Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA arquivo de noticias 246

Routledge Handbook of Africa–Asia Relations (2017), editado por Pedro Amakasu Raposo, David Arase e Scarlett Cornelissen

Saiu o Routledge Handbook of Africa–Asia Relations (2017), editado por Pedro Amakasu Raposo, professor Estudos de Desenvolvimento (vertente de estudos asiáticos) do ISEG e investigador do CEsA/CSG, David Arase, Professor de Política Internacional na John Hopkins – School of Advanced International Studies e Scarlett Cornelissen, professora no departamento de Ciência Política, da Stellenbosch University, África do Sul. Constitui este o primeiro manual designado a estudar as interacções entre países de África e da Ásia de forma multidisciplinar e abrangente.

_as versões digital e impressa da publicação podem ser adquiridas aqui.

 

Disponível o nº 26 da Africana Studia, dedicado às "Lutas das Mulheres no Cinema de África e Médio Oriente”

Este número de Africana Studia apresenta artigos que se enquadram no Colóquio Internacional “As Lutas das Mulheres no cinema de África e Médio Oriente”, organizado pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, que decorreu entre 12 e 13 de maio de 2016 na FLUP. A publicação aborda o cinema de África e do Médio Oriente como uma área ainda pouco trilhada no campo da investigação, e reflecte dois pontos essenciais do colóquio: as histórias de colonização devastadoras cuja produção cinematográfica permanece pouco conhecida e uma presença feminina na realização ainda na retaguarda de uma arte com profundo impacto nas sociedades.

_ler+

 

16-17 NOV 2017 | International Conference "Black Studies in Europe: A Transnational Dialogue", Brussels, Belgium - Registration open!

A 16 e 17 de novembro de 2017, tem lugar, em Bruxelas, Bélgica, a Conferência Black Studies in Europe: A Transnational Dialogue. Esta conferência visa questionar o campo emergente e desenvolver o estado da arte dos Black Studies na Europa, colocando em diálogo estudos e pesquisas desenvolvidas em vários países europeus. Questões como quando e como surgiram os Black Studies na Europa? que conceitos e teorias estão a ser usados e/ou desenvolvidos? como estão a ser desenvolvidas as redes académicas transnacionais? como se estão a enquadrar os Black Studies nas agendas de investigação? como se relacionam estas agendas com os outros campos de estudo: estudos de diáspora africana, estudos africanos, estudos pós-coloniais e estudos sobre migrações?, etc. serão o ponto de partida para o debate. A conferência engloba uma panóplia de investigadores/as de várias geografias na Europa, e não só, entre os/as quais se encontra Iolanda Évora, nossa investigadora, que marcará presença na mesa redonda. A conferência será proferida em inglês. A entrada é livre, mas sujeita a registo prévio, que deverá ser endereçado a Geneviève Corbisier: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

_ler+

 

Artigo de opinião de Luís Mah vaticina que a hegemonia americana na Ásia Oriental tem os dias contados

Num artigo de opinião publicado hoje (9-11-2017) no Público, Luís Mah analisa a relação diplomática entre os EUA e a Ásia Oriental. Para o especialista em Política Internacional e nosso investigador, a anunciada viagem de dez dias de Trump a Tóquio, Seul, Pequim, Danang (Vietnam) e Manila poderia ser a janela de oportunidade para contrariar as impressões de uma 'má' presidência norte-americana na região. No entanto, o facto de Trump, logo após ter assumido a presidência, ter retirado os EUA do acordo que daria lugar à maior área mundial de comércio livre - a Parceria Transpacífico, e os seus comentários indelicados no Twitter para com o seu homologo norte-coreano, podem ter comprometido de forma irreversível as relações comerciais com a Ásia Oriental.

_ler artigo na íntegra aqui.

 

20 NOV 2017 | Conferência "Aquele Outro Mundo que é o Mundo"

Conferência "Aquele Outro Mundo que é o Mundo" realiza-se dia 20 de novembro 2017, das 14h30 às 16h30, na Fundação Calouste Gulbenkian. O historiador mauritano Abderrahmane N'Gaide é um dos convidados deste ano, que vem reflectir sobre hiatos na comunicação e distorções nas representações entre a Europa e África. A conferência é uma iniciativa da Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), do Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA-ISEG/ULisboa), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) e da Associação Coolpolitics, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

_ler+

 

13-20 NOV 2017 | Expo “The Game”, de Mario Badagliacca, patente na Fundação Calouste Gulbenkian

(Foto: MB, Grooving Lampedusa)

“The Game” é o título da exposição de Mario Badagliacca, um dos vencedores da Bolsa de Criação Jornalística sobre Desenvolvimento 2017, promovida pela ACEP, CEsA e Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX, com apoio da FCG, que estará patente nesta Fundação (Ed. Principal) de 13 a 20 de novembro 2017. "The game" ou o jogo é expressão conhecida dos/as que experimentam a perigosa viagem pela Rota dos Balcãs, dos/as que arriscam a vida a atravessar a fronteira. Enquanto fotografo documental, Mario Badagliacca produz imagens que nos fazem pensar problemáticas contemporâneas, em particular o estigma dos deslocados do mundo em busca de asilo, cuja vidas estão em jogo.

_visitar a página de MB aqui.

 

A OCDE divulga o Development Co-operation Report 2017 – Data for Development

A edição de 2017 do Development Co-operation Report – Data for Development da OCDE foi preparada sob a direcção de Jorge Moreira da Silva, director geral de desenvolvimento e cooperação da OCDE. Este relatório disponibiliza informação estatística actual e fidedigna de cerca de 100 países, de várias regiões e níveis de desenvolvimento. Esta produção estatística é uma das missões primordiais da OCDE, que visam informar os processos de concepção de políticas para o desenvolvimento que contribuam directamente para a melhoria das condições de vida das pessoas.

_aceder à publicação aqui.

 

28 NOV 2017 | World Humanitarian Action Forum (WHAF)

O Fórum Mundial de Acção Humanitária (WHAF) é um evento de um dia organizado por várias organizações humanitárias, tais como o LSE – Department for International Development da London School of Economics e o ODI – Overseas Development Institute, que pretende ser fórum para o diálogo e a acção sobre o sector humanitário. O WHAF está organizado em mesas redondas no sentido de estimular a colaboração e o trabalho de parceria sobre as questões-chave do sector. A entrada é livre. O período de registo está a decorrer até 10 de novembro de 2017.

_ler+