26-27 ABR 2018 | Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento | EU Policies on Trade, Development, Deforestation and Climate Change | Walter Kennes

Walter Kennes, expert da União Europeia para as questões de Desenvolvimento e, actualmente, do Centro Europeu de Gestão de Políticas de Desenvolvimento (ECDPM), vem ao ISEG, dias 26 e 27 de abril de 2018, falar sobre políticas europeias relacionadas com o comércio, o desenvolvimento, a desflorestação e as alterações climáticas. Este Seminário será proferido em inglês. Para assistir, faça a sua inscrição aqui!

 

APORDE 2018 | African Programme in Rethinking Development Economics – Call for papers

Decorre, desde 3 a 14 de setembro 2018, em Joanesburgo, África do Sul, a 12ª Edição do APORDE - Programa Africano para o Repensar da Economia do Desenvolvimento. O APORDE é um programa de formação em Economia do Desenvolvimento dirigido a economistas africanos, asiáticos e latino-americanos, políticos, académicos e à sociedade civil em geral. É uma iniciativa do Departamento de Comércio e Indústria com apoio da Cooperação para o Desenvolvimento Industrial da África do Sul. Iniciativas anteriores incluíram, entre outros, o reputado economista Ha-Joon, da Universidade de Cambridge, tal como académicos da SOAS. O período de candidatura decorre até 28 de maio de 2018.

_submeter candidatura aqui.

 

20-22 SET 2018 | ICAS - 2ª Edição da Conferência África-Ásia "A New Axis of Knowledge"

Decorre, entre 20 e 22 de setembro 2018, em Dar es Salaam (Tanzânia), a segunda edição da conferência África-Ásia, com o tema "um novo eixo do conhecimento". Esta conferência é organizada pela Universidade de Dar es Salaam (UDSM, Tanzania), Associação de Estudos Asiáticos em África (A-Asia, Accra, Gana) e a Convenção Internacional de Investigadores sobre Ásia (ICAS, Leiden, Holanda), entre outros parceiros. Este encontro tem por objectivo a exploração das novas realidades e histórias que ligam os dois continentes: África e Ásia, visando solidificar uma infraestrutura de engajamento que reúna estudiosos, artistas, intelectuais e professores da África e da Ásia, bem como de todo o mundo, para pensar de forma comparativa e holística sobre os desafios e possibilidades dos encontros intercontinentais e transregionais.

_ler+

 

Seminário no ISEG sobre Direitos Humanos na Guiné-Bissau

Carlos Sangreman, investigador do CEsA e professor de Administração Pública e Cooperação, falou hoje, para uma sala atenta no ISEG, de Direitos Humanos na Guiné-Bissau. Este seminário insere-se no Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento organizado pelo Programa de Doutoramento e Mestrado em Estudos de Desenvolvimento do ISEG, da Universidade de Lisboa.

_visite a galeria de fotos aqui

 

"The Cluster as a Theoretical and Practical Tool for Portuguese International Cooperation for Development: The Cases of Mozambique and Angola" destacada pelo EADI

O EADI - European Association of Development Research and Training Institutes selecciona, na sua newsletter semanal, um conjunto de publicações dos seus membros no escopo de Estudos de Desenvolvimento. Destaca a publicação do CEsA, organizada por Carlos Sangreman, professor e investigador CEsA, resultante de estudo conduzido em Angola e Moçambique entre 2009-2010 que apresenta uma nova abordagem metodológica para a Cooperação Internacional e o Desenvolvimento. A publicação reporta a 2012, mas ressurge agora na versão inglesa e disponível em acesso aberto.

_lista de publicações

 

29-30 OUT 2018 | Colóquio internacional "DecliNações: questionando identidades nacionais, género e sexualidade" - Call for papers até 30 de maio 2018

Doris Wieser (CEC, ULisboa, Jessica Falconi (CEsA, ISEG, ULisboa), Luciana Moreira (CES, UCoimbra, Raquel Lima (CES, UCoimbra) e Simone Cavalcante (CEC, ULisboa) organizam na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos dias 29 e 30 de outubro deste ano, o Colóquio Internacional designado "DecliNações: questionando identidades nacionais, género e sexualidade". Este colóquio propõe releituras críticas do nacional, em termos de género. No foco de interesse estarão países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe – mas também as dinâmicas diaspóricas, regionais ou continentais nas quais estes países se inscrevem. Os feminismos, maioritariamente os do sul, constituem abordagens privilegiadas de análise, bem como os estudos queer, as epistemologias do sul ou a perspetiva decolonial. Entre outros, análises complementares de obras literárias, filmes, artes plásticas ou movimentos sociais são bem-vindas. Até 30 de maio é possível enviar propostas de comunicaçações, que devem ser dirigidas a Doris Wieser ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) e Jessica Falconi ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ).

_ler+

 

CODESRIA anuncia a sua 15ª Assembleia Geral, com o tema África e a Crise da Globalização

O CODESRIA: Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África, promove, dias 17 a 21 de dezembro de 2018, "The 15th General Assembly: Africa and the Crisis of Globalisation", com lugar em Dakar, Senegal. Essa assembleia reúne trianualmente investigadores e académicos da área de Ciências Sociais e Humanidades em África e na diáspora. Encontra-se a decorrer a fase de submissão de resumos e propostas para painéis até 15 de abril de 2018.

_ler+

 

 

 

 

Edição 2018 | Consulte o Programa

 

OPORTUNIDADES/BOLSAS

A Universidade de Lisboa anuncia que, até 12 de maio, estão abertas as candidaturas para o Prémio Europeu Professor António de Sousa Franco 2017. Um prémio que visa distinguir trabalhos na área do Direito da União Europeia que contribuam para um aprofundamento da cidadania europeia.

_ler+

 

A Universidade de Lisboa anuncia que, até 12 de maio, estão abertas as candidaturas para o Prémio Europeu Professor António de Sousa Franco 2017. Um prémio que visa distinguir trabalhos na área do Direito da União Europeia que contribuam para um aprofundamento da cidadania europeia.

_ler+

 

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) anuncia a abertura de candidaturas ao Prémio Fernão Mendes Pinto 2018. O prazo decorre até 31 de julho de 2018.

_ler+

 

Prémio Fernão Mendes Pinto 2018 (AULP). O prazo de candidatura decorre até 31 de julho de 2018.

_ler+

 

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) anuncia a abertura de candidaturas ao Prémio Fernão Mendes Pinto 2018. O prazo decorre até 31 de julho de 2018.

_ler+

 

CONFERÊNCIAS

- Call for papers

 

International Convention of Asia Scholars - Call for papers
O período de submissões decorre até 10 de outubro de 2018.

 

Colóquio Internacional "DecliNações: questionando identidades nacionais, género e sexualidade" - Call for papers
O período de submissões decorre até 30 de maio de 2018.

 

CONLAB: XIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - Call for papers
O período de submissões decorre até 30 de abril de 2018.

 

Congresso Internacional Insularidades e enclaves em situações coloniais e pós-coloniais: trânsitos, conflitos e construções identitárias (séculos XV-XXI) - Call for papers
O período de submissões decorre até 1 de setembro de 2018.

 

Revista de Estudios Brasileños, nº10 - Call for papers
O período de submissões decorre até 30 de abril de 2018.

 

66th Annual Conference of the Japan Society of Political Economy: Transforming Capitalism and the Perspective of Political Economy - Call for papers
O período de submissões decorre até 7 de maio de 2018.

 

XXVIII Encontro da AULP - Património Histórico do Espaço Lusófono: Ciência, Arte e Cultura.
A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) vai realizar de 18 a 20 de julho de 2018 o XXVIII Encontro da AULP, no Lubango, tendo como anfitriã a Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Angola. O período de submissões de propostas será brevemente anunciado.

 

Working-papers CEsA/CSG/ISEG - Call for papers
Aberta em permanência chamada para working-papers CEsA/CSG/ISEG. Consulte o regulamento.

 

Mundo Crítico - Call for papers
A Mundo Crítico, nova publicação na área do Desenvolvimento e Cooperação, abre chamada para contribuições para o seu próximo número. O período de submissões decorre até 30 de abril de 2018.

 

4th International Symposium of the Dakar Institute of African Studies | Bridging the Gap: Black Studies Across Social, Geographical, Epistemic, and Linguistic Lines
O Fourth International Symposium of the Dakar Institute, a Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), o West African Research Center (WARC) e a Universidade of the West Indies, organizam o "4th International Symposium of the Dakar Institute of African Studies: Bridging the Gap: Black Studies Across Social, Geographical, Epistemic, and Linguistic Lines", em Dakar, Senegal, nos dias 5-6 de julho de 2018.

 

African Mobilities – Reshaping narratives and Practices of Circulation and Exchange
O Nordic African Institute organiza, a 19-20 de setembro de 2018, na Suécia, a sua conferência bianual com o tema "African Mobilities - Reshaping Narratives and Practices of Circulation and Exchange".

 

Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais - Call for papers
Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais está a receber artigos para o dossier "Economia, política e sociedade no desenvolvimento da América Latina: conceitos, história e perspectivas". O período de submissão decorre até 27 de abril de 2018.

 

ASAUK 2018

A African Studies Association of UK organiza, de 11 a 13 de setembro de 2018, na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, uma conferência com o objectivo de celebrar a diversidade e a interdisciplinaridade dos estudos sobre África e para dinamizar futuras redes entre investigadores/as interessados/as nestes tópicos.

 

Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX)
O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa recebe, nos dias 2 e 3 de julho de 2018, o Colóquio "Subjectividades Escravas nos Mundos Ibéricos" (sécs. XV-XX).

arquivo

 

Siga-nos@

Twitter

Linkedin

Mixcloud

Youtube