Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA arquivo de noticias 243

8 NOV 2017 | IIPPE Workshop: "Anglo-Saxon capitalism since the financial crisis" | SOAS Londres

A International Initiative for Promoting Political Economy (IIPPE) anuncia o seu próximo Workshop na SOAS, Londres, com lugar a 8 de novembro de 2017. O foco do Workshop será no capitalismo anglo-saxão desde a crise financeira. Na sessão da manhã (das 10h às 13h), o economista e político australiano Trevor Evans abordará os desenvolvimentos económicos e financeiros nos Estados Unidos. Na sessão da tarde (das 14h às 17h) Simon Mohun, o especialista em política económica inglês, aflorará o desempenho da economia do Reino Unido numa perspectiva histórica. Este workshop é dirigido a estudantes, académicos e activistas com interesse particular em se familiarizar com a relevância da economia política marxista para o mundo contemporâneo. Está sujeito a inscrição prévia (até às 9h30).

_ler+

 

Carlos Castel-Branco no lançamento do livro “Decolonising Intervention International Statebuilding in Mozambique”, de Meera Sabaratnam – Disponível em acesso aberto!

Próximo dia 17 de outubro 2017, Carlos Castel-Branco, nosso membro e professor do ISEG, apresentará o livro “Decolonising Intervention International Statebuilding in Mozambique”, de Meera Sabaratnam, juntamente com Joseph Hanlon (LSE), Branwen Gruffydd Jones (Cardiff University), Rahul Rao (SOAS) e Meera Sabaratnam (SOAS), em Khalili Lecture Theatre, SOAS, Universidade de Londres. O livro desenvolve e aplica abordagens pós-coloniais ao domínio das Relações Internacionais. A versão digital encontra-se publicada em livre acesso e pode ser descarregada aqui.

 

 

Carlos Castel-Branco entrevistado pela RDP África sobre a onda de violência em Moçambique

Passado dia 13 outubro, Carlos Castel-Branco, nosso membro, membro do IESE e professor no ISEG, falou à RDP África sobre a vaga de violência em Moçambique: primeiro, o assassinato do presidente da câmara de Nampula e agora os ataques com o aumento da tensão militar no país. O presidente da câmara de Nampula, Mahamudo Amurane, foi morto a tiro a 4 de out. 2017 por um desconhecido na farmácia que geria no rés-do-chão da sua residência. Tudo isto acontece no momento em que se avizinham as eleições autárquicas e as preocupações dos moçambicanos sobre o seu futuro se intensificam.

_assista ao podcast aqui.

 

Arquivo Municipal de Sines | Exposição sobre presença africana em Portugal: “Os Africanos em Portugal: História e Memória (XV-XXI)" patente até 22 de outubro 2017

O Arquivo Municipal de Sines estendeu até 22 de outubro a exposição “Os Africanos em Portugal: História e Memória (XV–XXI)”. Esta exposição reflecte o Catálogo com o mesmo nome, produzido pela nossa investigadora, curadora e professora Isabel Castro Henriques, que conduziu a partir de 2012, em Portugal, o projecto do Comité Português do Projecto UNESCO intitulado “A Rota do Escravo: História e Memória de África”, com o objectivo de estudar a problemática da escravatura africana em Portugal, centrada nos percursos históricos que foram fixando as mudanças verificadas na(s) identidade(s) nacional(is), e na identificação e salvaguarda de um património histórico e cultural marcado pela presença secular dos africanos no país.

_ler+

 

2-4 NOV 2017 | II Conferência Internacional: Raça, Identidade e Mundialização. Desmentido, Dominações e Transformações. Um diálogo entre a Psicanálise e as Ciências Sociais - call for papers (prazo prolongado)

O Centro de Etnopsicologia Clínica (CEC) do ISPA-Instituto Universitário, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC) promove o II Colóquio Internacional Raça, Identidade, Mundialização, realizado no quadro da Network Europeia “Psychoanalysis and Facts of Society”, em Lisboa, entre os dias 2 a 4 de novembro de 2017. Iniciativa à qual o CEsA se associa. Os organizadores e a comissão científica do encontro - entre os quais Iolanda Évora, nossa investigadora - pretendem com este Colóquio lançar as pontes e as ligações que levam à criação de narrativas flexíveis adaptadas à fluidez do mundo contemporâneo, para depois estabelecer práticas renovadas da clínica, da ciência e da política, questionando as fronteiras entre disciplinas e culturas. Este é o segundo colóquio de uma série de três, tendo sido o primeiro realizado em Dakar, Senegal, em dezembro de 2014, co-organizado pela Université Cheikh Anta DIOP de Dakar, a Association Internationale Interactions de la Psychanalyse (A2IP) e a Université Denis Diderot, Paris Sorbonne. O prazo para envio de resumos foi prolongado até 20 de outubro 2017.

_aceder website do evento, aqui.

 

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG OUT 2017 | POPULISMO - CONCEPTUALIZAÇÃO DO FENÓMENO, de Maria Sousa GALITO

O WP 158, da autoria de Maria Sousa GALITO, examina o populismo como um fenómeno político que é difícil de definir e, portanto, de medir. Tanto é temido como glorificado e a sua teorização corre o risco de se transformar, em si, numa afirmação política. Em sociedades livres e democráticas, é importante definir as fronteiras entre o popular e o populismo. Com base numa crítica construtiva, diferenciam-se comportamentos moderados, em prol da justiça e da mobilidade social, de discursos extremistas baseados em ideologias antissistema e em programas difusos, supostamente em prol do povo, ou de uma versão homogénea e paternalista do mesmo.

_aceder ao WP aqui.

 

12-13 OUT 2017 | Workshop sobre Economia Política da Crise e Reestruturação Económica: História, Dinâmicas, Implicações e Lições

O CEsA organiza o workshop "The Political Economy of the Crisis & Economic Restructuring: History, Dynamics, Implications & Lessons". O evento ocorre nas instalações do ISEG - Lisbon School of Economics & Management, da Universidade de Lisboa, nos dias 12 e 13 de outubro 2017 (Auditórios 1 e 2). Numa iniciativa sem precedentes, este workshop apresenta intervenientes oriundos de países em desenvolvimento, como Moçambique, Índia, Brasil, Etiópia, Nigéria ou México, e de países europeus, alargando, diversificando e deslocalizando o diálogo em torno de um tema global, a Economia Política. As inscrições encontram-se encerradas.

_ler+

 

Revista Lusotopie - call for papers para o dossier especial “Desportos e Nacionalismos”

A revista Lusotopie está a aceitar artigos para o dossier “Desportos e Nacionalismos”. Este número especial tem como objectivo ampliar os trabalhos que, nos últimos anos, investigaram a relação entre desportos e nações na área da Lusotopia, principalmente no Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Goa e Portugal. Lusotopie foi fundada em 1994 por Christine Messiant, Christian Geffray e Michel Cahen (nosso investigador) e esteve suspensa desde 2009. Surgiu para divulgar e defender, em francês, português e inglês, as pesquisas sobre as sociedades e territórios provenientes da história e da colonização portuguesas. Agora com novo cunho editorial, a Lusotopie está de volta. A partir de 2018, serão publicados dois números por ano, um dossier temático, uma secção de artigos livres e recensões sobre a actualidade científica (publicações, teses, exposições, colóquios ou projectos de pesquisa). Os números anteriores podem ser consultados nos sites persée.fr e lusotopie.revues.org. Os autores que desejam propor um artigo devem enviar um resumo de 3.000 caracteres antes do dia 15 de dezembro de 2017 para o This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

ODI Report | The Politics of Results Agenda in DFID 1997-2017

Com o objectivo de saber “Qual é exactamente a agenda de desenvolvimento no contexto do Reino Unido? De onde veio? Porque surgiu? Como as pessoas reagiram? E o que podemos aprender com essa experiência?” o Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID) do Reino unido entrevistou mais de 60 pessoas, incluindo ex-secretários de Estado, altos funcionários públicos e especialistas em desenvolvimento. As respostas são agora publicadas num relatório lançado pelo Overseas Development Institute (ODI), editado por Craig Valters & Brendan Whitty. Estas respostas são importantes, porque orientaram a visão do DFID para os resultados e para conclusões que terão implicações de longo alcance sobre a eficácia que terá no futuro a ajuda do Reino Unido ao desenvolvimento.

_descarregar relatório aqui.

 

 

 

 


 

_Projecto Laboratório em Development Studies