Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: responsabilidade social

A AFMP - Associação Fernão Mendes Pinto é uma instituição particular de solidariedade social, constituída em 1977, e reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros como ONGD desde 1998. Com sede em Montemor-o-Velho, a associação tem como objectivos principais a prestação de serviços de segurança e solidariedade social, saúde e cuidados continuados, igualdade de género, desenvolvimento local e economia social, podendo igualmente desenvolver outras actividades de natureza educativa, formativa, recreativa, cultural, ambiental e desportiva que visem a promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos.

Com a alteração de estatutos em 1998, a AFMP passa a ter capacidade de envolver actores locais, nacionais e transnacionais na procura de respostas adequadas às necessidades da sociedade actual. Desta forma, a associação defende a promoção da participação das populações, a todos os níveis, trabalhando principalmente com públicos em situação ou risco de exclusão social. A sua actividade abrange o concelho de Montemor-o-Velho e concelhos limítrofes, nomeadamente, Figueira da Foz e Coimbra.

PROJECTOS

A AFMP dinamiza o Centro de Novas Oportunidades, aprovado no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) e executa acções de formação para adultos que permitem uma certificação escolar e profissional. O projecto Raízes I e II, realizado entre 2008 e 2011, está centrado no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e pré-profissionais em contexto de formação da população. Já o programa Escolhas Múltiplas I e II (2006 a 2011) intervém no espaço escolar, familiar e comunitário tendo em vista a redução das taxas de insucesso e abandono escolar nas freguesias de Arazede e Liceia.

Já o projecto Tempus (2008 a 2010) tem como objectivo a promoção da igualdade de género e a prevenção da violência doméstica. A este nível pretende-se criar uma Rede Local de Intervenção no âmbito da violência doméstica. Destaca-se ainda o trabalho permanente realizado pelo Gabinete de Atendimento à Vítima em Montemor-o-Velho e simultaneamente as acções de natureza sócio-comunitária de prevenção do fenómeno da violência. Ainda no âmbito da igualdade de género, a AFMP realizou os projectos X e Y, Igualdade na Diferença I e II entre 2009 e 2010, através da formação de públicos estratégicos no domínio da igualdade de género (formação de formadores/as, técnicos/as sociais para o Atendimento à Vítima, profissionais de educação). Numa outra área, de forma a combater o desemprego e a exclusão de pessoas toxicodepentes, a associação lançou o projecto Futuros entre 2008 e 2010.

No que diz respeito à Cooperação para o Desenvolvimento, a AFMP criou o Centro Comunitário da Cidade das Neves em São Tomé e Príncipe. Em breve, iniciará um projecto de Cooperação em Cabo Verde nas Ilhas do Fogo e Santo Antão.

As fontes de financiamento da organização provêm essencialmente do Instituto da Segurança Social, do POPH – Programa Operacional Potencial Humano e de comparticipações familiares. Os relatórios de contas e actividades não estão disponíveis para consulta no site da instituição.

CONTACTOS

Rua Dr. José Galvão, nº 211 – Apartado 9

3140-853 Montemor-o-Velho

Telefone: 8+351) 239 687 170

Fax: (+351) 239 687 175

E-mail: geral@afmp.pt

BIBLIOGRAFIA
  1. AFMP, Departamento de Formação (2007) “Competir – Estudo Prospectivo das Necessidades e Modalidades de Formação dos Activo nos 3º Sector nos Concelhos de Montemor-o-Velho, Figueira da Foz, Soure” (POEFDS).
  1. AFMP, Departamentos de Assuntos Sociais (2005) “Publicação Plano Municipal de Igualdade de Género “Uma proposta para Montemor-o-Velho” e Glossário de Conceitos “De A a Z”, resultado do trabalho realizado no âmbito do projecto Mais Igualdade, Maior Desenvolvimento Melhor Democracia (POEFDS, 4431).

  2. AFMP, Departamento de Assuntos Sociais (2005)“Ciganos…Crónicas, Números e Histórias”, Projecto Entreculturas (POEFDS).

  3. AFMP, Divisão de Direitos e Igualdade, (2004) “Publicação 2 Reconciliate, no Rumo da Conciliação da Vida familiar e Profissional”, Estudo de casos (Grécia, Itália, Holanda e Portugal) sobre o ponto de situação das estratégias e medidas legais de conciliação entre a vida profissional e familiar.

  4. AFMP, Departamento de Formação (2004) “Colecção Cadernos Pedagógicos”, Centro de Recursos em Conhecimento (POEFDS).

  5. AFMP, Departamento de Assuntos Sociais (2003) “Active Social Policies. Impact and Evaluation”, Estudo comparativo realizado no âmbito do Projecto transnacional ASPIE (Comissão Europeia).

  6. AFMP, Departamento de Assuntos Sociais (2003) “Crianças e Jovens protegendo o futuro”, Estudo Comparativo realizado no âmbito do Projecto transnacional INEU (Comissão Europeia)

  7. AFMP, Departamento de Assuntos Sociais (2002) “Um Olhar sobre o Rendimento Mínimo Garantido”, Estudo Comparativo realizado no âmbito do Projecto transnacional InclusioNET (Comissão Europeia)

  8. Alfredo Pinheiro Marques (2002) “Fernão Mendes Pinto”, Casa-Museu Infante Dom Pedro e Associação Fernão Mendes Pinto.

  9. José Pires de Azevedo (2002) “Afonso Duarte Obra Poética I”, Casa-Museu Infante Dom Pedro, Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e Associação Fernão Mendes Pinto.

  10. AFMP, Divisão de Direitos e Igualdade (2001) “Guia de Recursos/Antologia Bibliográfica”, realizada no âmbito do Projecto Transnacional Um Passo Para a Igualdade (Comissão Europeia).

  11. AFMP, Divisão de Direitos e Igualdade (2001) “Publicação Violência Entre Laços”, resultado da investigação realizada no âmbito da violência doméstica, sistematiza os resultados obtidos agrupados em três campos de análise: a dimensão e caracterização do fenómeno no território de intervenção dos parceiros; as medidas legislativas e metodologias dos diferentes territórios e boas práticas neste campo de intervenção.

  12. Centro de Estudos do Mar (1999) “ Homenagem ao Professor Charles Ralph Boxer, Associação Fernão Mendes Pinto (ADELO)

regulamento