Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: apadrinhamento, educação, acção social

Criada em 2004, a Helpo é uma organização sem fins lucrativos, laica e apolítica que leva a cabo programas de apoio continuados, projectos de assistência, Ajuda Humanitária, Desenvolvimento Comunitário, Educação para o Desenvolvimento e Desenvolvimento Humano em múltiplos países do hemisfério Norte e Sul do Mundo, contando com a colaboração dos seus parceiros, associados, funcionários, padrinhos e voluntários. Desde 2006, que é reconhecida como ONGD pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. A sua sede localiza-se em Cascais, com delegações locais em Nampula, Cabo Delgado e São Tomé e Príncipe.

A actuação da organização é orientada para a melhoria das condições de vida das populações e grupos desfavorecidos do Sul, na senda do desenvolvimento económico, social e humano partindo da perspectiva comunitária para um âmbito sempre mais global e abrangente e, em simultâneo, numa consciencialização efectiva do Norte do mundo acerca destas problemáticas desenhando um caminho comum que leve à sua resolução.

Assim sendo, os vectores de intervenção, que em parte decorrem da aplicação do programa de apadrinhamento de crianças à distância, centram-se na assistência alimentar; educativa; sanitária; empowerment; geração de rendimento próprio; construção de estruturas educativas; reabilitação de estruturas educativas; acesso à água; construção e equipamento de bibliotecas; Educação para o Desenvolvimento, Desenvolvimento Humano e Ajuda Humanitária e de Emergência.

PROJECTOS

Em Moçambique, a associação desenvolve diversos projectos nas áreas da Educação, nomeadamente na província de Nampula, através da construção escolas e escolinhas, reabilitação, apetrechamento e equipamento de bibliotecas. A Helpo construiu diversos poços para melhorar o acesso à agua da população e sistemas de aproveitamento das águas.

Também em São Tomé e Príncipe (províncias de Mé-Zóchi e Lembá), a organização intervém na área da educação, construindo e reabilitando espaços escolares e pré-escolares e levando a cabo intervenções de educação para a saúde e empowerment bem como de projectos de geração de rendimento. Já em Portugal, a Helpo está focada na promoção do voluntariado internacional, desde 2007. Durante quatro meses, a associação recebe voluntários para formação que posteriormente poderão operar por períodos de 6, 9 ou 12 meses, em Moçambique ou S. Tomé e Príncipe. Na área da Educação para o Desenvolvimento, a Helpo desenvolve anualmente o projecto Veki, que consiste na implementação de actividades lúdicas com crianças entre os 6 e os 12 anos, cujos resultados têm na sua base uma mensagem relacionada com o Interculturalismo, os Direitos Humanos e a Globalização e as disparidades Norte-Sul.

Entre 2006 e 2008, a associação desenvolveu o projecto Sótão – Oficinas de Desenvolvimento Humano, dirigido a jovens e adultos, que visou proporcionar um espaço de liberdade e partilha, através da expressão corporal e artística (teatro do oprimido, psicodrama, expressão escrita, dramática, musical, etc.). Actualmente, o mesmo projecto foi adaptado e, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, está em fase de planeamento para aplicação com grupos de jovens desempregados do Concelho.

No Nepal, a Helpo tem levou a cabo o PACD – Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância, que permite que uma criança continue a viver no seu ambiente familiar juntamente com os seus pais, mas que possa frequentar a escola e aceder à assistência médica, fazendo uma alimentação melhorada, graças ao apoio de um padrinho que acompanha a sua evolução através das informações fornecidas pela sede da Helpo. De 2005 a 2005, a associação apoiou cerca de uma centena de crianças e as suas famílias de contextos rurais do país. Actualmente, desenvolve o programa de PACD também em Moçambique e São Tomé e Príncipe apoiando mais de 5,000 crianças distribuídas por 30 escolas e escolinhas (creches).

Os principais financiadores são particulares, participantes nos programas de apoio e aderentes às campanhas de recolha de fundos, bem como a Câmara Municipal de Cascais e empresas provadas (apoio financeiro ou em géneros: Rainbow, Leadership, Jerónimo Martins, Unicre, TAP).

A associação tem disponíveis online para consulta os relatórios de actividades e contas através do website desde o exercício de 2009.

CONTACTOS

Rua Manuel Joaquim Gama Machado, n.º 4

2750-422 Cascais

Telefone: (+351) 211 537 687

E-mail: info@helpo.pt

Site: www.helpo.pt

regulamento