Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: igreja, solidariedade, saúde

A Associação Portuguesa de Solidariedade Mãos Unidas, também designado por Mãos Unidas P. Damião – Portugal, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), reconhecida como Pessoa de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, apolítica e sem preconceitos raciais. A associação é membro de diversas plataformas portuguesas e internacionais como a Associação Europeia CERCLE – Cercle de Solidarité Follereau-Damien, a Plataforma Saúde em Diálogo, a CNOD – Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, a Plataforma por Darfur, a Plataforma do Voluntariado Missionário e a Rede Europeia Contra a Pobreza.

Com sede em Lisboa, o trabalho da Associação Mãos Unidas P. Damião emerge do direito fundamental de todos os seres humanos a terem acesso a cuidados de saúde, independente da nacionalidade, religião, ideologia ou raça. A associação nasceu da solidariedade e da vontade das pessoas em contribuírem de uma forma eficaz para o desenvolvimento de um mundo mais justo e mais humano. Sendo uma IPSS e uma ONG de ajuda humanitária e de cooperação para o desenvolvimento, tem como trave mestra a prestação de serviços de saúde, tendo, no entanto, como pilar, a luta contra doenças como a tuberculose, a lepra, malária, cólera, poliomielite ou sida. Perante cenários de catástrofe e pobreza, a Associação Mãos Unidas P. Damião tem prestado ajuda humanitária em Portugal e no exterior, lutando contra situações de carência e exclusão social.

PROJECTOS

No que diz respeito aos projectos implementados em Portugal, a associação Mãos Unidas criou um programa de apoio a deficientes profundos do Centro de Cacém, a crianças órfãs e deficientes das Irmãs de Madre Teresa de Calcutá e a doentes de sida da diocese de Braga. Além disso, apoia os refugiados e imigrantes do Países Africanos de Língua Portuguesa e dos países do leste europeu.

A nível internacional, a associação dinamizou diversos projectos na área da saúde, desde o apoio directo a doentes até à construção e equipamento de centros hospitalares em África (Angola, Burundi, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique), na América Latina (desde o Brasil, a El Salvador, Filipinas e México) à Ásia (Índia, Timor-Leste e Paquistão).

Os relatórios de actividades e contas não estão disponíveis no site da organização.

CONTACTOS

Rua Antero Quental, 17 – 17C

1150-041 LISBOA

Telefone: (+351) 213 515 720

Fax: (+351) 213 515 727

E-mail: geral@maos-unidas.pt

Site: www.maos-unidas.pt

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento