Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: documentário, educação, formação, produção audiovisual

A Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual surgiu em Dezembro de 1994 e tem como finalidade a a produção e a divulgação audiovisual, bem como a cooperação para o desenvolvimento, na área do ensino, educação e cultura, designadamente através da divulgação das realidades dos países em vias de desenvolvimento junto da opinião pública. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, com estatuto de ONGD reconhecido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

É membro da Federação Portuguesa de Cineclubes e integra e representa em Portugal o YEFF! - Young European Film Fórum For Cultural Diversity, uma plataforma formada por 14 organizações europeias que trabalha no campo da literacia para os media, responsável por iniciativas que promovem a inclusão e a diversidade cultural. Está também inscrita no Registo Nacional de Associações Juvenis do Instituto Português da Juventude.

Em 2007, a Associação Ao Norte abriu um novo espaço, em Viana do Castelo, que alberga a sede, um centro de documentação e uma galeria.

A associação centra a sua actividade em três vertentes principais: a divulgação de cinema, a produção de documentários e a formação.

PROJECTOS

Na área da divulgação promove duas sessões de cinema semanais, as Sessões Cineclubistas, no Cinema Verde Viana, e as Sessões Especiais. Já exibiu centenas de filmes, muitos deles destinados aos alunos das escolas, com o objectivo de formar novos públicos. Mantém um Centro de Documentação de Cinema, uma DVDteca e uma galeria com exposições permanentes.

Na área da produção realiza documentários de carácter etnográfico e social. No âmbito da educação para o desenvolvimento produziu, em colaboração com o Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, documentários em Cabo Verde e Angola.

No campo da formação promove regularmente workshops e organiza cursos e acções de formação junto das escolas, actividade que se estende pelos projectos Olhar o Real, Vídeo na Escola, Ambiente Digital, Eco Postal, Histórias na Praça e O Filme da Minha Vida.

Organiza, anualmente, os Encontros de Viana – Cinema e Vídeo e coorganiza o FESTAFIFE – Festival Internacional de Marionetas e Cinema de Animação.

Actualmente, na área da formação, a Ao Norte criou o curso Olhar o Real, que tem como objectivo proporcionar um espaço de aprendizagem e de experimentação, através da realização de documentários em vídeo digital. Através deste curso, pretende-se que cada formando, ou grupo de formandos, realize um filme documentário, com uma duração entre 10 e 20 minutos, que aborde um aspecto da realidade quotidiana e traduza, de alguma maneira, o seu “olhar” pessoal.

Na mesma linha, o projecto Vídeo na Escola promove o contacto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com a linguagem audiovisual, já que a partir de uma história proposta pela turma elabora-se o guião, trabalha-se o storyboard, escolhem-se os actores e parte-se para o registo das imagens. O projecto será lançado nas escolas do concelho de Viana do Castelo por uma equipa da Associação Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual e tem como produto final um vídeo realizado sobre cada uma das histórias das turmas seleccionadas.

Também o projecto EcoPostal é desenvolvido de forma a promover a literacia audiovisual dos alunos do ensino básico e secundário, cruzando a aprendizagem da gramática audiovisual com o estudo do meio, sensibilizando para a abordagem de aspectos relacionados com o ambiente. Outro dos objectivos é a criação a nível de escola, e à escala regional, uma rede de realização e exibição de vídeos feitos em contexto escolar; tendo como tema geral o ambiente.

No que diz respeito à Educação para o Desenvolvimento, a Ao Norte produziu dois videogramas com alunos de escolas de Cabo Verde e Angola, em colaboração com a Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, que são um ponto de partida para um trabalho de abordagem de questões relacionadas com o Desenvolvimento. Dando continuidade ao trabalho realizado anteriormente, a Ao Norte criou o projecto Abraço Digital que, a partir desses materiais, promove junto dos jovens que frequentam o 2.º Ciclo do Ensino Básico em escolas da região, uma reflexão sobre a interculturalidade, sobre os problemas de desenvolvimento e as desigualdades, consciencializando-os para a sua responsabilidade enquanto cidadãos.

Um dos principais financiadores é o Governo Civil de Viana do Castelo. Apenas o plano de actividades referentes a 2010 está disponível no site da organização. Não há registo de relatórios de actividades e contas dos anos anteriores.

CONTACTOS

Praça D. Maria II, 113, r/c

4900-489 Viana do Castelo

Telefone: (+351) 258 821 619

Fax: (+351) 258 821 619

E-mail: ao-norte@nortenet.pt

Site: www.ao-norte.com

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento