>As acções desenvolvidas promovem a integração e inserção dos imigrantes em Portugal, independentemente da sua origem, apesar de orientar os seus projectos especificamente para a comunidade cabo-verdiana residente em Portugal e no país de origem. > >A actuação do FASCP incide particularmente no sector da saúde, fornecendo assistência medicamentosa, alimentar e agindo também na prevenção. Através das sua acções e projectos o FASCP fornece um combate activo e consciente a doenças nomeadamente as doenças sexualmente transmissíveis (DST) como exemplifica o projecto de educação “O papel da juventude na promoção da saúde” realizado nas ilhas de Cabo Verde e em Portugal, de forma a educar e sensibilizar as camadas mais jovens. > >Como complemento a este projecto, o FASCP criou o programa Nós saúde, Nós Requesa, em 2007, que abrangeu igualmente o sector da saúde e da educação das camadas mais jovens da população, particularmente estudantes do ensino secundário. Através da formação de formadores (professores, técnicos de saúde, educadores e alunos), de um plano de intervenção e de actividades específicas o projecto pretendeu contribuir para a redução de novos casos de DST, de gravidez juvenil, impulsionar novas dinâmicas e apoiar a criação nas escolas de condições de apoio aos jovens (constituição de estruturas locais de apoio). > >A associação tem ainda em agenda o projecto Mãos Unidas que visa a criação de um lar de acolhimento para os doentes evacuados. Este lar também desempenhará um papel social de apoio não só a doentes mas igualmente a jovens através de diferentes formas de apoio, acompanhamento social e intervenção. > >Na sequência de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde 2008, promovido pela ADPC (African Diaspora Policy Centre), em Fevereiro de 2010, o FASCP esteve presente no Diáspora Expert Meeting com vista à criação de uma plataforma europeia para as organizações pertencentes à diáspora africana na Europa. > >Os relatórios de actividades e contas não estão acessíveis no site da instituição. > >######CONTACTOS > > >Rua Manuel de Arriaga, Lt-1342, 3ºDto > >2975-329 Quinta do Conde > >E-mail: [presidente@fascp.org](mailto:presidente@fascp.org 'markdown') e [secretariado@fascp.org](mailto:secretariado@fascp.org 'markdown') > >Site: [www.fascp.org](http://www.fascp.org/ 'markdown') > > >######NOTA > >Informação ainda não confirmada pela instituição" /> FASCP - Associação Fundo de Apoio Social de Cabo-Verdianos em Portugal | Glossary

Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: Cabo Verde, diáspora, educação

A FASCP - Associação Fundo de Apoio Social de Cabo-Verdianos em Portugal foi fundada em Setembro de 2003 e, desde 2005, é reconhecida como ONGD pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. A sua sede localiza-se na Quinta do Conde, Sesimbra.

A associação foi constituída por indivíduos maioritariamente cabo-verdianos residentes em Portugal para responder e agir contra as dificuldades encontradas pelos imigrantes cabo-verdianos, mas não exclusivamente. O apoio fornecido abrange áreas como a saúde (o sector principal), o apoio social e a integração dos mais desfavorecidos e vulneráveis (jovens, crianças, idosos, entre outros).

O FASCP trabalha em parceria com o Banco Alimentar contra a Fome e instituições ligadas directamente à comunidade cabo-verdiana, como a Embaixada de Cabo Verde, a Plataforma das associações cabo-verdianas e a Federação das Organizações de Cabo Verde em Portugal, que possui a função de estabelecer a união e as parcerias entre as associações cabo-verdianas presentes em Portugal.

PROJECTOS

A associação fornece apoio em sectores tão diversos como a habitação (ajuda ao alojamento), a educação (formação e orientação escolar e profissional), a cultura (animações socioculturais), o desenvolvimento rural, a informação, debates (como o debate sobre "A família na diáspora"), acompanhamento (psicológico, inscrições em instituições públicas ou privadas em Portugal: segurança social, centro de saúde, hospitais, etc.).

As acções desenvolvidas promovem a integração e inserção dos imigrantes em Portugal, independentemente da sua origem, apesar de orientar os seus projectos especificamente para a comunidade cabo-verdiana residente em Portugal e no país de origem.

A actuação do FASCP incide particularmente no sector da saúde, fornecendo assistência medicamentosa, alimentar e agindo também na prevenção. Através das sua acções e projectos o FASCP fornece um combate activo e consciente a doenças nomeadamente as doenças sexualmente transmissíveis (DST) como exemplifica o projecto de educação “O papel da juventude na promoção da saúde” realizado nas ilhas de Cabo Verde e em Portugal, de forma a educar e sensibilizar as camadas mais jovens.

Como complemento a este projecto, o FASCP criou o programa Nós saúde, Nós Requesa, em 2007, que abrangeu igualmente o sector da saúde e da educação das camadas mais jovens da população, particularmente estudantes do ensino secundário. Através da formação de formadores (professores, técnicos de saúde, educadores e alunos), de um plano de intervenção e de actividades específicas o projecto pretendeu contribuir para a redução de novos casos de DST, de gravidez juvenil, impulsionar novas dinâmicas e apoiar a criação nas escolas de condições de apoio aos jovens (constituição de estruturas locais de apoio).

A associação tem ainda em agenda o projecto Mãos Unidas que visa a criação de um lar de acolhimento para os doentes evacuados. Este lar também desempenhará um papel social de apoio não só a doentes mas igualmente a jovens através de diferentes formas de apoio, acompanhamento social e intervenção.

Na sequência de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde 2008, promovido pela ADPC (African Diaspora Policy Centre), em Fevereiro de 2010, o FASCP esteve presente no Diáspora Expert Meeting com vista à criação de uma plataforma europeia para as organizações pertencentes à diáspora africana na Europa.

Os relatórios de actividades e contas não estão acessíveis no site da instituição.

CONTACTOS

Rua Manuel de Arriaga, Lt-1342, 3ºDto

2975-329 Quinta do Conde

E-mail: presidente@fascp.org e secretariado@fascp.org

Site: www.fascp.org

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento