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palavras chave: Desenvolvimento, emancipação, solidariedade, inconformismo

Constituído em 1992, o ICE - Instituto das Comunidades Educativas é uma associação de âmbito nacional, de utilidade pública sem fins lucrativos, com o estatuto de ONGD reconhecido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e com sede em Setúbal. A associação resulta da confluência de projectos de intervenção e do envolvimento e articulação de autarquias, instituições académicas, personalidades ligadas à cultura e educação e diferentes ONG.

A comunidade local é o objecto privilegiado de intervenção do instituto, através da abordagem do desenvolvimento numa lógica integrada e sistémica com potencialização da cultura da educação da saúde do ambiente e da promoção social quanto vertentes desse desenvolvimento. Tem ainda como princípios orientadores a exploração da dimensão educativa considerando-se a interdependência, mas também a autonomia relativa enquanto níveis da dimensão educativa. > Na prossecução dos seus objectivos, o ICE tem consciência da importância estratégica da solidariedade de princípio com dinâmicas e iniciativas transnacionais com particular incidência provenientes dos países de língua portuguesa.

A educação, a saúde, o ambiente, o desenvolvimento local, a igualdade de género, a deficiência e a promoção social são as diversas áreas onde o instituto intervém.

PROJECTOS

A nível nacional, o ICE realizou um projecto de escolas rurais, com o objectivo de promover as comunidades rurais por mediação das escolas e das crianças. Através do projecto De Longe Fazer Perto, a instituição apoiou a intercomunicação nacional entre comunidades educativas e, com o projecto Laço, interveio na promoção e formação familiar de comunidades.

No plano internacional, no passado, o ICE participou no projecto AMIE, um intercâmbio entre dinâmicas de âmbito rural e dinamizou o programa Conversas em (Grande) Rota que teve como objectivo fomentar o intercâmbio e a interformação entre projectos e associações dos Países de Língua Portuguesa. Em São Tomé e Príncipe, desenvolveu um projecto de desenvolvimento local de um dos distritos de São Tomé, promovido em intercâmbio com regiões rurais portuguesas.

Actualmente, o ICE continua a dinamizar diversos projectos que iniciou há alguns anos como o Escolas Rurais e programas de intervenção como o Precoce Antes que Seja Tarde ou o projecto Laço. Iniciou recentemente projectos integrados na Baixa da Banheira e Covas do Monte, além de programas como a Rota da Pedra e no Museu da Vinha e do Vinho da Região de Colares.

Os seus principais financiadores são a Segurança Social, a Fundação Calouste Gulbenkian; o Instituto da Tóxico-dependência; o ICNB – Instituto da Conservação da Natureza; a Fundação Aga Khan; a Fundação Bernard van Leer (até 2005), além de diversas autarquias e do seu auto-Auto financiamento.

O site da instituição não tem informação disponível sobre relatórios financeiros e de actividades.

CONTACTOS

Rua Nª. Sra. da Arrábida, Nº3/5, r/c

2900 - 142 Setúbal

Tel: (+351) 265 542 430

Fax: (+351) 265 542 439

E-mail: geral ice@netvisao.pt; centro de formação ice.formacao@netvisao.pt

Site: iceweb.org

PUBLICAÇÕES ICE
  1. D’Espiney, Rui (org), “Escolas Isoladas em Movimento”, in Cadernos ICE nº1
  2. Canário, Rui (org), “Escola Rural na Europa”, in Cadernos ICE nº2
  3. Iturra, Raul (org), “Os Saberes das Crianças”, in Cadernos ICE nº3
  4. Montenegro, Mirna (org), “Educação de Infância e Intervenção Comunitária”, in Cadernos ICE nº4
  5. Montenegro, Mirna (org), “Ciganos e Educação”, in Cadernos ICE nº5
  6. Canário, Rui; santos, Irene, “Educação, Inovação e Local”, in Cadernos ICE nº6
  7. Correia, José A.; D’Espiney, Rui (org), “Inovação, Cidadania e Desenvolvimento Local”, in Cadernos ICE nº7
  8. D’Espiney, Rui (org), “Espaços e Sujeitos de Cidadania”, in Cadernos ICE nº8
  9. Montenegro, Mirna (org), “Ciganos e Cidadanias”, in Cadernos ICE nº9

Outras Publicações

  1. Canário, Rui; D’Espiney, Rui (org), Uma Escola em Mudança com a Comunidade
  2. Amiguinho, Abílio, Viver a Formação / Construir a Mudança
  3. Canário, R.; Educação de Adultos
  4. Montenegro, Mirna, Aprendendo com Ciganos: Processos de Ecoformação
  5. Pereira, Isabel; Ribeiro, Paulo, Dicas da Quinta “Palavras das crianças para os adultos levarem muito a sério”
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