Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento, Igreja Católica, Voluntariado

A FEC, instituição com estatuto de utilidade pública, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pela União Europeia. Criada em 1990 pelos bispos portugueses, é um órgão autónomo da Conferência Episcopal Portuguesa, que actua com dioceses, congregações religiosas e actores da sociedade civil para o reforço de capacidades de pessoas, comunidades e instituições, sobretudo, nos países de expressão portuguesa. É membro de várias redes, entre as quais: Plataforma Portuguesa das ONGD, Confederação Portuguesa de Voluntariado e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Solidariedade - CIDSE. A sua sede localiza-se em Moscavide.

A FEC promove o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas, inspirada pelo Evangelho e pela Doutrina Social da Igreja Católica. A sua metodologia assenta em três princípios orientadores: 1) construção de parcerias sólidas e redes de trabalho; 2) preocupação com a sustentabilidade nas suas vertentes económica, social e ambiental como critério permanente na sua tomada de decisão; 3) profissionalismo e transparência na gestão e administração de recursos e na prestação de contas aos seus financiadores e público em geral.

São duas as áreas estratégicas de acção: Cooperação para o Desenvolvimento e Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social (ED & AS). Na Cooperação, educação, saúde e capacitação institucional são os sectores prioritários da sua acção. Transversalmente o trabalho integra as questões de género, sustentabilidade ambiental, advocacia social e comunicação social. Na ED & AS, assume como estratégia a sensibilização e formação da opinião pública para a cooperação e o desenvolvimento sustentável.

PROJECTOS

Desde 1999 na Guiné-Bissau, a FEC desenvolve um programa que envolve projectos em diversos sectores. A educação é a principal área de intervenção neste país. Para a capacitação de agentes educativos (educadores, professores, directores de escola, dirigentes associativos) e comunidades, a FEC desenvolveu o «PAEIGB – Projecto de Apoio à Educação no Interior da Guiné-Bissau» (2001-2007), o «+ Escola» (2007-2009), «Djunta Mon» (2009-2012) e «Bambaram di Mindjer» (2009-2014). A capacitação institucional da Cáritas da Guiné-Bissau e de outros organismos da Igreja Católica e da sociedade civil fazem parte de acções integradas.

Em Angola, o Projecto de Apoio à Educação Básica em Angola (2004-2006) e o projecto de alfabetização «Educação em Movimento» em Moxico (2008-2010) incidiram na educação. O «Programa de Saúde Materno-Infantil» (2009- 2011) pretende alcançar a melhoria no acesso aos cuidados primários de saúde. «Twendela kumwe» incide na capacitação institucional da Cáritas de Angola e das 19 delegações no país (2010-2012). Na investigação, participa no projecto «Papel das organizações da sociedade civil na educação e formação: caso de Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique» (2010-2012) liderado pelo CEA do ISCTE. Para todos os países lusófonos, a FEC lança a Campanha Presentes Solidários desde 2007 para reforço de projectos locais. Em Portugal, assegura a gestão de três redes: Voluntariado Missionário, Cooperação Descentralizada e Fé e Desenvolvimento.

Os principais financiadores da organização são o IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, o Alto Comissariado para a Saúde, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian, a PLAN Guiné-Bissau, SNV, os Municípios de Santa Maria da Feira, Vagos, Portimão, Cascais, Santarém, Faro e a União Europeia.

Os relatórios de actividades e financeiros estão disponíveis no site da instituição.

CONTACTOS

Quinta do Cabeço, Porta D

1885 - 076 Moscavide

Telefones: (+351) 218 861 710 / 218 855 478

Fax: (+351) 218 861 708

E-mail:geral@fecongd.org

Site: www.fecongd.org

BIBLIOGRAFIA
  1. Avillez, Ana. e Neres, Ana. (2010). Pedagogia positiva para aprender sem medo. Guiné-Bissau: Fundação Evangelização e Culturas e PLAN Guiné-Bissau.
  2. João, Sandra. et al. (2009). Seminário nacional para o desenvolvimento e cooperação descentralizada: recursos e estratégias locais – Brochura de Conclusões e Recomendações. Lisboa: Fundação Evangelização e Culturas.
  3. Laranjeiro, Catarina, (2009). Avaliação de Impacto da Intervenção da FEC nas Escolas de Auto-Gestão do Oio. Guiné-Bissau: Fundação Evangelização e Culturas.
  4. Lopes, Catarina, (2010), Recortes da História da Guiné-Bissau, Lisboa: Fundação Evangelização e Culturas.
  5. Lopes, Catarina, et al. (2010), Quando a sala de aula vai para a rua. Testemunhos de letrados sobre alfabetização. Lisboa: Fundação Evangelização e Culturas. Produtos e materiais pedagógicos de apoio a Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento (Sector Educação)
regulamento