Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo

Criada em 1998, a ADDHU – Associação de Defesa dos Direitos Humanos é uma ONGD Internacional, reconhecida e registada pelo IPAD, que nasceu do empenho na luta pela libertação da Birmânia e da Prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi. Sediada em Lisboa, a ADDHU tem por objecto social a concepção, execução e apoio a programas e projectos de informação, educação e desenvolvimento destinados a promover as liberdades e a protecção dos direitos do cidadão em todos os seus aspectos, no respeito pela Declaração Universal dos Direitos do Homem.

As suas actividades incluem a sensibilização para os direitos humanos, através de palestras e conferências nacionais e internacionais, assim como o apoio directo ou indirecto a crianças mais desfavorecidas, independentemente da sua localização geográfica. A acção da ADDHU centra-se, de momento, no Quénia e no Nepal, sendo a responsável por um orfanato nos arredores de Nairobi, capital do Quénia, onde acolhe 25 crianças oriundas dos bairros de lata. Ainda no Quénia, dinamiza um projecto de apoio a mães adolescentes e um programa de apadrinhamento de crianças, intitulado Wanalea.

No Nepal, a associação promove o programa de voluntariado Namasté com duração de um a seis meses de missão e o projecto Sahayak que consiste em prestar ajuda financeira a famílias nepalesas através de um contributo mensal para alimentação e saúde, um donativo para a reabilitação da casa de família ou microcrédito.

Em Portugal, promove iniciativas culturais com o projecto “Arte ao serviço dos Direitos Humanos”, desde peças de teatro a exposições de fotografia, de forma a sensibilizar a opinião pública portuguesa. Nesta área, a ADDHU tem ainda um projecto de educação para os direitos humanos, intitulado “Cidadãos do Mundo”, com o objectivo de promover a consciência da cidadania global dos jovens portugueses, alertando e sensibilizando para questões que se prendem com os Direitos Humanos e suas violações, os deveres, a justiça social e o respeito pela diversidade.

Em finais de 2007, foi lançado o projecto de “Apoio à Integração Social do Imigrante em Portugal”, a desenvolver na área da Grande Lisboa, com o intuito de proporcionar uma melhor integração da população imigrante em Portugal, através da cooperação com órgãos de poder local e com Associações de Imigrantes. Devido a escassez de recursos para desenvolver este projecto, foi interrompido em 2009. Grande parte do financiamento dos custos dos orfanatos provém de um programa de apadrinhamento das crianças do orfanato e dos bairros de lata.

Os relatórios de actividades e contas estão facilmente acessíveis no site da instituição. Porém, apenas estão disponíveis os relatórios referentes aos anos de 2008 e 2009.

CONTACTOS

Rua D. João V, nº19, 5º esq.

1250-089 Lisboa

Tel.: (+351) 213 869 331 - (+351) 962 904 738

Fax: (+351) 213 869 331

E-mail: info@addhu.org

Site: www.addhu.org

regulamento