Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: Bragança, Cooperação para o Desenvolvimento

Criada em 1998 pela Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras, a Associação Elos de Fraternidade foi reconhecida como ONGD pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1998. Localiza-se em Bragança.

A associação tem assumido ao longo dos anos um papel de interlocutor, juridicamente avalizado, junto de entidades públicas e privadas que se dispõem a estabelecer protocolos e acordos de cooperação que impulsionem projectos solidários junto da população mais carente de alguns países. As suas áreas de actuação são a educação, a saúde e o combate à pobreza.

PROJECTOS

De entre as actividades e projectos levados a cabo pela associação, destaca-se a construção da escola de Santo António em Benguela (Angola), em várias fases, a últimas das quais no início do ano 2010. Actualmente esta Escola acolhe diariamente 730 crianças, em dois turnos, e fornece duas refeições por dia.

Ainda em Angola, forneceu medicamentos e material médico-hospitalar ao Centro de Saúde do Bom Pastor, em Lobito, e financiou a construção da Escola de Santa Clara, situada num bairro pobre, nos arredores da cidade do Kuito Bié, em Angola. Esta Escola, inaugurada em 1 de Junho de 2007, acolhe actualmente mais de 100 crianças em idade pré-escolar e escolar.

Forneceu igualmente mobiliário e material didáctico para a Escola de S. Francisco, que acolhe cerca de 120 crianças em idades escolar e pré-escolar, situada no Alto Catumbela, zona pobre e rural no interior do município de Benguela.

Em Moçambique, a Elos de Fraternidade, em parceira com outras ONG, construiu a escola infantil Nossa Senhora de Fátima, em Inhambane, em 2006 e está em fase de construção do Centro Social de Santa Marta, nos arredores da cidade de Maputo.

Para o ano de 2011 prevê a ampliação das instalações da Escola de Santo António, em Benguela para acolhimento de crianças em idades pré-escolar. Ainda em Angola, intenta dar arranque a um Centro Social nos arredores da cidade do Lubango, com as valências de Escola e Centro de promoção da mulher.

Os recursos da Elos de Fraternidade provêm essencialmente dos contributos anuais das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado e de donativos e campanhas de solidariedade promovidas junto da sociedade, bem como de candidaturas junto de entidades públicas e privadas. Actualmente a organização não dispõe de site próprio, por isso não estão disponíveis para consulta online os relatórios de actividades e contas. De acordo com a associação, está a ser elaborada uma página própria.

CONTACTOS

Rua Abílio Beça, n.º 60

5300-011 Bragança

Telefone: (+351) 273 300 200 / 273 329 130

Fax: (+351) 273 329 131

E-mail: servas@sfrjs.org

Site: www.sfrjs.org

regulamento