Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: crianças, Cooperação para o Desenvolvimento, educação

Criada em 1993, a Fundação da Criança é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos, criado com o intuito de apoiar as crianças nas áreas de educação ambiental, lúdico-pedagógica, humanitária, social, cívica e cultural.

Define como prioridade envolver a comunidade, as famílias, idosos e a população desfavorecida, através de actividades educativas, pedagógicas, sociais, culturais, ambientais e lúdicas, tendo sempre em vista a promoção social de menores carenciados tanto ao nível físico como psicológico e económico. A fundação é reconhecida como ONGD pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. A sua sede localiza-se em Lisboa.

A Fundação da Criança tem como principais áreas de actuação a Educação Ambiental, a Educação para a Saúde, e ainda a Cooperação para o Desenvolvimento.

PROJECTOS

Na área da Educação Ambiental, a organização tem promovido diversos projectos e acções como a participação em feiras de Educação Ambiental até acções de limpeza em diversas praias da costa portuguesa.

Já no campo da Educação e da intervenção social, a fundação organizou ao longo dos últimos anos diversas acções de Educação Alimentar em bairros degradados e projectos de promoção da tolerância e da abolição do racismo e xenofobia como a iniciativa internacional Pinturas Unidas, Amizade sem Fronteiras. Além destas acções, a Fundação da Criança organiza ainda sessões de distribuição de vestuário, calçado e alimentos.

Todos os anos, o Dia Mundial da Criança é uma data que não passa despercebida no calendário da organização que dinamiza uma festa para centenas de crianças. Para as crianças carenciadas da zona de Campolide, a fundação dinamiza o ATL e, em colaboração com a Junta de Freguesia de Campolide, coordena projectos educativos e sociais na freguesia.

Com os projectos levados a cabo pela instituição desde a sua formação, mais de 800 mil crianças do país e a nível internacional foram abrangidas nas actividades da Fundação da Criança. No plano internacional, a fundação inaugurou o seu primeiro núcleo de apoio, fora de Portugal e da Europa, na Ilha do Sal (Cabo Verde), proporcionando assim às crianças daquele país um novo espaço para brincar e aprender. Esta iniciativa teve como principais objectivos, a expansão do projecto ambiental Planeta Azul e acções nas áreas de intervenção social, educação para a cidadania e o programa Bem Ser, Bem Estar, Bem Parecer, havendo a perspectiva de alargamento das mesmas para as outras ilhas do Arquipélago. Em 2005, foram inauguradas quatro bibliotecas e ludotecas na Ilha do Sal, dando continuidade à política de alargamento e expansão da obra que a Fundação tem vindo a realizar naquela ilha.

O site da fundação encontra-se em processo de remodelação. Por esta razão, os relatórios de actividades e financeiro não se encontram online para consulta.

CONTACTOS

Urbanização Vale de Alcântara

Bairro da Liberdade

Lote n.º 4 - Nível 2, Loja 3 e 4

1700-165 Lisboa

Telefone / Fax: (+351) 213 861 311

E-mail: fundacaodacrianca@gmail.com

Site: www.fundacaodacrianca.org

NOTA

Informação ainda não confirmada pela instituição

regulamento