Disponível a versão digital do Nº2 da Mundo Crítico - Revista de Desenvolvimento e Cooperação

Teve lugar ontem (12 julho) o lançamento do nº2 da Mundo Crítico - Revista de Desenvolvimento e Cooperação, que aqui se disponibiliza em versão digital. A conversa ("imperfeita") que acompanhou o evento trouxe inovadoras perspectivas sobre o desenvolvimento e a cooperação, com presença de três nomes de destaque da área: José Brito, antigo ministro dos negócios estrangeiros de Cabo-Verde, Rui Santos, vice-presidente da CESO, Ana Paula Fernandes, directora da unidade de inovação da OCDE, e moderação da jornalista Cândida Pinto. A Mundo Crítico resulta de uma iniciativa conjunta entre a  ACEP - Associação para a Cooperação entre os Povos e o CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América-Latina.

_descarregar aqui

_visite a página oficial da revista aqui

 

 

Latin-American Economic Outlook 2018: Repensar as instituições para o desenvolvimento

A OCDE acaba de lançar o Latin-American Economic Outlook 2018 que, na sua 11ª edição, faz uma análise social e económica da região da América-Latina e Caraíbas. Este relatório revela a existência de uma desconexão entre os cidadãos e as instituições públicas, que se traduz pela crescente falta de confiança e pela redução dos níveis de satisfação das populações. Identificando a necessidade premente das instituições para o desenvolvimento se tornaram mais inclusivas e mais eficientes na região.

_ler+

 

 

Em destaque | Tempos de Fúria: Memórias do massacre de Homoíne, 18 de Julho de 1987, Moçambique, de Hassane Armando (2018)

Tempos de Fúria: Memórias do massacre de Homoíne, 18 de Julho de 1987, Moçambique, de Hassane Armando, agora publicado pela editora Colibri (Colecção Tempos e Espaços Africanos, fev. 2018) é um testemunho importante, tecido na primeira pessoa, sobre a história recente de Moçambique. Relata a experiência vivida por Hassane, quando ainda criança, do massacre perpetrado na vila-sede do distrito de Homoíne em 1987, durante a guerra civil (ou a guerra dos 16 anos) entre a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e o governo da Frelimo. É um livro de memórias impressionantes, uma reconstituição dos eventos e um livro-fonte de factos históricos. Inclui, no final, um posfácio da autoria do nosso investigador Michel Cahen, que teve um papel determinante na publicação desta obra, que tardou 10 anos a ver a luz do dia.

_ler+

 

Acaba de sair o dossier especial "Espaços transnacionais: Narrativas do Oceano Índico", vol. 38, n. 1 (2018) da Revista Remate de Males

O dossier temático “Espaços transnacionais: Narrativas do Oceano Índico” que aqui se apresenta, coordenado por Ana Mafalda Leite (CEsA/FLUL), Jessica Falconi (CEsA/FLUL) e por Elena Brugioni (Unicamp), constitui um dos resultados das pesquisas e das colaborações científicas e institucionais desenvolvidas no âmbito de dois projectos em curso na Universidade de Lisboa (CEsA, Lisboa) - projecto NILUS: Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono - e na Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Situa-se na área dos Estudos do Oceano Índico (Indian Ocean Studies) e agrupa vários artigos com inscrição em diversos campos do saber, que incluem o estudo e a análise cultural de diversos contextos geográficos e espaciais, nomeadamente de África, Ásia e Europa. A Remate de Males é uma publicação semestral do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e tem por finalidade a divulgação de artigos, resenhas, entrevistas e fontes documentais relevantes para os estudos literários. Este volume encontra-se em acesso aberto.

_aceder à publicação aqui

 

International Migration Outlook 2018

A edição de 2018 do International Migration Outlook analisa os recentes desenvolvimentos nos movimentos e políticas de migração nos países da OCDE e em alguns países não membros, e analisa a evolução dos resultados do mercado de trabalho dos imigrantes nos países da OCDE, com foco na qualidade do trabalho dos migrantes e respectivas ocupações. Inclui dois capítulos especiais sobre a contribuição de fluxos recentes de refugiados para a força de trabalho e sobre o emprego ilegal de trabalhadores estrangeiros. Inclui também notas de países e um anexo estatístico. Em dados recolhidos em 2016, o fluxo de população estrangeira para Portugal foi de 46 900, o maior nível desde 2010 e de 24% em relação a 2015. Este grande fluxo conduziu ao primeiro aumento de população estrangeira desde 2009. Foram 397 700 estrangeiros nacionais que vivem em Portugal em 2016, um aumento de 2,3% em relação a 2015. A nível do compromisso de Portugal com a Agenda de Migração da UE para acolher e realojar 4 574 pessoas provenientes da Grécia e da Itália até dezembro de 2017, entre janeiro e junho de 2017, 2 250 indivíduos foram realojados ou reinstalados, aproximadamente 50% do número total que havia sido acordado. 

_descarregar aqui

 

Revista ex aequo: Mulheres na imprensa colonial: discursos e representações - Call for papers

A Revista ex aequo está a receber submissões para o seu número especial "mulheres na imprensa colonial: discursos e representações", com coordenação de Jessica Falconi (CEsA, ISEG-ULisboa) e Doris Wieser (Centro de Estudos Comparativos-FLUL), até 30 de novembro 2018. Este dossier pretende focar a presença das mulheres na imprensa periódica colonial, entendida enquanto arquivo multiforme e multi-localizado, que inclui tanto as publicações periódicas sediadas nas antigas colónias portuguesas, quanto aquelas publicadas na metrópole sobre temática colonial. Trata-se de um arquivo produtor de ‘redes de discurso’ (Helgesson, 2011) e de ‘histórias conectadas’ (Codell, 2003), mas também de silêncios e omissões ainda por iluminar. Este número pretende questionar em que medida o estudo da presença das mulheres na imprensa periódica colonial pode contribuir para a criação de uma memória em função diversificada, mais inclusiva ou até contra-hegemónica. A ex aequo é uma revista científica interdisciplinar e multidisciplinar que selecciona os contributos na base da dupla peritagem anónima (double blind peer review) e que está aberta a contributos de múltiplas áreas disciplinares e correntes de pensamento. Está indexada à Scopus, Web of Science-Clarivate Analytics, SciELO, CAPES, DOAJ, ERIH Plus, Latindex e Virtual Library of Women's History.

_ler +

 

18 JUL 2018 | Comemorações dos Cem Anos do Nascimento de Nelson Mandela

Integrada na celebração dos 100 anos do nascimento de Nelson Mandela, o líder sul-africano, a Sociedade de Geografia de Lisboa recebe a conferência "Mandela", com o orador Prof. Doutor Adriano Moreira. O evento tem lugar na sala Algarve, a 18 de julho de 2018, pelas 17h. A entrada é livre.

 

4-6 JUL 2019 | 7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans: “In/Visibilidades Negras Contestadas” - Call for panels

A 7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans: “In/Visibilidades Negras Contestadas” a acontecer a 4 e 6 de julho 2019, em Lisboa, tem aberta chamada para a apresentação de propostas para painéis até 15 de agosto de 2018. Entre outros/as, integra a comissão científica a professora e nossa investigadora Iolanda Évora. A Rede Afroeuropeus é uma importante plataforma para a produção de conhecimento nas áreas de pesquisa transdisciplinar sobre racismo, culturas negras e identidades na Europa. O título da conferência incorpora as tensões, ambiguidades e paradoxos da Negritude na Europa. Da mesma forma que as histórias, culturas e condições sociais das negras e dos negros são invisibilizadas pelas forças hegemónicas europeias, existe uma hipervisibilidade dos seus estereótipos na cultura popular europeia. A conferência aborda não só estas relações de dominação, e modos de exclusão racial, mas relaciona-se principalmente com as contestações e resistências contínuas que têm sustentado estas in/visibilidades. Foca as histórias e culturas desconsideradas, sob as formas passadas, novas e contínuas de resistência e intervenção afro-europeia, nos âmbitos político, social, cultural e artístico.

_ler+

 

 

 

 

 

 

WP CEsA/CSG/ISEG

Chamada para publicação aberta em permanência. Consulte aqui as normas de submissão.

_consulte a nossa colecção de WPs aqui

 

Oportunidades/Bolsas

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) anuncia a abertura de candidaturas ao Prémio Fernão Mendes Pinto 2018. O prazo decorre até 31 de julho de 2018.

_ler+

 

A Fundação Canon anuncia a abertura de bolsas de intercâmbio para investigadores europeus e japoneses. O prazo decorre até 15 de setembro de 2018.

_ler+

 

Bolsas avançadas ERC - European Research Council. O prazo decorre até 30 de agosto de 2018.

_ler+

 

Acções Marie Sklodowska-Curie (individuais). O prazo decorre até 12 de setembro de 2018.

_ler+

 

Programa Internacional de Bolsas Ibero-americanas: Santander Portugal. O prazo decorre até 15 de dezembro de 2018.

_ler+

 

5.ª Edição do Prémio Estudos de Ciências Sociais e Humanas de Macau. O prazo decorre até 31 de julho de 2018.

_ler+

 

Prémio Europeu de Desenvolvimento Sustentável, com o tema “Mobilização das pessoas e assegurar a inclusão e a igualdade” dirigido a jovens, organizações sociedade civil e entidades públicas e privadas. O prazo decorre até 14 de setembro de 2018. Candidaturas para: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Conferências - Call for papers

 

CROP - Implementing the SDGs: What Role for Social and Solidarity Economy? – Call for papers
O período de submissões decorre até 2 de agosto de 2018.

 

Edição temática da Revista Negócios Estrangeiros: 70 anos da DUDH e 40 anos da CEDH – Call for papers
O período de submissões decorre até 1 de outubro de 2018. Os textos devem ser enviados para: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

ICAPE: Gender, Race, Class and Crises – Pluralistic Approaches to Economic Issues of our Time - Call for papers
O período de submissões decorre até 4 de setembro de 2018.

 

Conferência Internacional IV COOPEDU: Cooperação e Educação de Qualidade - Call for papers
O período de submissões decorre até 26 de julho de 2018.

 

Sovereignties in Contention: Nations, Regions and Citizens in Europe - Call for papers
O período de submissões decorre até 10 de agosto de 2018.

 

7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans: In/Visibilidades Negras Contestadas - Call for papers
O período de submissões decorre até 15 de agosto de 2018.

 

Colóquio Internacional Mulheres Africanas em Trânsito - Homenagem a Alda Lara - Call for papers
O período de submissões decorre até 15 de julho de 2018.

 

International Symposium Migration and Colonization in the Mediterranean during the First Millennium BC - Call for papers
O período de submissões decorre até 31 de julho de 2018.

 

The 2018 Fela Anikulapo Kuti International Conference on African Homelands and Social Theory - Call for papers
O período de submissões decorre até 31 de agosto de 2018.

 

International Colloquium 'Latin American Agrarian History, 1800 to the present: Issues, debates and research perspectives' - Call for papers
O período de submissões decorre até 1 de setembro de 2018.

 

International Convention of Asia Scholars - Call for papers
O período de submissões decorre até 10 de outubro de 2018.

 

Congresso Internacional Insularidades e enclaves em situações coloniais e pós-coloniais: trânsitos, conflitos e construções identitárias (séculos XV-XXI) - Call for papers
O período de submissões decorre até 1 de setembro de 2018.

 

African Mobilities – Reshaping narratives and Practices of Circulation and Exchange
O Nordic African Institute organiza, a 19-20 de setembro de 2018, na Suécia, a sua conferência bianual com o tema "African Mobilities - Reshaping Narratives and Practices of Circulation and Exchange".

 

ASAUK 2018

A African Studies Association of UK organiza, de 11 a 13 de setembro de 2018, na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, uma conferência com o objectivo de celebrar a diversidade e a interdisciplinaridade dos estudos sobre África e para dinamizar futuras redes entre investigadores/as interessados/as nestes tópicos.

 

arquivo

 

 

 

 

 

Siga-nos@

Twitter

Linkedin

Mixcloud

Youtube