Ásia Oriental
Boletim trimestral de informação económica sobre a Ásia Oriental
vol. 2; nº 3; 3º Trimestre/1998 (Jul.)

Edição do CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento

(continuação)

Breves


Mudanças na Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa


A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa conheceu recentemente uma fase de alterações que incluiram a mudança de instalações e de Secretária-Geral.
Aquelas situam-se agora na
Prçª. de Alvalade,, nº6 - 9º
1700 LISBOA -- PORTUGAL
[Tel: (01) 793 42 89; Fax: 793 43 16]
e a nova Secretária-Geral é a Drª Fernanda Ilhéu, pessoa com vasta experiência adquirida em Macau, onde representou, durante muitos anos, o ICEP. Também esteve ligada à empresa Soares da Costa, tendo dirigido durante algum tempo o seu escritório naquele Território.

Seminário na AIPortuguesa sobre "Os Mercados Asiáticos"

Integrado no ciclo de Seminários sobre "Internacionalização XXI" que a AIP vem promovendo, realizou-se em 19 de Maio passa-do uma sessão sobre "Os mercados asiáticos".
Durante esse dia abordaram-se sucessivamente os temas "Cooperação no âmbito da UE", "Incentivos e apoio ao desenvolvimento" e "Os mercados emergentes: formas de acesso e critérios de negociação".
Com uma assistência interessada, foi pena que nela não tivessem estado representados um maior número de empresas e de empresários.

Nova experiência nas relações empresariais entre Portugal e a Coreia
No Seminário referido na notícia anterior, o Dr. Francisco Lopes dos Santos, Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Coreana relatou uma experiência que está em curso no relacionamento entre empresários portugueses e coreanos.
Ela passa, nomeadamente, pela mobilização de empresários daquele país para visitarem empresas portuguesas de média dimensão que se estão a unir sob a forma de um verdadeiro Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) interessadas a pôr em comum as suas complementaridades para melhor penetrarem no mercado daquele país. É, sem dúvida, iniciativa de louvar e de repetir com aquele e com outros mercados da região.

Seminário sobre a Índia organizado pela Fundação Oriente
Nos passados dias 18-20 de Junho decorreu em instalações da Universidade Católica Portuguesa um Seminário sobre a Índia organizado pela Fundação Oriente.
Neste encontro estiveram presentes várias personalidades deste país que falaram sobre vários aspectos da Índia dos nossos dias, desde a economia à cultura e à política.
Esta iniciativa é tanto mais de louvar quanto é certo que se tratou de pôr à disposição dos portugueses informações sobre o que é a Índia de hoje, ultrapassando a tradicional visão histórica (senão passadista...) com que em Portugal se olha o segundo país mais populoso do mundo e que é origem de uma dinâmica comunidade empresarial residente entre nós e que poderá ser a base da intensificação das relações económicas com a Índia.

Efeitos da crise sobre os mercados bolsistas da Ásia-Pacífico
Estima-se que a queda da capitalização das Bolsas asiáticas desde Junho do ano passado tenha atingido os cerca de 2100 biliões de USD! Só o Japão terá perdido quase 1200 biliões (queda de -38%), seguindo-se-lhe Hong Kong com 268 biliões (-49%).
Países como a Malásia (-195 biliões, equivalentes a cerca de 36300 milhões de contos! -73%), a Coreia do Sul (-112 biliões; -73%) e a Indonésia (-94 biliões; -89%), foram igualmente muito atingidos.


Início do Boletim | Comentário | Mercado | Topo desta página
China | Macau | Hong Kong | Taiwan | Coreia | Malásia | Singapura | Tailândia | Índia


Quaisquer comentários a esta webpage devem ser dirigidos a:
António M. de Almeida Serra ( aserra@iseg.utl.pt)

Copyright © CEsA , 1998
Última versão: 15 de Julho de 1998