Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA home

Call for papers aberta para o dossier temático "Espaços Transnacionais: narrativas do Oceano Índico" da Revista Remate de Males

Foi prolongado o prazo da call for papers para o dossier temático "Espaços Transnacionais: narrativas do Oceano Índico" da Remate de Males, Revista do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (ISSN 2316-5758), da UNICAMP. Até 15 de dezembro 2017, são esperadas contribuições voltadas para as narrativas visuais e literárias produzidas no Oceano Índico, analisando teórica e criticamente as práticas discursivas que problematizam este espaço tempo transnacional. Este dossier é organizado por Ana Mafalda Leite (CEsA-ULisboa), Jessica Falconi (CEsA-ULisboa) e Elena Brugioni (UNICAMP).

_ler+

 

Acaba de sair o Routledge Handbook of Africa–Asia Relations (2017), editado por Pedro Amakasu Raposo, David Arase e Scarlett Cornelissen

Acaba de ser lançado o Routledge Handbook of Africa–Asia Relations (2017), editado por Pedro Amakasu Raposo, professor Estudos de Desenvolvimento (vertente de estudos asiáticos) do ISEG e investigador do CEsA/CSG, David Arase, Professor de Política Internacional na John Hopkins – School of Advanced International Studies e Scarlett Cornelissen, professora no departamento de Ciência Política, da Stellenbosch University, África do Sul. Constitui este o primeiro manual designado a estudar as interacções entre países de África e da Ásia de forma multidisciplinar e abrangente.

_as versões digital e impressa da publicação podem ser adquiridas aqui.

 

20 NOV 2017 | Conferência "Aquele Outro Mundo que é o Mundo"

Conferência "Aquele Outro Mundo que é o Mundo" realiza-se dia 20 de novembro 2017, das 14h30 às 16h30, na Fundação Calouste Gulbenkian. O historiador mauritano Abderrahmane N'Gaide é um dos convidados deste ano, que vem reflectir sobre hiatos na comunicação e distorções nas representações entre a Europa e África. A conferência é uma iniciativa da Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), do Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA-ISEG/ULisboa), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) e da Associação Coolpolitics, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

_ler+

 

13-20 NOV 2017 | Expo “The Game”, de Mario Badagliacca, patente na Fundação Calouste Gulbenkian

(Foto: MB, Grooving Lampedusa)

“The Game” é o título da exposição de Mario Badagliacca, um dos vencedores da Bolsa de Criação Jornalística sobre Desenvolvimento 2017, promovida pela ACEP, CEsA e Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX, com apoio da FCG, que estará patente nesta Fundação (Ed. Principal) de 13 a 20 de novembro 2017. "The game" ou o jogo é expressão conhecida dos/as que experimentam a perigosa viagem pela Rota dos Balcãs, dos/as que arriscam a vida a atravessar a fronteira. Enquanto fotografo documental, Mario Badagliacca produz imagens que nos fazem pensar problemáticas contemporâneas, em particular o estigma dos deslocados do mundo em busca de asilo, cuja vidas estão em jogo.

_visitar a página de MB aqui.

 

Artigo de opinião de Luís Mah vaticina que a hegemonia americana na Ásia Oriental tem os dias contados

Num artigo de opinião publicado hoje (9-11-2017) no Público, Luís Mah analisa a relação diplomática entre os EUA e a Ásia Oriental. Para o especialista em Política Internacional e nosso investigador, a anunciada viagem de dez dias de Trump a Tóquio, Seul, Pequim, Danang (Vietnam) e Manila poderia ser a janela de oportunidade para contrariar as impressões de uma 'má' presidência norte-americana na região. No entanto, o facto de Trump, logo após ter assumido a presidência, ter retirado os EUA do acordo que daria lugar à maior área mundial de comércio livre - a Parceria Transpacífico, e os seus comentários indelicados no Twitter para com o seu homologo norte-coreano, podem ter comprometido de forma irreversível as relações comerciais com a Ásia Oriental.

_ler artigo na íntegra aqui.

 

Concord AidWatch 2017 calcula a ajuda “real” ao desenvolvimento em 2016

Relatório Concord AidWatch 2017, lançado em outubro pela Confederação Europeia das ONGD de Desenvolvimento e Acção Humanitária (CONCORD), examina a ajuda pública ao desenvolvimento (APD) dos Estados Membros da UE em 2016. Afere que, no caso de Portugal, a ajuda “real” ao desenvolvimento não ultrapassou os 13%, apesar do reforço dado no último ano com maior envolvimento de mecanismos privados, como refere Teresa Ribeiro (Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação). Além disso, interroga a efectividade dessa ajuda, a forma como é utilizada, para quem e como, focando aspectos de transparência. Segundo este relatório, a UE e os seus 28 Estados membros continuam a ser os maiores prestadores em 2016. Ainda assim, a UE está longe de atingir o objectivo colectivo de 0,7% de APD/RNB (Rendimento Nacional Bruto). Contabilizando apenas a ajuda “genuína”, a CONCORD calcula que levaria a UE e seus Estados Membros mais 30 anos para alcançar os seus objectivos, o que significa que a UE só cumprirá os seus compromissos em 2052, 82 anos depois destes terem sido estabelecidos pela Resolução da ONU de 1970.

_descarregar o relatório aqui.

 

28 NOV 2017, 9h-13h | Apresentação pública do Relatório Nacional AidWatch

A 28 de novembro de 2017, das 9h às 13h, a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Grupo de Trabalho AidWatch da Plataforma organizam a apresentação pública do Relatório Nacional AidWatch, no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República (Auditório António de Almeida Santos). Este relatório analisa as tendências da Cooperação Portuguesa nos últimos anos e apresenta várias recomendações para o sector. O evento conta com a presença de Carlos Sangreman, nosso investigador e órgão de direcção do CEsA, e Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, entre outros/as intervenientes a confirmar. A entrada é livre, mediante inscrição.

_programa

_realizar a inscrição aqui.

 

28 NOV 2017 | World Humanitarian Action Forum (WHAF)

O Fórum Mundial de Acção Humanitária (WHAF) é um evento de um dia organizado por várias organizações humanitárias, tais como o LSE – Department for International Development da London School of Economics e o ODI – Overseas Development Institute, que pretende ser fórum para o diálogo e a acção sobre o sector humanitário. O WHAF está organizado em mesas redondas no sentido de estimular a colaboração e o trabalho de parceria sobre as questões-chave do sector. A entrada é livre. O período de registo está a decorrer até 10 de novembro de 2017.

_ler+

 

Disponível o nº 26 da Africana Studia, dedicado às "Lutas das Mulheres no Cinema de África e Médio Oriente”

Este número de Africana Studia apresenta artigos que se enquadram no Colóquio Internacional “As Lutas das Mulheres no cinema de África e Médio Oriente”, organizado pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, que decorreu entre 12 e 13 de maio de 2016 na FLUP. A publicação aborda o cinema de África e do Médio Oriente como uma área ainda pouco trilhada no campo da investigação, e reflecte dois pontos essenciais do colóquio: as histórias de colonização devastadoras cuja produção cinematográfica permanece pouco conhecida e uma presença feminina na realização ainda na retaguarda de uma arte com profundo impacto nas sociedades.

_ler+

 

 

 

Destaques

_Novas Regras para a publicação de Working-papers CEsA/CSG: consultar o Regulamento (2017).

 

Bolsas/Oportunidades

Aberto concurso da Fundação Calouste Gulbenkian de apoio a iniciativas-piloto na área da educação pré-escolar nos PALOP. O período de candidaturas decorre até 20 de novembro 2017.

_ler+

 

O Centro de Estudos Africanos da SOAS oferece 2 bolsas Ph.D. a nacionais africanos na área de Estudos de Desenvolvimento e Economia. O prazo de candidatura decorre até 31 de março 2018.

_ler+

 

Conferências - calls for papers

[Esta secção disponibiliza periodicamente calls for papers e conferências nos domínios do Estudos de Desenvolvimento e Cooperação, Multilateralismo, Estudos Coloniais, pós-Coloniais e Lusofonia, e Estudos sobre África, Ásia e América Latina.]

 

PEP Online Training Program: Applied Development Economics

A PEP (Partnership for Economic Policy) está a oferecer 3 cursos online sobre Economia do Desenvolvimento Aplicada, em colaboração com a Universidade Laval no Canadá, de janeiro a março de 2018. Os/as interessados/as devem realizar registo até 30 de novembro 2017.

 

Revista Remate dos Males: Dossier temático "Espaços Transnacionais: narrativas do Oceano Índico" - call for papers

A Remate dos Males tem call aberta para o dossier temático "Espaços Transnacionais: narrativas do Oceano Índico" até 15 de dezembro 2017.

 

Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX) - call for papers

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa recebe, nos dias 2 e 3 de julho de 2018, o Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX).

 

Revista Itinerários: "Literatura Negra no Brasil" - call for papers

A Revista Itinerários anuncia chamada para o número 47/2018: "Literatura Negra no Brasil". O período de submissão decorre até 30 de novembro de 2017.

 

Revista História USP: Dossier "Moçambique: histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos” - call for papers

A Universidade de São Paulo (USP) lança call for papers para a Revista de História, para o dossier temático “Moçambique: histórias conectadas, interdisciplinaridade e novos sujeitos históricos”. O período de submissão decorre até 31 de janeiro de 2018.

 

Conferência Internacional "Angola: os legados do passado, os desafios"

Em 14 e 15 novembro 2017, o Centro de História da Universidade de Lisboa, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa organizam a conferência "Angola: os legados do passado, os desafios do presente".

 

++ calls/conferências

 

 

Para receber as nossas comunicações, assine a nossa newsletter.

 

-Onde encontrar o  CEsA/where's CEsA?

 

 

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.