Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: formação, inclusão social, inserção profissional

A associação Agir XXI é uma associação vocacionada para a inclusão social, através da promoção da inserção e integração de indivíduos, famílias e grupos em risco de exclusão social, recorrendo a estratégias de intervenção comunitária. Criada em 2000 em Lisboa, a associação tem vindo a proporcionar apoio psicossocial e a criar condições para uma efectiva inserção na comunidade através da formação em língua Portuguesa, alfabetização, iniciação à informática e cursos técnico-profissionais adequados às necessidades do mercado de trabalho. Desenvolve ainda acções de prevenção, tratamento e encaminhamento na área da saúde, nomeadamente, na área do stress pós-traumático e assegura o funcionamento de um gabinete de orientação escolar e vocacional.

Na área da Cooperação para o Desenvolvimento, executa e apoia programas de de cariz social, cultural, ambiental, cívico, educativo e económico, nos países em desenvolvimento, designadamente através de acções de assistência humanitária; ajuda de emergência e protecção e promoção dos Direitos Humanos.

A sensibilização da opinião publica para a necessidade de um relacionamento cada vez mais empenhado com os países em desenvolvimento é outra das áreas de actuação da Agir XXI, bem como a promoção da educação, uma vez que a valorização e qualificação profissionais são factores imprescindíveis para o desenvolvimento integral da comunidade das sociedades e para a existência e o reforço da paz. A associação desenvolve ainda actividade no domínio social, cultural, ambiental, cívico, económico, educativo e formativo, entre outros, nas áreas do ensino, educação e cultura e na qualificação, emprego e formação profissional

PROJECTOS

Desde a sua formação que a Agir XXI tem promovido o ensino da língaua portuguesa como componente prática virada para as necessidades quotidianas da população. Também tem desenvolvido projectos de formação profissional para a integração no mercado de trabalho de indivíduos maiores de 18 anos em situação de risco e programas de acesso à aprendizagem das novas tecnologias.

Na área da sensibilização, a Agir XXI tem desenvolvido acções de prevenção, tratamento e encaminhamento nos cuidados de saúde primários, nomeadamente nas áreas das doenças sexualmente transmitidas e do stress pós-traumático.

Actualmente, a associação mantém o GIP – Gabinete de Inserção Profissional que apoia jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita cooperação com o Centro de Emprego de Picoas. Dinamiza também as Oficinas de Costura, um espaço de conhecimento e aprendizagem das actividades relacionadas com a costura. O objectivo principal é a inclusão social dos utentes, através da aprendizagem de uma actividade profissional. No seguimento desta actividade, a associação tem desenvolvido a área da confecção simples de vestuário, artigos de decoração e arranjos de costura.

Através do programa POPH – Programa Operacional do Potencial Humano, a Agir XXI promove formações nas áreas da “Cidadania e Globalização”, “Saúde e Socorrismo”, “Atendimento Personalizado”, “Psicologia da Velhice”, entre outras.

FINANCIAMENTO

Os principais financiadores da organização são a Câmara Municipal de Lisboa, através da cedência de Instalações, o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional que financia o GIP, a Junta de Freguesia de Marvila que faz a divulgação das acções, o POPH – Programa Operacional do Potencial Humano, o Fundo Social Europeu e, por fim, a Microsoft, na área da Responsabilidade Social.

A associação não dispõe de site próprio, logo não tem disponíveis online os relatórios de contas e actividades.

CONTACTOS

Rua Vale Formoso de Cima, nº 47

1950-265 Lisboa

Telefone: +(351) 218 380 003

Fax: (+351) 218 595 421

E-mail: info@agirxxi.pt/agirxxi@hotmail.com

regulamento