Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: ajuda humanitária, solidariedade, apoio ao desenvolvimento, Guiné-Bissau

A Ajuda Amiga foi criada por um grupo de antigos combatentes que estiveram na Guiné, encontra-se registada e reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros desde 2008 como ONGD - Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, e possui o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Publica. Tem um escritório em Paço de Arcos, sede e um armazém no Concelho de Sintra.

De acordo com os estatutos, o objetivo da Associação é o de apoiar o desenvolvimento económico e social de populações carenciadas. A sua área de intervenção prioritária é o ensino. Possui três programas de intervenção: Ajuda à Formação Profissional, Ajuda ao Ensino e à Cultura e Ajuda à Infância e à Terceira Idade.

PROJECTOS

As suas intervenções estão focalizadas na Guiné-Bissau e em Portugal, através de projetos que envolvem angariação de bens e a sua distribuição, realização de ações de formação de curta duração, palestras, workshops, construção e manutenção de escolas, bibliotecas, poços, etc.

Desde 2008 até 2016 a Ajuda Amiga enviou para a Guiné-Bissau 144,6 t de bens, entre os quais 201.000 livros. Membros da Ajuda Amiga deslocam-se a expensas próprias para acompanharem a distribuição dos bens.

A Ajuda Amiga decidiu que a partir de 2017 a sua atividade de envio de bens para a Guiné-Bissau seria reduzida, e que a sua atividade principal seria a melhoria e construção de infraestruturas ligadas ao ensino e à cultura, como escolas e bibliotecas.

Em Portugal o apoio aos mais necessitados é feito através da doação de bens de forma indireta, numa colaboração com outras instituições com idênticos objetivos. Estas parcerias existem igualmente na Guiné-Bissau, o que permite à Ajuda Amiga uma melhor logística e a criação de sinergias.

A Ajuda Amiga não possui funcionários, todos os seus colaboradores são voluntários. Na Guiné-Bissau e em Portugal voluntários carenciados ajudam e são ajudados.

Os principais financiadores da Ajuda Amiga são os seus sócios e doadores.

No que diz respeito a informações sobre a Ajuda Amiga, no seu site estão disponível o relatório financeiro e o relatório de atividades, notícias com fotos, vídeos, textos, etc.

CONTACTOS

Rua do Alecrim, 8, 1.º Dto.

2770-007 Paço de Arcos

Telemóvel: (+351) 937 149 143

E-mail: ajudaamiga2008@yahoo.com

Site: Ajuda Amiga

regulamento