Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA Home

27 SET 2018, 18h30 - 19h30 | Palestra "A partilha dos recursos hidrográficos luso-espanhóis no âmbito do relacionamento bilateral entre Portugal e Espanha" | Embaixador Mário Godinho de Matos

O CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América-Latina organiza no ISEG - Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa, a palestra "A partilha dos recursos hidrográficos luso-espanhóis no âmbito do relacionamento bilateral entre Portugal e Espanha", com o Sr. Embaixador Mário Godinho de Matos (CV), Presidente da Comissão Interministerial de Limites e Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas (CILBH).
Esta palestra está integrada nos Seminários de investigação dos Mestrados em Economia Internacional e Estudos Europeus e em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, e tem lugar dia 27 de setembro 2018, das 18h30 às 19h30, no Auditório 2, do ISEG (Rua do Quelhas, nº6, Lisboa).
A entrada é livre, reserve o seu lugar!

_registo

 

Call for papers para o _in progress 3: Seminário Internacional sobre Ciências Sociais e Desenvolvimento em África

Realiza-se nos dias 15 e 16 de novembro de 2018 o 3º In Progress, dedicado ao tema ciências sociais e desenvolvimento em África. Este seminário convida especificamente estudantes de mestrado e doutoramento da área de estudos africanos, estudos de desenvolvimento, e áreas conexas, a apresentarem propostas de comunicações até 20 de outubro de 2018, nas áreas temáticas definidas. É organizado pelas professoras Iolanda Évora (CEsA, ISEG-ULisboa) e Sónia Frias (CEsA, ISCSP-ULisboa). Da comissão científica constam as organizadoras e os professores dos cursos de mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, e do doutoramento em Estudos de Desenvolvimento do ISEG, respectivamente João Estêvão e Alexandre Abreu.

_ler+

 

"Moçambique: Crónica de uma crise anunciada?"
Carlos Castel-Branco publica artigo na edição portuguesa de julho do Le Monde Diplomatique

(Capa do jornal - Edição de julho)

O nosso investigador Carlos Castel-Branco publica artigo sobre a situação económica de Moçambique no Le Monde Diplomatique, ao qual intitula "Moçambique: crónica de uma crise anunciada?", referenciando o famoso título do livro do escritor Garcia Márquez, que relata a morte anunciada do jovem Santiago Nasar que foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante e este mesmo sabendo do vaticínio não o consegue impedir. Carlos Castel-Branco analisa a situação política e económica em Moçambique, um país que era ainda há três anos atrás considerado, pela comunicação social e instituições financeiras, um dos "milagres" financeiros africanos, fazendo uma análise da trajectória económica de um país que está a emitir todos os sinais de uma crise iminente.

_ler+

 

Novo artigo de Luís Mah na revista do IDN dedicada à segurança europeia

O nosso investigador e professor do ISEG Luís Mah publica artigo na Revista do IDN, nº 38 da Colecção Atena, intitulado “ Segurança Europeia”, coordenado por Vítor Rodrigues Viana e Isabel Ferreira Nunes. O artigo, denominado "O consenso Europeu para o Desenvolvimento" (pp. 199-208), aborda a política comum europeia para a Cooperação e o Desenvolvimento.

_ler+

 

 

 

"Conhecemos esta história", de Alexandre Abreu (Expresso, 06-09-2018)

Na rubrica Economia à 5ª do jornal Expresso assinada pelo nosso investigador e professor do ISEG Alexandre Abreu, este traça uma narrativa de similaridade entre economias em recessão. Foca em particular a história da crise da dívida da América Latina na década de 1980 e a crise asiática do final dos anos 1990, entre outras como a crise do euro, para ilustrar que a acumulação de défices externos ao longo do tempo, alimentados pelo afluxo de crédito numa moeda que não se controla, força a uma rápida depreciação da moeda e a uma subida dos juros, dando origem a uma recessão mais ou menos acentuada.

_ler o artigo na íntegra aqui

 

13-15 Mar 2019 I II Congresso Internacional "Diálogos Interculturais Portugal-China", Universidade de Aveiro - Chamada para comunicações

No ano em que se assinalam os 70 anos da proclamação da República Popular da China, os 40 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China e os 20 anos do retorno de Macau à China, o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA), em parceria com vários Departamentos da Universidade de Aveiro (DLC, DeCA, DCSPT, DEGEIT), organiza, nos dias 13, 14 e 15 de março de 2019, o II Congresso Internacional "Diálogos Interculturais Portugal-China". Da comissão científica consta, entre outros, a nossa investigadora e Presidente de Direcção da Portugal's Belt & Road Think Thank, a professora Fernanda Ilhéu (CEsA/ISEG), especialista nesta temática.
Além de estudos relacionados com estes acontecimentos marcantes da história do século XX, o Congresso vai contemplar comunicações em quatro áreas temáticas, de relevância nas relações entre Portugal e a China: Iniciativa “uma faixa, uma rota”; Diálogos entre Línguas: Literatura, Tradução e Ensino; Cultura e Turismo; Diálogos artísticos. A chamada para comunicações encontra-se a decorrer até 31 de dezembro de 2018.

_ler+

 

 

 

 

 

 

Clip media

 

Pelo terceiro ano consecutivo, há mais gente com fome no mundo
(Público, 11-09-2018)

 

Portugal está em 10º lugar no ranking das democracias mundiais
(Público, 11-09-2018)

 

"Conhecemos esta história", de Alexandre Abreu
(Expresso, 06-09-2018)

 

"Portugal é um país com manifestações de racismo e xenofobia", diz secretária de Estado da Igualdade
(Público, 1-09-2018)

 

Licenciaturas pré-Bolonha vão ser equiparadas a mestrados
(Público, 1-03-2018)

 


Oportunidades/Bolsas

 

A UNU-WIDER está a oferecer uma bolsa de investigação de doutoramento na área de Economia do Desenvolvimento. Prazo até 30 de setembro de 2018.

_ler+

 

Abertura de concurso para recrutamento de uma/a investigador/a doutorado/a na área de Estudos Culturais:
O CEsA – Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (ISEG/ULisboa) irá, até dia 31 de agosto de 2018, proceder à abertura de procedimento concursal no âmbito do Artigo 23.º do Decreto-Lei N.º 57/2016, de 29 De Agosto. O Edital do concurso com a referência “CEsA/PC1/2018 - Art. 23, DL57/2016” estará disponível no Portal ERA Careers e no sítio do CEsA – Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina.

_edital

 

Bolsas de Excelência da Confederação Suíça 2019-2020 para estudantes portugueses. Candidaturas até 4 de novembro.

_ler+

 

Bolsas doutoramento 2018 Universidade de Lisboa. Período de candidatura a decorrer de 1 a 30 de setembro 2018.

_ler+

 

A FLAD anuncia Concurso 2019 “Bolsas Papers@USA” para investigadores apresentarem comunicações nos EUA. Os prazos são vários conforme o período.

_ler+

 

Programa Internacional de Bolsas Ibero-americanas: Santander Portugal. O prazo decorre até 15 de dezembro de 2018.

_ler+

 

 


Conferências
- Call for papers

 

II Congresso Internacional "Diálogos Interculturais Portugal-China" - Call for papers
O período de submissão decorre até 31 de dezembro de 2018.

 

3rd CSD Annual Conference on Sustainable Development - Call for papers e registo

 

Expanding the Frame: Ethnographic Film and its Others. Exploring the relationships w/ fellow travellers, including: indigenous, diasporic, intercultural, African/black cinemas and experimental/art film - Call for papers
O período de submissão decorre até 15 de novembro de 2018.

 

International Conference on Sustainable Development - Aberta a fase de registo

 

8th International "Language in the Media - Mediatising Resistence" - Call for papers
O período de submissão decorre até 10 de outubro de 2018.

 

"Mundo Crítico: Revista de Desenvolvimento e Cooperação" está a aceitar artigos para o seu Nº 3, com o tema “Presente e Futuro da Cooperação para o Desenvolvimento” - Chamada para artigos
O período de submissões decorre até 30 de outubro de 2018.

 

7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans: “In/Visibilidades Negras Contestadas” - Chamada para apresentação de painéis
O período de submissões foi prolongado até 30 de setembro de 2018.

 

Revista ex aequo "Mulheres na imprensa colonial: discursos e representações" - Chamada para artigos
O período de submissões decorre até 30 de novembro de 2018.

 

Edição temática da Revista Negócios Estrangeiros: 70 anos da DUDH e 40 anos da CEDH – Call for papers
O período de submissões decorre até 1 de outubro de 2018. Os textos devem ser enviados para: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

International Convention of Asia Scholars - Call for papers
O período de submissões decorre até 10 de outubro de 2018.

 

arquivo

 


WP CEsA/CSG/ISEG

Chamada para publicação aberta em permanência. Consulte aqui as normas de submissão.

_consulte a nossa colecção de WPs aqui

 

 

 


 

 

 

 

Siga-nos@

Twitter

Linkedin

Mixcloud

Youtube

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional