Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: acção social, cidadania

O Fórum Abel Varzim é uma associação sem fins lucrativos e sem ligações de ordem política, religiosa ou social que tem por objectivo ajudar a promover o exercício da cidadania, através de uma mais consciente intervenção dos cidadãos na sociedade. Foi constituído em 1996 e é actualmente reconhecida como ONGD pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. A sede localiza-se em Lisboa.

O Fórum nasceu na sequência da realização, em 1994, de um seminário integrado na homenagem ao Padre Abel Varzim, que teve lugar por ocasião do trigésimo aniversário da sua morte e pretende dar continuidade à obra que desenvolveu, como sacerdote e cidadão, na procura de uma maior justiça social e na defesa intransigente da dignidade humana.

Entre as suas actividades, conta-se a organização de colóquios, debates e cursos relacionados com a problemática social e o desenvolvimento, bem como a publicação de livros sobre a obra e a figura do Padre Abel Varzim ou da sua autoria.

A organização edita também a revista Transformar, de periodicidade trimestral, que procura aprofundar a temática e os objectivos que persegue. Esta edição existe ainda em formato digital no site do Fórum.

O Fórum tem como objectivo-base defender os princípios que constituem património da Humanidade e que respeitam e promovem a liberdade e a dignidade da pessoa humana; fomentar, promover e apoiar iniciativas com vista à mudança do país, no sentido de uma maior justiça, solidariedade e desenvolvimento social e contribuir para a mudança da mentalidade e do comportamento dos portugueses, no sentido da realização de uma cidadania plena. Na prossecução dos seus objectivos, a organização pretende cooperar com entidades nacionais ou estrangeiras, no respeito pela dignidade da pessoa, na justiça social e na solidariedade.

PROJECTOS

Entre as suas actividades, conta-se a organização de colóquios, debates e cursos relacionados com a problemática social e o desenvolvimento, bem como a publicação de livros sobre a obra e a figura do Padre Abel Varzim ou da sua autoria.

Com o apoio do Fórum Abel Varzim, foi constituída, em 28 de Agosto de 1996, a associação Centro Social, Cultural e Recreativo Aber Varzim (CSCRAV), congregando os esforços de toda a população que, pondo de parte todas as clivagens existentes, e com o apoio financeiro do Estado, construiu o edifício da sede, inaugurado nesse mesmo ano. A actividade do CSCRAV cobre actualmente a manutenção de uma creche, de um jardim-de-infância e de um centro de Actividade de Tempos Livres. O centro integra também um centro de dia e fornece apoio domiciliário, além de ser um CAT – Centro de Acolhimento Temporária. A construção do CSCRAV contribuiu para o desenvolvimento da aldeia de Cristelo (Barcelos), prestando serviços diversificados à população, como um Gabinete Psicossocial (RSI – Rendimento Social de Inserção), um centro de alfabetização da etnia cigana, apoio médico (pediatria, psicologia e enfermagem) e psicossocial; e ainda um serviço de refeições, servindo mais de 200 refeições diárias. O CSCRAV propõe-se ainda construir um Lar de Idosos, para o que já apresentou candidatura, bem como um polidesportivo e uma piscina.

Os relatórios financeiros e de actividades não se encontram disponíveis no site da instituição.

CONTACTOS

R. Damasceno Monteiro, n.º 1 - r/c

1170-108 Lisboa

Telefone: (+351) 218 861 901

E-mail: forumavarzim@net.sapo.pt e forumavarzim@gmail.com

Site: www.forumavarzim.org.pt

BIBLIOGRAFIA
  1. Cerejo, A. (s/d), Abel Varzim e o seu Tempo, Ed. Fórum Abel Varzim e Multinova
  2. Fórum Abel Varzim (s/d), Abel Varzim – Um Testemunho para Hoje
  3. Varzim, A. (s/d), Abel Varzim: Entre o Ideal o Possível. Antologia de Textos – 1928 / 1964, Ed. Fórum Abel Varzim e Multinova
  4. Varzim, A. (s/d), Procissão dos Passos – Uma Vivência no Bairro Alto, Ed. Fórum Abel Varzim e Multinova
NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento