Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: acção social, voluntariado, cooperação internacional

O G.A.S.Porto – Grupo de Acção Social do Porto, criado em 2002, é constituído por um grupo de voluntários que procura servir quem mais precisa. A associação, que actua em regime de voluntariado e desenvolve projectos de Educação e Cooperação para o Desenvolvimento, surgiu a partir do exemplo e das boas experiências vividas, pelos cinco fundadores, no G.A.S.Nova, Grupo de Acção Social da Faculdade de Ciências da Universidade Nova - Lisboa.

Desde 2007, o GAS Porto é composto por dois grupos: o Grupo de Jovens e o grupo “de adultos” – G.A.S.Porto Abrigo, apresentando como enquadramento legal o estatuto de ONGD reconhecido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. A sua sede localiza-se na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O G.A.S.Porto (Grupo de Jovens e G.A.S.Porto Abrigo) actua segundo três linhas orientadoras: projectos de Acção Social através de actividades semanais de voluntariado e projectos humanitários; capacitação de voluntários; e angariação de fundos que garantam a sustentabilidade do grupo (ex. peditórios, patrocínios, concertos, jantar de beneficência, churrasco solidário). Com projectos em Portugal (Porto e Vila Meã), em Moçambique, em Cabo Verde e em Timor-Leste, as actividades da associação enquadram-se nas áreas da saúde, educação, dinamização social, tecnologia e engenharia e desenvolvimento rural.

PROJECTOS

Durante todo o ano o G.A.S.Porto desenvolve actividades de acção social em Portugal, nomeadamente na área do grande Porto. No sentido de dar continuidade a essas actividades e de responder às imensas necessidades das pessoas ainda mais carenciadas, o Grupo de Jovens desenvolve projectos missionários, durante os meses de Agosto e Setembro, em Portugal e em países em Desenvolvimento, nomeadamente em Moçambique, em Cabo Verde e Timor-Leste.

Em 2008, a organização iniciou projectos humanitários de curta (um mês) e longa duração (mais de 6 meses) em Timor-Leste. Os projectos de voluntariado semanal promovem o voluntariado junto de diversas instituições do Grande Porto, nomeadamente, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM); o Clube Porta Aberta, onde os voluntários dão apoio escolar às crianças do Bairro do Cerco; o FEUPSocial que existe para tornar mais fácil, mais acolhedora e mais feliz, a passagem dos jovens pelo mundo universitário; a Casa do Vale e o Lar Juvenil de campanha que recebem jovens retirados à família pelo tribunal e onde o G.A.S.Porto proporciono momentos lúdicos e de estudo; o Centro Social das Antas e o Lar das Fontainhas, onde a actuação do G.A.S.Porto passa pela companhia e o diálogo com quem vive bastante isolado.

No que diz respeito aos projectos de voluntariado humanitário, em Portugal é promovido o voluntariado durante três semanas de Agosto na Vila Meã, pequena vila do concelho de Amarante, caracterizada por uma população envelhecida. Durante esse período, oito voluntários dinamizam actividades no Centro de Dia da Paróquia de Real, além de darem apoio domiciliário e realizarem actividades lúdico-pedagógicas para as crianças da vila.

A nível internacional, desde 2003 que a G.A.S.Porto tem vindo a actuar na Vila da Macia, através da implementação de projectos de voluntariado, como a iniciativa “Pfuka U Famba”– um centro de reabilitação nutricional, dirigido para crianças com desnutrição moderada entre os 0 e 3 anos; o projecto “Crescer de Mãos Dadas” que promove o apadrinhamento de crianças órfãs e vulneráveis da Vila da Macia, a iniciativa “Amigo positivo”, tendo como premissa o voluntariado da pessoa com HIV/SIDA junto da comunidade, apoiando a sua reabilitação, estabilização e sustentabilidade da pessoa com HIV/SIDA através da oportunidade de ter um ofício; e o Projecto “Kukula” – um Centro de Educação e Desenvolvimento Infantil, a funcionar em 3 bairros de Macia.

Em Timor, onde o G.A.S.Porto está desde 2003, tem desenvolvido um projecto de voluntariado que acontece na cidade de Aileu, com um Centro de Estudos “Juntos Pela Educação”, resultante da parceria do ISMAIK com o G.A.S.Porto e o Jardim Infantil Sementinhas. Em 2009, o G.A.S.Porto estende geograficamente a sua actuação e vem a dar início ao projecto Saúde em Movimento de prevenção da Tuberculose, em colaboração com a Clínica Bairo Pité, em Tibar.

Em Cabo Verde, o G.A.S.Porto iniciou a sua missão em 2010, com projectos na área da Educação.

Os relatórios de actividades e contas não estão disponíveis online para consulta.

CONTACTOS

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Rua Dr. Roberto Frias s/n

4200-465 Porto

Telefone: (+351) 93 897 30 26

Telemóvel: (+351) 91 707 88 40

E-mail: geral – info@gasporto.org / grupo de jovens – gpjovens@gasporto.org / GASPorto Abrigo – gpabrigo@gasporto.org

Site: www.gasporto.pt

regulamento