Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: escotismo, jovens

Os Escoteiros de Portugal são uma associação educativa para jovens, sem fins lucrativos, de reconhecida utilidade pública, criada há quase um século – em 1913. É a organização fundadora do escotismo português e a mais antiga organização juvenil portuguesa, representando em Portugal, o escotismo aberto a todos - independente, interconfessional e multiétnico. Desde 2009 que é reconhecida como ONGD pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Está sediada em Lisboa, mas com unidades locais e regionais na maioria dos distritos do país.

A organização tem como missão educar os jovens para desempenharem um papel activo na sociedade. Os Escoteiros de Portugal através de um processo próprio de educação não formal educam para a cidadania, transmitindo valores como a igualdade e tolerância, a responsabilidade e liberdade, a participação e cidadania activa, a construção da paz e o desenvolvimento sustentável. Enquadram-se nas suas actividades e no método de educação não formal que utiliza, a protecção e o contacto com a natureza, a educação ambiental, a intervenção social, a Cooperação para o Desenvolvimento, a promoção para o voluntariado social, a educação para a paz, a cultura, o desporto, a educação para a saúde, a formação de jovens e adultos.

PROJECTOS

Dos projectos levados a cabo pela organização, destaca-se o programa Escotismo para Todos, que visa dar a todos os jovens a oportunidade de viverem experiências que potenciem o desenvolvimento das suas capacidades e competências, com vista a que se transformem em adultos comprometidos e com uma participação cívica activa, nas suas comunidades. Também o projecto plurianual Descoberta da Diversidade intercultural tem como objectivo promover o diálogo intercultural através de uma aprendizagem feita de experiências e actividades com jovens de outros pontos do globo. Já o projecto ODM – Criar um Mundo Melhor tem como finalidade promover nos jovens uma maior consciencialização relativamente à importância dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e de os incentivar a agir em prol dos mesmos.

Na área da Cooparação para o Desenvolvimento, a AEP desenvolve um projecto de cooperação bilateral com a Organização dos Escoteiros da Guiné Bissau (OEGB). Trata-se de um programa de londa duração criado para apoiar o funcionamento da OEGB, associação homologa na Guiné-Bissau.

Os principais financiadores da instituição são o IPJ – Instituto Português da Juventude e particulares. Os relatórios financeiros e de actividades encontram-se online para consulta apenas dos associados.

CONTACTOS

Travessa das Galeotas, 1

1300-264 Lisboa

Telefone: (+351) 213 639 339

Fax: (+351) 213 623 722

E-mail: geral@escoteiros.pt

Site: www.escoteiros.pt

BIBLIOGRAFIA
  1. Kit ODM, AEP, 2009

  2. Kit Intercultural, AEP, 2008

regulamento