédias relembram a urgência da ajuda humanitária (…). Em 2016, o número de chegadas por mar a Itália continuou a crescer, mas o número de migrantes que morrem na travessia aumentou de forma dramática: mais de 5,000 pessoas morreram em 2016, comparando com as 3,777 mortes registadas no mesmo período no ano anterior.” As condições parecem estar a piorar. Assistimos agora a mais migrantes a fazerem a travessia no inverno. Esta tendência confirma que as condições na Líbia se estão a tornar gradualmente mais perigosas para a rota dos migrantes que, adverte o porta-voz, “estão a fugir dos seus países para salvar as suas vidas”.

_ler +

 

Painel do CEsA na Conferência EADI NORDIC 2017: "Beyond ODA: A Critical Analysis of post-2015 Finance for Development” – chamada para artigos até 31 JAN 2017

No âmbito da Conferência Internacional EADI NORDIC 2017, que terá lugar nos dias 21-23 Agosto 2017, em Bergen, Noruega, com o tema Globalisation at the Crossroads: Rethinking Inequalities and Boundaries, Luís MAH (investigador do CEsA/CSG e professor em Estudos de Desenvolvimento no ISEG/ULisboa), Soyeun KIM (professora associada da Sogang University, Institute for Southeast Asian Studies) e Emma MAWDSLEY (leitora em Geografia Humana e investigadora da Newnham College, University of Cambridge) organizam o painel denominado “Beyond ODA: A Critical Analysis of post-2015 Finance for Development”. A organização da conferência incita à apresentação de propostas por painel, sendo que a aceitação dos resumos (em inglês e francês) decorre até 31 de Janeiro de 2017. As propostas devem estar directamente relacionadas com o tema/tópico do painel em causa. Esta conferência é organizada a cada três anos, com o objectivo de promover um fórum académico, um espaço de reflexão e debate sobre questões globais e do Desenvolvimento. Nesta edição de 2017, o EADI e NFU conjugam esforços com a University of Bergen (UIB) e o Chr. Michelsen Institute (CMI) para receber académicos (as), investigadores (as), decisores (as) políticos e profissionais em geral com a finalidade de encontrar novas abordagens para compreender os desafios globais e reflectir sobre o futuro da Cooperação e do Desenvolvimento Global.

Mais informação acerca deste painel AQUI.

 

29-30 MAR 2017 | Conferência Internacional “José Capela e a história de Moçambique – 45 anos depois de O vinho para o preto” – chamada para comunicações

O Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e o Centro de História da Universidade de Lisboa organizam, em colaboração com o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, a Conferência Internacional "José Capela e a história de Moçambique – 45 anos depois de O vinho para o preto", evento de evocação e homenagem a José Soares Martins, que terá lugar de 29 a 30 de Maio de 2017 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A organização do colóquio pretende homenagear o historiador e escritor José Capela e visa rever Moçambique na perspectiva interdisciplinar que José Capela também cultivou. Neste evento serão bem-vindas as comunicações que se debrucem sobre os tópicos nos quais a actividade de Capela se centrou especialmente: A história e as dinâmicas sociais de Moçambique; A historiografia de Moçambique e os desafios que se colocam hoje ao saber social em Moçambique; A história e o papel político-social da imprensa e da comunicação social em Moçambique. O prazo para a submissão de resumos decorre até 15 de Março de 2017.

_ler+

 

2ª edição da BOLSA DE CRIAÇÃO JORNALÍSTICA da iniciativa “Aquele Outro Mundo que é o Mundo - o Mundo dos Media e o Mundo do Desenvolvimento” premia três reportagens agora publicadas no jornal Público

Na segunda edição da Bolsa de Criação Jornalística sobre Desenvolvimento, uma iniciativa organizada pela Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), pelo Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA), pela Associação Coolpolitics, pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, e financiada pelo Instituto Camões e Fundação Calouste Gulbenkian, foram premiadas três reportagens. O projecto promove a experiência da reportagem escrita/audiovisual em Portugal, Europa e África sobre temas sociais que em geral não são notícia nos media portugueses. Os trabalhos são a quatro mãos, com um (a) jornalista profissional (mentor/a) e um estagiário (a) ou estudante de Ciências de Comunicação/Jornalismo. Entre os (as) selecionados (as) está a cobertura de Ana Cristina Pereira e Margarida David Cardoso acerca do “Despovoamento do interior de Portugal”, que pode ser lida e acompanhada no dossier “Repensar o interior” do Jornal Público. Também, Samuel Silva e Rui Barros foram premiados com uma reportagem sobre “Educação e comunidade cigana na Bulgária”, publicada na edição online do Jornal Público de 18 de dezembro de 2016, com o título “Estudar do outro lado de um muro”. Foram ainda premiadas Sara Dias Oliveira e Patrícia Ferreira com a reportagem “A ajuda de emergência em Indomeni, Grécia”, e Vanessa Rato (e outro/a ainda a definir) com a reportagem “A central eléctrica da comunidade de Bambadinca, Guiné-Bissau”.

Siga a actualização desta informação AQUI.

Consulte o site do Projecto AQUI.

 

ULisboa, 13-14 JUL 2017 | Investigadoras do CEsA na Comissão Científica do Congresso CARTÓGRAFO DE MEMÓRIAS: A POÉTICA DE JOÃO PAULO BORGES COELHO - actualização do prazo para submissão de propostas

De 13 a 14 de Julho de 2017 realiza-se o Congresso "Cartógrafo de Memórias: a poética de João Paulo Borges Coelho” na Universidade de Lisboa. O evento dedica-se à análise, interpretação e discussão da obra poética de João Paulo Borges Coelho, referência incontornável da literatura moçambicana contemporânea e das letras em língua portuguesa. Integram a comissão científica Jessica FALCONI, investigadora colaboradora do CEsA/CSG/ISEG (ULisboa), e Ana Mafalda LEITE, membro integrado do CEsA/CSG/ISEG (ULisboa) e professora associada com agregação pela Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa. Os (as) investigadores (as) interessados (as) podem encaminhar resumos, em português e/ou inglês, até 28 de Fevereiro de 2017.

_ler +

 

SEMINÁRIOS Edição 2016 | consulte os materiais disponíveis AQUI.

KDL Edição 2016@CEsA/ISEG | assista ao live streaming e consulte aos materiais disponíveis AQUI.

 

RePEc IDEAS - Research Papers in Economics é uma base de dados bibliográfica de abrangência internacional e de acesso aberto que agrega uma vasta colecção de publicações das áreas de Ciências Sociais, Economia e Estudos de Desenvolvimento. Para mais informações sobre submissão de artigos os (as) membros devem contactar o secretariado.

 

Bolsas/Oportunidades

 

O French Centre for Research on Contemporary China (CEFC) oferece 9 bolsas de doutoramento para o seu encontro anual em Março de 2017. O prazo de candidatura termina a 31 Janeiro 2017.

 

_ler +

 

As candidaturas para a Bolsa Fulbright, para Investigação para o ano académico 2017/2018, encontram-se abertas até 31 de Janeiro 2017.

 

_ler +

 

Estão abertas as candidaturas para a bolsa Erasmus Mundus EUROINKA na América do Sul. A bolsa é dirigida a estudantes de licenciatura da América Latina ou Europa que desejem solicitar um intercâmbio para os seguintes destinos: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru. O prazo de candidatura termina a 28 de Fevereiro de 2017.

 

_ler +

 

A Independent Social Research Foundation apoia investigadores (as) independentes nas suas pesquisas/estudos que criem soluções inovadoras para os problemas sociais que se colocam. O prazo de candidatura termina a 3 de Março de 2017.

 

_ler +

 

A Fundação Oriente concede bolsas de estudo para a realização de teses de doutoramento e de trabalhos de investigação em temas que relacionem o Extremo Oriente e Portugal nas áreas das ciências sociais e humanas. O prazo máximo de candidatura é 31 de Janeiro de 2017.

 

_ler +

 

O Bremen International Graduate School of Social Sciences (BIGSSS) abre duas bolsas Ph.D. e até três bolsas de Pós-Doutoramento. O prazo de candidatura decorre até 31 de Janeiro de 2017.

 

_ler +

 

O European University Institute abre bolsas para Ph.D. na área de Ciências Sociais (Economia, História e Civilização, Direito e Ciências Políticas e Sociais). O prazo de candidatura decorre entre 2 de Novembro de 2016 a 31 de Janeiro de 2017.

 

_ler +

 

Calls for papers/Conferências

[Esta secção disponibiliza periodicamente calls for papers e conferências nos domínios do Estudos de Desenvolvimento e Cooperação, Multilateralismo, Estudos Coloniais e pós-Coloniais, Lusofonia e Estudos Africanos]

 

Revista Portuguesa de História, tomo 48, 2017: Mobilidades e Migrações – Call for papers

O prazo de submissão dos artigos decorre até 31 de janeiro de 2017.

 

Conférence internationale sur les migrations et le développement

De 29-30 de Junho de 2017 realiza-se a Conférence internationale sur les migrations et le développement,em Cerdi, Clermont-Ferrand.

 

11th Annual Meeting of the Portuguese Economic Journal

O Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) organizam a 11th Annual Meeting of the Portuguese Economic Journal de 7 a 9 de Julho de 2017. A chamada para participação encontra-se aberta até 15 Março de 2017.

 

chamada para comunicações: Congresso Cartógrafo de Memórias: a poética de João Paulo Borges Coelho

De 13 a 14 de Julho de 2017 realiza-se o Congresso "Cartógrafo de Memórias: a poética de João Paulo Borges Coelho” na Universidade de Lisboa. A submissão de resumos decorre até 28 de Fevereiro de 2017.

 

call for papers: Revista Mulemba

A revista Mulemba selecciona artigos para sua edição 16.1 com o tema "Passados antecipados, futuros empoeirados: os caminhos da ficção de João Paulo Borges Coelho". Chamada para publicação até 31 de Janeiro de 2018.

 

Etxalde Colloquium The Future of Food and Agriculture

O ICAS (Critical Agrarian Studies) organiza, entre 24 e 26 de Abril 2017, o Etxalde Colloquium - The Future of Food and Agriculture em Vitoria-Gasteiz (País Basco). As chamadas para os painéis encontram-se abertas até 10 de Fevereiro de 2017.

 

II Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil: culturas híbridas, identidades plurais

O Núcleo de Estudos sobre África e Brasil (NEAB), da Universidade de Pernambuco, organiza de 18 a 21 de Setembro de 2017 o II Congresso Internacional de “Estudos sobre África e Brasil: culturas híbridas, identidades plurais”. A sugestão para os GTs deve ser feita até 30 de Janeiro e a inscrição de trabalhos até 21 de Maio de 2017.

 

++ calls/conferências