Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: apadrinhamento, Igreja, países africanos, voluntariado

Criada pela Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, a Fundação D. Bosco – Projecto Vida é uma instituição civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de solidariedade e interesse social, oficialmente criada em 2005. Em 2008, foi reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros como ONGD e está acreditada como entidade de envio e coordenação de voluntariado no âmbito Programa Juventude em Acção. A sede localiza-se em Lisboa.

O objecto da Fundação D. Bosco é a contribuição do ponto de vista humano, social, económico e técnico, para a erradicação da pobreza no mundo, com especial atenção à infância e juventude, principalmente em Portugal e nos países lusófonos, promovendo o voluntariado e a ajuda humanitária às populações que se encontrem em pobreza extrema.

A prossecução do objecto e fins da fundação poderá ser atingido mediante a cooperação técnica, económica e financeira para fomentar o desenvolvimento social e económico dos países em desenvolvimento (principalmente os países lusófonos) e das regiões deprimidas de Portugal; a ajuda humanitária e programas de reconstrução e reabilitação destinados às populações que se encontram em pobreza extrema e que foram afectadas por situações de catástrofe de toda a natureza; e à promoção do voluntariado como compromisso pessoal e concreto com a população dos países em desenvolvimento.

A fundação intervém ainda ao nível da sensibilização e Educação ao Desenvolvimento da população portuguesa, através da promoção de valores e atitudes tendentes a uma mudança social baseada em critérios de justiça, paz, equidade, democracia, participação, solidariedade e respeito pelo meio ambiente.

PROJECTOS

Actualmente, a fundação tem em curso o projecto Dois Sorrisos, Uma Refeição, que consiste consiste no fornecimento de uma refeição diária a 40 crianças carenciadas da Escola Salesiana de Artes e Ofícios de S. Vicente, Cabo Verde, durante o ano lectivo 2010/2011.

Em Moçambique, mais propriamente na vila de Inharrime, está a ser construído o Complexo Habitacional de Inharrime para Estudantes Carenciados, uma iniciativa que pretende ir ao encontro da necessidade de alojamento de jovens estudantes que, por força das circunstâncias de distância e outras dificuldades, se deslocam para a vila de Inharrime, para poderem ter acesso ao Ensino Profissional na Escola Profissional dos Salesianos. O Projecto consiste na construção de 10 pequenas habitações em estilo tradicional, uma casa para família de acompanhamento, uma cozinha e refeitório e sanitários comuns.

De forma a manifestar a sua solidariedade para com o povo haitiano após o terramoto que assolou a capital em 2009, a Fundação D. Bosco criou a campanha Solidariedade Salesiana Haiti, através de angariação de fundos para os primeiros socorros e reconstrução das Casas de Acolhimento de crianças da rua e dos muitos outros ambientes educativos totalmente destruídos ou gravemente atingidos pelo terramoto. Esta campanha integra-se na rede mundial salesiana de solidariedade, coordenada pela Procuradoria Missionária Salesiana de New Rochelle dos Estados Unidos da América.

Os relatórios de actividades da fundação estão facilmente acedíveis no site oficial, porém não estão disponíveis para consulta os relatórios financeiros.

CONTACTOS

Rua Saraiva de Carvalho, 275 1399-020 Lisboa

Telefone: (+351) 210 900 600

E-mail: fundacao@salesianos.pt

Site: www.fundacaodbosco.org

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento