There are 301 entries in this glossary. new entry
All a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entry
article
key words: comércio justo

A Cores do Globo – Associação para a Promoção do Comércio Justo nasceu em 2001, a partir de uma reunião promovida pela lista electrónica de Comércio Justo do CIDAC – Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral que desde 1998 trabalhava as temáticas do comércio justo em Portugal. O ano de 2001 foi o ano de arranque deste projecto, com a presença em eventos e feiras alternativas. Em 2002, após a aprovação dos estatutos, a Cores do Globo inaugurou o “Quiosque do Mundo” que seria o primeiro posto de venda de produtos comércio justo em Lisboa. Porém, é 2004 que assinala o grande passo da Cores do Globo: a abertura da primeira loja de comércio justo no centro de Lisboa. A sua sede localiza-se em Lisboa, integrada no espaço comercial.

O objectivo principal de acção da Cores do Globo é a disponibilização e comercialização de produtos não agressivos para o ambiente e provenientes de cooperativas de produtores que trabalham segundo os princípios do comércio justo.

Todavia, este objectivo enquadra-se num propósito mais vasto: consciencializar os consumidores para a iniquidade das relações comerciais internacionais, através da produção de materiais de divulgação e a promoção de acções de sensibilização. Acredita-se que a oferta de uma via de consumo responsável e alternativo é indispensável para este esforço de consciencialização e acção sobre as lógicas do comércio global.

Integrando-se nas estruturas e redes nacionais e internacionais de comércio justo, a Cores do Globo trabalha também para a concertação de esforços com outras organizações, tendo em vista a criação de uma importadora nacional de produtos de Comércio Justo. Esta concertação é importante, nomeadamente, para a crescente inserção dos pequenos produtores dos países africanos de língua oficial portuguesa no circuito do Comércio Justo.

A Cores do Globo tem também desenvolvido um trabalho de divulgação, sensibilização e formação, no sentido de aumentar a reflexão em torno das questões da cidadania e consumo responsável ou das desigualdades económicas e sociais. Por outro lado, a Cores do Globo procura organizar e participar em campanhas de sensibilização para causas particulares. Um exemplo foi o envolvimento activo, no âmbito da Coordenação Portuguesa do Comércio Justo, na Campanha Jogo Limpo, acerca dos abusos da indústria de equipamentos desportivos.

PROJECTOS

O grande desafio foi manter, ao longo de mais de três anos, o funcionamento da loja inaugurada no centro de Lisboa que viria a fechar para dar lugar a um novo espaço comercial, fruto de uma parceira com as cooperativas importadoras Equação e Altromercato. Para além da loja, a Cores do Globo tem participado, desde a sua constituição, em diversos eventos que, de alguma forma, se enquadram nos princípios da associação, através da organização de uma banca de informação e venda de produtos, complementada por sessões de sensibilização e debate, sempre que possível.

Tem ainda promovido o conceito de comércio justo em Lisboa – e, no âmbito da CPCJ, em Portugal – através da organização de eventos diversos, incluindo debates, workshops, festas, entre outras iniciativas. A Cores do Globo tem também desenvolvido parcerias com outros movimentos e organizações sem fins lucrativos em Portugal e no Mundo, de modo a fortalecer e alargar o conceito e a prática do comércio justo. Além disso, tem trabalhado para o desenvolvimento de parcerias directas com produtores do Sul, em particular, promovendo a entrada no circuito de comércio justo de cooperativas dos países de língua oficial portuguesa e também de produtores portugueses.

CONTACTOS

Rua da Prata, n.º 70-72

1100-420 Lisboa

Telefone: (+351) 213 433 303

E-mail: info@coresdoglobo.org

Site: www.coresdoglobo.org

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento