Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA Home

1º Relatório anual da Comissão da União Africana sobre a dinâmica de desenvolvimento em África: "Africa's Development Dynamics 2018: Growth, Jobs and Inequalities" (julho, 2018)

Quais são as principais tendências económicas e sociais em África? Qual o papel de África na globalização? Este novo relatório anual apresenta uma África aberta ao mundo e ao futuro, reutilizando as lições aprendidas nas cinco regiões africanas - Central, Leste, Norte, Sul e Oeste da África - para desenvolver recomendações e compartilhar boas práticas. Identifica políticas inovadoras e oferece recomendações políticas práticas, adaptadas às especificidades das economias africanas. Concluí que há uma tendência favorável nos preços do mercado, uma forte demanda doméstica, um progresso na busca de políticas macroeconómicas e estratégias para diversificar as economias nacionais, que se traduzirá num crescimento de 4% ao ano entre 2018 e 2020. "Africa's Development Dynamics" é o primeiro relatório económico anual da Comissão da União Africana (com sede em Adis Abeba) desde a sua criação em 1963.

_ler+

 

Novo volume da Revista científica "International Affairs", sobre a posição do Japão na arena económica global (disponível gratutitamente até 30 de set. 2018)

Encontra-se disponível o volume 94 da Revista científica "International Affairs". Este número especial (julho, 2018), intitulado "Japan's pivot in Asia", analisa a posição do Japão na arena económica global e seus esforços para diversificar as relações estratégicas actuais, bem como explorar oportunidades para uma maior independência, por meio da análise de tópicos como: opções do Japão caso suas relações com a China e os EUA se deteriorem, cooperação de segurança Japão-Austrália e relações emergentes com a Rússia. Os artigos desta edição concentram-se em quatro áreas principais: equilíbrio militar de poder, diplomacia, economia e instituições de segurança interna. Esta edição especial é editada por Richard J. Samuels e Corey Wallace, e tem acesso gratuito até 30 de setembro de 2018.

_ler+

 

Livro em destaque: "Uncommon Alliances. Cultural Narratives of Migration in the New Europe", de Nataša Kovačević (2018, Edinburgh University Press)

Publicado pela Edinburgh University Press, o livro "Uncommon Alliances" debruça-se sobre um tema corrente e controverso, o sentimento emergente que, desde os anos 1990 na Europa, está na base das atitudes de anti-migração, que é, por sua vez, acompanhado pelo aumento do fluxo de migrantes das antigas colónias não europeias e da Europa Oriental pós-comunista. Através da análise de textos culturais, incluindo trabalhos de Jamal Mahjoub, Mike Phillips, Laila Lalami, Mahi Binebine, Dubravka Ugresic e outros, "Uncommon Alliances" mapeia as práticas neo-coloniais da UE em relação à história europeia. Combina o legado da teoria pós-colonial com o conhecimento do multiculturalismo da UE, a fim de compreender a situação actual das periferias e migrantes não europeus e semi-europeus da Europa. A autora, Nataša Kovačević, é professora do departamento de língua inglesa e literatura da Eastern Michigan University.

_ler+

 

A Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) está a aceitar artigos para os seus dois novos números

A Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) tem aberta chamada de artigos para os seus dois próximos números, com os temas: Cultura e Literatura/Artes e Música. Os envios devem ser feitos até 31 de agosto de 2018. A RILP, editada desde o ano de 1989, é uma publicação interdisciplinar da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Cumpre a totalidade das normas de referenciação do Catálogo Latindex – sistema de Informação Internacional de Revistas Científicas, European Reference Índex for the Humanities (ERIH PLUS) da European Science Foundation (ESF) e está inserido no QUALIS/Capes na área “Interdisciplinar”. A RILP é ainda candidata à Scielo e Scopus, estando em avaliação.

_ler+

 

A "Mundo Crítico: Revista de Desenvolvimento e Cooperação" abre chamada para artigos para o seu Nº 3, com o tema “Presente e Futuro da Cooperação para o Desenvolvimento”

Analogamente às duas edições anteriores, este número pretende pensar a situação actual da Cooperação para o Desenvolvimento, nos planos nacional e internacional, numa perspectiva de futuro. Pretende olhar para o futuro e contribuir não só para uma reflexão prospectiva, mas também para o debate sobre o momento presente da Cooperação para o Desenvolvimento a partir de experiências, olhares e perspetivas diversas – de académicos, activistas, dirigentes, jornalistas, artistas, com o objectivo de oferecer diferentes respostas às questões: Qual a situação actual da Cooperação para o Desenvolvimento? E qual será o seu papel num futuro próximo? As novas dinâmicas globais irão ter impacto na delineação da política da Cooperação internacional? Que desafios e dilemas se apresentam hoje em dia? Qual deve ser o papel da sociedade civil e de outros actores na actual e futura agenda da Cooperação para o Desenvolvimento? Como melhorar a política de Cooperação para o Desenvolvimento e recentrar o debate no seu contributo para diminuir desequilíbrios a nível global, promover os Direitos Humanos e contribuir para um mundo mais justo e equitativo?.
O prazo de submissão de propostas encontra-se a decorrer até 30 de outubro de 2018.
Este projecto editorial resulta de uma iniciativa conjunta da ACEP – Associação para a Cooperação entre os Povos e CEsA – Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (ISEG – Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa).

_consulte o regulamento aqui

_visite a página oficial da revista aqui

_aceda às publicações anteriores aqui

 

 

Revista ex aequo: Mulheres na imprensa colonial: discursos e representações - Call for papers

A Revista ex aequo está a receber submissões para o seu número especial "mulheres na imprensa colonial: discursos e representações", com coordenação de Jessica Falconi (CEsA, ISEG-ULisboa) e Doris Wieser (Centro de Estudos Comparativos-FLUL), até 30 de novembro 2018. Este dossier pretende focar a presença das mulheres na imprensa periódica colonial, entendida enquanto arquivo multiforme e multi-localizado, que inclui tanto as publicações periódicas sediadas nas antigas colónias portuguesas, quanto aquelas publicadas na metrópole sobre temática colonial. Trata-se de um arquivo produtor de ‘redes de discurso’ (Helgesson, 2011) e de ‘histórias conectadas’ (Codell, 2003), mas também de silêncios e omissões ainda por iluminar. Este número pretende questionar em que medida o estudo da presença das mulheres na imprensa periódica colonial pode contribuir para a criação de uma memória em função diversificada, mais inclusiva ou até contra-hegemónica. A ex aequo é uma revista científica interdisciplinar e multidisciplinar que selecciona os contributos na base da dupla peritagem anónima (double blind peer review) e que está aberta a contributos de múltiplas áreas disciplinares e correntes de pensamento. Está indexada à Scopus, Web of Science-Clarivate Analytics, SciELO, CAPES, DOAJ, ERIH Plus, Latindex e Virtual Library of Women's History.

_ler +

 

Dossier especial "Espaços transnacionais: Narrativas do Oceano Índico", vol. 38, n. 1 (2018) da Revista Remate de Males

O dossier temático “Espaços transnacionais: Narrativas do Oceano Índico” que aqui se apresenta, coordenado por Ana Mafalda Leite (CEsA/FLUL), Jessica Falconi (CEsA/FLUL) e por Elena Brugioni (Unicamp), constitui um dos resultados das pesquisas e das colaborações científicas e institucionais desenvolvidas no âmbito de dois projectos em curso na Universidade de Lisboa (CEsA, Lisboa) - projecto NILUS: Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono - e na Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Situa-se na área dos Estudos do Oceano Índico (Indian Ocean Studies) e agrupa vários artigos com inscrição em diversos campos do saber, que incluem o estudo e a análise cultural de diversos contextos geográficos e espaciais, nomeadamente de África, Ásia e Europa. A Remate de Males é uma publicação semestral do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e tem por finalidade a divulgação de artigos, resenhas, entrevistas e fontes documentais relevantes para os estudos literários. Este volume encontra-se em acesso aberto.

_aceder à publicação aqui

 

 

 

 

 

 

WP CEsA/CSG/ISEG

Chamada para publicação aberta em permanência. Consulte aqui as normas de submissão.

_consulte a nossa colecção de WPs aqui

 

Oportunidades/Bolsas

 

A FLAD anuncia Concurso 2019 “Bolsas Papers@USA” para investigadores apresentarem comunicações nos EUA. Os prazos são vários conforme o período.

_ler+

 

A Fundação Canon anuncia a abertura de bolsas de intercâmbio para investigadores europeus e japoneses. O prazo decorre até 15 de setembro de 2018.

_ler+

 

Bolsas avançadas ERC - European Research Council. O prazo decorre até 30 de agosto de 2018.

_ler+

 

Acções Marie Sklodowska-Curie (individuais). O prazo decorre até 12 de setembro de 2018.

_ler+

 

Programa Internacional de Bolsas Ibero-americanas: Santander Portugal. O prazo decorre até 15 de dezembro de 2018.

_ler+

 

Prémio Europeu de Desenvolvimento Sustentável, com o tema “Mobilização das pessoas e assegurar a inclusão e a igualdade” dirigido a jovens, organizações sociedade civil e entidades públicas e privadas. O prazo decorre até 14 de setembro de 2018.

_ler+

 

 

Conferências - Call for papers

 

Start and Scale-Up for SDGs’ at Global Entrepreneurship Week 2018 - Call for papers
O período de apresentação de candidatura decorre até 1 de setembro de 2018.

 

5th Congress of African Historians Association (AHA) - Call for papers
As propostas devem ser enviadas para: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it até 31 de agosto de 2018.

 

Race in the Marketplace (RIM) Research Forum: Crossing Critical Boundaries - Call for papers
O período de submissões decorre até 30 de novembro de 2018.

 

Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP)- Call for papers
O período de submissões decorre até 31 de agosto de 2018.

 

Edição temática da Revista Negócios Estrangeiros: 70 anos da DUDH e 40 anos da CEDH – Call for papers
O período de submissões decorre até 1 de outubro de 2018. Os textos devem ser enviados para: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

ICAPE: Gender, Race, Class and Crises – Pluralistic Approaches to Economic Issues of our Time - Call for papers
O período de submissões decorre até 4 de setembro de 2018.

 

Sovereignties in Contention: Nations, Regions and Citizens in Europe - Call for papers
O período de submissões decorre até 10 de agosto de 2018.

 

7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans: In/Visibilidades Negras Contestadas - Call for papers
O período de submissões decorre até 15 de agosto de 2018.

 

The 2018 Fela Anikulapo Kuti International Conference on African Homelands and Social Theory - Call for papers
O período de submissões decorre até 31 de agosto de 2018.

 

International Colloquium 'Latin American Agrarian History, 1800 to the present: Issues, debates and research perspectives' - Call for papers
O período de submissões decorre até 1 de setembro de 2018.

 

International Convention of Asia Scholars - Call for papers
O período de submissões decorre até 10 de outubro de 2018.

 

Congresso Internacional Insularidades e enclaves em situações coloniais e pós-coloniais: trânsitos, conflitos e construções identitárias (séculos XV-XXI) - Call for papers
O período de submissões decorre até 1 de setembro de 2018.

 

African Mobilities – Reshaping narratives and Practices of Circulation and Exchange
O Nordic African Institute organiza, a 19-20 de setembro de 2018, na Suécia, a sua conferência bianual com o tema "African Mobilities - Reshaping Narratives and Practices of Circulation and Exchange".

 

ASAUK 2018

A African Studies Association of UK organiza, de 11 a 13 de setembro de 2018, na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, uma conferência com o objectivo de celebrar a diversidade e a interdisciplinaridade dos estudos sobre África e para dinamizar futuras redes entre investigadores/as interessados/as nestes tópicos.

 

arquivo

 

 

 

 

 

Siga-nos@

Twitter

Linkedin

Mixcloud

Youtube