Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: Guiné-Bissau, migração

A Associação Balodiren é uma associação de solidariedade e apoio à comunidade guineense, fundada em 2007 e reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) como ONGD em Setembro de 2009. Com sede provisória em Casal de Cambra, num espaço disponibilizado pela Câmara Municipal de Sintra, a organização visa defender os direitos dos imigrantes e contribuir para a integração dos migrantes na sociedade onde estão inseridos. Além disso, procura apoiar as pessoas carenciadas ou em necessidades na área social e humanitária e contribuir para o desenvolvimento da Guiné-Bissau através da experiência da sua diáspora radicada em Portugal. A nível nacional, promove a sensibilização e informação ao migrante sobre as leis de migração nacional para que este possa decidir de forma mais consciente e informada.

A contribuição no desenvolvimento sócio-economico e cultural da Guiné-Bissau, com acções concretas e concertadas e o fortalecimento das relações de amizade entre a Guiné-Bissau e o Portugal são dois dos objectivos da Balodiren.

Nesse sentido, a Associação Balodiren tem desenvolvido actividades como a auscultação e o contacto com as comunidades migrantes na zona de Agualva-Cacém, através da dinamização de acções de sensibilização sobre a importância do conhecimento e respeito das leis portuguesas por parte dos migrantes e ainda na sensibilização para a erradicação da mutilação genital feminina junto da diáspora guineense. Ao longo dos últimos anos, realizou várias tertúlias nomeadamente nos domínios de mutilação genital feminina e do papel de migrantes no desenvolvimento dos países de acolhimento. Estas iniciativas tiveram participação de várias Instituições da sociedade civil, assim do OIM – Organização Internacional para as Migrações, ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural e APF – Associação de Planeamento Familiar (a Balodiren, assinou recentemente uma parceria com a APF para a realização de um projecto sobre os ODM – Objectivos de Desenvolvimento do Milénio).

PROJECTOS

A Associação Balodiren tem participado em exposições organizadas pela Câmara Municipal de Sintra sobre a cultura guineense no dia do Migrante. Participou também nos Dias do Município da Agualva-Cacém, com actividades culturais com actuação do músico guineense Maio Kopé, assim como demonstração de tranchas africanas (arranjo de cabelos das Mulheres) e culinária guineense.

Participou também na cerimónia de divulgação sobre situação mundial da população, que teve lugar no MNE e na reunião magna entre empresários da Guiné-Bissau e de Portugal, cujos trabalhos tiveram lugar na sede de AICEP, numa cerimónia dirigida pelo presidente da AICEP, Basílio Horta, e o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior. A Balodiren este ainda presente na conferência internacional sobre Direitos Humanos, organizada pelo Ministério de Igualdade, e em colaboração com a Comissão Nacional para Cidadania. Está em curso uma negociação com a ONGD OIKOS, com vista à criação de uma parceria, que visa apoiar a Guiné-Bissau, no domínio do Ambiente.

A Balodiren deverá submeter em breve um projecto de candidatura junto do IPAD com data prevista de início em 2011, sob o tema Educação e Direitos Humanos. O documento encontra-se na fase final de elaboração. Desde a sua criação que o principal financiador é a Câmara Municipal de Sintra. Como não dispõe ainda de site próprio, a associação não tem disponíveis online os relatórios de actividades e contas.

CONTACTOS

Av. de Santa Marta, nº 40, 6ºB

2605-698 Casal de Cambra

E-mail: abalodiren@gmail.com; seididjarga@yahoo.fr

regulamento