Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA arquivo de noticias 263

Artista de Gaza transforma estilhaços de guerra em micro-arte para espalhar a sua mensagem de paz ao mundo


O artista palestiniano Majdi Abu Taqqeyeh usa detritos da guerra para criar as suas instalações em miniatura. Começou a usar estilhaços, vasilhas vazias de gás lacrimogéneo e até mesmo balas recuperadas para criar figuras detalhadas e instalações de arte em miniatura no centro de Gaza. Segundo Abu Taqqeyeh, isto é uma forma de espalhar a sua mensagem de paz para o mundo, tal qual o faz um jornalista.  

Visionar

 

11-12 OUT 2018, ISEG | Workshop Doutoral em Estudos de Desenvolvimento


Nos dias 11 e 12 de outubro 2018, tem lugar no ISEG – Lisbon School of Economics and Management (Anfiteatro 1, Quelhas, nº6, Lisboa) o Workshop Doutoral em Estudos de Desenvolvimento. São sete sessões distribuídas por dois dias. O programa do dia 11 inicia às 14h15 com uma sessão de apresentação, que estará a cargo dos professores José António Pereirinha (coordenador do programa doutoral em Estudos de Desenvolvimento do ISEG 2016-17) e Francisco Louçã (coordenador do programa doutoral em Estudos de Desenvolvimento do ISEG 2018-19).

_programa

 

"Moçambique: Crónica de uma crise anunciada?" Carlos Castel-Branco publica artigo na edição portuguesa de julho do Le Monde Diplomatique

(Capa do jornal - Edição de julho)

O nosso investigador Carlos Castel-Branco publica artigo sobre a situação económica de Moçambique no Le Monde Diplomatique, ao qual intitula "Moçambique: crónica de uma crise anunciada?", referenciando o famoso título do livro do escritor Garcia Márquez, que relata a morte anunciada do jovem Santiago Nasar que foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante e este mesmo sabendo do vaticínio não o consegue impedir. Carlos Castel-Branco analisa a situação política e económica em Moçambique, um país que era ainda há três anos atrás considerado, pela comunicação social e instituições financeiras, um dos "milagres" financeiros africanos, fazendo uma análise da trajectória económica de um país que está a emitir todos os sinais de uma crise iminente.

 

'Um Mundo Sem Fronteiras': Achille Mbembe na Culturgest

'Um mundo sem fronteiras' é o tema da conferência de Achille Mbembe, professor de História e Política no Wits Institute for Social and Economic Research da Universidade de Witwatersrand (Joanesburgo, África do Sul) e em Harvard. O seu nome ficou muito associado aos Les Ateliers de la Pensée, que cocriou em 2016 em Dakar, com objectivo de proporcionar o encontro entre pensadores, académicos e artistas, do continente africano e suas diásporas. Dia 9 de outubro estará na Culturgest para falar sobre fronteiras e mobilidade. No dia 10, segue-se um encontro mais intimista restringido a um pequeno grupo de pessoas para debater a sua obra. As inscrições encontram-se abertas.

_ler+

 

O Embaixador Mário Godinho de Matos recebido no ISEG para falar de recursos hidrográficos luso-espanhóis


Organizado pelo CEsA, o ISEG - Lisbon School of Economics & Management recebeu, passado dia 27 de setembro, o Sr. Embaixador Mário Godinho de Matos, Presidente da Comissão Interministerial de Limites e Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas (CILBH), que apresentou uma palestra sobre "A partilha dos recursos hidrográficos luso-espanhóis no âmbito do relacionamento bilateral entre Portugal e Espanha" no âmbito dos seminários de investigação dos Mestrados em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, e Economia Internacional e Estudos Europeus. Todos sabemos qual a importância da água, mas ficamos a conhecer melhor outros aspectos inerentes à diplomacia 'hidro' como os convénios ibéricos e europeus que regulam a partilha deste escasso recurso. 

 

 

 

 

Bolsas doutorais Casa de Velázquez 2019 para estudantes da Península Ibérica.
Candidaturas a terminar a 5 de outubro de 2018.
_ler+

 

Bolsa de ensino superior para alunos carenciados.
Candidaturas a terminar a 3 de outubro de 2018.
_ler+

 

CEsA abre  concurso para recrutamento de uma/a investigador/a doutorado/a na área de Estudos Culturais (refª CEsA/PC1/2018 - Art. 23, DL57/2016).

_edital