Relatório Nacional Aid Watch - Versão digital disponível!

Disponibilizamos, em livre acesso, o Relatório Nacional Aid Watch produzido pelo Grupo de Trabalho Aid Watch da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento apresentado ao público oficialmente em novembro passado. Este relatório analisa as tendências da Cooperação Portuguesa nos últimos anos e apresenta várias recomendações para o sector no período pós-2015. Pretende analisar a evolução da política da Cooperação Portuguesa desde a assinatura da Agenda 2030, fornecendo um conjunto de pistas que permitem equacionar questões decorrentes das negociações que se desenham nesse domínio.

_descarregar aqui.

 

Workshop OMR "Transformations of the Rural Spaces in Mozambique"- Call for papers

O OMR (Observatório do Meio Rural, Moçambique) divulga chamada para artigos que reflictam o tema das Migrações, Desigualdade, Meio Rural, Indústria Extractiva, Políticas Agrárias, etc. em Moçambique, no âmbito do Workshop “Transformations of the Rural Spaces in Mozambique”. Este Workshop é organizado em colaboração com o Nordic Africa Institute (Suécia), com o Instituto de Estudos Sociais e Económicos, com o Christian Michelsen Institute (Noruega) e com a Universidade de Jyväskylä (Finlândia). O período de recepção de propostas encontra-se a decorrer até final do mês de janeiro.

_ler+

 

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG DEZ 2017 | IDENTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS MACROECONÓMICOS PARA O ESTUDO DE IMPACTOS DE MEDIDAS DE POLÍTICA ECONÓMICA. UMA ABORDAGEM MATRICIAL COM SIMULAÇÃO A MOÇAMBIQUE, de Susana SANTOS

O WP 163, da autoria de Susana SANTOS, identifica e constrói de cenários macroeconómicos para o estudo de impactos de medidas de política económica com simulação a Moçambique. A SAM (da abreviatura da designação em inglês – Social Accounting Matrix) é proposta como ferramenta de trabalho para o estudo da atividade de um país. Tal atividade, aqui designada de socioeconómica, é a que envolve os fluxos monetários ou nominais medidos pelas contas nacionais, assim como produção (organizada em fatores, atividades e produtos) e instituições (organizadas em famílias, administrações públicas, sociedades não financeiras e financeiras, instituições sem fim lucrativo ao serviço das famílias e resto do mundo). Assim, numa abordagem baseada na SAM,este artigo explora as possibilidades de construção de redes, mais ou menos complexas, de ligações dos fluxos acima referidos, a partir das quais podem ser evidenciadas características estruturais específicas e estudados os efeitos multiplicadores associados com simulação a Moçambique.

_descarregar o WP aqui.

 

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG DEZ 2017 | IS THE LOGISTICS SECTOR IN CHINA STILL A CONSTRAINT TO SUPPLYING ITS DOMESTIC MARKET?, de Fernanda ILHÉU & Gonçalo SIMÕES

O WP 162, da autoria de Fernanda ILHÉU & Gonçalo SIMÕES, analisa a nova era do sector da logística do mercado chinês, enquanto um dos vectores mais importantes da competitividade e desenvolvimento da oferta de mercado ao consumidor. A logística é aqui percepcionada como fundamental na actividade das empresas, sendo que a má logística pode conduzir a oportunidades perdidas e a clientes insatisfeitos. O WP pretende responder às seguintes questões: a logística chinesa é ainda um fardo no mercado doméstico chinês? como é que o sector logístico chinês progrediu nos últimos onze anos? a falta de serviços de valor agregado ainda é percebida por empresas estrangeiras como uma restrição à entrada no mercado chinês?

_descarregar o WP aqui.

 

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG DEZ 2017 | FOREMAN OF THE EMPIRE? RE-ANALYSIS OF THE READMISSION AGREEMENT WITH THE EUROPEAN UNION AND THE REPATRIATION IN THE ARCHIPELAGO OF CAPE VERDE, de Odair Barros VARELA & Redy Wilson LIMA

O WP 161, da autoria de Odair Barros VARELA & Redy Wilson LIMA, apresenta, em primeiro lugar, uma visão geral do quadro jurídico e as fraquezas na gestão da imigração em Cabo Verde, analisando de forma particular o acordo de readmissão de Cabo Verde com a União Europeia dentro da parceria especial estabelecida (especificamente a parceria de mobilidade) com essa mesma organização. Por outro lado, analisa as políticas de contenção de migração e a gestão dos repatriados/deportados no arquipélago, focando a sua estreita relação com o fenómeno da readmissão. Este cenário levanta a questão se Cabo Verde está a transformar ou não num "capataz do império", isto é, numa guarda pretoriana numa das fronteiras mais avançadas da Europa.

_descarregar o WP aqui.

 

Deconstructing Development Discourse. Buzzwords and Fuzzwords – E-book disponível para download!

Este livro, editado por Andrea Cornwall e Deborah Eade, é um dicionário crítico sobre o discurso do Desenvolvimento. Resulta de um processo de pensar “out of the box” que questiona a validade intemporal dos conceitos e desmistifica o jargão utilizado pelos praticantes e estudantes da área de Estudos de Desenvolvimento. É um recurso útil para os/as que acreditam que a comunicação efectiva e a renovação do discurso são aspectos essenciais para a mudança social positiva.

 

_descarregar a publicação aqui.

 

 

 

 

Concurso para atribuição de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) - CESA/UID/SOC/04521/2013. O prazo de candidatura decorre até 5 de janeiro de 2018.

_consultar o edital

 

 

Bolsas da Universidade de Lisboa, para alunos, inscritos ou aceites, num dos seus ciclos de doutoramento no ano lectivo 2017-18. O prazo de candidatura decorre de 12 de dezembro a 9 de janeiro de 2018.

_ler+

 

Bolsas Eiffel 2018, de mestrado e doutoramento em Economia e Gestão em França para países emergentes, dirigidas a estudantes com nacionalidade estrangeira. O prazo de candidatura termina a 12 de janeiro de 2018.

_ler+