Joom!Fish config error: Default language is inactive!
 
Please check configuration, try to use first active language

CEsA ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola | Glossary

There are 300 entries in this glossary. new entry
All a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entry
article
key words: desenvolvimento, cooperação, sustentabilidade, justiça social

Criada em 1980, a ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola é uma entidade privada sem fins lucrativos, reconhecida como instituição de utilidade pública em 1988 e registada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros como ONGD 2002. Está sediada em Mértola, com área de intervenção a nível nacional e internacional.

A associação tem como missão o desenvolvimento económico, social e cultural dos territórios onde intervém, partilhando estrategicamente com entidades públicas e privadas, mas igualmente com os cidadãos, a responsabilidade de participação activa nas dinâmicas dos seus próprios processos de desenvolvimento sustentável. A ADPM actua em diversas áreas, desde a formação, à capacitação, desenvolvimento ambiental e social, desenvolvimento económico, educação e cooperação para o desenvolvimento. Diagnostica carências locais e regionais e redistribui recursos de forma a incentivar a criatividade com vista ao desenvolvimento auto-sustentado e duradouro. Além disso, promove intercâmbios e cooperação entre grupos, especialmente dos mais desfavorecidos e dos que apresentam carências especiais, colaborando também em iniciativas de outras entidades, nomeadamente, na área da educação para o desenvolvimento.

PROJECTOS

Ao longo das últimas décadas, a organização tem pautado a sua actuação na área do ambiente, o que deu origem à criação do Gabinete de Intervenção Ambiental – um departamento que centra a sua actuação em matérias de sensibilização e educação ambiental, na experimentação, investigação e demonstração ligadas à gestão sustentável dos recursos naturais e ainda no incremento à participação activa dos actores locais. O contributo da associação levou à constituição do Parque Natural do Vale do Guadiana, do Centro de Interpretação da Paisagem e à criação do Centro de Estudos e Sensibilização Ambiental do Monte do Vento.

Foi criado também o Centro de Recursos em Conhecimento que tem como finalidade disponibilizar à comunidade em geral, mas sobretudo aos profissionais de formação profissional e agentes educativos, suportes pedagógicos sobre o ambiente e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para o reforço das suas competências e em última instância para o combate à info-exclusão dos cidadãos.

Para além da intervenção ambiental, a ADPM tem outras áreas de intervenção, cujo principal objectivo é a melhoria das condições de vida das comunidades. A diversidade de áreas de actuação, em harmonia e complementares, conferem uma experiência única e capaz de implementar um modelo de desenvolvimento exemplar para outros territórios.

Estão em curso diversos projectos de valorização de recursos naturais das zonas Centro e Alentejo, como o programa Altercexa que promove a produção de energia com recurso a fontes alternativas, nas regiões da Extremadura (Espanha), Centro e Alentejo (Portugal) ou o projecto Cordão Verde que assenta numa parceria com as organizações In Loco, Vicentina e Inpeco e em colaboração com o WWF Mediterranean Programme, com o objectivo de assegurar a gestão dos recursos naturais e culturais a longo prazo. Na área do turismo a ADPM dinamiza o projecto GUADITER - Itinerários para a Descoberta do Património Cultural e Natural do Baixo Guadiana de forma a criar uma oferta de turismo cultural e de natureza na região transfronteiriça do Baixo Guadiana. A associação, continuando o seu trabalho pela valorização e conservação da riqueza deste território, empreendeu o desafio de criar um itinerário vertebral que articula os concelhos de Mértola, Beja, Serpa e Barrancos numa rede de percursos ecoturísticos que promovam o desenvolvimento social e económico do território.

Através do projecto Vascolhar – Conservar a Ribeira do Vascão Sob um Novo Olhar, a ADPM tenciona promover a valorização e conservação do património cultural e natural, através da participação activa da comunidade. Contempla diversas actividades de sensibilização ambiental, reabilitação de linhas de água, a criação de diversos materiais pedagógicos para professores e alunos, entre outras actividades. Já o projecto Memórias Orais, Aprendizagens Globais procura, a curto prazo, despertar nas gerações mais velhas as suas memórias e, simultaneamente nas gerações mais novas a descoberta e reflexão sobre a oralidade tradicional alentejana. O projecto implicou a inventariação das memórias orais dos concelhos de Almodôvar, Barrancos e Mértola, tendo sido concebido um DVD, uma publicação trilingue e realizadas acções de sensibilização e informação junto dos públicos escolares. Ao nível da formação profissional, decorrem nesta altura seis cursos de formação profissional escolar, em Mértola, Almodôvar e Beja.

No que diz respeito à Cooperação Internacional, a ADPM está a implementar o projecto Monapo Rumo ao Desenvolvimento, na província de Nampula, Moçambique, que possibilitou a construção de 20 salas de aula, aquisição de equipamento escolar, a construção de um Centro de Recursos, a criação de uma biblioteca, e aquisição de uma ambulância e de motas para realização de campanhas de vacinação de crianças, entre muitas outras acções. Actualmente encontram-se em fase de conclusão, a construção de dois laboratórios (Biologia e Química) na escola secundária. Em Cabo Verde a organização implementou um projecto na área da educação – Na Rota do Conhecimento – dinamizando um Centro de Tempos Livres para crianças e jovens. Ainda no âmbito da Cooperação mantém o projecto cultural com Chefchouen (Marrocos) e algumas acções de apoio a mulheres agricultoras em S.Tomé e Príncipe.

Na área da Educação para o Desenvolvimento as acções principais estão a ser desenvolvidas com alunos das escolas do concelho de Mértola, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular. A ADPM tem ainda o Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo, destinado ao púbico em geral, cujo objectivo é promover e divulgar informações e notícias sobre a União Europeia através da realização de acções com a participação da comunidade local.

Os principais financiadores são o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e a União Europeia. Apenas relatório de actividades do último ano está disponível no site de forma resumida e não tem documento descarregável. Não há referência ao plano de contas.

CONTACTOS

Largo Vasco da Gama

7750-328 Mértola

Telefone.: (+351) 286 610 000

Fax: (+351) 286 610 001

E-mail: geral@adpm.pt

Site: www.adpm.pt

PUBLICAÇÕES ADPM
  1. Matos, C., Caro, C., Silva, P. (2010), Caracterização das Pastagens do Vale do Guadiana – Contributos para a definição de boas práticas agrosilvopastoris, edição ADPM
  1. DVD “Do Fazer ao Contar, Memórias das Tradições e Ofícios dos concelhos de Almodôvar, Barrancos e Mértola”;

  2. Publicação “Do Fazer ao Contar, Memórias das Tradições e Ofícios dos concelhos de Almodôvar, Barrancos e Mértola”

regulamento