novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: cultura portuguesa, monarquia

A Fundação Dom Manuel II foi criada em 1968 pela Senhora Dona Augusta Victória, viúva de sua Majestade El-Rei Dom Manuel II. O actual presidente da Fundação Dom Manuel II é o chefe da Casa Real Portuguesa, o Duque de Bragança, Dom Duarte Pio, por designação da fundadora, a Rainha Dona Augusta Victória.

É uma instituição particular, sem fins lucrativos, de assistência social e cultural, com acções no território português, nos países lusófonos, e nas comunidades portuguesas em todo o mundo. Tem carácter perpétuo e é dotada de personalidade jurídica.

Ao longo do seu percurso, a Fundação Dom Manuel II tem desenvolvido projectos com diversas instituições e organismos portugueses e internacionais como a Dempo Foundation, AMI, Fundação Sousa Pedro, Diocese de Baucau, Diocese de S. Tomé e Príncipe, Fundação Oureana, Fundação Aljubarrota, Premio Infante Dom Henrique, The Bamboo Foundation, entre outras. A sua sede localiza-se em Lisboa.

Desde a nomeação do Duque de Bragança a presidente da instituição em 1983 que a Fundação Dom Manuel II alargou o seu âmbito de actuação dedicando-se sobretudo à preservação dos laços culturais entre Portugal e os países lusófonos.

As primeiras iniciativas forma desenvolvidas pelo Instituto Dom Manuel II que ministrou diversos cursos de formação profissional e desenvolveu projectos de investigação cientifica na Guiné-Bissau. Mais tarde multiplicaram-se as iniciativas em Timor, Cabo Verde, Angola, Guiné, Moçambique, a Índia de expressão portuguesa bem como nas comunidades portuguesas emigradas no estrangeiro.

Em breve, a fundação espera contribuir de um modo mais significativo para a difusão da Língua Portuguesa no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, assim como noutros sectores de grande interesse para os seus países membros.

PROJECTOS

Em África, a fundação tem desenvolvido projectos na área da educação, com o intuito de promover a cultura portuguesa e a literacia. Prova disso foi a abertura de uma biblioteca na Diciose de Luanda, em Angola, e Porto Amélia e Maputo, em Moçambique. Ainda em Angola, na área do Ambiente, a fundação desenvolve um projecto de arquitectura ecológica e economicamente sustentável, em colaboração com a Fundação Sousa Pedro. Já na Guiné-Bissau prepara uma acção no campo do desenvolvimento da agricultura tradicional e da protecção ambiental em colaboração com a ONG guineense AD – Acção para o Desenvolvimento.

Na província de Cabinda, foi feita uma oferta de tipografia e promovido um curso de artes gráficas. Na mesma região, em colaboração com a Diocese de Évora, foram enviados 10 contentores de bens de primeira necessidade.

Na área social, a Fundação Dom Manuel II criou em São Tomé e Príncipe um centro social e apoio à infância e uma escola de formação profissional na ilha do Príncipe.

No continente americano, a fundação tem actuado na promoção e preservação da cultura portuguesa junto das comunidades emigrantes, nomeadamente nos Estados Unidos da América e no Canadá.

A Oriente, a fundação criou bibliotecas e escolas em língua portuguesa na Índia – Goa e Diu – e em Timor-Leste. Ainda em Timor, está a promover um projecto de desenvolvimento rural e protecção ambiental integrado nas realidades sociais e económicas actualmente existentes no país, em cooperação com a Bambu Foundation de Bali, Indonésia, e associações locais. Além disso, apoia periodicamente as dioceses de Díli e Baucau.

Em Portugal, tem desenvolvido a sua acção na preservação da memória de Dom Manuel II, através da organização de palestras, conferencias e debates e da celebração de datas comemorativas da monarquia.

A Fundação Dom Manuel II tem apoiado financeiramente diversas instituições portuguesas como Banco Alimentar Contra a Fome, Albergues nocturnos de Lisboa, Residência de Idosos de Campolide, Casa de Protecção de Mães Solteiras de Santo António, Lar da Freguesia de Nossa Senhora das Mercês, Leigos para o Desenvolvimento, Prémio Infante Dom Henrique, Obra do Padre Gregório, Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Fundação Cardeal Cerejeira, Ordem Soberana de Malta, Jornal Cruz Alta e Fundação Frei Manuel Pinto da Fonseca.

Os relatórios de contas e de actividades não estão acessíveis no site da instituição.

CONTACTOS

Rua dos Duques de Bragança, 10

1200-162 Lisboa

Telefone / Fax: (+351) 213 423 705 / 213 420 225

E-mail: fdommanuel@portugalmail.pt

Site: www.fdommanuel.org

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento