Curso tal como ministrado no
Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão
Universidade Técnica de Lisboa / Portugal  


ATENÇÃO: para voltar ao texto do curso utilize o back do seu browser


Cap. 1 - A situação da economia mundial;
o desenvolvimento no mundo: um 'tour d'horizon'

O objectivo central deste capítulo é o de apresentar uma síntese da situação económica mundial quer numa perspectiva de médio/longo prazo quer numa de curto prazo, já que as políticas económicas de desenvolvimento, embora centrando a sua atenção na primeira, não podem, de forma alguma, descurar a primeira.

Daqui resulta que qualquer texto que se apresente aqui sobre este tema corre o risco de ficar rapidamente ultrapassado devido à constante evolução da economia mundial e, mesmo e por vezes, do entendimento sobre ela. Esta é a principal razão porque, seguindo o ensinamento do velho provérbio chinês de que "se vires um pobre não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar", optámos por referir apenas uma lista de documentos considerados úteis para o acompanhamento da evolução da economia mundial, nomeadamente alguns dos mais consultados e que têm origem nas organizações económicas e financeiras internacionais. Apresentamos também ligações para algumas fontes alternativas de "leitura" daquela evolução.


Veja a Bibliografia

 

Bibliografia  Top

NOTA: as referências que se seguem são apenas algumas das muitas existentes sobre o tema central deste capítulo. Os textos referenciados servem para apoiar bibliograficamente uma investigação sobre o assunto apesar de vários deles concentrarem a sua atenção mais nos problemas económicos de curto prazo do que nos de médio-longo prazo, os que são objecto principal da nossa análise. Note-se, no entanto, que várias das publicações abaixo referidas são publicadas há vários anos ajudando, no seu conjunto, a estabelecer o referido quadro de médio-longo prazo e, até, a definir uma verdadeira "história" dos problemas do desenvolvimento e sua evolução.
Todos eles têm vasta informação estatística que pode ajudar a estabelecer um quadro de conjunto dos problemas dos vários países/regiões.
Os que estão disponíveis na INTERNET (que estão "linkados") são uma boa porta de entrada num manancial cada vez maior de informação. Sugere-se vivamente ao leitor que "navegue" o mais possível em busca de nova documentação.

'Sites' como os do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial devem ser consultados regularmente. Uma fonte A NÃO PERDER (!) é IDS-Institute of Development Studies da Universidade de Sussex e suas diversas bases de dados de informação sobre o desenvolvimento.
Uma biblioteca consultável através da INTERNET é a da SOAS-School of Oriental and African Studies, da London University. A Biblioteca do ISEG/UTL - "Económicas", através da escolha do item "Biblioteca" no 'site' do Instituto, também está acessível. Chama-se particularmente a atenção para a possibilidade de utilizar várias (e importantes) bases de dados bibliográficos e estatísticos.

ADB-Asian Development Bank Asian Economic Outlook, vários anos

IMF World Economic Outlook, IMF, Washington,DC
Trata-se de uma publicação semestral editada em Abril e Outubro de cada ano; publicado alternadamente com texto do mesmo tipo editado pela OCDE em Janeiro e Julho. Na edição de Abril/2000 chama-se particularmente a atenção para o capítulo IV, que se debruça sobre os problemas que, no entender do Fundo, limitam a capacidade de crescimento dos países em desenvolvimento (ficheiro *.pdf).

OCDE Statistics portal. 'Site' da OCDE-Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico, organização dos países mais industrializados, com sede em Paris, que permite o acesso a muita informação estatística 

OCDE Economic Outlook, vários números, semestral. Não se tratando de uma análise das economias dos países em desenvolvimento mas sim das dos países mais desenvolvidos, tem interesse por ajudar a estabelecer o quadro económico internacional em que aqueles se movimentam e que os afecta.

UNDP Human Development Report, UNDP+Oxford UP, New York, (vários anos)
Desde há alguns anos que se edita em Portugal, pela Tricontinental Editora, uma tradução deste relatório. A edição deste ano apela a uma "globalização com face humana" e, por ser comemorativa do décimo aniversário da publicação do HDR pelo PNUD, inclui um balanço de dez anos de desenvolvimento humano. Leitura recomendada.

WORLD BANK World Economic Indicators on line

WORLD BANK Global Economic Prospects 2008, Washington-DC. Publicação anual.

WORLD BANK World Development Report, váriuos anos

WORLD BANK Global Development Finance, vários anos

Alguns bancos comerciais de nível mundial também disponibilizam análises sobre a evolução da economia internacional. São exemplos:

ANZ (australian and New Zealand Bank / Austrália) ANZ Economic Outlook, trimestral

BNP Parisbas Economic Research

 

 Topo da página | Programa detalhado do curso | ISEG | Mestrado DCI | CEsA | Autor

 

Autor: António M. de Almeida Serra; aserra@iseg.utl.pt

Copyright © A.M. de Almeida Serra, 1999-2008
Última versão: 26 de Fevereiro de 2008