Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: desenvolvimento rural, PALOP, agricultura

Criada em 2003, a ATA – Associação Tropical Agrária é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, e reconhecida como ONDG pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Está sediada em Lisboa. A organização pretende contribuir para o desenvolvimento integrado e sustentado dos países em desenvolvimento através de programas e projectos que promovam o aumento da qualidade de vida das suas zonas rurais. Assim, a sua acção centra-se na concepção, execução e apoio de programas e projectos de Cooperação para o Desenvolvimento nas áreas da educação, assistência científica e técnica, saúde, formação profissional, desenvolvimento rural e segurança alimentar.

PROJECTOS

O projecto de Desenvolvimento Agrário de Mumemo, em Moçambique, foi o primeiro programa da organização num país africano. No âmbito deste projecto, a ATA instalou um sistema de regadio de três hectares junto ao Bairro de Mumeno de forma a alimentar as produções hortícolas e frutícolas da região, bem como o aviário e a produção de coelhos. O projecto, com dois anos de duração, visou ainda a formação de quadros locais no domínio da horticultura, fruticultura, contabilidade e comercialização. Ainda em Moçambique, e no âmbito do projecto anterior, o projecto de Formação Profissional Agrária de Mumemo visa a formação profissional de jovens da região, como forma de contribuir para o aumento de produtividade da actividade agrária, base da actividade económica de Moçambique e em particular do distrito de Marracuene onde se integra.

Na Guiné-Bissau, em parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr (Portugal) e Acção para o Desenvolvimento (Guiné-Bissau), a ATA lançou o projecto Tombali para a promoção da segurança alimentar e nutricional nos sectores de Bedanda e Cacine na região de Tombali. Em Angola, a ATA tem em curso o projecto de desenvolvimento pecuário de Ekunha para reforço institucional e capacitação técnica do parceiro local, COOPECUNHA – Cooperativa Agrícola da Ecunha(www.coopecunha.org) em novos domínios, interligando as área agrícola e de gestão dos recursos naturais com a área pecuária, com vista a potenciar sinergias e maximizar outros investimentos produtivos em curso no Município da Ecunha.

Os principais financiadores são o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e a União Europeia. Os relatórios financeiro e de actividades não se encontram disponíveis no site da instituição.

CONTACTOS

Rua Gregório Lopes, lote 1515, 6.º Dto

1400-195 Lisboa Telefone: (+351) 213 652 807/ (+351) 918 295 645

Fax: (+351) 213 565 788

E-mail: alfarocardoso@fmv.utl.pt e atagraria@gmail.com

Site: www.atagraria.wordpress.com

regulamento