Existem 301 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: ajuda humanitária, prevenção de desastres e catástrofes

A Fundação Focus Assistência Humanitária (FOCUS) é uma agência internacional de ajuda de emergência que proporciona meios de auxílio e assistência durante e a seguir a uma situação de calamidade natural ou provocada pelo homem, incidindo essencialmente sobre as famílias mais vulneráveis. Criada em 1995 e registada como ONGD de pessoa colectiva de utilidade pública, a FOCUS tem sede no Centro Ismaili, em Lisboa. É uma fundação afiliada da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e as iniciativas são inspiradas nas tradições de uma fé construída em torno da ética, da compaixão e do cuidado por aqueles que mais necessitam.

Através da sua intervenção, a Focus procura proporcionar auxílio, avaliando as necessidades imediatas dos que foram afectados pelo desastre, providenciando o essencial como comida, cuidados de saúde, roupa e abrigo temporário e auxilia ainda no reassentamento, assistindo as pessoas deslocadas em situações específicas a recuperar a auto-confiança enquanto mantêm a sua dignidade. Além disso, a fundação actua ainda na prevenção de catástrofes, identificando perigos naturais e treinando profissionais e voluntários para os enfrentar.

As zonas do Mundo onde a FOCUS está ou já esteve envolvida incluem o Afeganistão, Canadá, Índia, Moçambique, Quénia, Madagáscar, Paquistão, Tajiquistão, Síria, Rússia, França e Portugal. A Focus tem essencialmente respondido a situações de emergência e actuando, em simultâneo, na preparação, mitigação e prevenção de desastres.

PROJECTOS

A Focus formou jovens voluntários no Reino Unido para intervir com a missão de salvar vidas em caso de um desastre, bem como desenvolver competências básicas necessárias para a gestão de qualquer tipo de calamidade.

Em 2009, em conjunto com a Justice Institute of British Columbia, a Focus organizou várias sessões de formação, de treino e de planeamento no âmbito da Gestão de Emergências para as Equipas Regionais de Gestão de Emergências (RDMT´s – Regional Disaster Management Teams) nos vários estados norte-americanos.

Trabalhando em conjunto com as Agências AKDN – Aga Khan Development Network e a Comissão do Parlamento Europeu (CE), Departamento de Auxílio Humanitário e Desenvolvimento de Projectos de Prevenção de Catástrofes (DIPECHO), a Focus implementou um projecto intitulado “Building local Leadership and Mainstreaming Disaster Risk Reduction in Northern Pakistan” (“Criar um grupo de Coordenadores locais na área da Gestão de Emergências e de Redução do Risco de Desastres no Norte do Paquistão”).

Num programa em parceria com as Nações Unidas e com o Ministério Afegão para a Reabilitação e Desenvolvimento, a Focus contribuiu no imediato com ajuda alimentar num pós desastre para as famílias mais vulneráveis, inicialmente no Afeganistão e estendeu-se até ao Paquistão e em outras regiões onde surge a mesma necessidade.

FINANCIADORES

Os principais financiadores da Focus são o DIPECHO – Desenvolvimento de Projectos de Prevenção de Catástrofes (DIPECHO), a USAID – United States Agency for International Development, a UNICEF – United Nations Children's Fund, a Uniao Europeia, a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, entre outros donativos. Os relatórios financeiros e de actividades apenas se encontram disponíveis para consulta no escritório da Focus em Lisboa.

CONTACTOS

Telefone: (+351) 217 229 061

Fax: (+351) 217 229 048

E-Mail: focuseuro@cism.com.pt

Site: www.akdn.org/focus

BIBLIOGRAFIA
  1. Fundação Focus Assistência Humanitária Europa (Agosto 2010), FOCUS Global Newsletter 2ª Edição
  2. Fundação Focus Assistência Humanitária Europa (Janeiro 2010), FOCUS Global Newsletter 1ª Edição
regulamento