Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA Home

SEMINÁRIOS EM ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO/DEVELOPMENT STUDIES SEMINARS CEsA/CSG/ISEG - Edição 2017

04 MAI, 18h | A INFLUÊNCIA DA COOPERAÇÃO PORTUGUESA (E OUTRAS) NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE PROTECÇÃO SOCIAL DE TIMOR-LESTE | Daniel Carolo

Daniel Carolo é investigador no Institute of Public Policy Thomas Jefferson-Correia da Serra (ISEG/UL). Tem desenvolvido investigação e publicado em torno das matérias relacionadas com a Segurança Social, tendo sido responsável pela criação do 1º sistema de pensões em Timor-Leste enquanto assessor do Ministério da Solidariedade Social de Timor-Leste, entre 2010 e 2012.

Mais informação aqui.

Para assistir faça a sua inscrição aqui.

Consulte o programa completo e os materiais disponíveis dos DS Seminars aqui


27-28 OUT 2017 | Segunda Conferência Internacional da Oficina de História de Moçambique: "Escravidão, Tráfico de Escravos e a Formação de Moçambique" - Call for papers

(clicar na imagem para aumentar)

A “Oficina de História Moçambique” está a organizar a sua segunda conferência internacional anual em colaboração com The Harriet Tubman Institute for Research on Africa and its Diasporas, York University (Canadá), o Arquivo Histórico de Moçambique, o Centro de Pesquisa em Ciências Sociais e Filosóficas da Universidade Pedagógica de Moçambique e a Fortaleza de Maputo. O tema da conferência deste ano é “Escravidão, Tráfico de Escravos e a Formação de Moçambique”. A “Oficina de História Moçambique” é um grupo de investigação académica com sede em Maputo, no qual pesquisadores nacionais e internacionais pretendem contribuir para a investigação e debates em curso sobre a história de Moçambique, bem como sobre a história da África e suas diásporas. Este ano, a conferência pretende trazer diferentes perspectivas de análise sobre as inferências directas e indirectas criadas pela instituição da escravidão em Moçambique desde os primórdios até os tempos actuais. As propostas devem envolver uma dimensão histórica de carácter interdisciplinar sobre a escravidão e o tráfico de escravos no sudeste da África, tal como mobilizar colecções especiais de pesquisas disponíveis em instituições internacionais ou em arquivos privados e públicos, envolvendo explicitamente questões relacionadas com a escravidão, tráfico de escravos, resistência, abolição e seus legados em Moçambique. O prazo de submissão de propostas decorre até 1 julho 2017.

_ler+

 

CES | Seminário "Portugal's Retornados: The Success Story of Integration and What is Wrong With it"

O CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, através dos projectos ERC CROME – Memórias Cruzadas, Políticas do Silêncio: as Guerras Coloniais e de Libertação em Tempos Pós-coloniais e MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-memórias Europeias, organiza o seminário "Portugal's Retornados: The Success Story of Integration and What is Wrong With it", com Christoph Kalter. O Seminário terá lugar próximo dia 27 abril 2017, às 14h30, na Sala de Seminários (piso 2), nas instalações do CES (Rua da Sofia nº 136, Coimbra).

 

Relatório da OCDE 2017 calcula a ajuda concedida ao Desenvolvimento de 2011 a 2015

A OCDE publica relatório anual sobre a distribuição das subvenções de apoio ao Desenvolvimento. Este relatório dá seguimento a uma série  intitulada "Geographical Distribution of Financial Flows to Aid Recipients", iniciada em 1977. Apresentando uma análise da ajuda disponibilizada a cerca de 150 países em desenvolvimento e territórios desde 2011 a 2015. Neste relatório de 2017, Portugal aparece com um apoio prestado total de 146.0 (USD million), verificando-se nesse hiato temporal uma redução significativa do apoio inicialmente prestado. Algo que se prenderá com a perda de capacidade financeira do país durante esse período.

Aceder ao relatório integral aqui.

 

Conhecidos os resultados do inquérito sobre os novos desafios da cooperação para o desenvolvimento

Enquadrado no projecto "Cooperação e Desenvolvimento – novos desafios, visões partilhadas", foi conduzido um inquérito a um universo de pessoas com o objectivo de apurar quais as percepções destas relativamente aos desafios da Cooperação para o Desenvolvimento. Verificou-se que, mais de 60 % dos/as inquiridos/as considera que a Cooperação para o Desenvolvimento pode contribuir para a promoção de um mundo mais equitativo e solidário. A maior parte dos/as respondentes no inquérito considera que o processo de Desenvolvimento deve promover, acima de tudo, a justiça e a equidade (41,5 %). Quando questionados/as sobre os grandes desafios do Desenvolvimento para os próximos 15 anos, a maior parte indica a Educação, a Paz e Segurança e a Democracia e os Direitos Humanos. O inquérito é uma das valências do projecto "Cooperação e Desenvolvimento – novos desafios, visões partilhadas", levado a cabo pela ACEP- Associação para a Cooperação entre os Povos em parceria com CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do ISEG/ULisboa, e com o apoio financeiro da Cooperação Portuguesa.

Mais informação aqui.

 

12-13 OUT 2017 | Workshop CEsA/ISEG | ECONOMIA POLÍTICA DA CRISE E REESTRUTURAÇÃO ECONÓMICA: HISTÓRIA, DINÂMICAS, IMPLICAÇÕES E LIÇÕES - Call for papers

O Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão (CEsA/ISEG) anuncia a chamada de comunicações para um workshop destinado a especialistas e outros analistas interessados/as, sobre o tema genérico “Economia Política da Crise e Reestruturação Económica: História, Dinâmicas, Implicações e Lições”, nos dias 12 e 13 de Outubro de 2017, nas instalações do ISEG. Será privilegiada a abordagem em Economia Política, podendo as comunicações ter um enfoque mais generalista ou teórico e/ou ser baseadas em estudos de caso (comparativos ou não), que valorizem a especificidade histórica dos casos em análise. Os resumos das propostas de comunicações deverão ser enviados até ao dia 31 maio de 2017. Serão consideradas propostas individuais ou colectivas, bem como propostas de organização de painéis.

Mais informação aqui.

 

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG ABR 2017 | THE TICAD AID NETWORK IN THE SHADOW OF RISING ASIA-AFRICA PARTNERSHIPS, de Pedro AMAKASU RAPOSO

O WP 152, da autoria de Pedro AMAKASU RAPOSO, faz uma reflexão sobre o desenvolvimento e a cooperação no plano das parcerias emergentes entre Ásia e África. Este working-paper resulta de uma comunicação apresentada na Association for Asian Studies in Africa (A-ASIA) Inaugural Conference “Africa-Asia: A New Axis of Knowledge”, Accra, Ghana 24-26 Set.2015, panel "Asian Aid Relationships in Africa I -- Comparing Japan and China".

Aceder ao WP aqui.

 

Professor da UNB cria site que disponibiliza obras em português de filósofos/as africanos/as

Um professor de filosofia da Universidade de Brasília (UNB), Wanderson Flor do Nascimento, em cooperação com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES, criou um site que reúne um conjunto de obras literárias de filósofos/as africanos/as e outras autorias sobre África. O site “Filosofia Africana”, activo desde agosto de 2015, disponibiliza um repertório de materiais em língua portuguesa que podem subsidiar pesquisas sobre a filosofia africana e afro-brasileira no cruzamento com outras áreas, como educação, sociologia, antropologia, história, artes.

_ler+

 

 

Programa completo e os materiais disponíveis dos DS Seminars AQUI.

 

Subscreva a playlist "DS Seminars@ISEG 2017" no nosso canal youtube

 

Bolsas/Oportunidades

 

O ISS - Institute of Social Sciences (Erasmus University of Rotterdam) abre duas vagas para professores/as assistentes nas áreas do Desenvolvimento e Migrações, e Governança e Políticas Públicas. O prazo de submissão das candidaturas decorre até 25 maio 2017.

_ler+

 

A Fundação Calouste Gulbenkian divulga edital de bolsas de pós-graduação (mestrado e doutoramento) destinadas a estudantes dos PALOP e Timor Leste que desejem estudar em Instituições portuguesas. As candidaturas podem ser feitas até 28 de Abril de 2017 às 18:00 (hora de Lisboa).

_ler+

 

CESA/PhD - Art. 23, DL57/2016: O CEsA abre concurso para recrutamento de investigador/a doutorado/a para a área científica “Estudos Culturais e Pós-Coloniais do Espaço Lusófono”, pelo prazo de três anos, em regime de contrato de trabalho a termo incerto ao abrigo do Código do Trabalho. O prazo de candidatura decorre até 9 de maio 2017.

Consultar o Edital aqui

 

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) anuncia a abertura de candidaturas ao Prémio Fernão Mendes Pinto 2017. O valor do Prémio é de 8.000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP ao autor/a premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Instituto Camões. As candidaturas decorrem até 31 julho 2017.

_ler +

 

A Fundação Calouste Gulbenkian anuncia concurso para projectos de investigação em estudos avançados em Língua e Cultura Portuguesas. O período de candidaturas decorre de 1 a 30 abril 2017.

_ler +

 

Calls for papers/Conferências

[Esta secção disponibiliza periodicamente calls for papers e conferências nos domínios do Estudos de Desenvolvimento e Cooperação, Multilateralismo, Estudos Coloniais, pós-Coloniais e Lusofonia, e Estudos sobre África, Ásia e América Latina.]

 

Segunda Conferência Internacional da “Oficina de História Moçambique”: “Escravidão, Tráfico de Escravos e a Formação de Moçambique” - Call for papers

A "Oficina de História de Moçambique" organiza nos dias 27 e 28 de outubro 2017 a 2ª Conferência Internacional anual dedicada ao tema "Escravidão, Tráfico de Escravos e Formação de Moçambique". O prazo de submissão de propostas decorre até 1 julho 2017. As manifestações de interesse e eventuais dúvidas/questões podem ser enviadas para This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it .

 

Conference Sustainable Development Goals and Human Rights

O Federal Ministry for Economic Cooperation and Development (BMZ) em cooperação com o Institute for Development Research and Development Policy (IEE) e o Centre for Human Rights Erlangen-Nürnberg (CHREN) organiza nos dias 6 e 7 de junho 2017 a conferência "Sustainable Development Goals and Human Rights", em Bona. Para fazer a sua inscrição envie o seu nome e nome da organização a que pertence para o email This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it .

 

Annual Conference on European Migration Law 2017 Focus on the Reform of the EU Legal Migration System, Bruxelas, 15-16 junho 2017. Inscrições abertas.

 

II Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil

A 2ª edição temática do Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil (CONEAB) é organizada pelo Núcleo de Estudos sobre África e Brasil (NEAB) da Universidade de Pernambuco (UPE), com o tema “culturas híbridas, identidades plurais”. Decorre entre os dias 18 e 21 de setembro de 2017, no campus de Garanhuns (PE). O prazo para submissão de propostas de comunicações é 21 de maio de 2017 e as inscrições estão abertas até 01 de setembro 2017.

 

Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial

Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial tem lugar de 22 a 25 de maio 2017.

 

EADI NORDIC Conference 2017: Globalisation at the Crossroads – Rethinking Inequalities and Boundaries

A conferência EADI NORDIC 2017 decorre de 21 a 23 de Agosto de 2017, em Bergen, Noruega. Inscrições abertas até 15 de junho 2017.

 

XII Congresso Alemão de Lusitanistas: secção temática 8 – Call for papers

O projeto de investigação MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-memórias Europeias (ERC Consolidator Grant n.º 648624) organiza a secção temática “Olhares cruzados: pós-memórias do colonialismo português em perspetiva comparada” no XII Congresso Alemão de Lusitanistas, que irá decorrer na Universidade de Mainz (Alemanha), de 13 a 16 de setembro de 2017. As propostas/resumos devem ser enviados até 30 de abril para as organizadoras da secção 8: Margarida Calafate Ribeiro (Universidade de Coimbra) e This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it (Universidade de Coimbra).

 

EAST ASIAN ECONOMIC REVIEW (EAER) – Call for papers

East Asian Economic Review está a receber propostas de artigos para o seu próximo volume, nas temáticas: comércio e investimento; integração económica; finança internacional; cooperação monetária internacional; cooperação económica bilateral e multilateral em países do leste asiático; e, cooperação económica internacional para a unificação da Coreia.

 

Revista Mulemba - Call for papers

A revista Mulemba selecciona artigos para sua edição 16.1 com o tema "Passados antecipados, futuros empoeirados: os caminhos da ficção de João Paulo Borges Coelho". Chamada para publicação até 31 de Janeiro de 2018.

 

++ calls/conferências

 

 

 

 

KDL Edição 2016@CEsA/ISEG | assista ao live streaming e consulte aos materiais disponíveis AQUI.

 

 

 

RePEc IDEAS - Research Papers in Economics é uma base de dados bibliográfica de abrangência internacional e de acesso aberto que agrega uma vasta colecção de publicações das áreas de Ciências Sociais, Economia e Estudos de Desenvolvimento. Para mais informações sobre submissão de artigos os (as) membros devem contactar o secretariado.

 

Para receber as nossas comunicações, assine a nossa newsletter.

 

-Onde encontrar o  CEsA/where's CEsA?

 

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.