Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: educação, formação, países lusófonos, Goa

A FCL – Fundação Cidade Lisboa nasceu em 1989 como instituição privada, gozando do estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública, tendo o Ministério da Cultura reconhecido o superior interesse cultural das actividades por ela desenvolvidas, para efeitos mecenáticos.

Está representada no Conselho de Administração e de Patronos da Fundação Arpad Szénes-Vieira da Silva, no Conselho de Curadores da Fundação Manuel Cargaleiro e é membro fundador da Fundação Portugal – África. É ainda membro do Centro Português de Fundações, do European Foundation Centre e da Plataforma Portuguesa das ONGD. A sua sede localiza-se em Lisboa.

Constituem objectivos da FCL a defesa dos valores culturais, artísticos, monumentais, turísticos, etnográficos, educativos e sociais da cidade de Lisboa e o desenvolvimento das relações de intercâmbio e cooperação entre Portugal e outros países, nomeadamente de língua oficial portuguesa.

A actuação da fundação insere-se nas áreas da cultura, da formação, educação, artes, intervenção social e Cooperação para o Desenvolvimento.

PROJECTOS

Em Portugal, sendo uma das finalidades do FCL o desenvolvimento das relações e intercâmbio entre Lisboa e outras cidades, a nível nacional e internacional, nomeadamente com as de língua oficial portuguesa, a sua acção tem tido, desde o seu início, particular incidência na formação de jovens africanos, através do projecto Colégio Universitário da Cooperação – Nuno Krus Abecasis. Este projecto tem por objectivo a concepção de bolsas de estudo a 40 bolseiros por ano, provenientes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa permitindo, deste modo, uma formação individualizada e o mais completa possível.

O projecto teve início em 1990 e concedeu até ao momento um total de 512 bolsas de estudo. Inclui a frequência obrigatória de um programa cultural organizado pela FCL, incluindo visitas de estudo, aulas de português - língua, cultura e literatura - palestras e debates e, ainda, a componente profissional, através da realização de estágios de trabalho junto de empresas e instituições ligadas a esta vertente.

A Fundação Cidade de Lisboa dispõe ainda da Residência do Colégio Universitário da Cooperação, instalada nos pisos superiores da sede, com capacidade para 44 estudantes, com espaços de convívio, salas de estudo, biblioteca, sala de computadores e sala de visitas.

A fundação tem também um projecto editorial, através do qual edita obras que revelam a presença dos portugueses no Mundo.

Desde a sua formação, a FCL tem assinado inúmeros protocolos com instituições públicas e privadas em Portugal. Destaca-se o protocolo com o INEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil para efeitos de Cooperação na Área da Investigação, Formação Técnica e Tecnológica. Ao abrigo deste acordo, o INEC promove e coordena acções de investigação e desenvolvimento experimental, apoio técnico e formação necessária ao progresso da engenharia civil e da indústria da construção, enquanto que a FCL sensibiliza e cria elos de ligação com empresas portuguesas do ramo que, entendendo o alcance deste projecto, a ele aderiram. Para além do patrocínio das bolsas de estudo, recebem estes estagiários nos seus estaleiros, fornecendo-lhes uma componente prática.

Em Goa, a fundação desenvolve o projecto Portugal-Goa: Cultura e Amizade, que tem por objectivo desenvolver as relações histórico-culturais, conferindo-lhe uma base sólida e perdurável e estreitando os laços de amizade com a Índia, através do Estado de Goa.

Já em Cabo Verde, o projecto Formar no Feminino visa contribuir para o aumento da empregabilidade de mulheres e sua integração no mercado de trabalho na Ilha de Santo Antão – Cabo Verde assegurando, simultaneamente, melhores condições de saúde materno-infantil. Para tal a Fundação Cidade de Lisboa e o principal parceiro local, a ONG Atelier Mar, formam monitoras para o apoio à primeira infância, capacitar e apoiar o empreendedorismo das mulheres dos três concelhos da ilha e promovem campanhas de sensibilização por uma maternidade mais assistida nas zonas mais empobrecidas de Santo Antão.

A médio prazo a fundação pretende dar continuidade aos projectos em curso e implementar novos projectos de carácter cultural.

No site da organização não estão disponíveis para consulta os relatórios de actividades e contas.

CONTACTOS

Campo Grande, 380

1700-097 Lisboa

Telefone: (+351) 217 568 241

Fax: (+351) 217 568 248

E-mail: fclisboa@mail.telepac.pt

Site: www.fundacaocidadedelisboa.pt

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento