Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: cooperação internacional, países lusófonos

A CIC-Portugal, Associação para a Cooperação, Intercâmbio e Cultura é uma ONG, vocacionada para a cooperação internacional, numa óptica de desenvolvimento integrado e sustentável, bem como para a intervenção social junto das populações mais fragilizadas. Criada em 1992, é membro da Plataforma Portuguesa das ONGD e está registada, desde 1998, no Ministério dos Negócios Estrangeiros. A sua sede localiza-se em Lisboa.

A organização tem por objectivo principal desenvolver acções de Cooperação, Intercâmbio e Cultura nos domínios das especialidades científicas e técnicas dos seus membros, em Portugal e com países em desenvolvimento. Está envolvida em projectos de Cooperação para o Desenvolvimento em países como Angola, Cabo Verde e Moçambique e em projectos de Intervenção Social em território português.

PROJECTOS

Desde a sua formação, a CIC desenvolveu já cerca de 180 projectos em Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Honduras, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Senegal, Timor e Portugal, mantendo como princípios orientadores da sua intervenção, o conhecimento e o respeito pelas diferentes culturas, independentemente das suas características étnicas, religiosas, ou outras.

Atenta aos problemas da sociedade portuguesa, em 1998 a CIC-Portugal alargou a sua actividade a projectos de intervenção social na área da grande Lisboa. Neste âmbito, implementou diversos projectos que em muito têm contribuído para promover a (re)inserção de pessoas excluídas e/ou em riscos de exclusão social e profissional, nomeadamente, desde 2001, o projecto Orientar e a Residência de Alcântara e o GIP Orientar, implementado em 2009. Através do programa Orientar, a CIC fez parte do Grupo de Trabalho para a Pessoa Sem Abrigo (PSA) que, no âmbito da Rede Social de Lisboa, elaborou o Plano de Cidade para a intervenção junto desta população, tendo sido, de igual modo, uma das instituições convidadas a integrar a Plataforma PSA, que tem por missão assegurar os mecanismos que permitam dar continuidade e sustentabilidade aos resultados e impactos deste Plano de Cidade, em estreita relação com o CLAS de Lisboa.

Em Angola, a CIC-Portugal iniciou a sua actividade, em 1992, mais precisamente em Luanda no Municípo de Rangel com a recuperação física e funcional dos dois Centros de Saúde daquele bairro - Terra Nova e Rangel. Em 1993, a Associação estendeu a sua actividade aos Hospitais de Caxito e de Catete e posteriormente à Província do Uíge, onde desenvolveu um importante trabalho na área da saúde. Nos últimos 16 anos de actividade da CIC-Portugal em Angola foram desenvolvidos 88 projectos de ajuda humanitária de urgência, de reabilitação e de desenvolvimento. Inicialmente nas áreas da saúde e da ajuda alimentar, evoluindo para as áreas da educação, da formação profissional e do fomento agrícola.

Já em Cabo Verde, a organização lançou um projecto na área da Educação – o Escola Feliz II – melhorando o nível de ensino do Município de Santa Catarina, Ilha de Santiago através da formação pedagógica dos gestores escolares e da formação pedagógica e científica dos professores do Ensino Básico Integrado.

No que diz respeito a Moçambique, a intervenção da organização está relacionada com campanhas de solidariedade e envio de donativos, desde produtos alimentares a roupa e material escolar.

Os relatórios de actividades e contas não se encontram disponíveis para consulta no site da instituição.

CONTACTOS

Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, n.º 61 C, esct 11

1070-061 Lisboa

Telefone: (+351) 213 857 141

Fax: (+351) 213 858 151

Telemóvel: (+351) 916 611 202 ou (+351) 919 810 029

E-mail: cic.geral@netcabo.pt, cicportugal@cicportugal.pt

Site: www.cicportugal.pt

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento