Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: CERCI, deficiência, reabilitação

Fundada em Abril de 1985, a FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social é uma instituição de utilidade pública que representa as Cooperativas de Solidariedade Social, espalhadas por todo o país que facultam atendimento directa ou indirectamente a cerca de oito mil crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência. A instituição nasceu dez anos depois da criação da primeira CERCI (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados), tendo em consideração a vontade e necessidade de um grande número de CERCI existentes no nosso país, em dar corpo a um órgão de cúpula que fosse representativo e simultaneamente dinamizador de acções que pudessem apoiar estas cooperativas e sensibilizar a opinião pública para os problemas da população com deficiência intelectual e/ou multideficiência e suas respectivas famílias.

Por conseguinte, a FENACERCI tem tido, desde 1985, um papel de relevo, de longe ainda não esgotado, na definição dos contornos das valências de apoio que as cooperativas têm vindo a estruturar nos últimos anos, quer fomentando a utilização de métodos de trabalho adequados e eficazes, quer promovendo trocas de experiências entre elas.

A sua sede localiza-se em Lisboa.

Enquanto interlocutora institucional das Cooperativas de Solidariedade Social, a FENACERCI promove uma intensa actividade junto de estruturas diversas como o INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, o ISS – Instituto da Segurança Social e a DGIDC-Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, integrando vários grupos de trabalho.

Para além do apoio às CERCI a nível nacional, a FENACERCI tem como objectivo sensibilizar e formar a opinião pública, intervindo junto dos meios de comunicação social, facilitando uma mudança de atitude que permita uma melhor integração das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

PROJECTOS

Em 2002, a FENACERCI lançou o projecto Aventuras 2 – Mundo das Palavras, dos Sons e das Imagens, uma ferramenta num ambiente virtual de aprendizagem interactivo inclusivo que pretende favorecer o desenvolvimento de competências de leitura e escrita.

Já o projecto FACE – Formar Facilitadores de Acesso ao Emprego, tal como o nome indica, teve como objectivo disponibilizar um conjunto de instrumentos e acções formativas, destinadas a públicos alvo que não tendo funções formativas específicas, pudessem desempenhar um papel fundamental na promoção da empregabilidade e na facilitação do acesso ao mercado de trabalho.

Entre 2000 e 2002, a FENACERCI esteve envolvida no projecto europeu Eu, Tu e Nós na Europa Comum, uma iniciativa conjunta com outros países europeus (Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Itália, Espanha e Reino Unido) que abordou a discriminação do ponto de vista das “vítimas” – pessoas com dificuldades de aprendizagem/deficiência mental que no seu dia a dia são confrontadas com situações de discriminação. No final foi elaborado um Manual de Apoio que revista os os instrumentos políticos existentes na Europa para combater a discriminação (a versão digital apenas está disponível em inglês; pode ser solicitada a versão portuguesa junto à FENACERCI). O objectivo último do projecto foi o de desencadear um movimento que dê origem a uma directiva europeia específica para deficiência, assim como existe para a discriminação com base na raça ou etnia.

Reconhecendo o importante papel dos media na educação e construção de ideias da sociedade, a FENACERCI desenvolveu o projecto Real Live Media (http://www.fenacerci.pt/realivemedia/) que criou ferramentas de apoio aos jornalistas que trabalham a questão da deficiência. O principal objectivo do projecto é melhorar a imagem das pessoas com deficiência na comunicação social e sensibilizar a opinião pública sobre os direitos, responsabilidades, potencialidades e cultura dos cidadãos com deficiência na União Europeia, agindo também como um agente de mudança de modo a promover a inclusão social e a não discriminação.

Uma das preocupações da FENACERCI tem a ver com a dificuldade da inclusão e inserção no mercado de trabalho de indivíduos portadores de deficiências. Nesse sentido, ao longo dos anos, tem desenvolvido projectos nesta área como o programa IODO – Iguais Oportunidades, Diversas Opções que pretende, recorrendo ao marketing social, aumentar a taxa de empregabilidade das pessoas com dificuldades de inserção, melhorar a sustentabilidade do emprego e o nível de participação destas pessoas na gestão da sua participação no trabalho. Ainda nesta área, foi criado também o projecto LABOR, cujo grande objectivo foi, não só, a recolha de informação existente nas áreas da legislação, políticas de mercado de trabalho, métodos e abordagens, mas também a exposição de alguns estudos de caso, elucidativos de histórias com sucesso ao nível da empregabilidade de pessoas com deficiência Intelectual, entre outros projectos idênticos que podem ser consultados no site da organização.

A FENACERCI participa e organiza também em debates como o seminário “Alargamento para Todos”, sobre o alargamento da União Europeia a mais 13 países e o debate “Imigração, Minorias Étnicas, Deficiência e Acesso ao Mercado de Trabalho”.

Anualmente, a FENACERCI realiza as Jornadas de Lazer, uma actividade que em 2010 está na 14.ª edição. Esta é uma actividade que procura dar resposta aos utentes das várias associadas que pelas suas características, não usufruem regularmente das actividades promovidas pela sua organização. Ao longo das várias edições desta iniciativa o número de participantes foi aumentando gradualmente, contando actualmente com mais de uma centena de participantes.

Em curso está o projecto Q3 de qualificação de pessoas e organizações do Terceiro Sector, melhorando a qualidade das suas prestações, a eficácia da gestão e contribuindo para a sua competitividade e sustentabilidade.

A FENACERCI está também a desenvolver actualmente o projecto Violência, Infância e Deficiência: Prevenção Primária com as Famílias, que tem por objectivo a prevenção da violência sobre crianças com deficiência, focando especialmente o papel das famílias enquanto primeiros prestadores de cuidados.

O principal financiador da instituição é a UE – União Europeia.

Os relatórios anuais de contas e de actividades não estão disponíveis no site da instituição. Porém, vários projectos apresentam o relatório de contas auditado, bem como o balanço de final de projecto.

CONTACTOS

Rua Augusto Macedo, nº2ª

1600-794 Lisboa

Telefone: (+351) 217 112 580

Fax. (+351) 217 112 581

E-mail: fenacerci@fenacerci.pt

Site: www.fenacerci.pt

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento