25 MAI 2018 | Seminários sobre a História de África da ULisboa com participação da professora Isabel Castro Henriques

A assinalar o Dia de África, próximo dia 25 de maio, decorre na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa um seminário com a professora Isabel Castro Henriques, nossa investigadora, dedicado ao tema de África, intitulado "A historiografia africana: história, ideologias, interdisciplinaridade". Este seminário pretende traçar o processo de construção da historiografia relativa à África, sublinhando o impacto das situações históricas, das ideologias e da utilização de conceitos e metodologias oriundos de diferentes disciplinas sociais na construção das correntes historiográficas, no período que se estende de meados do século XIX aos anos 1980, período esse em que a escrita da história de África conheceu uma diversidade de interpretações vindas de vários horizontes intelectuais, africanos e não africanos, que podemos considerar como fundadoras e estruturantes de uma historiografia africana contemporânea.

Fonte da notícia

24 MAI 2018 | Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento | FIndustrial Policy in Africa. An Exploration of Institutional Dimensions | Howard Stein

Howard Stein, professor do Departamento de Estudos Afroamericanos e Africanos, da Universidade de Michigan, EUA, e também consultor científico externo do CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão do ISEG, Universidade de Lisboa, para a área de Estudos de Desenvolvimento, vem ao ISEG, a 24 de maio de 2018, falar sobre políticas industriais em África. Este Seminário será proferido em inglês. Para assistir, faça a sua inscrição aqui!

 

Programa de Seminários "Economia(s) pelo Mundo", com as intervenções de Alexandre Abreu e Carlos Nuno Castel-Branco

O CEP - Colectivo Economia Plural, um colectivo de estudantes do ISEG, organiza dia 19 de maio 2018, o programa de seminários "Economia(s) pelo Mundo" no ISEG (Anf. 3), com as participações dos professores do ISEG Pedro Leão, Luís Francisco Carvalho, Carlos Nuno Castel-Branco (CEsA/ISEG) e Alexandre Abreu (CEsA/ISEG).

 

17 MAI 2018 | Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento | The Political Economy of Agrarian Change in the Lower Limpopo (Mozambique): Chinese Cooperation and Sovereignty Powers | Ana Sofia Ganho

Dia 17 de maio de 2018, às 18h, decorre no ISEG o Seminário em Estudos de Desenvolvimento dedicado à questão agrária e à cooperação entre Moçambique e a China, com Ana Sofia Ganho, investigadora do CEsA/ISEG. Para assistir, faça a sua inscrição aqui!

 

10 MAI 2018 | Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento | Guns'n Roses: The Political Economy of Being in a Hurry | Christopher Cramer

Christopher Cramer, professor da SOAS, Universidade de Londres, Reino Unido, é o convidado da 17ª sessão do Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento. Vem, a 10 de maio, ao ISEG falar de economia política em contexto de crescente aceleração das sociedades. Para assistir, faça a sua inscrição aqui!

 

Ciclo de seminários História de África, Centro de História da Universidade de Lisboa

O Centro de História da Universidade de Lisboa está a organizar um Ciclo de Seminários subordinado à História de África. Dia 9 de maio, estará presente a Professora Doutora Linda Heywood, professora em História e Estudos Afro-americanos na Universidade de Boston, com uma conferência intitulada "Pesquisando e escrevendo sobre a vida e a memória da Rainha Njinga: Perspectivas de Luanda e Lisboa". O evento decorrerá na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na Sala D. Pedro V, às 18:00.

_ler+

 

"Can We Know Better?: Reflections for Development", de Robert Chambers

Robert Chambers, o autor deste livro, apresenta uma reflexão sobre a complexidade do Desenvolvimento e fornece evidências acerca das distorções das análises em torno do desenvolvimento, apontando para a necessidade da metodologia incluir as inovações das TICs participativas, estatísticas participativas e a abordagem "reality check". Este livro é de leitura essencial para investigadores e estudantes de desenvolvimento, para policymakers e avaliadores, e para todos aqueles que se debruçam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A versão digital encontra-se disponível em acesso aberto.

_descarregar aqui