Existem 300 Termos neste glossario. novo termo
Todos a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
entradas
artigo
palavras chave: Ajuda Humanitária, saúde, Educação, Formação, Cooperação para o Desenvolvimento

PCI – Paramédicos de Catástrofe Internacional são uma organização internacional de ajuda humanitária (ONGH) que presta assistência médica de urgência às populações em perigo, em mais de 70 países. Em Portugal, foi constituída em 2005 e é reconhecida como ONGD pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros desde 2005. A PCI é membro da Plataforma Portuguesa das ONGD, da NAEMT – National Association of Emergency Medical Technicians, CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e a OMS – Organização Mundial de Saúde, entre outras entidades internacionais.

A sua sede localiza-se em Lisboa, com delegações em Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Moçambique.

Desde a sua constituição que a PCI se assume como uma organização humanitária medica independente e inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência humanitária, e na cooperação para o desenvolvimento, actuado em todo o mundo, trabalhando para socorrer as vítimas, e minimizando o sofrimento dos mais necessitados. Tentando levar ajuda humanitária a quem mais necessita em situações de Guerras, conflitos catástrofes naturais ,epidemias ,formação e capacitação de recursos humanos, reabilitação de Infras-treturas ,defesa dos direitos humanos, apoio na criação de campo de refugiados e deslocados, salvamento de vitimas, socorro pré-hospitalar em ambulâncias, apoio social e psicológico ,socorros náufragos e prevenções.

PROJECTOS

Tem desenvolvido projectos de emergência em Angola, Guiné, Haiti, Egipto, Brasil e também na Madeira. No que diz respeito a projectos de Cooperação para o Desenvolvimento, a PCI tem intervindo principalmente em países de língua portuguesa como Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Brasil.

Os principais financiadores dos Paramédicos são a UE – União Europeia, o Ministério da Saúde, o IPJ – Instituto Português de Juventude, vários laboratórios farmacêuticos e o FSE – Fundo Social Europeu.

Os relatórios de actividades e financeiros não se encontram disponíveis no site da instituição, encontrando-se apenas disponíveis para parceiros financiadores.

CONTACTOS

Alameda da estação, Rego A Loja 32 A

1600-868 Lisboa

Tel: (+351) 217 966 378

Fax: (+351) 217 966 378

E-mail: geral@paramedicos-internacional.org

Site: www.paramedicos-internacional.org

PCI no Facebook

BIBLIOGRAFIA
  1. PCI (2008), Manual de Socorrismo
regulamento