Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: África, educação, solidariedade, voluntariado

A Fundação Champagnat é uma homenagem ao fundador da Congregação dos Irmãos Maristas, Marcelino Champagnat (1789-1840) que se dedicou à formação de crianças e jovens, sobretudo os mais desfavorecidos. Após um período de diálogo e reflexão entre Irmãos e Leigos, a Fundação Champagnat torna-se oficial a 15 de Maio de 1995 através de escritura pública. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e ONGD criada pela Congregação Marista para apoiar projectos sociais em África. Em Portugal apoia a Casa da Criança de Tires.

Com sede em Lisboa, a Fundação Champagnat nasce com dois objectivos bem definidos: promover a melhoria da qualidade educativa e contribuir para a promoção e formação dos mais desfavorecidos.

É ainda seu objectivo colaborar na Educação para a Solidariedade com os países em desenvolvimento, em especial os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em resposta às suas necessidades e mediante a realização de programas comuns.

Neste sentido, a Fundação desenvolve acções na área da educação, onde promove, cria ou gere centros educativos, dotando-os dos meios possíveis e necessários; e realiza cursos e trabalhos de formação e aperfeiçoamento de pais e professores. Pretende ainda conceder apoio moral e financeiro a estudantes sem recursos suficientes.

Na área do voluntariado, a Fundação prepara e envia cooperantes e voluntários para os países em desenvolvimento, em especial para os PALOP e fomenta a criação de grupos de voluntariado social.

PROJECTOS

Em Portugal, aposta na promoção do voluntariado internacional, em parceria com a ONGD espanhola SED – Solidariedad, Educacións e Desarrollo, com quem organiza campos de voluntariado missionário de curta duração em Moçambique, Zâmbia e Honduras.

Em Moçambique, criou o Centro de Acolhimento e Nutrição do Nivava, que fornece formação ao nível de nutrição e do planeamento familiar. Ainda no Nivava, foi dinamizada a Escola de Formação Técnico-Profissional nas áreas agrícola e pecuária e, em Manhiça e Bilene, a Fundação apoia as Escolas Maristas através da dinamização de projectos sócio-educativos, cursos de Inglês e de Informática, e formação de professores e bibliotecários, também em parceria com a SED.

Através do protocolo celebrado em 1999, entre o Ministério da Justiça, o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação Champagnat, nasceu a Casa da Criança de Tires, inaugurada em 2001 e com capacidade para 12 crianças. A Casa é gerida pela Fundação Champagnat e tem por objectivo acolher crianças dos 3 aos 10 anos de idade, de ambos os sexos, filhas de reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires e outras crianças em risco, encaminhadas pelo Instituto da Segurança Social.

Na área da Educação para o Desenvolvimento, a Fundação participa no projecto M-Igual? - Igualdade não é Indiferença, é Oportunidade, em parceria com a Fundação Gonçalo da Silveira, o ACIDI e a Inducar. O projecto, orientado para compreender a origem das desvantagens que impedem a igualdade de oportunidades, iniciou-se em nove escolas (públicas e privadas) espalhadas por todo o país para fomentar a tomada de consciência sobre a necessidade de desenvolver atitudes, estratégias e políticas encaminhadas a compensar tais desvantagens e a transformá-las positivamente.

Ainda ao nível da educação, a Fundação participa na Campanha Global pela Educação (CGE), uma coligação internacional de organizações da sociedade civil presente em mais de 70 países, que tem como objectivo pressionar os governos a garantir o direito à educação para todos/as, em particular cumprindo a promessa de atingir o ensino primário gratuito, de qualidade e universal até 2015. A Campanha teve como base de trabalho os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas.

Os principais financiadores da fundação são a Província Portuguesa de Irmãos Maristas, a Comunidade Educativa Marista, o Instituto de Segurança Social, os sócios e doadores.

No site da fundação os relatórios de actividades e contas estão facilmente disponíveis para consulta.

CONTACTOS

Estrada de Benfica, 372

1500-100 Lisboa

Telefone: (+351) 217 780 073

Email: funda_champagnat@maristascompostela.org

Site: www.fundacaochampagnat.org

regulamento