Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: apadrinhamento, crianças, Moçambique, solidariedade

A ideia da constituição da associação Eu e os Meus Irmãos surgiu em Outubro de 2009, após a exibição de uma reportagem intitulada precisamente “Eu e os Meus Irmãos”, da autoria da jornalista Cândida Pinto, sobre crianças moçambicanas órfãs de Sida. Em Março de 2010, três teleespectadoras uniram-se para formar a associação sem fins lucrativos EEOMI – Eu e os Meus Irmãos, Associação para o Desenvolvimento da Criança que é actualmente reconhecida como ONGD pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. A sua sede localiza-se em Carcavelos.

O principal objectivo da associação é apoiar a nível emocional e humanos as crianças órfãs de pais seropositivos, em Inhambane, a cerca de 440 km de Maputo, Moçambique, promovendo o sucesso escolar e a inserção sócio-profissional. Pretende também projectar, desenvolver e implementar respostas sociais, de forma a conduzir ao desenvolvimento sustentável das crianças órfãs e vulneráveis, assim como das respectivas comunidades. Nesse sentido, a EEOMI trabalha em estreita parceria com a ONG moçambicana Mahlahle.

PROJECTOS

Actualmente, a actividade da associação está centrada em quatro grandes projectos em Moçambique. O projecto pioneiro da associação é o apadrinhamento das crianças de Inhambane, em que está prevista a doação mensal de 30 euros para suportar a alimentação, educação e saúde de crianças. Actualmente, a associação conta já com 63 crianças apadrinhadas.

Os três projectos seguintes surgem da identificação das necessidades que a ONG local realizou no terreno como por exemplo a construção de um furo para captação de água, já que a escassez de água potável é um dos grandes problemas actuais da região.

Está também prevista a construção de um centro de formação vocacional em Inhambane em duas valências – carpintaria e costura – e a criação de dois pavilhões para actividades geradoras de rendimento, numa perspectiva primária de sustento e secundária de comercialização local.

Os principais financiadores da Eu e os Meus Irmãos são os padrinhos e sócios da associação.

A Associação dispõe de uma página na internet, de um blogue e de uma página no Facebook. Sendo uma associação com apenas 9 meses de existência, não tem ainda disponíveis os relatórios de actividades e contas.

CONTACTOS

Rua Ilha do Faial, nº 24, 2º Dto.

2775-800 Carcavelos

E-mail: eueosmeusirmaos@hotmail.com

Site: www.eueosmeusirmaos.com

Blogue: www.eueosmeusirmaos.blogspot.com

EEOMI no Facebook

regulamento