Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA home

8 MAR, 18h | Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento | BLOCKCHAIN'S POTENTIAL FOR FINANCIAL INCLUSION IN AFRICA | Inês Boski

O próximo Seminário em Estudos de Desenvolvimento CEsA/CSG/ISEG-ULisboa está a cargo da convidada Inês Boski, que nos vem falar de integração financeira em África. O seminário será proferido em inglês e terá lugar no ISEG, no dia 08 de março de 2018, das 18h às 20h. A entrada é livre, mas reservada a inscrição prévia.

_consulte o programa integral aqui.

 

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG FEV 2018 | ANCIENT ROMAN POLITICS. THE VESTALS – WOMEN’S EMPOWERMENT, de Maria SOUSA GALITO

O WP 167, da autoria de Maria SOUSA GALITO, aborda o papel político-religioso das vestais na antiguidade romana. As vestais eram sacerdotisas virgens de uma deusa que protegia os muros de Roma com o seu fogo perpétuo, que era pura e não tinha estátua. Os seus rituais eram baseados em lendas, tais como de Amata ou de Reia Sílvia, que independentemente de terem existido ou não, eram referências religiosas e culturais. As suas histórias influenciavam a vida das pessoas e não devem ser negligenciadas, pois contêm informações que explicam as razões pelas quais o Estado respeitava tanto as vestais e as punia tão severamente. Na história, foram representadas como as primeiras mulheres que alcançaram algum tipo de igualdade de género ou autoridade na cena pública.

_descarregar o WP aqui .

 

Publicação em destaque: Directrizes para o Apoio e Promoção da Agricultura Familiar nos Estados-Membros da CPLP

Disponibilizamos em acesso aberto Directrizes para o Apoio e Promoção da Agricultura Familiar nos Estados-Membros da CPLP, de autoria de João Mosca, nosso investigador, estando os seus co-autores ligados ao nosso Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (ISEG, ULisboa). Esta publicação foi promovida pela CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e para a Agricultura, no enquadramento das políticas da CPLP para a Segurança Alimentar e Nutricional e no âmbito do compromisso com a erradicação da fome por parte dos Estados-Membros. No aspecto da Cooperação, a publicação determina que, os Estados-Membros devem procurar ampliar e intensificar o intercâmbio e a cooperação entre os países da CPLP, bem como com países externos, enquanto factor de dinamização e fortalecimento da agricultura familiar, de prossecução da ESAN-CPLP e de redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.

_descarregar a publicação aqui [EN]

 

World Justice Project Rule of Law Justice Index aponta para uma deterioração do estado do direito

O WJP Rule of Law Justice Index, lançado este mês, pelo World Justice Project, revela que foram mais os países que diminuíram dos que os que melhoraram o seu índice do estado do direito 2017-2018, sendo que os dados reflectem uma deterioração global nos aspectos fundamentais do estado do direito. Este Índice mede a observância da jurisprudência em 113 países e jurisdições em todo o mundo, com base em mais de 110 mil pesquisas domiciliares e 3.000 especialistas. Portugal, contrariando a tendência demonstra sinais de melhoria, situando-se na posição 21, uma posição abaixo da República da Coreia.

_descarregar o Index aqui

 

O Projecto Museu do Cinema, em Maputo, Moçambique, está a acolher propostas para o Seminário “A Cooperação e o Cinema em Moçambique"

(Clicar na imagem para aumentar)

 

O Museu do Cinema em Moçambique é um projecto museológico não estatal, em construção, iniciativa da Associação Amigos do Museu do Cinema para a pesquisa e comunicação da(s) História(s) do Cinema em Moçambique. No âmbito da realização das suas actividades, o Projecto Museu do Cinema em Moçambique organiza, em 2018, um seminário multidisciplinar intitulado “A Cooperação e o Cinema em Moçambique”. O evento decorrerá de 27 a 29 de Agosto de 2018, no Auditório do Centro Cultural Franco-moçambicano, em Maputo e a Call for Papers & Projects está a decorrer até 15 de Junho de 2018.

_página Facebook do projecto

 

"Será que temos de repensar a investigação em Estudos de Desenvolvimento?" é a questão primacial da Development Research Conference 2018

A School of Global Studies da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, está a organizar a Development Research Conference 2018 com o tema “Rethinking Development”, a ter lugar a 22 e 23 de agosto de 2018. A questão “Que tipo de 'desenvolvimento' é desejado para o mundo de hoje?” será o ponto de partida para reflectir sobre o tema do desenvolvimento e de como hoje este deve ser pensado: se fará sentido ainda pensar o desenvolvimento para partir das noções de “norte” “sul”?; se serão os objectivos do desenvolvimento sustentável (SDGs) suficientemente amplos para redefinir a agenda e políticas do desenvolvimento?; ou, se não será necessário redireccionar a atenção da investigação sobre o tema do desenvolvimento para questões emergentes, como a diáspora, os êxodos, a tecnologia, a segurança alimentar, a religião, a propriedade intelectual ou a vigilância da saúde?
Esta conferência surge no âmbito da convicção de ser necessário renovar o debate em torno destes assuntos, inclusivamente sobre o próprio conceito de 'Desenvolvimento'.
A fase de apresentação de propostas de artigos está a decorrer até 23 de fevereiro de 2018.

_ler+

 

Infografia da OCDE mapeia a percentagem da Ajuda Pública ao Desenvolvimento por país doador e beneficiário, e por sector

 

A OCDE disponibilizou uma infografia que representa a ajuda pública ao desenvolvimento nos vários países. Este instrumento permite observar a ODA/APD absoluta e per capita em relação a 2015 e 2016 de todos os países: os doadores, os que recebem e por sector. De acordo com esta informação, a APD atingiu um pico de 145 biliões (valor em USD), representando um aumento de 10,7% em relação a 2015. Neste link, é possível observar a percentagem de apoio de Portugal aos países beneficiários.

 

DEVELOPMENT STUDIES SEMINARS CEsA/CSG/ISEG-ULisboa

- Edição de 2018

Anunciamos o Programa provisório dos Seminários em Estudos de Desenvolvimento CEsA/CSG/ISEG, edição de 2018!
Este ano, o programa contempla vinte conferências de palestrantes de diferentes latitudes. Esta é uma iniciativa histórica do CEsA/ISEG da Universidade de Lisboa, que vai já na sua 28º edição e que pretende oferecer aos estudantes de Mestrado em Cooperação Internacional e Desenvolvimento e Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento do ISEG - Universidade de Lisboa, e interessados em geral por estes tópicos, um programa de seminários (que inclui uma Spring School e uma Summer School), da mais recente investigação conduzida a nível nacional e internacional no computo dos Estudos de Desenvolvimento. Entre os conferencistas internacionais convidados estão o director-geral de Desenvolvimento e Cooperação da OCDE, Jorge Moreira da Silva, o ex-ministro de Cabo-Verde da Educação, Cooperação e Assuntos Externos, Victor Borges, ou o economista especialista da Comissão Europeia sobre questões relacionadas com o Desenvolvimento, Walter Kennes.

_ler+

 

Novo Projecto em curso "A Cooperação na Promoção dos Direitos Humanos: O Caso da Justiça na Guiné-Bissau"

O CEsA, conjuntamente com a LGDH -Liga Guineense dos Direitos Humanos (Guiné), é parceiro do Projecto "A Cooperação na Promoção dos Direitos Humanos: O Caso da Justiça na Guiné-Bissau" apresentado para financiamento ao Camões pela ACEP - Associação para a Cooperação entre os Povos e aprovado para implementação durante 2018. O objectivo principal deste projecto é a recolha e análise de dados sobre o acesso a justiça nas regiões da Guiné-Bissau e o debate aberto sobre qual o papel da Cooperação para o Desenvolvimento na promoção desse Direito Humano, face a dados recolhidos nesta acção e à sua análise em duas conferências a realizar em Lisboa e em Bissau. Em Portugal será feita uma articulação com o programa de mestrado e doutoramento do ISEG através da actividade do CEsA intitulada DS LAB (laboratório em Estudos de Desenvolvimento) coordenada por Luís Mah, nosso investigador e professor do ISEG.

_ler+

 

 

 

 

 

Publicações recentes:

WORKING PAPER nº167: ANCIENT ROMAN POLITICS. THE VESTALS – WOMEN’S EMPOWERMENT, de Maria SOUSA GALITO

[Download]

 

WORKING PAPER nº166: PORTUGAL AND THE EURO, de António MENDONÇA

[download]

 

 

Bolsas/Oportunidades

 

Bolsa de mobilidade para investigação doutoral sobre China contemporânea. O prazo de candidatura decorre até 1 de março de 2018.

_ler+

 

Concurso Estímulo ao Emprego Científico - Institucional FCT. O prazo de candidatura decorre entre 22 de fevereiro a 22 de março de 2018.

_ler+

 

Bolsas de investigação de doutoramento para estrangeiros em Ciência Política da Fundação Calouste Gulbenkian. O prazo de candidatura decorre entre 1 e 28 de fevereiro de 2018.

_ler+

 

O Centro de Estudos Africanos da SOAS oferece 2 bolsas Ph.D. a nacionais africanos na área de Estudos de Desenvolvimento e Economia. O prazo de candidatura decorre até 31 de março 2018.

_ler+

 

Conferências - calls


9ª Conferência Anual IIPPE em Economia Política - Painel “History of Economic Thought, Economic Methodology and Critique of the Mainstream” (HETMECoM)

Está o decorrer o período de submissão de propostas no âmbito do painel “History of Economic Thought, Economic Methodology and Critique of the Mainstream” da Conferência Anual IIPPE até 15 de março de 2018.

 

Década dos Afrodescendentes em Portugal: Encontro entre antropologia e movimentos afrodescendentes e antirracistas

A 14 de abril de 2018 tem lugar o VIII Fórum APA, dedicado à década dos Afrodescentes em Portugal. Conta com participação de Iolanda Évora, nossa investigadora.

 

17th Nordic Conference on Development economics 2018 - Call for papers

De 11 a 12 de junho de 2018 decorre a 17th Nordic Conference in Development Economics, em Helsinkia, Finlândia. O período de submissão de propostas foi alargado até 18 de março de 2018.

 

4th International Symposium of the Dakar Institute of African Studies | Bridging the Gap: Black Studies Across Social, Geographical, Epistemic, and Linguistic Lines - Call for papers

O Fourth International Symposium of the Dakar Institute, a Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), o West African Research Center (WARC) e a Universidade of the West Indies, organizam o 4th International Symposium of the Dakar Institute of African Studies: Bridging the Gap: Black Studies Across Social, Geographical, Epistemic, and Linguistic Lines em Dakar, Senegal, nos dias 5-6 de julho de 2018. O prazo de submissão de propostas encontra-se a decorrer até 1 de março de 2018.

 

African Mobilities – Reshaping narratives and Practices of Circulation and Exchange

O Nordic African Institute organiza, a 19-20 de setembro de 2018, na Suécia, a sua conferência bianual com o tema "African Mobilities - Reshaping Narratives and Practices of Circulation and Exchange".

 

XVIII Fórum de Estudos Ibéricos

A Universidade de Oxford acolhe o XVIII Fórum de Estudos Ibéricos: "Realidades fictícias, ficções reais", a 20 e 21 de junho de 2018. As propostas devem ser dirigidas para o email.

 

Dossier "Moçambique em perspetiva: histórias conectadas, interdisciplinariedade e novos sujeitos históricos"

A Revista de História do Departamento de História da USP divulga a chamada para o dossier "Moçambique em perspectiva: histórias conectadas, interdisciplinariedade e novos sujeitos históricos". O prazo de submissão foi alargado até 10 de março de 2018.

 

Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais

Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais está a receber artigos para o dossier "Economia, política e sociedade no desenvolvimento da América Latina: conceitos, história e perspectivas". O período de submissão decorre até 27 de abril de 2018.

 

International Conference Europe as a Global Actor 2018 - Call for papers

O ISCTE-IUL organiza, de 24 a 25 de maio de 2018, a conferência "Europe as Global Actor 2018". O período de submissão de propostas está a decorrer até 28 de fevereiro de 2018.

 

ASAUK 2018 - Call for papers

A African Studies Association of UK organiza, de 11 a 13 de setembro de 2018, na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, uma conferência com o objectivo de celebrar a diversidade e a interdisciplinaridade dos estudos sobre África e para dinamizar futuras redes entre investigadores/as interessados/as nestes tópicos. Encontra-se aberto período de submissão de propostas para painéis e para comunicações até 16 de fevereiro de 2018.

 

Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX) - call for papers

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa recebe, nos dias 2 e 3 de julho de 2018, o Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX).


++ calls/conferências

 

 

Follow us @

 

 

 

 

 

Share