Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: Moçambique; Maputo; PUMAP; Bairros; educação; Apoio ao Desenvolvimento

A AHEAD - Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento foi fundada em 2007 pelos criadores e antigos participantes do Programa de Universitários em Maputo (PUMAP), programa criado na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (UNL), tendo vindo a ser reconhecida como ONGD pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Está sediada em Lisboa.

A organização tem como missão a concepção, promoção, execução e apoio a programas e projectos nas áreas educacional, social, cultural, cívica e económica. O objectivo principal é dar continuidade a programas já criados, assim como desenvolver novos programas e projectos no âmbito da sua missão, dentro e fora de Portugal. Actualmente, a AHEAD actua na área da educação, formação e apoio ao desenvolvimento.

PROJECTOS

Da iniciativa de alunos da UNL surgiu o PUMAP, um projecto inovador de voluntariado educacional que se realiza desde 2005 e que pretende defender a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável através de acções concretas junto da sociedade moçambicana, através do ensino universitário, apoio a instituições de caridade e lançamento de debates com foco no desenvolvimento económico-social.

O programa Bairros desenvolve acções de apoio escolar e de integração social (e.g., explicações, actividades de tempo livre), dirigidas a jovens em idade escolar, em bairros problemáticos, tendo em vista a reintegração social das classes mais desfavorecidas. De momento, actua apenas no bairro da Boavista, porém, tendo em conta o número de voluntários, poderão ser exploradas oportunidades noutros bairros.

Numa outra vertente, a AHEAD lançou o programa Research que visa apoiar a investigação em áreas como a saúde, a economia, a gestão e a sociologia. O objectivo é facultar maior e melhor compreensão de diferentes realidades e promover reflexões sobre temas relevantes no âmbito do desenvolvimento social.

O IPJ – Instituto Português da Juventude, a Reitoria da UNL, e as faculdades de Economia e de Ciências Sociais e Humanas da UNL são os principais financiadores da associação. Os relatórios anuais de actividades e contas podem ser disponibilizados a quem os solicitar por e-mail.

CONTACTOS

Apartado 3550

EC Palácio da Justiça (Lisboa)

1081-501 Lisboa

E-mail: ahead@ahead.org.pt

Site: www.ahead.org.pt

regulamento