DS LAB | Laboratório em Estudos de Desenvolvimento

Escrever sobre Desenvolvimento e Cooperação Internacional requer reflexão fundamentada sobre os mais variados temas, tais como: Cooperação Sul-Sul, Desigualdade, Inclusão, Direitos Humanos, Governação, Comércio, Finanças, Segurança, Política de Coerência para o Desenvolvimento europeia. Surge assim o DS LAB, uma iniciativa do CEsA (Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina/ISEG-ULisboa) destinada a oferecer aos/às estudantes do MDCI (Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional) tanto o desafio como a oportunidade de participação em projectos liderados por organizações da sociedade civil na área do Desenvolvimento e Cooperação Internacional. Os textos produzidos serão futuramente disponibilizados na revista digital "Mundo Crítico".

_ler+

 

CODESRIA/HEPI | "Higher Education Governance, Research and Policy in Africa" - Call for applications!

O CODESRIA (Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África) abre chamada para apresentação de propostas no âmbito do projecto "Higher Education Governance, Research and Policy in Africa". As propostas aceites serão financiadas pela Carnegie Corporation de Nova York, via CORDESIA/HEPI (Higher Education Policy Engagement Initiative). As intervenções no âmbito da HEPI visam universidades do Gana, Nigéria, Quénia, Uganda, Tanzania, Moçambique e África do Sul. Todos os projectos devem envolver casos de estudo nesses países. Os/as estudiosos/as que apresentem esses projectos, no entanto, não precisam ser ou se basearem nesses países. O prazo de candidatura termina a 30 de setembro 2017.

_ler+

 

A Unimontes promove videoconferência sobre "A Nova Ordem Económica Asiática", com Luís Mah

O curso de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil, promove videoconferência sobre "A Nova Ordem Económica Asiática" com Luís Mah, professor da área de Estudos de Desenvolvimento no ISEG e nosso membro, amanhã, dia 5 setembro 2017. A iniciativa está inserida na programação das "Secções de Conferências Internacionais: Transformações do Mundo Actual" do Departamento de Economia desta universidade.

_ler+

 

IESE publica o livro “Emprego e Transformação Económica e Social em Moçambique”

O IESE (Instituto de Estudos Sociais e Económicos) publica o livro “Emprego e Transformação Económica e Social em Moçambique”, cujo lançamento oficial está previsto para setembro próximo, em Maputo, Moçambique. Organizado por Carlos Nuno Castel-Branco, director de investigação no IESE, professor no ISEG e nosso membro, juntamente com Carlos Muianga e Rosimina Ali, este livro reúne 13 artigos que resultam da pesquisa realizada por investigadores/as permanentes e associados/as do IESE ao longo da última década. A publicação desta colectânea, que se insere na celebração do 10º aniversário do IESE, visa apoiar e informar o debate nacional sobre a promoção de emprego decente em Moçambique, bem como organizar e documentar as principais publicações do IESE sobre esta temática.

_ler+

 

Publicação organizada pelo GEP/MSESS sobre "Cooperação para o Desenvolvimento" - exemplares disponíveis para distribuição!

O Gabinete de Estratégia de Estratégia e Planeamento do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (GEP/MSESS), em resultado da vontade de de sistematizar reflexões acerca das práticas no âmbito da Cooperação e o Desenvolvimento, designadamente com os países de língua oficial portuguesa, organizou uma publicação à qual intitulou "Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e a Cooperação para o Desenvolvimento". Esta publicação compila, na primeira parte, um conjunto de textos de vários autores convidados que reflectem sobre o tema da Cooperação Portuguesa. A segunda parte do livro expõe o trabalho desenvolvido pela equipa da Cooperação do GEP/MSESS, nos anos mais recentes. Em caso de interesse em adquirir um exemplar gratuitamente, basta contactar o CEsA.

 

OCDE | Relatório "Vers une coopération pour le développement plus efficace" (2016)

A cooperação eficaz para o desenvolvimento é um pressuposto crucial ao progresso, no quadro do programa de desenvolvimento 2030. Este relatório da OCDE resulta de um exercício de monitorização mundial, projectado para gerar evidências sobre o progresso em direcção a uma cooperação eficaz para o desenvolvimento. Esta segunda edição, que tem início em 2011, da Parceria Global para a Cooperação Efectiva no Desenvolvimento, visa fortalecer o impulso político para a mudança, assegurando ao mesmo tempo que seja possível identificar os desafios e a aprendizagem mútua para melhorar a eficácia da cooperação para o desenvolvimento, a nível nacional e mundial.

_ler+

 

Prémio de Jornalismo da Lusofonia - candidaturas abertas

O Clube Português de Imprensa (CPI), instituição reconhecida como de utilidade pública, fundado em 1980, e o Jornal Tribuna de Macau (JTM), enquanto jornal de referência em Língua Portuguesa, que se publica em Macau, ininterruptamente, desde 1982, instituem o Prémio de Jornalismo da Lusofonia. Este Prémio de Jornalismo, com periodicidade anual, surge no quadro do desejado aprofundamento de todos os aspectos ligados à Língua Portuguesa, com relevo para a singularidade do posicionamento de Macau no seu papel de Plataforma de ligação entre Macau e os países de Língua Oficial Portuguesa. O período de candidatura decorre até 15 de setembro 2017.

_regulamento

_fonte da notícia

 

"The European Journal of Development Research" (EJDR) - Vol.9, nº3

Saiu o volume de de julho 2017 do The European Journal of Development Research (EJDR). O EJDR é um jornal de cariz multidisciplinar editado pelo European Association of Development Research and Training Institutes (EADI) - uma network europeia no domínio da investigação e formação em Estudos de Desenvolvimento -, focado no alargamento do nosso entendimento acerca dos processos de avanços e recuos do desenvolvimento humano, sejam nas perspectivas política, económica, sociológica ou antropológica.

_ler+

 

 

"Collaborative Data Innovations for Sustainable Development": O World Bank’s Development Data Group (DECDG), em colaboração com Global Partnership for Sustainable Development Data (GPSDD), está interessado em apoiar colaborações inovadoras para produção, disseminação e uso de dados. Prazo até 1 de setembro 2017.

_ler+