Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: cultura timorense, educação, Timor-Leste

A Tane Timor – Associação Amparar Timor foi criada antes da independência de Timor-Leste, por um grupo de jovens timorenses no Porto em 1998, com o objectivo de divulgar e defender os direitos humanos e preservar a cultura de Timor-Leste. É uma entidade sem fins lucrativos, registada como ONGD em 2002 no Ministério dos Negócios Estrangeiros. A associação pretende ser um espaço de encontro entre timorenses e portugueses, tendo em conta um passado comum e em vista um futuro partilhado a construir. Além disso, pretende ser um veículo de transmissão da cultura timorense em Portugal e da divulgação da língua e cultura portuguesas em Timor-Leste.

PROJECTOS

A Tane Timor fez a sua apresentação pública a 7 de Maio de 1999 com o lançamento do livro “Loron Ida... Era Uma Vez... Once Upon a Time...”, numa conferência sobre a situação em Timor-Leste, com especial incidência no acordo assinado dois dias antes em Nova Iorque, reconhecendo o direito do povo de Timor-Leste à autodeterminação. Cerca de um mês depois, a organização lançou a campanha “Liberdade para Xanana! Liberdade para Timor!”, com várias iniciativas culturais e desportivas e o envio de uma carta ao Secretário Geral das Nações Unidas a pedir a libertação do presidente do Conselho Nacional da Resistência Timorense, Xanana Gusmão.

A 19 e 20 e Maio de 2002, no Coliseu do Porto, a Tane Timor celebrou a Independência de Timor-Leste com a realização de um evento designado “Viva Timor Independente”, do qual constaram exposições de fotografia, artesanato, a projecção do filme “Timor Lorosae – O Massacre que o mundo não viu” e um concerto musical.

Ao longo dos anos, tem ainda organizado cursos de tétum e cultura timorense e aulas de língua portuguesa, inglês e informática, especialmente dirigidas a timorenses.

Actualmente, a Tane Timor tem-se empenhado particularmente na concretização de duas das campanhas específicas: o equipamento de bibliotecas de Timor-Leste com livros de e em português e a campanha de apadrinhamento de crianças órfãs de guerra ou carenciadas.

Os sócios e padrinhos da associação são as principais fontes de financiamento da associação. Quanto aos relatórios financeiros e de actividades, não estão disponíveis no site da organização.

CONTACTOS

Rua da Alfândega n.º 3

4050-029 Porto

E-mail: tanetimor@gmail.com

Site: www.tanetimor.org

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento