Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: paz, justiça, igualdade, mulheres, desenvolvimento

A AJPaz – Acção para a Justiça e Paz foi registada formalmente em1986, e foi reconhecida como ONGD apenas em 2001. A sua sede está localizada na Granja do Ulmeiro, concelho de Soure. É uma associação que tem por objectivo construir uma cultura de paz, baseada no respeito pelos direitos de todas as pessoas, na democracia paritária, inclusiva e participativa, na justiça cognitiva e social e num ambiente saudável capaz de dar e preservar a vida. Para atingir esta finalidade a AJPaz propõe como objectivos a construção de uma cultura de paz e pensar alternativas económicas e solidárias; reinventar os papéis e as relações sociais para que a paridade e a igualdade co-existam como direito à diferença e desconstruir as lógicas patriarcais de naturalização e de legitimação da violência, nunca esquecendo alguns dos valores que estão inerentes à sua actuação e princípios pelos quais a associação se rege, tais como a paridade, a não-violência, a não-vitimização, a democracia e a emancipação, o gosto pela diversidade e a sustentabilidade social e ambiental.

De forma a atingir os objectivos pelos quais se orienta a AJPaz produz actividade na área da Educação e Formação de Pessoas Adultas, utilizando como principal metodologia a educação não formal, sobretudo no âmbito da Educação para o Desenvolvimento, Educação para a Cidadania e Igualdade de Género. Outra área de trabalho relevante na actuação da AJPaz é as Economias Sociais e Solidárias, procurando implementar nas comunidades e territórios economias locais em escala de proximidade, disso são exemplo os Mercados Solidários e a Mercearia Solidária.

Todas as intervenções são sempre fundamentadas e sobretudo passíveis de serem disseminadas por isso apostamos na produção e disseminação de conhecimento com base nas práticas desenvolvidas. Estas áreas de trabalho e actuação apenas fazem sentido quando é complementado com as redes e plataformas de nível nacional e internacional, intercambiando pessoas, métodos e ideias a níveis local, regional, internacional, transnacional, transcontinental.

PROJECTOS

A AJPaz promove neste momento diversas intervenções comunitárias, espelhadas nos seus projectos que se denominam: Elas no Norte e no Sul – as mulheres no desenvolvimento, o Lés a Lés – solidariedade glocal, o Líder@: dinâmicas de sustentabilidade local lideradas por mulheres, a Mercearia Solidária, e ainda acções de formação e programas vocacionados para a juventude. O projecto Elas no Norte e no Sul é um projecto de Educação para o Desenvolvimento dirigido a mulheres do concelho de Soure. Desde 2008 que a iniciativa promove a criação de espaços para a participação desse grupo no desenvolvimento local, com a colaboração de mulheres de Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Moçambique.

Também o projecto Líder@ pretende reforçar estratégias locais de promoção da igualdade de género e de capacitação das mulheres no meio local, com a implementação Mercados Solidários nas comunidades onde as Mulheres são líderes. Já o Lés a Lés visa promover no concelho de Soure práticas de Desenvolvimento Sustentável, trabalhando para tal em parceria com autarcas e autoridades locais, dirigentes de associações de desenvolvimento local, empresários e jornalistas, entre outros grupos de intervenção.

Na mesma linha, o projecto Mercearia Solidária assenta nos pressupostos das economias solidárias, contribuindo para a sustentabilidade do concelho de Soure e para a promoção do empreendedorismo, nomeadamente de iniciativa das Mulheres.

Além destes projectos, para a associação, que é reconhecida como uma entidade formadora, a formação é um eixo central na sua orientação estratégica, capaz de gerar rendimentos no território.

Os seus principais financiadores são o POPH – Programa Operacional Potencial Humano, o QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, o IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e os apoios pontuais da Fundação EDP e IPJ – Instituto Português da Juventude. Apenas os relatórios de actividades, correspondentes a 2007 e 2008, estão online no site da instituição. Não há registo de relatórios de contas.

CONTACTOS

Rua de São João, n.º 10

3130-080 Granja do Ulmeiro

Telefone: (+351) 239 642 815

Fax: (+351) 239 642 816

E-mail: ajp@ajpaz.org.pt

Site: www.ajpaz.org.pt

regulamento