Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: agricultura, desenvolvimento, Moçambique

A AJAP é uma organização privada sem fins lucrativos e reconhecida como entidade de utilidade pública criada em 1983. Desde 1995 que está registada como ONGD no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Localizada em Lisboa e com delegações permanentes, desde 1996, em Bruxelas e a partir de 1997 em Moçambique, a organização foi criada para dar resposta a duas questões fundamentais: consciencializar os empresários agrícolas para a importância do movimento associativo e representar os jovens agricultores portugueses, entre os 18 e os 40 anos, a nível nacional e internacional. Na área da Cooperação para o Desenvolvimento tem como objectivo específico contribuir para a criação e incremento de estruturas e sistemas que permitam a vigência de um sistema de desenvolvimento sustentável e duradouro nos PALOP.

A AJAP participa activamente na discussão, concertação e reflexão dos problemas dos jovens agricultores em particular e dos agricultores em geral, dando um importante contributo para dinamizar o espaço rural, no qual a agricultura ocupa lugar de destaque. Ao longo das últimas décadas, a instituição articula a sua actividade com um vasto conjunto de entidades estabelecendo protocolos de cooperação com outras organizações e/ou empresas de todos os sectores de actividade. Com os países lusófonos, a actuação da AJAP baseia-se na partilha de experiências, na valorização dos recursos humanos locais e na transferência de know-how.

PROJECTOS

A nível comunitário, a AJAP está associada a várias organizações europeias. Em 2002, participou na preparação e divulgação de um projecto pedagógico denominado “Missão Tellus” como forma de proporcionar a descoberta da agricultura às crianças a nível preparatório.

Através da sua delegação permanente em Maputo, a organização tem também desenvolvido uma série de actividades no país, nomeadamente negociações com entidades nacionais e internacionais com vista à criação de mecanismos que facilitem a instalação de jovens agricultores em Moçambique; apoio logístico e informativo sobre oportunidades de negócio e, em articulação com entidades moçambicanas, proporcionar o contacto entre jovens agricultores portugueses e de Moçambique, de forma a estimular um trabalho de parceria entre os dois países.

Também na Guiné-Bissau, a AJAP tem estabelecido diversos acordos de cooperação na área da agricultura, desde 2000, ano em que organizou a primeira missão empresarial ao país. Desde então, a instituição tem apoiado o investimento de jovens agricultores portugueses no terreno, nomeadamente através da concessão gratuita de terrenos próprios para cultivo até ao limite de 30 hectares.

Os seus principais financiadores são organizações de cúpula europeias, o Ministério da Agricultura português e várias empresas privadas. Os relatórios de actividades e contas não estão disponíveis no site da instituição.

CONTACTOS

Rua D. Pedro V, 108 – 2º Andar

1269-128 Lisboa

Telefone.: (+351) 213 244 970

Fax: (+351) 213 431 490

E-Mail: ajap@ajap.pt

Site: www.ajap.pt

regulamento