Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: cultura, integração social, jovens

O Chapitô é uma associação de direito privado e sem fins lucrativos que tem como objectivo principal a integração social de jovens através das artes. É um espaço de acolhimento, de acompanhamento e ponto de partida para a integração, em que a área Social se cruza com as áreas Cultural e Formativa.

Hoje em dia, o Chapitô é uma Instituição com obra reconhecida nas áreas do cultural, do social e da formação.

PROJECTOS

Ao longo das últimas décadas, o Chapitô tem desenvolvido trabalho de animação sócio-formativa, com os jovens dos Centros Educativos da Bela Vista e Navarro de Paiva, em situação de tutela do Tribunal de Menores.

O primeiro projecto da instituição foi a criação da Escola de Circo Mariano Franco, no Bairro Alto. Em 1986, iniciou um trabalho de intervenção na área da Justiça, junto dos meninos do ex-COAS (Centro de Observação e Acção Social) sendo pioneira neste campo de acção sócio-educativa.

Criou a Residência Aberta – Casa do Castelo, que acolhe temporariamente os jovens, com quem a instituição trabalha, oferecendo apoio psicológico, jurídico, e promovendo a formação e integração no mercado de trabalho. Cada jovem é encarado nas suas várias dimensões e apoiado na construção de um projecto de vida sustentável.

Na área social e educacional existe ainda o Centro de Acolhimento Infantil João dos Santos que acolhe diariamente crianças, na sua maioria oriundas de famílias carenciadas e o Projecto ATL Jovem – Porta Aberta onde são desenvolvidas uma série de actividades, proporcionando aos jovens e crianças momentos de aprendizagem informais, através de práticas culturais e educativas.

A Área de Formação sustenta e corporiza a intervenção da organização que tem como singularidade a animação pelas artes circenses. Já a Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo e os Cursos de Fim de Tarde (EPAOE) são o campo nuclear da intervenção, que deseja criar laços de aprendizagem, ao longo da vida. Nesta área, para além da educação formal, o Chapitô proporciona aos alunos da EPAOE uma formação não-formal através de workshops, conferências, colóquios, debates e experiências com profissionais de diversas áreas artísticas.

A Área cultural é uma das vocações do Chapitô, centrada na cidadania activa; nas artes circenses e performativas, é uma componente de grande importância no projecto e em intenso cruzamento com as outras Áreas. Os pólos mais evidentes da área cultural são a Companhia Profissional, a Produção de Espectáculos e Animações, a Produção Audiovisual e o Centro de Documentação e Biblioteca.

CONTACTOS

Rua Costa do Castelo, 1 a 7

1100-176 Lisboa

Telefone: (+351) 218 878 225

Fax: (+351) 218 861 463

E-mail: mail@chapito.org

Site: www.chapito.org

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento