INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO

 

Departamento de Economia

 

Programa e bibliografia da disciplina

 

ECONOMIA ASIÁTICA

(optativa G3; 1º semestre; 3h/semana)

 

Ano lectivo 2006-2007

Responsável:
Prof. Doutor António M. de Almeida Serra

 

 

Objectivos e características do programa

  
O principal objectivo desta disciplina é o de familiarizar os estudantes com a realidade económica e social da Ásia de hoje --- aqui considerada apenas como a área geográfica daquele continente compreendida entre a península da Coreia e o Paquistão (exceptuando, portanto, o Médio-Oriente e a parte asiática da ex-União Soviética, a chamada “Ásia Central”).
   Disciplina de uma Escola de economia --- que, com a sua 'irmã mais velha' ”Economia da Ásia-Pacífico” do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional do ISEG, é (são) a(s) única(s) deste tipo em todo o mundo de língua portuguesa ---, não se estranhará que se coloque a ênfase no estudo dos aspectos económicos deste continente.
   Especial atenção será dada ao estudo das estruturas, das estratégias e das políticas económicas dos países que têm marcado mais decididamente a evolução das economias asiáticas no período posterior à Segunda Guerra Mundial e a inserção da Ásia na economia mundial.
   Porém e na tradição do ISEG, tal estudo não esquecerá os contextos históricos, culturais e sociais daquela vastíssima (e diferenciada) área pois se acredita que o económico não é susceptível de ser bem compreendido sem a devida referência àqueles contextos.
   Da mesma forma, as economias asiáticas serão estudadas tendo em atenção as suas crescentes articulações com as suas parceiras na região e com a 'economia-mundo' que as envolve.
   Face à imensidão de temas que poderiam ser abordados optámos por seleccionar aqueles que acreditamos terem mais interesse para os alunos do ISEG e, em geral, para os de língua portuguesa. É por isso que, para além do estudo dos países que permitirão uma melhor compreensão do “milagre asiático” enquanto objecto de interesse numa perspectiva de política económica de desenvolvimento e de economia internacional, privilegiamos o estudo de países/territórios como a China, o Sudeste Asiático (e, nele, Timor Leste) e a Índia.
   Quanto aos temas, sublinharemos, como já referimos acima, os de natureza essencialmente macroeconómica, particularmente o estudo das estratégias e das políticas económicas de desenvolvimento prosseguidas pelos países da região e que são responsáveis por uma taxa de crescimento sem par na grande maioria dos outros países 'em desenvolvimento'. Esta ênfase significa que se pressupõe que os estudantes têm já alguma familiarização com disciplinas como 'Economia do Desenvolvimento' e 'Política Económica' e que se entende que esta disciplina será útil como continuação/aprofundamento daquelas. Na medida em que se abordarão também os aspectos da inserção internacional destes países, o nosso estudo será igualmente um bom complemento de disciplinas da área da 'Economia Internacional', nomeadamente aquelas que abordarem temas do 'Comércio Internacional' e da 'Integração Económica Regional'.
   Porque entendemos que tal poderá vir a ser útil à formação dos alunos que se venham a dedicar à dinamização das relações económicas com o 'Extremo Oriente', acrescentámos ao nosso programa um ponto sobre 'como negociar com a China'.
   Finalmente e dando conteúdo às nossas preocupações quanto aos diversos contextos que moldaram (e moldam) a evolução da região, daremos atenção a alguns aspectos essencialmente históricos, culturais e sociais dos países estudados.

 



Produto (PIB) dos países da Ásia Oriental, 2002
(a dimensão dos países no gráfico é proporcional ao seu produto em USD)



Programa

 

-        

INTRODUÇÃO: a economia asiática, hoje. Uma análise da conjuntura económica

             

PARTE A - A economia da Ásia no pós-II Grande Guerra

 1 - A evolução das economias da Ásia: uma síntese histórica

            1.1 - O Japão no contexto regional: da "restauração Meiji" ao presente

            1.2 - O após-1945: o modelo dos "gansos voadores"

 2 - Os "quatro dragões" da Ásia do Nordeste

            2.1 - Coreia do Sul: da ‘manu militari’ à ‘manu chaebol

            2.2 - Taiwan: as ‘formosas’ pequenas e médias empresas

            2.3 - Hong Kong: a China à janela

            2.4 - Singapura: a "engenharia social" em acção

 3 - Dois “tigres” do Sudeste Asiático

            3.1 - Malásia look east 

            3.2 - Indonésia: crescimento, corrupção e crise

 4 - A China após o início das suas reformas económicas

            4.1 - O Oriente é vermelho: a China segundo Mao Tse Tung

            4.2 - O Oriente já foi vermelho: a China segundo Deng Xiao Ping e sucessores

                        4.2.1 - As reformas económicas: aspectos fundamentais

                        4.2.2 - A reforma do sector empresarial do Estado

                        4.2.3 - O sistema financeiro chinês

                        4.2.4 - A China e a OMC

                        4.2.5 - A ‘Grande China’: a RP China e as relações com Hong Kong, Macau e Taiwan

            4.3 - Como negociar com a China

 5 - Macau e as relações económicas com o exterior; as relações Portugal-Macau-China

 6 - A Índia: devagar se vai ao longe

 7- Construir um país novo no séc. XX!: Timor Leste

 

PARTE B - Temas interregionais 

8 - A construção de um espaço económico regional; os espaços sub-regionais

            7.1 - De uma cooperação ‘inorgânica’ à proliferação de propostas da sua organização

            7.2 - A ASEAN e a APEC: das origens ao futuro

9 - As estratégias e as políticas de desenvolvimento: modelo ou modelos? As suas características

10 - A crise económica de 1997

            10.1 - Os antecedentes

            10.2 - Os factos e a política económica

 

PARTE C - E agora?

11 - De que cor é o futuro? A Ásia e o futuro da economia mundial

 


Funcionamento das aulas

   
As aulas serão essencialmente de exposição, pelo docente ou pelos alunos, de temas do programa. Serão convidados alguns especialistas portugueses sobre a Ásia para proferirem palestras sobre temas do programa da disciplina.
    Dado que existe disponível algum material audiovisual de interesse para o estudo dos temas a abordar, procuraremos utilizá-lo sempre que possível.
    Em horários a combinar com os alunos, serão organizadas 1-2 actividades fora do Instituto.
 


Avaliação de conhecimentos

    A avaliação de conhecimentos decorrerá de acordo com o regime em uso no ISEG e consistirá apenas de provas escritas individuais.


Prémio "Fundação Oriente"

    A Fundação Oriente instituiu um prémio para o melhor aluno da disciplina de "Economia Asiática". O prémio consiste numa estadia (e respectiva passagem aérea) de duas semanas em uma, à escolha, das delegações da Fundação no estrangeiro: Macau, Goa e Timor Leste.


Bibliografia

    Referem-se abaixo um conjunto de documentos úteis para um bom conhecimento da Ásia dos nossos dias, particularmente da sua economia. Trata-se de uma lista indicativa, sendo os alunos aconselhados a buscarem, eles próprios, novas referências bibliográficas. 
    A Biblioteca do ISEG/UTL, onde poderão ser encontrados a maior parte dos documentos referidos abaixo, é, muito provavelmente, a melhor apetrechada do espaço de língua portuguesa para o estudo, a diversos níveis de aprofundamento, da(s) economia(s) asiática(s). Por isso deve ser consultado o seu fundo bibliográfico que inclui monografias (livros), revistas periódicas disponíveis em papel e revistas em suporte informático (CD-ROM; base de dados BPO; nesta, a melhor referência é a China Business Review).
    Porque hoje em dia a INTERNET é um manancial quase inesgotável de informação permanentemente actualizada sobre os mais diversos temas, indicam-se no final alguns links que são úteis para um bom conhecimento da Ásia.
    O CEsA (Gab. 503 do 'Edifício Bento de Jesus Caraça', da R. Miguel Lupi'; ext. 4983), Centro do ISEG/UTL de que faz parte a Unidade de Estudos Asiáticos, tem à disposição dos alunos da disciplina uma bibliografia  apropriada de materiais (incluindo livros e informação estatística do Banco Mundial) não disponíveis na Biblioteca do ISEG.

AMSDEN, Alice Asia's next giant: South Korea and late insdutrialization, Oxford UP, New York, 1989

ASIAN DEVELOPMENT BANK Asian Development Outlook (vários anos), Oxford UP, Hong Kong

CHOWDHURY, Anis et al. The new industrialising economies of East Asia, Routledge, Londres, 1993

ISLAM, I. et al. Asia-Pacific economies: a survey, Routledge, London, 1997

SERRA, António M. de Almeida Singapura: a história de um sucesso económico, CEsA (Documentos de Trabalho nº 40), Lisboa, 1996

SERRA, António M. de Almeida Malásia: de desigualdade em desigualdade até à igualdade final?, CEsA (Documentos de Trabalho nº 41), Lisboa, 1996

SERRA, António M. de Almeida Os processos de desenvolvimento dos "velhos" Novos Países Industrializados da Ásia Oriental. Lições das estratégias e das políticas de desenvolvimento, CEsA (Documentos de Trabalho nº 42), Lisboa, 1996

SERRA, António M. de Almeida China: as reformas económicas da era pós-Mao, policp., Setúbal, Janeiro/1995

WORLD BANK The East Asian miracle: economic growth and public policy, Oxford UP, 1993

 


 

Links complementares desta disciplina e da responsabilidade do seu docente

 

Bibliografia recente sobre economia asiática: documentos mais recentes e introduzidos na listagem ao sabor do decorrer das aulas e dos seus temas...
InfoTimor - um site só sobre aspectos económicos-sociais da evolução de Timor Leste

 


Alguns 'links' úteis para o estudo da Ásia

Dado que os 'sites' aqui indicados são, eles próprios, excelentes 'portas de entrada' para o estudo da Ásia, remetemos o leitor para os links que eles estabelecem
CEsA/Ásia - Unidade de Estudos Asiáticos do CEsA-Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do ISEG/UTL. Informações sobre as actividades da Unidade e links para vários 'sites' com interesse para o estudo da Ásia.
Asianow - Quantidade e qualidade de informação sobre a Ásia made in CNN
AsiaObserver - considerado o melhor 'site' generalista sobre a Ásia
BBC News - uma das melhores fontes de informação diária sobre a região da Ásia-Pacífico
Biblioteca Virtual de Estudos Asiáticos
da ANU-Australian National University - provavelmente 'the best of the best!...'
Encyclopedia Britannica on line - uma busca sobre a 'Asia' dá um resultado enciclopédico...
Banco Mundial - inevitável, tal como a sua 'sister in the woods', o FMI; vd. a sua documentação na Biblioteca do ISEG
Banco Asiático de Desenvolvimento - o banco regional de desenvolvimento
ChinaWorkbook- Conjunto de materiais de estudo sobre a China
Economic and Political Weekly - a principal revista económica da Índia
Fundo Monetário Internacional - inclui estudos sobre as economias dos países nos seus 'country reports'
InfoTimor - Informação económica e social sobre Timor Leste numa página organizada pelo CEsA/Ásia do ISEG
Roubini Global Economics (RGE) Monitor  - de um professor da Universidade de New York; provavelmente o melhor "site" mas... pago!
Korea Economy - informações económicas sobre a Coreia (do Sul) segundo o Samsung Economic Research Institute


 

Utilize o 'back' do seu browser para voltar à página anterior

 

Actualizado em 23 de Agosto de 2006