Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: desenvolvimento rural, tecnologias sócias, género

A ACTUAR - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento é uma pessoa colectiva, de direito privado, sem fins lucrativos, apartidária e laica, fundada em Coimbra, em 2007. Um ano mais tarde, seu principal objectivo é contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável através de projectos e actividades a realizar em cooperação em Portugal e a nível internacional, com especial enfoque nos países do Sul.

A associação actua na área do desenvolvimento rural, procurando contribuir para a dinamização dos territórios rurais através do desenvolvimento de acções que criem oportunidades para o envolvimento e a participação das populações e promovendo também a valorização de produtos locais. Na área da segurança e soberania alimentar a ACTUAR pretende cooperar com países do Sul no sentido de contribuir para a efectiva implementação dos marcos legais do Direito à Alimentação e para a implementação de políticas agrícolas e alimentares que salvaguardem o princípio da soberania alimentar.

Ainda nas áreas de actuação, a questão do género e da igualdade de oportunidades é um sector de intervenção da associação que procura contribuir para a inclusão social de grupos marginalizados, em particular mulheres, minorias étnicas, deslocados, refugiados e imigrantes.

PROJECTOS

Na Cooperação para o Desenvolvimento, a ACTUAR pretende sobretudo realizar acções de lobbying e advocay em torno de políticas públicas. Além disso, tem ainda como objectivo contribuir para a promoção das tecnologias sociais, capazes de gerar processos de desenvolvimento com base na geração de rendimento e melhoria das condições de vida em áreas diversas como energia, água, saúde, nutrição, resíduos, entre outras.

Em parceira com outras instituições nacionais e internacionais (ESAC, IFSN, RUAF, entre outras) está a elaborar um manual sobre tecnologias sociais adaptadas à agricultura urbana. O objectivo do manual é disponibilizar uma ferramenta prática para técnicos e extensionistas que trabalhem com iniciativas de agricultura urbana, tanto no Norte como nos países do Sul.

A associação criou recentemente uma página própria, porém os relatórios de actividades e contas não estão disponíveis online.

CONTACTOS

Bencanta, 3040-316 Coimbra

Telefone: (+351) 961 921 904

Fax: (+351) 239 802 979

E-mail:actuar.geral@gmail.com

Site: www.actuar-acd.org

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento