Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: ajuda humanitária, educação

A ANAFS – Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias surgiu no seio da Cruz Vermelha Portuguesa em 7 de Junho de 1991, para, congregando as capacidades dos seus sócios, prestar auxílio em situações de crise humanitária, tendo especialmente em vista promover a solidariedade. É, desde Maio 2009, ONGD registada no Ministério dos Negócios Estrangeiros, sendo automaticamente reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública. É membro efectivo e representante para Portugal da Rescue International Assistance League (RIAL). Está sediada em Lisboa e tem delegações em Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Leiria, Lisboa, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Tem ainda delegações regionais nos Açores e Madeira e representantes no Brasil e no Reino Unido.

Na prossecução da sua actividade, a ANAFS pretende fomentar o estreitamento dos laços de camaradagem entre os seus membros, promover e criar condições que permitam desenvolver actividades culturais, recreativas e desportivas, com especial incidência no campo do socorro e promover acções e incrementar o intercâmbio internacional com organismos congéneres.

PROJECTOS

A ANAFS tem desenvolvido as suas capacidades nas áreas da busca e salvamento urbano (USAR), na gestão de populações deslocadas e no planeamento e execução operacional de operações de socorro. Desenvolve igualmente acções de formação para as áreas acima referidas e em cursos de língua gestual portuguesa adaptada à saúde, cursos de cuidados ao idoso, cursos de cuidados ao bebé no 1º ano de vida, cursos de primeiros socorros pediátricos e dois projectos de cidadania “5 Gestos de Socorro” e “Meu 1º Guia de Emergência”. Nos últimos anos, criou unidades operacionais de comando e controlo (C2), de busca e salvamento urbano (USAR) e de gestão de deslocados (DRC). Apesar de ter apresentado várias candidaturas ao Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, a ANAFS ainda não teve nenhum projecto aprovado pela instituição.

No site da instituição, na categoria Flash, podem ser consultados relatórios de actividades e financeiros da instituição, apesar de não estarem devidamente ordenados por ano ou categorias.

CONTACTOS

Rua Arnaldo Assis Pacheco, Lote 2 - Loja A

1750-396 Lisboa

Telefone: (+351) 917 177 676

Fax: (+351) 216 032 115

E-mail: anafsnacional@gmail.com

Site: www.anafs.com

regulamento