#DSLabTalks | "Lá vem o Brasil descendo a ladeira!" E agora?

O DS Lab - Laboratório em Estudos de Desenvolvimento (CEsA/ISEG) organiza, próximo dia 7 de dezembro, das 18h às 20h, uma #DSLabTalks, que pretende debater as questões: Como chegamos ao Brasil do Bolsonaro? Qual o impacto sobre as políticas sociais e sobre o Estado brasileiro? Como a sociedade civil poderá responder a esta nova realidade?
A primeira convidada desta série de conversas é Iara Pietricovsky de Oliveira, antropóloga e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), co-directora do Instituto de Estudos Socioeconómicos (INESC) e presidente do conselho director do FORUS - Fórum Internacional de Plataformas de ONGs. A entrada é livre.

 

Exibição do Filme "Regresso a Nacala" na aula de Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional do ISEG

O Filme "Regresso a Nacala" (2001) será reposto na aula de Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, com apresentação da Professora Joana Pereira Leite que, juntamente com a realizadora Brigitte Martinez, levou a cabo a sua concepção e rodagem. "Regresso a Nacala" documenta o retorno da autora Joana Pereira Leite à terra costeira de Nacala (Moçambique) volvidos 25 anos, lugar onde viveu a sua infância. O filme é também, um registo importante da aventura colonial portuguesa e do pós-independência, marcado por 16 anos de guerra civil.

► Filme

Chamada de trabalhos para a Conferência Internacional sobre Governança Local e Urbana: Tendências, desafios e inovações de um mundo globalizado


A União Geográfica Internacional, Comissão de Geografia da Governação, e a Universidade de Cabo Verde convocam para apresentação de propostas para a Conferência Internacional sobre Governança Local e Urbana, com o tema "tendências, desafios e inovações de um mundo globalizado", que se realizará de 4 a 7 de setembro de 2019, na Cidade da Praia, em Cabo-Verde. A conferência pretende explorar e discutir as mudanças, desafios e inovações que confrontam a Governança Local e Urbana em todo o mundo no contexto das novas agendas urbanas globais. Será um fórum para a discussão do estado da arte da pesquisa sobre governança local e urbana das diferentes regiões do mundo. Dentro deste objectivo geral, esta conferência anual visa também proporcionar a oportunidade de comparações entre os municípios africanos e as cidades africanas, bem como comparações com as outras regiões do mundo, em particular com as da região, o Sul Global.

► ler+

 

NOVO WORKING-PAPER CEsA/CSG 2018 | The Brazilian Economy in an Accommodative Perspective: An essay on the deepening of dependency, da autoria de Marcelo José Moreira

O WP 170, de autoria de Marcelo José Moreira, faz uma análise eminentemente analítica da economia brasileira numa perspectiva acomodativa. Esta perspectiva prevê um mecanismo interno de interacção adaptado à dinâmica da divisão internacional do trabalho e seu modus operandi, revelando que a economia brasileira deverá manter um padrão de reprodução da vida material que garanta que as condições de acumulação se verifiquem.

► descarregar

 

 

 

 

 

NOVO WORKING-PAPER CEsA/CSG 2018 | Promoting Private Sector for Development: The rise of blended finance in EU aid architecture, da autoria de Luís Mah

O WP 171, de autoria de Luís Mah, analisa criticamente o surgimento e a evolução do “blended finance” da UE para apoiar o sector privado a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SGDs) até 2030 e as potenciais implicações para a cooperação para o desenvolvimento da UE. O crescimento económico liderado pelo sector privado está no centro da agenda de desenvolvimento global de 2030, visto como o principal motor de investimento, criação de empregos e produção de bens e serviços. Em consequência, a UE está a utilizar "blended finance" para atrair investimento privado para o desenvolvimento.

descarregar