Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: Guiné-Bissau, solidariedade

A AGPD nasceu em 1999, um anos após o conflito político/militar na Guiné-Bissau. A criação da associação teve origem em Lisboa, no seio de guineenses na sua maioria refugiados do conflito, apoiados por outros concidadãos residentes em Portugal e que procuravam, quer na Guiné-Bissau quer no estrangeiro, uma solução pacífica para a guerra civil bem como os meios para eliminar ou reduzir os efeitos nefastos do conflito junto da população em particular e para a recuperação do país.

Sediada em Lisboa, a organização foi reconhecida como ONGD pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em 2002.

Desde a sua criação que se tornou objectivo contribuir para a promoção e defesa da democracia participativa, alternância no poder, tolerância política e, a defesa da real separação de poderes na Guiné-Bissau. Além disso, através de acções específicas, procura promover a participação da população guineense no incremento de um desenvolvimento sustentável com base em princípios e métodos democráticos.

Para a realização destes objectivos, a AGPD intervém em áreas como a educação e formação, pois acredita que através da instrução – ao nível cívico e profissional – da população guineense é possível elevar a qualidade democrática do país; a Educação para o Desenvolvimento, realizando programas de informação e esclarecimento (conferências, debates, mesas redondas e reuniões em “tabancas” e bairros de capitais regionais) e a sensibilização da opinião pública sobre os problemas e desafios do futuro da Guiné-Bissau. No que diz respeito à Cooperação para o Desenvolvimento, a AGPD apoia programas de desenvolvimento nas áreas da agricultura, indústria, saúde, turismo e inserção social.

CONTACTOS

Rua Clemente Vicente, 9 R/c Dafunto

1495-716 Algés

Telefone: (+351) 214 145 641

Fax: (+351) 214 145 643

E-mail: geral@agpd-guinebissau.org

Site: www.agpd-guinebissau.org

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento